
Futebol de Base
|
Na última rodada da primeira fase do Torneio Guilherme Embry Sub-16, o Flamengo goleou o Nova Cidade por 9 a 0 na tarde deste sábado (19), na Gávea, e se classificou para as semifinais da competição. Os gols rubro-negros foram marcados por Matheus, Jhefinho (2), Kaio Gomes (2), Rogerio, Enzo, Diego e Ryan Pablo. Agora, os Garotos do Ninho terão o clássico contra o Vasco para decidir uma vaga na decisão.
O jogo
A partida começou com os Garotos do Ninho tomando a iniciativa e ocupando o campo de ataque. E logo aos sete minutos, o Mengão abriu o marcador. Davi Waisman tocou para Matheus dentro da área e o lateral bateu forte no canto para estufar as redes: 1 a 0. Após o gol, o Flamengo seguiu no ataque buscando ampliar a vantagem. Aos 12’, Davi Waisman arriscou o chute de fora da área e a bola foi por cima do travessão. O Mais Querido ampliou aos 34’. Após puxada de contra-ataque, Jhefinho recebeu belo passe, saiu cara a cara com o goleiro e bateu no canto para fazer 2 a 0.
Ainda teve tempo para mais um gol rubro-negro antes do intervalo. Enzo fez boa jogada pela direita e cruzou na área para Kaio Gomes completar, marcando o terceiro e fechando a primeira etapa. Logo no início do segundo tempo, Rogério recebeu passe em profundidade, entrou na área e bateu cruzado. A bola passou rente à trave esquerda do goleiro. Aos oito minutos, saiu o quarto gol do Mengão. Jhefinho fez boa jogada na entrada da área e chutou no canto para marcar seu segundo gol e ampliar ainda mais a vantagem rubro-negra: 4 a 0.
Os Garotos do Ninho não tiraram o pé e marcaram o quinto aos 14’. Jhefinho cruzou na segunda trave e Rogerio completou para as redes: 5 a 0. O sexto veio aos 22’ com outro gol do centroavante Kaio Gomes. Mesmo com a enorme vantagem, a equipe rubro-negra não deixou cair o ritmo e chegou ao sétimo gol aos 31’. Foi a vez de Enzo deixar a sua marca: 7 a 0. Em seguida, Diego, que entrou no segundo tempo, também balançou as redes e fez o oitavo gol rubro-negro.
Completando a goleada, Ryan Pablo marcou o nono gol e deu números finais ao jogo. Com a vitória, o Rubro-Negro está classificado para a semifinal e enfrentará o Vasco.
Escalação do Flamengo
Paulo Guilherme; Heitor, Ryan Gabriel, Levy (Josué) e Matheus; Matheus Tiago (Falcone), Enzo e Jhefinho (Rafinha); Davi Waisman (Diego), Rogerio (Kaue) e Kaio Gomes (Ryan Pablo).
Técnico: Vinicius Durante.
Ficha técnica
Flamengo 9x0 Nova Cidade – 8ª Rodada do Torneio Guilherme Embry
Local: Estádio José Bastos Padilha (Gávea)
Data e horário: 19/10/2024 às 15h}
Arbitragem: Guilherme Mello Hiath, Yago Ambrózio de Araújo e Vinicius Sanches Soares
Gols: Matheus (7’1ºT), Jhefinho (34’1ºT e 8’2ºT), Kaio Gomes (40’1ºT e 22’2ºT), Rogerio (14’2ºT), Enzo (31’2ºT), Diego (34’2ºT) e Ryan Pablo (37’2ºT).
Destaque entre os jogadores do sub-20 do Mengão, nigeriano pode estar vivendo seus últimos dias com o Manto Sagrado e rumar à Série B
|
Com a abertura da janela de transferências nesta quinta-feira (10), o Flamengo se movimenta tanto no elenco principal quanto na base. Um dos nomes que entrou no radar do mercado foi o atacante nigeriano Shola, destaque do sub-20 rubro-negro. O Volta Redonda, vice-lanterna da Série B, enviou proposta de empréstimo pelo jogador, mas o Mais Querido recusou.
Apesar de reconhecer que a experiência em um time profissional poderia ser valiosa, a diretoria optou por manter o atacante. O motivo principal é a disputa do Mundial de Clubes Sub-20, em que o Flamengo enfrentará o Barcelona (ESP) no dia 23 de agosto, no Maracanã. A informação sobre o interesse do Volta Redonda foi divulgada pelo ‘BTS Sports’.
Com um currículo de peso nas categorias de base — incluindo um título mundial e duas Libertadores Sub-20 —, Shola acumula cinco partidas pelo time profissional do Flamengo. Quatro dessas foram disputadas em 2025, durante o Campeonato Carioca, quando a equipe utilizou uma formação alternativa. Sua estreia ocorreu no Brasileirão de 2024, contra o Atlético-MG.
Caso fosse emprestado, Shola chegaria ao Volta Redonda com a missão de ajudar o time a deixar a zona de rebaixamento da Série B. A equipe tem apenas 14 pontos em 15 rodadas — três vitórias, cinco empates e sete derrotas — e ocupa a 19ª colocação, à frente apenas do Amazonas pelo saldo de gols.
Com o empréstimo descartado, ao menos por ora, Shola segue à disposição da equipe sub-20. Ele deve ser titular nesta quinta-feira (10), às 18h (horário de Brasília), diante do Botafogo, no Luso-Brasileiro, em jogo válido pela antepenúltima rodada do Brasileirão da categoria. A partida também marca a estreia do técnico Bruno Pivetti. O Flamengo terá reforços do elenco profissional: Matheus Gonçalves, Lorran, João Victor, Léo Nannetti e Joshua.
O cria do Ninho foi um dos destaques da Canarinho na primeira fase da Copa 2 de Julho, disputada na Bahia, e deixou um tento neste último sábado (5)
|
Convocado após se destacar nas categorias de base do Flamengo, o jovem Davi Fraga foi um dos goleadores do Brasil na fase de grupos da Copa 2 de Julho, onde a Canarinho encerrou sua participação neste sábado (5). Em goleada sobre o Dom Macedo-BA, o cria do Ninho foi às redes.
Este foi o quinto gol de Davi Fraga, cria do Flamengo, em quatro partidas no torneio. Antes de ir às redes contra o Dom Macedo, o jovem marcou três contra a Jacobina-BA e mais um contra a Seleção Scout-BOL.
O Brasil se classificou para a próxima fase da Copa 2 de Julho após golear o Dom Macedo. Quem abriu o placar para a Canarinho foi Henrique Lemos (Cruzeiro), filho do lateral direito Fágner. Ainda no primeiro tempo, Alexsander (Grêmio) aumentou a contagem.
No entanto, o Brasil só aumentou o ritmo no segundo tempo. Logo no início da segunda etapa, Davi Fraga brilhou, além de Jean Carlos (Fluminense) e Myguel (Red Bull Bragantino) que também deixaram seus tentos. Além disso, o Dom Macedo marcou um contra.
O Brasil fez uma boa campanha na primeira fase do torneio, com 12 pontos conquistados em quatro jogos e a liderança do grupo assegurada. Assim, a Canarinho retorna aos gramados apenas na terça-feira (8), pelas oitavas de final da Copa 2 de Julho. O adversário ainda serão divulgados pela organização da competição.
Depois de ganhar por 3x2 na Gávea, o Rubro-Negro foi superado por 2x1 pelo Tricolor, neste domingo (6), ocasionando o empate no placar agregado
|
Ser campeão é bom. Na casa do adversário, depois de sete anos, é ainda melhor! O Flamengo venceu por 3x2 o Fluminense, nos pênaltis, e se sagrou campeão carioca da categoria sub-15, em pleno Estádio Marcelo Vieira, em Xerém. Depois de ganhar por 3x2 na Gávea, o Rubro-Negro foi superado por 2x1 pelo Tricolor, neste domingo (6), ocasionando o empate no placar agregado. José Eduardo marcou a cobrança decisiva e deu início à festa.
Com a necessidade da vitória, o Fluminense começou a partida tentando ocupar o campo de ataque e teve uma chance numa cobrança de falta logo no início. A bola passou à direita do goleiro Alessandro. O adversário tinha mais volume, mas a maioria dos lances era de bolas alçadas na área. Numa falta pela esquerda, o cruzamento acertou o travessão, aos 19.
Pouco depois, aos 22, o Tricolor acabou chegando ao primeiro gol, justamente numa sobra depois de cruzamento pela esquerda, aproveitada por Crystian Gabriel. A equipe rubro-negra, que tinha dificuldades para impor seu jogo, melhorou depois de sofrer o gol e passou a criar um pouco mais. Foi o Fluminense, entretanto, que esteve muito perto de ampliar a vantagem pouco antes do fim do primeiro tempo. A zaga não conseguiu aliviar e Alessandro salvou um chute à queima-roupa do atacante adversário.
Logo no início do segundo tempo, o Fla fez boa jogada com Leonardo Gabriel, que desceu pela direita, cruzou e a zaga aliviou. No contra-ataque, pênalti para o Fluminense, que marcou o segundo aos 2, com Ryan Santos. Guilherme perdeu uma grande oportunidade de diminuir de cabeça, logo na sequência.
O adversário seguia melhor na partida e poderia ter aumentado aos 6. Dois minutos depois, o Rubro-Negro finalmente marcou o primeiro gol. Samuel Julio cabeceou com precisão, após cobrança de escanteio de Thomas Robson. O Fluminense teve mais um ataque perigoso aos 17, enquanto a resposta do Fla veio aos 19, em chute por cima de José Eduardo.
A maioria das jogadas ficou mais concentrada no meio de campo. Os rubro-negros não conseguiam concluir os ataques e o Fluminense até chegou duas vezes, mas o goleiro Alessandro defendeu com tranquilidade. Como o Fla havia vencido por 3x2 o primeiro jogo, o revés de 2x1 levou a decisão do título para os pênaltis.
Nas cobranças, Lucas Guedes, Leonardo Gabriel e Zé Eduardo fizeram os gols do Mengão. O goleiro Alessandro defendeu a batida de Lucas Santos e a vitória ficou com os Garotos do Ninho. É campeão!!!
Flamengo: Alessandro Alan, Nathan Ribeiro, Lucas Guedes, Samuel Julio, Rafael Barreto, Marcos Pierre, Mateus Teixeira, Thauan Thiago, Guilherme Queiroz, Leonardo Gabriel e Thomas Robson. Técnico: João Fernandes.
Suplentes: Thalles Oliveira, Felipe Pina, Natan Araújo, Ricardo Pietro, Noáh Gerlach, Guilherme Abel, Luca Tatsch, Bernardo França, William Felix e José Eduardo.