FlaBasquete
17 Ago 2024 | 08:50 |
O Flamengo segue na renovação do elenco de basquete para a temporada 2024/25. Desse modo, o Mais Querido já anunciou quatro reforços e pretende contratar mais alguns atletas. Assim, o pivô Mãozinha, destaque da seleção brasileira nas Olímpiadas, está no radar do Rubro-Negro.
De acordo com o jornalista Diegão, o Mais Querido está à procura de um pivô nacional. Desse modo, Mãozinha é a prioridade de Gustavinho para o Flabasquete na próxima temporada, já que o time ainda não tem um atleta da posição.
HISTÓRICO DE MÃOZINHA
No início do ano, Mãozinha Pereira se tornou o 20ª jogador brasileiro da história a atuar na NBA. O ala-pivô de 2,03m e de 23 anos atuou pelo Memphis Grizziles. Pereira vinha atuando na G League pelo México City Capitanes, com média de 8,8 pontos e 7,2 rebotes na temporada. Com os Grizzilies, o jogador assinou um contrato de 10 dias.
MOTIVO DO APELIDO "MÃOZINHA"
O real nome de Mãozinha é João Marcelo Pereira. Ele é filho de Marcelo Machado, que foi profissional do basquete brasileiro e atuou pelo Bauru no NBB que era conhecido como "Mãozão".
"Esse apelido vem, na verdade, desde que eu nasci, porque eu sou o filho mais velho e o primeiro filho herda algumas coisas. Meu pai jogou muito tempo no Brasil profissionalmente. O apelido dele era 'Mãozão'. E aí, antes mesmo de eu nascer, já tinha colega de time do meu pai que já me chamava de Mãozinha", explicou em entrevista a ESPN.
REFORMULAÇÃO
Após conquistar apenas a Copa Super 8 na temporada anterior, o Flamengo iniciou uma reformulação completa no elenco do Flabasquete. Desse modo, Didi Louzada já deixou o Rubro-Negro. Já Franco Balbi renovou seu contrato. Além disso, o Mais Querido contratou quatro atletas para reposição.
Flamengo saiu do Maracanãzinho com uma vitória convincente no clássico contra o Alvinegro para encerrar o ano de 2025 na competição
30 Dez 2025 | 07:21 |
Superior tecnicamente, o FlaBasquete engatou a segunda vitória consecutiva em clássicos pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Na noite desta segunda-feira (29), a equipe superou o Botafogo por 104 a 71, no Maracanãzinho, repetindo o desempenho dominante apresentado na rodada anterior, diante do Vasco.
O Botafogo começou melhor a partida, aproveitando com mais eficiência as oportunidades ofensivas. O FlaBasquete, ainda sem Alexey, cometeu erros pontuais que permitiram ao rival se manter à frente ao fim do primeiro quarto, fechado em 21 a 16 para o Alvinegro.
A resposta veio rapidamente. No segundo período, o Orgulho da Nação se impôs com autoridade, liderado por Negrete e Shaq Johnson, que comandaram o ataque. A equipe foi implacável, venceu a parcial por 32 a 13 e virou o jogo ainda antes do intervalo, abrindo 48 a 34 no placar.
O cenário seguiu o mesmo no terceiro quarto. Dominante, o FlaBasquete controlou as ações e ampliou a vantagem, enquanto Shaq Johnson e Negrete disputavam ponto a ponto a artilharia da partida. A equipe chegou a abrir 24 pontos e fechou a parcial com 27 a 20, levando o marcador a 75 a 54.
No último quarto, o Botafogo já não conseguiu reagir. O Rubro-Negro manteve o controle do ritmo, dosou a intensidade e ainda aumentou a diferença com alto aproveitamento nas bolas de três. Empurrada pela Nação no Maracanãzinho, a equipe ultrapassou a marca dos 100 pontos com destaque para Kayo, que converteu três arremessos longos decisivos para fechar o placar em 104 a 71.
A vitória marcou o último jogo do FlaBasquete em 2025, temporada que rendeu os títulos da Champions League das Américas (BCLA) e da Copa Super 8. O time comandado por Oveja Hernández retorna às quadras no dia 8 de janeiro, contra a Unifacisa, novamente pelo NBB. A partida está marcada para as 19h (de Brasília).
O Rubro-Negro entra em quadra às 20h com transmissão ao vivo; equipe busca repetir a boa atuação contra o Vasco para tentar assumir o topo da tabela
29 Dez 2025 | 18:15 |
Mesmo sem a bola rolar nos gramados, o torcedor rubro-negro tem um compromisso importante nesta segunda-feira (29). O Flamengo volta suas atenções para as quadras e enfrenta o Botafogo pelo Novo Basquete Brasil (NBB) às 20h (horário de Brasília). O clássico carioca é decisivo para as pretensões do clube da Gávea, que segue em uma batalha acirrada pela liderança da competição nacional.
A partida promete casa cheia e clima de rivalidade no ginásio do Maracanãzinho. O Orgulho da Nação tenta manter o ritmo intenso apresentado nas últimas rodadas para superar o Alvinegro e continuar pressionando o topo da tabela de classificação.
A meta do elenco comandado pelo técnico Sérgio Oveja é repetir a intensidade e a precisão ofensiva para conquistar o segundo triunfo consecutivo em clássicos estaduais, consolidando a boa fase técnica e tática do grupo.
Flamengo terá última partida do ano e encara o alvinegro em jogo de rivalidade carioca para se manter na briga pela liderança da competição
29 Dez 2025 | 10:30 |
Mesmo sem futebol em campo, o torcedor tem compromisso marcado nesta segunda-feira (29). O Flamengo entra em quadra pelo Novo Basquete Brasil para enfrentar o Botafogo, em mais um clássico carioca da competição de olho na briga pela liderança.
A partida acontece às 20h (de Brasília), no Maracanãzinho. O confronto terá transmissão da ESPN e da Flamengo TV. Além disso, o público poderá acompanhar a cobertura completa do Gazeta do Urubu, que traz todos os detalhes do FlaBasquete.
O Rubro-Negro chega embalado após grande atuação diante do Vasco. No último compromisso pelo NBB, a equipe não deu chances ao rival e venceu por 102 a 80, uma diferença de 22 pontos. Agora, a meta é repetir o desempenho para conquistar o segundo clássico consecutivo.
A campanha é idêntica à do Pinheiros: 16 vitórias e duas derrotas. No critério de desempate, porém, a liderança pertence ao time paulista. O adversário direto entra em quadra meia hora antes, fora de casa, contra o Pato Basquete, e um tropeço pode abrir caminho para a liderança isolada do time carioca.
O técnico Sérgio Oveja ainda não poderá contar com Alexey. O armador segue em recuperação de um edema ósseo no joelho e tem retorno previsto apenas para o dia 8 de janeiro, no duelo contra a Unifacisa, no primeiro compromisso de 2026.
Na temporada 2025/26, o FlaBasquete tenta encerrar um jejum que já dura quatro anos sem título nacional. O domínio recente é de Franca, campeão das últimas quatro edições, cenário que aumentou a pressão e transformou a conquista do NBB no grande objetivo da equipe no ano.