
Futebol
|
O Flamengo estreia na Libertadores nesta quinta-feira (3), em confronto contra o Deportivo Táchira (VEN), na Venezuela, às 21h30. Desse modo, o Mais Querido divulgou nesta quarta-feira (2) a lista de relacionados para o confronto válido pela primeira rodada da competição.
Alex Sandro, Allan, Ayrton Lucas, Bruno Henrique, Cleiton, Daniel Sales, Da La Cruz, Dyogo Alves, Erick Pulgar, Everton Cebolinha, Evertton Araújo, Guillermo Varela, João Victor, Joshua, Juninho, Luiz Araújo, Léo Ortiz, Léo Pereira, Matheus Cunha, Matheus Gonçalves, Michael, Rossi e Wallace Yan.
Para a partida desta quinta-feira (3), Filipe Luís não poderá contar com importantes jogadores como: Wesley, que sinais de desgaste físico e mialgia; Plata, que apresentou sinais de fadiga generalizada, além de um quadro de faringite e febre; Gerson, Arrascaeta e Danilo, que seguem tratando lesão.
Assim, o elenco do Flamengo embarca para a Venezuela na tarde desta quarta-feira (2), onde desembarcarão em San Cristóbal, para o confronto contra o Deportivo Táchira.
O Mais Querido entra em campo às 21h30, em confronto válido pela primeira rodada da Libertadores, no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo, contra o Deportivo Táchira. O jogo terá transmissão ao vivo da ESPN, canal fechado.
Reinaldo Carneiro Bastos anunciou candidatura à presidência no pleito marcado após destituição de Ednaldo Rodrigues; Mengão entre os que assinaram
|
Após anúncio de novas eleições na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os clubes que compõem a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte União (LFU) enviaram nota conjunta onde declararam apoio a Reinaldo Carneiro Bastos no pleito para novo presidente da entidade. Ao todo, 21 equipes que formam as séries A e B do Brasileirão, como o Flamengo, assinaram o documento.
Estamos perdendo todas as partidas que acontecem fora do campo..."
"SEM CLUBE NÃO EXISTE FUTEBOL.
O futebol brasileiro precisa virar o jogo.
Estamos perdendo todas as partidas que acontecem fora do campo.
Falta liderança, falta decisão, falta transparência, falta respeito. E falta o principal: o protagonismo dos Clubes.
Afastados, banidos e impugnados nenhum dos últimos 5 Presidentes da CBF terminou seu mandato.
O futebol brasileiro não pode mais ser jogado nos tribunais. Ele precisa voltar aos gramados. E isso só acontece com os Clubes em campo.
Após uma decisão judicial proferida na última quinta-feira, foi designada — em apenas 24 horas — uma nova eleição na CBF, com prazo de quatro dias para registro de chapa. E mais, o pleito foi agendado para um domingo, dia de rodada do Campeonato Brasileiro.
Ora, mais uma vez o pensamento não é sobre o futebol. O jogo é outro: impedir que os clubes, aqueles que realmente carregam os milhões de brasileiros aos estádios, geram as audiências, reúnem as famílias em torno das partidas, garantem a estabilidade profissional de milhares de atletas e profissionais, atraem os bilhões de reais de marcas, investidores e veículos, e promovem a maior paixão deste país, sejam os legítimos e verdadeiros protagonistas das decisões.
Não há mudança sem ação.
Por isso, nesse momento, os Clubes brasileiros, já unidos na missão de criação da sua Liga, reúnem-se em torno do apoio público à eleição de Reinaldo Carneiro Bastos à presidência da CBF para o próximo ciclo.
O futuro do futebol brasileiro é inegociável para nós. E estaremos todos juntos, no mesmo campo, apoiando e exigindo um processo transparente, digno e responsável.
Os Clubes estão em campo. Por um novo futebol no Brasil.
Atlético Mineiro · Bahia · Ceará · Corinthians · Cruzeiro · Flamengo · Fluminense · Fortaleza ·
Internacional · Juventude · Mirassol · Red Bull Bragantino · Santos · São Paulo · Sport · Vitória ·
Amazonas · América Mineiro · Athletico Paranaense · Atlético Goianiense · Avaí · Botafogo-SP".
Ednaldo Rodrigues foi destituído do cargo de presidente da CBF pela Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A razão jurídica apresentada para a decisão foi uma possível falsificação de assinatura do ex-presidente da entidade, Coronel Nunes, de um acordo que resultou em seu não afastamento em janeiro. Além disso, a insatisfação com a direção de Ednaldo e com a falta de cumprimentos de acertos com federações derrubou seu capital político.
19 federações estaduais anunciaram publicamente o desejo de seguir outra direção na presidência da entidade e devem apoiar o Samir Xaud, presidente da Federação Rondoniana de Futebol, no pleito. Reinaldo Carneiro Bastos, porém, tem apoio dos clubes e é reconhecido como um forte personagem político no futebol brasileiro. O presidente da FPF, inclusive, já se declarou torcedor do Flamengo.
Mengão pode assumir a liderança do Brasileiro em caso de vitória sobre o Alvinegro no Maracanã; confira local de transmissão
|
O Flamengo volta a campo neste domingo (18) para enfrentar o Botafogo, no Maracanã, às 18h30 (horário de Brasília), em duelo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico terá transmissão exclusiva do Premiere (pay-per-view) para todo o Brasil e não passa em canal aberto. Embalado pela vitória sobre a LDU, pela Libertadores, o Rubro-Negro busca manter o bom momento também no cenário nacional.
A equipe comandada por Filipe Luís chega motivada ao clássico após o triunfo por 2 a 0 no meio de semana. Com a confiança em alta, o Flamengo mira um resultado positivo diante do rival para seguir na cola do líder Palmeiras e, quem sabe, assumir a ponta da tabela.
O técnico Filipe Luís terá cinco ausências para o confronto. Allan e Erick Pulgar seguem em tratamento de lesões musculares na coxa, enquanto Gonzalo Plata ainda se recupera de um edema ósseo no joelho direito. Matías Viña está em fase final de transição física após grave lesão sofrida no fim de 2024, e Gerson cumpre suspensão automática após levar o terceiro cartão amarelo na rodada passada.
Com 17 pontos, o Flamengo ocupa a vice-liderança do Brasileirão, dois pontos atrás do Palmeiras. Uma vitória sobre o Botafogo, combinada a um tropeço do time alviverde contra o Red Bull Bragantino, pode colocar o time carioca no topo da tabela ao fim da rodada.
Com os desfalques, o técnico Filipe Luís deve mandar a campo um Flamengo com: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (Danilo) e Alex Sandro; Evertton Araújo, De La Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Michael e Bruno Henrique (Pedro).
Técnico do alvinegro ainda avalia se inicia o clássico com Jeffinho ou Rwan Cruz no comando de ataque do alvinegro no Maracanã às 18h00
|
Se optar por Jeffinho, Paiva reforça o lado esquerdo, apostando em jogadas em velocidade e aproximação com Cuiabano. Já Rwan traz maior presença física e referência na grande área, o que pode ser estratégico para bolas aéreas e infiltrações em bloco baixo. Essa indefinição faz parte do jogo mental antes de um clássico. A escolha não é apenas tática, mas também estratégica para condicionar o rival, que terá de se preparar para dois cenários distintos.
A provável escalação do Botafogo deve ter: John; Vitinho, Jair, David Ricardo e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas, Artur e Cuiabano; Jeffinho (ou Rwan Cruz) e Igor Jesus. A estrutura repete o que deu certo nos últimos jogos. A manutenção da espinha dorsal se justifica. Com duas vitórias recentes e desempenho estável, o time vive seu melhor momento na temporada. A dúvida no ataque é a única brecha ainda em análise.
Do lado rubro-negro, o técnico Filipe Luís também trabalha em cima de ajustes. Apesar dos três títulos conquistados até aqui, o treinador enfrentou pressão após atuações abaixo do esperado nas últimas semanas. A vitória sobre a LDU, pela Libertadores, serviu como ponto de inflexão. O Flamengo teve boa atuação coletiva e respondeu com intensidade e organização. A expectativa é de que mantenha a base daquele jogo para o clássico.
Em 2025, Flamengo e Botafogo já se enfrentaram duas vezes, com vantagem clara para o time da Gávea. O Rubro-Negro venceu os dois confrontos, com autoridade, impondo volume de jogo e controle da posse. Esses resultados pesam no psicológico do clássico, mas não garantem favoritismo automático. A crescente botafoguense nas últimas semanas equilibra o duelo.
O português Renato Paiva iniciou o ano sob desconfiança, principalmente após eliminações precoces no Carioca. Contudo, a sequência de bons resultados recuperou a confiança no trabalho. As vitórias recentes contra Internacional e Estudiantes mostraram um Botafogo mais compacto, competitivo e consciente do que fazer com e sem a bola. O desafio agora é manter esse padrão diante de um adversário de maior qualidade técnica.