
FlaBasquete
|
O Flamengo venceu o Paulistano por 70 a 63 neste domingo (6), no Maracanãzinho, e chegou à quarta vitória consecutiva no Novo Basquete Brasil (NBB). Com um desempenho consistente no segundo tempo, o time rubro-negro virou a partida e segue na briga pela liderança da competição. Jordan Willians foi o cestinha do confronto, com 16 pontos.
O início do jogo foi marcado por dificuldades ofensivas para o FlaBasquete, que apresentou baixo aproveitamento nos arremessos, especialmente nas bolas de três pontos. A defesa também teve dificuldades nos dois primeiros quartos, e o Paulistano foi para o intervalo com vantagem de 39 a 35.
A reviravolta começou a ser construída no terceiro período. Com melhor desempenho defensivo, o FlaBasquete limitou o adversário a apenas 24 pontos nos dois quartos finais. Mesmo com ataque ainda irregular, a equipe encontrou espaço no perímetro e acertou quatro bolas de três no terceiro quarto, retomando a liderança.
No último período, o time rubro-negro marcou apenas 14 pontos, mas a solidez defensiva foi suficiente para garantir o triunfo por 70 a 63.
Com a vitória, o Flamengo mantém a vice-liderança do NBB, somando 55 pontos e 77,7% de aproveitamento (24 vitórias e 7 derrotas em 31 rodadas). Restando três jogos para o fim da fase de classificação, a equipe ainda tem chances de ultrapassar o Minas, atual líder, mas depende de uma combinação de resultados.
O Rubro-Negro encerrará a primeira fase com três compromissos fora de casa: Brasília (8/4), Bauru (13/4) e Franca (15/4).
Jordan Willians: 16 pontos, 4 assistências, 6 rebotes
Alexey Borges: 13 pontos, 7 assistências, 4 rebotes
Gui Deodato: 8 pontos, 1 assistência, 5 rebotes
Além da reta final do NBB, o FlaBasquete também se prepara para o desfecho da Champions League Américas. O clube foi escolhido pela FIBA como sede do Final Four, que será disputado no Maracanãzinho.
No dia 18 de abril, o Rubro-Negro enfrentará o SESI Franca na semifinal, diante de sua torcida. Na outra chave, os argentinos Boca Juniors e Instituto de Córdoba medem forças. A decisão será realizada no dia 19, com os perdedores disputando o terceiro lugar.
O Mais Querido encara a equipe paulista na noite desta sexta-feira (18) em decisão da BCLA, no Maracanãzinho; a grande final será disputada neste sábado
|
O Flamengo volta às quadras na noite desta sexta-feira (18), em confronto válido pela semifinal da Champions League Américas, contra o Franca. O jogo terá início às 21h10 e o Mais Querido tentará a classificação para mais uma final na competição continental. O confronto será disputado no Maracanãzinho e torcedor rubro-negro poderá acompanhar ao vivo abaixo:
O Mais Querido recebe a equipe paulista na noite desta sexta-feira (18), para a disputa da semifinal da Champions League Américas, no Maracanãzinho
|
Um dos maiores destaques do Flamengo no Basquete, Franco Balbi pode ser peça chave do Mais Querido para ajudar a equipe a ser campeã continental mais uma vez. No entanto, o armador destacou em coletiva nesta última quinta-feira (17) que não será por jogar em casa e que o Rubro-Negro não terá vantagens contra o Franca.
O jogo começa para todos iguais...
"Não, eu acho que vantagem já não tem. O jogo começa para todos iguais. Eu acho que vantagem não tem. A gente tem que fazer valer o esforço que o Flamengo está fazendo de trazer esse Final Four para cá, para a nossa casa. Mas com esse tipo de times que a gente tem nesse Final Four, não tem nenhuma vantagem. E eu acho que para nós é muito importante desfrutar do Final Four, desfrutar da semifinal de amanhã", diz Franco Balbi.
Quem também destacou que o Flamengo não terá vantagem mesmo atuando em casa foi o técnico Sérgio Oveja. O treinador do Mais Querido destaca que o time tentará usar a torcida a seu favor, mas exaltou os adversários ao afirmar que são equipes que sabem jogar sob pressão.
"Eu estou de acordo com o Franco (Balbi). Uma quadra como o Maracanãzinho, é uma quadra em que você joga, é um espetáculo. Mas para não esquivar a pergunta, vamos procurar usar a energia da torcida, que para nós é muito especial. Todo mundo sabe como é a energia da torcida do Flamengo e vamos procurar usar para jogar melhor. Eles têm muita experiência para jogar com essa pressão contra e vão procurar fazer o contrário. Vão procurar usar essa pressão para jogar com mais tranquilidade", avisa.
Assim, Flamengo e Franca entram em quadra na noite desta sexta-feira (18), em confronto válido pela semifinal da Champions League Américas. O jogo terá início às 21h10 e caso o Rubro-Negro avance, poderá enfrentar o Instituto Córdoba (ARG) ou o Boca Juniors (ARG) na grande final.
Os técnicos das equipes destacaram o peso do confronto, que será disputado na noite desta sexta-feira (18), no Maracanãzinho, às 21h30
|
Na noite desta sexta-feira (18), Flamengo e Franca se enfrentam em jogo válido pela semifinal da Champions League Américas (BCLA). O confronto coloca frente a frente duas equipes que protagonizaram a maior rivalidade do basquete brasileiro nas últimas temporadas. Assim, o técnico Sérgio Hernández, do Mais Querido, e Helinho, da equipe rival, projetaram o duelo de logo mais.
Nesta última quinta-feira (17), treinadores e capitães dos times participaram de uma coletiva de imprensa para promover a partida. Assim, Helinho começou afirmando que utilizará todo o repertório tático que adquiriu ao longo da temporada para tentar vencer o Flamengo.
É muito estratégico...
"Durante um trabalho de uma temporada, você vai adquirindo repertório técnico e tático ao longo dos dias, das semanas, dos meses. E quando você chega numa competição como essa, você tem todo aquele repertório que você adquiriu ao longo desses meses para colocar em prática. Mudanças táticas todas as equipes têm, todos os técnicos têm, e vai depender muito daquilo que vai acontecendo durante o jogo", disse, antes de finalizar:
"É muito estratégico, mas é claro que as equipes já têm o repertório traçado. Do jogo, 80% já está traçado e eventuais mudanças que vão ocorrendo. Talvez isso seja uma das coisas mais legais que aconteçam no basquete e gere essa paixão toda que tem o basquete ao redor do mundo, por ser um dos esportes mais vistos do mundo todo."
Flamengo e Franca disputaram quatro jogos na atual temporada, com duas vitórias para cada lado. No entanto, Sérgio 'Oveja' destaca que Helinho só enfrentou o Mais Querido sob sua liderança uma vez e possui muito mais experiência contra a equipe De Gustavo De Conti.
"O problema é que os jogos anteriores, a maioria contra o Gustavinho (Gustavo de Conti). Então, agora ele tem um problema. Não sabe se vão fazer as coisas que o Gustavo fazia. A verdade é que respeitei a bagagem táctica que tinha com o Gustavo, porque o time estava sentindo cômodo com isso, mas mudei algumas coisas", disse o técnico argentino antes de completar destacando que implementou algumas mudanças na equipe rubro-negra.
"A primeira vez que ele jogou contra o Flamengo dirigido por Sergio Hernández foi há dois dias. Então, com segurança, ele viu coisas diferentes, e ele tem que pegar algumas coisas desse jogo e algumas dos anteriores. Não é a mesma equipa de três meses atrás."
"Normalmente a identidade não muda, mas, sim, tem coisas que são diferentes. A estratégia, a tática e a identidade são coisas diferentes. Parecem o mesmo, mas não são. Então, você vai mudando algumas táticas, e aí é como um jogo de xadrez. Você tem que ir adaptando cada coisa, mas são dois times que já se conhecem muito bem, especialmente os jogadores", completou Sergio.
Assim, Flamengo e Franca se enfrentam na noite desta sexta-feira (18), em jogo válido pela semifinal da Champions League Américas. O confronto terá início às 21h10, no Maracanãzinho. Antes, Instituto Córdoba e Boca Juniors fazem a outra semifinal, às 18h10, no mesmo local.
Final Four da Champions League Americas tem baixa procura de ingressos e torcedores cobram Flamengo