Futebol

Flamengo de olho! Fifa anuncia regras e critérios para o Super Mundial de Clubes 2025

Confronto direto será o critério de desempate para avançar na fase de grupos

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Nesta terça-feira (5), a Fifa anunciou regras e critérios para o Super Mundial de Clubes, que irá ocorrer entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos A entidade informou que o primeiro critério de desempate na fase de grupos será o confronto direto, seguido por saldo de gols e número de gols marcados.


Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final, que será em jogo único, assim como o restante do mata-mata. Vale ressaltar que 31 clubes já garantiram vaga para o torneio, restando apenas a definição entre o último representante da Conmebol, que saíra do vencedor entre Botafogo e Atlético-MG, que se enfrentam no dia 30 de novembro pela final da Libertadores.


Número de inscritos e suspensões


Serão permitidos 35 jogadores inscritos no Mundial de Clubes, mas os clubes poderão relacionar apenas 26 atletas em cada partida. Além disso, a regra também menciona suspensão por acúmulo de dois cartões amarelos, com a contagem sendo zerada apenas na fase de quartas de final. Outro detalhe fica por conta da nova janela de transferências, que ocorre entre 1º e 10 de junho sob responsabilidade das federações, e também fica vetado a participação de clubes controlados pelo mesmo dono ou gerido pelo mesmo grupo/empresa.


Cidades e estádios

Ao todo, 11 cidades irão receber as partidas do Super Mundial de Clubes: Atlanta, Charlotte, Cincinnati, Filadélfia, Los Angeles, Miami, Nashwille, Nova Jersey, Orlando, Seattle e Washington. Veja abaixo a lista de estádios:

Miami (Estádio Hard Rock)

Seattle (Lumen Field)

Los Angeles (Estádio Rose Bowl)

Orlando (Estádio Camping World e Estádio Inter&Co)

Atlanta (Estádio Mercedes-Benz)

Nashville (GEODIS Park)

Charlotte (Estádio Bank of America)

Cincinnati (Estádio TQL)

Washington DC (Audi Field)

Filadélfia (Lincoln Financial Field)

Nova York/Nova Jersey (Estádio MetLife)

Times classificados para o Super Mundial:

32 times participam do torneio, que será dividido em 8 grupos com 4 equipes. Os dois melhores avançam de fase. Veja abaixo todos os classificados:

América do Sul:

Flamengo (Brasil) – vencedor da Libertadores 2022

Fluminense (Brasil) – vencedor da Libertadores 2023

Palmeiras (Brasil) – vencedor da Libertadores 2021

Boca Juniors (Argentina) – via ranking da CONMEBOL

River Plate (Argentina) – via ranking da CONMEBOL

Oceania:

Auckland City (Nova Zelândia) – via ranking da Oceania

América do Central/Norte:

Pachuca (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2024

León (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2023

Seattle Sounders (EUA) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2022

Monterrey (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2021

Europa:

Manchester City (Inglaterra) – vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2022-23

Real Madrid (Espanha) – vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2021-22

Chelsea (Inglaterra) – vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2020-21

FC Salzburg (Áustria) – via ranking da UEFA

Atlético de Madri (Espanha) – via ranking da UEFA

Juventus (Itália) – via ranking da UEFA

Borussia Dortmund (Alemanha) – via ranking da UEFA

Benfica (Portugal) – via ranking da UEFA

Porto (Portugal) – via ranking da UEFA

Internazionale de Milão (Itália) – via ranking da UEFA

Paris Saint-Germain (França) – via ranking da UEFA

Bayern de Munique (Alemanha) – via ranking da UEFA

Ásia:

Al Ain (Emirados Árabes Unidos) – vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2024

Urawa Red Diamonds (Japão) – vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2022

Al-Hilal (Arábia Saudita) – vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2021

Ulsan (Coreia do Sul) – via ranking da AFC

África:

ES Tunis Esperance (Tunísia) – finalista da Liga dos Campeões da CAF 2023/24 ou via ranking da CAF

Wydad (Marrocos) – vencedor da Liga dos Campeões da CAF 2021/22

Al Ahly (Egito) – vencedor da Liga dos Campeões da CAF 2020/21 e 2022/23

Mamelodi Sundowns (África do Sul) – via ranking da CAF



Futebol

Maurício Gomes de Mattos destaca que renovação de Gabigol envolverá outros departamentos

O atacante do Mais Querido já está em seus últimos meses de contrato com o clube e ainda não teve seu futuro definido

Maurício Gomes de Mattos fala sobre renovação com Gabigol (Reprodução/ Flamengo)
Maurício Gomes de Mattos fala sobre renovação com Gabigol (Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Gabigol marcou dois gols com bola rolando no último domingo (3) e isso deixou a torcida rubro-negra eufórica com uma possível renovação de vínculo. Nesta última terça-feira (5), Maurício Gomes de Mattos concedeu uma entrevista e falou sobre a possível extensão de contrato com o atacante caso seja eleito.


Maurício destaca que valoriza a posição de ídolo que Gabigol construiu no Mais Querido e afirma que isso precisa ser respeitado na hora da renovação. Desse modo, ele diz que o novo contrato não será por gratidão, mas por possível retorno financeiro com o marketing criado em cima da imagem do atacante.


“Para falar de Gabigol eu digo o seguinte: tem que ser o profissional. Mas para mim tem algo mais que isso: o Flamengo precisa de ídolo, o Flamengo precisa do marketing. Já vi acontecer da pessoa ser contratada e não precisar nem jogar. Filosofia de equacionamento, caso de dívida, Pet por exemplo. Ele chegou lá e mostrou para que veio e o ídolo que é para a Nação. É preciso ter um equilíbrio disso. O Gabriel é mais que só um jogador, é um ídolo. Tem que ser tratado com profissionalismo, tem que se ver o orçamento, técnica e isso quem verá é o diretor técnico de futebol do Flamengo”, iniciou MGM no podcast ‘Fala, João Guilherme!’.


MAURÍCIO DESTACA QUE O MARKETING AJUDARÁ NA RENOVAÇÃO COM GABIGOL

O camisa 99 do Mais Querido não tem feito uma boa temporada. No entanto, o atacante ainda tem 28 anos e os gols na final contra o Atlético-MG indicam crescimento após oportunidades com Filipe Luís. Assim, essa evolução o ajudará caso Maurício seja eleito, já que aliará a avaliação técnica com os bons resultados de marketing.


“Quero colocar o marketing também. Precisamos ter uma filosofia mais profissional para os atletas, e a viabilidade de contrato precisa ter o marketing ativo nas renovações de contrato, principalmente a do Gabigol. O Maurício Gomes de Mattos (gostaria de manter o Gabigol), mas vou ouvir os profissionais. Tem que ter a condição técnica e financeira. É preciso ter o pé no chão. Afinal de contas, é a maior empresa do mundo, o Clube de Regatas do Flamengo”, finalizou o candidato à presidência.

NOVELA NA RENOVAÇÃO

O Flamengo já ofereceu uma renovação de vínculo para Gabigol, mas o atacante não aceitou, já que deseja um tempo de contrato maior que um ano. O camisa 99 tinha acordo por cinco temporadas, mas o momento ruim ainda na temporada passada em campo fez a diretoria recuar.


Futebol

Zagueiro do Cruzeiro é absolvido pelo STJD e fica disponível para enfrentar o Flamengo

O defensor da equipe mineira chegou a treinar entre os titulares que enfrentarão o Mais Querido nesta quarta-feira (6)

Zagueiro do Cruzeiro é absolvido pelo STJD (Reprodução/ Flamengo)
Zagueiro do Cruzeiro é absolvido pelo STJD (Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Flamengo e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (6), para a disputa da 32ª rodada do Brasileirão. Para o confronto, a equipe mineira poderá ter um importante reforço. Isso porque, o zagueiro João Marcelo foi liberado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).


Nesta última terça-feira (5), João Marcelo foi julgado na sede do STJD por conta da expulsão contra o Cuiabá, pela 27ª rodada do Brasileirão. No entanto, o defensor do Cruzeiro foi liberado pela entidade e, assim, será opção para Fernando Diniz.


TRECHO DA ABSOLVIÇÃO DE JOÃO MARCELO:


“Por maioria de votos, absolvido quanto à imputação ao art. 250 I do CBJD, vencidos, o Auditor Relator que o suspendia por 1 partida e Dr. Felipe Rêgo Barros que o suspendia por 1 partida convertida em advertência. Joao Marcelo Messias Ferreira: Funcionou em sua defesa, Dr. Michel Assef. A Douta Procuradoria apresentou prova de vídeo”, disse trecho da absolvição de João Marcelo, no STJD.

REFORÇO PARA O CRUZEIRO


Após a absolvição, João Marcelo está disponível para enfrentar o Flamengo. Assim, o defensor deve ser titular na partida contra o Mais Querido. Isso porque, Fernando Diniz testou o jogador ao lado de Villalba, como dupla de defensores.

FOCO NO CONFRONTO

Desse modo, Flamengo e Cruzeiro entram em campo na noite desta quarta-feira (6), às 21h, para a disputa da 32ª rodada do Brasileirão, na Arena Independência, em Belo Horizonte. O jogo terá transmissão ao vivo pelo Premiere.


Futebol

Em conversa com Filipe Luís, Bruno Henrique revela abatrimento e pede pra jogar contra o Cruzeiro

O jogador ficou abalado, dentre outras coisas, pela maneira como o mandado de busca e apreensão foi executado

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

Bruno Henrique viveu uma terça-feira intensa. Acordado pelos agentes da Polícia Federal por volta das 6h, o jogador seguiu a rotina no Flamengo e conversou com a diretoria e o técnico Filipe Luís para se colocar à disposição do jogo com o Cruzeiro nesta quarta-feira (6). Abatido e cabisbaixo, o jogador se manteve em silêncio até o momento.



Como foi o dia de BH


Bruno Henrique chegou ao Ninho do Urubu por volta das 9h. Ele foi um dos primeiros a se apresentar, como de costume. O atacante estava mais cabisbaixo e chateado. Ele ficou abalado pela maneira como o mandado de busca e apreensão foi executado. Vários agentes da Polícia Federal chegaram à casa do jogador e acabaram assustando os filhos do atleta, que choraram. Ele entregou o celular pessoal com a senha de acesso. A esposa de Bruno não precisou dar o aparelho dela.

Bruno Henrique teve uma conversa com membros da diretoria para falar sobre o episódio. Ele aparentou tranquilidade e afirmou que não levou o cartão de propósito. Depois, treinou normalmente ao lado dos companheiros para o jogo contra o Cruzeiro. O técnico Filipe Luís também conversou com o atacante. Primeiro, ele teve um papo com Marcos Braz para alinhar o que fazer sobre a situação e depois com o jogador. O objetivo também era saber como o camisa 27 estava emocionalmente, inclusive pensando na partida pelo Brasileirão.


Bruno sempre se colocou à disposição para jogar. A decisão ficou nas mãos do Flamengo, que optou por dar respaldo ao jogador enquanto a investigação ainda está em curso.

Ainda de manhã, a PF também esteve no Ninho. Com apenas seguranças no local, eles queriam entrar no quarto onde Bruno Henrique fica. Cada atleta tem seu próprio local para descanso dentro do CT e lá podem — ou não — deixar objetos pessoais. Sem a senha, os agentes tiveram de entrar em contato com o jogador e o Fla para acessar o local. Depois, seguiram normalmente com o trabalho, mas não levaram nada.

Bruno Henrique é um dos jogadores mais queridos dentro do Flamengo. Considerado um dos líderes do grupo, ele é bastante próximo de outros atletas, que naturalmente sentiram a situação. O clube garante que fará de tudo para o caso não afetar a equipe em uma semana de decisão.

"Nós tínhamos uma programação do treino de manhã. Após isso, a viagem para Minas Gerais. Quando ele chegou no CT, eu conversei com ele pessoalmente junto com mais uma pessoa, e perguntamos sobre como ele estará para o jogo. Conversei com o Filipe Luis. Ele treinou normalmente e seguiu as suas atividades. Ele, a todo momento, estava muito tranquilo, dizendo que não teria absolutamente nada com isso, que ele também teria o maior interesse de entender o que aconteceu e, claro, estará pronto para justificar a situação em que terá de dar explicações daqui para frente", disse Braz

Investigação

Um mandado foi cumprido na sede de empresa em que Bruno Henrique é sócio. Os agentes estiveram na BH27 Oficial Ltda, empresa cujo nome é formado pelas iniciais do jogador e pelo número que ele usa no Flamengo, e na DR3 - Consultoria Esportiva Ltda. Mais de 50 policiais federais e seis membros do Gaeco/DF cumpriram 12 mandados de busca e apreensão. Os nomes dos alvos não foram divulgados, mas o UOL apurou que Bruno Henrique é um deles.

Mandados foram expedidos pela Justiça do Distrito Federal. A operação da PF ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vespasiano (MG), Lagoa Santa (MG) e Ribeirão das Neves (MG).

A investigação começou a partir de comunicação realizada pela CBF. "De acordo com relatórios da International Betting Integrity Association (IBIA) e Sportradar, que fazem análise de risco, haveria suspeitas de manipulação do mercado de cartões na partida do Campeonato Brasileiro", informou a PF, em nota.

No decorrer da investigação, os dados obtidos junto às casas de apostas, por intermédio dos representantes legais indicados pela Secretaria de Prêmios de Apostas do Ministério da Fazenda (SPA/MF), apontaram que as apostas teriam sido efetuadas por parentes do jogador e por outro grupo ainda sob apuração. "Trata-se, em tese, de crime contra a incerteza do resultado esportivo, que encontra a conduta tipificada na Lei Geral do Esporte, com pena de dois a seis anos de reclusão", diz o MPRJ.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Mais um! Canal de streaming anuncia direitos de transmissão do Brasileirão até 2029
Futebol

Mais um! Canal de streaming anuncia direitos de transmissão do Brasileirão até 2029

 

Icon Comentário0
Presidente do Corinthians acusa Flamengo de 'jogo sujo' em negociação de Hugo Souza
Futebol

Presidente do Corinthians acusa Flamengo de 'jogo sujo' em negociação de Hugo Souza

 

Icon Comentário0
Zagueiro do Palmeiras elege atacante do Flamengo como o mais difícil para marcar; veja
Futebol

Zagueiro do Palmeiras elege atacante do Flamengo como o mais difícil para marcar; veja

 

Icon Comentário0