Futebol

FLAMENGO É O CLUBE COM MAIS 'RÉIS DA AMÉRICA' NA HISTÓRIA

O Flamengo tenta o tetra da Libertadores, e os jogadores buscam o hexa do ‘Rei da América’

Foto: Flamengo
Foto: Flamengo

09 Ago 2023 | 11:31 |

Icon Comentário0

O Flamengo, que ostenta o título de tricampeão da Copa Libertadores, também conquistou o prestigiado prêmio individual 'Rei da América', entregue pela Conmebol aos mais destacados jogadores do continente durante a temporada. No elenco atual, dois jogadores já se sagraram vencedores desse troféu: Gabigol e Pedro.


Vale ressaltar que Zico, uma figura lendária, ergueu a taça em três ocasiões distintas. Consequentemente, o Flamengo se destaca como a agremiação com o maior número de atletas brilhando como 'craques' entre as fileiras do futebol brasileiro.



VEJA TODOS OS REIS DA AMÉRICA*:


2022: Pedro (Flamengo)

2021: Julián Álvarez (River Plate)


2020: Marinho (Santos)

2019: Gabriel Barbosa (Flamengo)

2018: Gonzalo Martínez (River Plate)

2017: Luan (Grêmio)

2016: Miguel Borja (Atlético Nacional)

2015: Carlos Sánchez (River Plate)

2014: Teófilo Gutiérrez (River Plate)

2013: Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)

2012: Neymar (Santos)

2011: Neymar (Santos)

2010: D’Alessandro (Internacional)

2009: Verón (Estudiantes)

2008: Verón (Estudiantes)

2007: Salvador Cabañas (América do México)

2006: Matías Fernández (Colo-Colo)

2005: Carlos Tévez (Corinthians)

2004: Carlos Tévez (Boca Juniors)

2003: Carlos Tévez (Boca Juniors)

2002: Cardozo (Toluca)

2001: Juan Román Riquelme (Boca Juniors)

2000: Romário (Vasco)

1999: Javier Saviola (River Plate)

1998: Martín Palermo (Boca Juniors)

1997: Marcelo Salas (River Plate)

1996: Chilavert (Vélez Sársfield)

1995: Enzo Francescoli (River Plate)

1994: Cafu (São Paulo)

1993: Carlos Valderrama (Junior Barranquilla)

1992: Raí (São Paulo)

1991: Oscar Ruggeri (Vélez Sársfield)

1990: Raúl Amarilla (Olimpia)

1989: Bebeto (Vasco)

1988: Ruben Paz (Racing Club)

1987: Carlos Valderrama (Deportivo Cali)

1986: Antonio Alzamendi (River Plate)

1985: Romerito (Fluminense)

1984: Enzo Francescoli (River Plate)

1983: Sócrates (Corinthians)

1982: Zico (Flamengo)

1981: Zico (Flamengo)

1980: Diego Maradona (Argentinos Juniors)

1979: Diego Maradona (Argentinos Juniors)

1978: Mario Kempes (Valencia)

1977: Zico (Flamengo)

1976: Elías Figueroa (Internacional)

1975: Elías Figueroa (Internacional)

1974: Elías Figueroa (Internacional)

1973: Pelé (Santos)

1972: Teófilo Cubillas (Alianza Lima)

1971: Tostão (Cruzeiro)

*Levantamento feito pelo perfil ‘Resenha Escrita’

É fundamental ressaltar que a lista mencionada diz respeito ao prêmio 'Rei da América' concedido pela Conmebol. Paralelamente, existe o renomado reconhecimento atribuído pelo jornal uruguaio 'El País', o qual nem sempre alinha suas escolhas com a perspectiva da Confederação Sul-Americana de Futebol. Um exemplo notável é o ano de 2019, quando o veículo de imprensa elegeu Bruno Henrique como o melhor jogador do continente, em contraposição à designação da entidade futebolística que apontou Gabigol como o detentor do título.



Futebol

Saiu! Flamengo está escalado para enfrentar o Lanús pela Recopa

Rubro-Negro está pronto para o duelo no estádio La Fortaleza com mudanças em relação ao clássico; confira os 11 titulares escolhidos por Filipe Luís

Filipe Luís define a escalação do Flamengo para a ida da final da Recopa Sul-Americana contra o Lanús - foto: reprodução
Filipe Luís define a escalação do Flamengo para a ida da final da Recopa Sul-Americana contra o Lanús - foto: reprodução

19 Fev 2026 | 20:25 |

Icon Comentário0

O Flamengo está pronto e definido para iniciar a disputa pelo título da Recopa Sul-Americana nesta quinta-feira (19). Após encerrar a preparação na Casa Amarilla, centro de treinamento do Boca Juniors, o técnico Filipe Luís definiu a equipe que entra em campo às 21h30 (horário de Brasília), no estádio La Fortaleza, para enfrentar o Lanús.


Com a maioria do elenco à disposição, o comandante optou por promover alterações na equipe em comparação ao time que venceu o Botafogo por 2 a 1 no último fim de semana. Buscando intensidade e controle no meio-campo para suportar a pressão argentina, o Flamengo vai a campo com sua espinha dorsal titular.


A formação escolhida para o primeiro capítulo da decisão conta com: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Lucas Paquetá e Arrascaeta; Carrascal, Everton Cebolinha e Pedro.


LISTA DE DESFALQUES 

Apesar de ter a base titular, a comissão técnica precisou contornar quatro ausências importantes para esta viagem. O volante Jorginho segue entregue aos cuidados do departamento médico e realiza tratamento intensivo. Outra baixa de ordem clínica é o jovem atacante Wallace Yan, que foi cortado da relação de última hora após queixar-se de dores musculares.


A lista de desfalques inclui ainda Saúl, que requer cautela e continua seu longo processo de recuperação pós-cirúrgica no tornozelo, realizada no início do ano. Por fim, o equatoriano Gonzalo Plata não viajou por questões disciplinares: o atacante cumpre suspensão automática da Conmebol devido à expulsão sofrida na última edição da Copa Libertadores.

SAIBA ONDE ASSISTIR

Os direitos de transmissão da final entre Lanús e Flamengo pertencem ao grupo Disney. Portanto, o torcedor rubro-negro poderá assistir ao duelo ao vivo exclusivamente através dos canais ESPN (TV por assinatura) e pela plataforma de streaming Disney+.


Futebol

Ao vivo: acompanhe Flamengo x Lanús pela final da Recopa

Rubro-Negro visita o Estádio La Fortaleza nesta quinta-feira para o jogo de ida; confira as prováveis escalações, desfalques e saiba onde assistir ao confronto

Sem transmissão na TV aberta, Lanús e Flamengo duelam em La Fortaleza com cobertura exclusiva da Disney - foto: reprodução
Sem transmissão na TV aberta, Lanús e Flamengo duelam em La Fortaleza com cobertura exclusiva da Disney - foto: reprodução

19 Fev 2026 | 19:45 |

Icon Comentário0

Flamengo enfrenta o Lanús, na Argentina, pelo confronto de ida da decisão Recopa. O palco do duelo será o Estádio Ciudad de Lanús, popularmente conhecido como La Fortaleza, situado na província de Buenos Aires. As duas equipes entram em campo com o objetivo de construir uma vantagem confortável para o segundo e decisivo encontro.


Os torcedores que planejam acompanhar o embate precisam estar atentos às opções de transmissão. A partida não fará parte da grade de programação da TV aberta (como a TV Globo) e também não contará com exibição gratuita em plataformas de vídeo, a exemplo do YouTube. Os direitos de imagem desta final pertencem ao grupo Disney. No entanto, o torcedor poderá ouvir a transmissão pela Flamengo TV. 


ACOMPANHE AO VIVO



TRANSMISSÃO PELA DISNEY


Dessa forma, o jogo será transmitido exclusivamente pelo canal por assinatura ESPN e pelo serviço de streaming Disney+. A equipe de transmissão escalada para a cobertura terá a narração de Rogério Vaughan, com comentários táticos do jornalista Paulo Calçade e do ex-jogador Zinho. A análise de arbitragem ficará sob a responsabilidade do ex-árbitro Carlos Eugênio Simon.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Os desfalques de Filipe Luís serão: Jorginho, Saúl, Wallace Yan e Plata. Assim, a provável escalação do Flamengo deve contar com: Rossi; Varela (ou Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Lucas Paquetá e Arrascaeta; Everton Cebolinha, Carrascal e Pedro (ou Bruno Henrique).


Futebol

Greve geral na Argentina adia jogos e Conmebol toma decisão final para Flamengo x Lanús

Paralisação convocada pela CGT contra as reformas do governo Milei afetou quatro jogos do campeonato nacional, mas a Conmebol garantiu a realização da final

Greve geral na Argentina adia jogos do campeonato local, mas Lanús x Flamengo pela Recopa está mantido - foto: reprodução
Greve geral na Argentina adia jogos do campeonato local, mas Lanús x Flamengo pela Recopa está mantido - foto: reprodução

19 Fev 2026 | 18:15 |

Icon Comentário0

O cenário político e social na Argentina impactou o calendário esportivo nesta quinta-feira (19). Uma greve geral convocada pela CGT provocou o adiamento de partidas do Campeonato Argentino. Apesar disso, o confronto entre Lanús e Flamengo, pela ida da Recopa Sul-Americana, está mantido. A organização garantiu a realização da partida sem alterações.


A paralisação afetou principalmente a logística dos jogos da liga nacional. Com a adesão do Sindicato dos Trabalhadores de Entidades Esportivas (UTEDyC), quatro partidas da sexta rodada precisaram ser remarcadas. A falta de efetivo comprometeu a operação e a segurança dos estádios. Por isso, os jogos foram transferidos para os próximos dias.


Entre os confrontos adiados estão Independiente x Independiente Rivadavia e San Lorenzo x Estudiantes de Río Cuarto. Também foram remarcados Defensa y Justicia x Belgrano e Instituto x Atlético Tucumán. A medida buscou garantir condições adequadas para a realização das partidas.


MOTIVO DA GREVE

A greve é um protesto contra a reforma trabalhista proposta pelo presidente Javier Milei. O projeto prevê aumento da jornada de trabalho para até 12 horas, redução de indenizações e limites ao direito de greve. As mudanças geraram forte reação das centrais sindicais, resultando na mobilização nacional.


FLAMENGO X LANÚS

Mesmo com o clima de tensão, a Recopa não foi afetada. A Conmebol, responsável pela organização do torneio continental, manteve o jogo no Estádio Ciudad de Lanús x Flamengo. A partida está confirmada para as 21h30 (horário de Brasília), com esquema especial de segurança garantido.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ao vivo: acompanhe Flamengo x Franca pelo NBB com imagens
Futebol

Ao vivo: acompanhe Flamengo x Franca pelo NBB com imagens

19 Fev 2026 | 14:08

Icon Comentário0
Filipe Luís minimiza possível feito histórico no Flamengo: “minha rotina…”
Futebol

Filipe Luís minimiza possível feito histórico no Flamengo: “minha rotina…”

19 Fev 2026 | 16:48

Icon Comentário0
Com Flamengo, FIFA pode fazer mudança no novo Mundial de Clubes
Futebol

Com Flamengo, FIFA pode fazer mudança no novo Mundial de Clubes

19 Fev 2026 | 16:26

Icon Comentário0