Futebol
03 Out 2023 | 07:29 |
Parece que os efeitos colaterais no Botafogo da derrota para o Flamengo foram piores do que se imaginava. O clássico entre os dois times aconteceu há um mês atrás e, desde então, a equipe de Bruno Lage não conseguiu uma vitória sequer no Campeonato Brasileiro. O Alvinegro já estava com uma vantagem de 13 pontos em relação ao vice-líder na competição, o que não é a realidade no momento.
Na noite desta segunda-feira (02) Botafogo e Goiás se enfrentaram no Engenhão, terminando em 1 a 1. A partida válida pela 25ª rodada do Brasileirão foi a quarta vez seguida em que o time não venceu pelo torneio, sendo que estava tendo a sua melhor campanha da história do clube no torneio.
O primeiro gol da partida foi do Goiás. Lucas Halter balançou a rede adversária aos 27 minutos e só no começo do segundo tempo é que Tiquinho Soares conseguiu equilibrar o jogo para o Glorioso, marcando o primeiro do Botafogo aos 52 minutos da partida.
Com esse resultado, o 'Fogão' permanece na liderança da tabela de classificação. Contudo, deve-se notar que a vantagem para o segundo lugar está bem menor. Atualmente, a vantagem para o Red Bull Brangatino é de sete pontos. Os pontos pararam de se acumular no bolso do Alvinegro desde a sua derrota para o Mengão.
Há exatamente um mês atrás, no terceiro dia de setembro, o Flamengo e o Botafogo se enfrentaram também no Engenhão pela 22ª rodada do Brasileirão. O time da casa entrou em campo como o favorito para ganhar, tendo em vista que o Mais Querido vive uma de suas piores temporadas de sempre, enquanto o oposto acontece para o time da 'Estrela Solitária'.
Foi 2 a 1 para o Flamengo e Bruno Lage não viu mais vitórias depois disso. Na rodada seguinte, no dia 17 de setembro, enfrentaram o Atlético-MG e perderam por 1 a 0. Semana passada, no dia 23 de setembro, a derrota foi para o Corinthians, também por 1 a 0. Agora, o questionamento é até quando essa 'maldição' permanecerá.
Se o Botafogo continuar com o mau desempenho que apresenta agora, existe ainda a possibilidade de um novo clube conquistar o Campeonato Brasileiro. Bragantino (2º), Grêmio (3º), Palmeiras (4º) e Flamengo (5º) estão separados por apenas dois pontos, o que é questão de um jogo para todo o resultado mudar.
O próximo rival do Botafogo é o Fluminense, que está em sexto lugar no torneio, com 41 pontos. O clássico carioca será às 16h00 (horário de Brasília) no próximo domingo (08), pela 26ª rodada do Brasileirão. Já o Flamengo enfrenta o Corinthians às 21h00 (horário de Brasília), no sábado (07).
Entidade quer expandir uma das premiações da competição e finalistas teriam garantia importante para a temporada seguinte; Mengão de olho
11 Dez 2025 | 15:00 |
A Confederação Brasileira de Futebol prepara um pacote de alterações para a temporada de 2026, e uma das principais mudanças envolve diretamente a Copa do Brasil. De acordo com o Estadão, o torneio passará a oferecer duas vagas para a Libertadores, contemplando campeão e vice.
A entidade ainda definirá se o segundo colocado vai direto para a fase de grupos ou se disputará a fase preliminar. A reconfiguração também impactará o Campeonato Brasileiro, já que a segunda vaga distribuída via mata-mata deixará de ser oferecida ao torneio por pontos corridos.
Enquanto a CBF projeta o futuro, a edição 2025 da Copa do Brasil caminha para sua reta final. Nesta quarta-feira (10), o Corinthians abriu vantagem ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Memphis Depay, no jogo de ida da semifinal. Pelo outro lado do chaveamento, Vasco e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira (11), às 20h, no Maracanã, também pela ida. Os duelos de volta estão marcados para domingo (14).
Atual campeão, o Flamengo deixou precocemente a competição em 2025. O time foi eliminado pelo Atlético-MG nas oitavas de final, após empate por 1 a 1 no agregado (1 a 0 para o Galo no Maracanã e 1 a 0 Mengão na Arena MRV) e derrota por 4 a 3 nos pênaltis.
Agora, o rubro-negro concentra todas as atenções no Intercontinental de Clubes. Neste sábado (13), a equipe de Filipe Luís encara o Pyramids (EGI), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Al Rayyan, no Catar, valendo vaga na decisão. Globo (TV aberta), GE TV e CazéTV transmitem o duelo.
Atletas deixaram o Mengão no meio da atual temporada, mas clube vai recompensá-los pela participação dos títulos nacional e continental
11 Dez 2025 | 14:00 |
O Flamengo viveu um ano de excelência, coroado com os títulos da Libertadores e do Brasileirão. E, mesmo com mudanças significativas no elenco ao longo da temporada, a diretoria decidiu reconhecer quem participou do percurso até as conquistas. Assim, Gerson, Wesley e Matheus Gonçalves, que deixaram o clube no meio do ano, receberão medalhas pelos dois títulos. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Flazoeiro.
Gerson deixou o clube pouco depois do Mundial de Clubes, embalado por boas atuações, e seguiu para o Zenit. Já o lateral-direito Wesley, peça importante no primeiro semestre, foi negociado com a Roma, dirigida por Gasperini. Matheus Gonçalves, por sua vez, rumou ao Al Ahli, da Arábia Saudita. O jovem tinha menos minutagem, era bem visto pela torcida, mas encontrou poucas oportunidades com Filipe Luís e acabou reforçando as equipes de base antes de partir.
Wesley e Gerson foram titulares em boa parte do ano, e suas saídas geraram ajustes no time. Varela consolidou-se na lateral direita, enquanto o meio-campo encontrou equilíbrio com a dupla Jorginho e Pulgar, além de Saúl como alternativa qualificada — o espanhol chegou a viver um período de titularidade.
Sem o trio, o Flamengo segue firme em busca do título da Copa Intercontinental para encerrar o ano com chave de ouro. O primeiro passo foi dado com a vitória sobre o Cruz Azul, que ainda trouxe mais uma taça ao clube: o Dérbi das Américas.
No entanto, diferentemente da Libertadores e do Brasileirão, Gerson, Wesley e Matheus Gonçalves não receberão medalhas referentes ao Dérbi das Américas ou ao Intercontinental, já que não integram o grupo que disputa o torneio. Para chegar à decisão contra o PSG e sonhar com o título mundial, o elenco comandado por Filipe Luís precisa superar o Pyramids na semifinal.
Atletas com passagens marcantes pelo Mengão buscam uma vaga na decisão do mata-mata e momento chama a atenção de torcedores
11 Dez 2025 | 13:00 |
Enquanto o Flamengo segue firme na busca por mais um título internacional, as semifinais da Copa do Brasil também movimentaram a quarta-feira do futebol nacional com vários nomes conhecidos da torcida rubro-negra.
No Mineirão, o Corinthians derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 e abriu vantagem na semifinal da Copa do Brasil. A partida reuniu diversos ex-jogadores do Flamengo, alguns deles com atuações de destaque. Matheuzinho e Hugo Souza tiveram boa participação pelo time paulista, enquanto Gabigol entrou no segundo tempo pelo Cruzeiro, mas sem grande influência no confronto.
No entanto, o lance que mais chamou atenção envolveu Vitinho e Fabrício Bruno. Já no segundo tempo, o atacante do Corinthians aplicou uma caneta desconcertante no ex-zagueiro rubro-negro e, na sequência, finalizou para fora. Já no primeiro tempo, o camisa 15 ainda participou do lance que terminou no gol de Memphis Depay para o Timão.
O ano de 2025 continua iluminado para o torcedor do Flamengo. Depois de conquistar Libertadores e Brasileirão em um intervalo de poucos dias, o time carioca voltou a erguer mais uma taça nesta quarta-feira (10). Em Doha, no Catar, o elenco superou o Cruz Azul (MEX) por 2 a 1, avançou para a semifinal da Copa Intercontinental e levou o troféu do “Dérbi das Américas”, tornando-se o primeiro sul-americano a vencer o duelo oficial entre as regiões.
De volta ao cenário internacional, o Flamengo tem compromisso decisivo neste sábado (13), novamente em Doha. O Rubro-Negro enfrenta o Pyramids (EGI) às 14h (de Brasília), em duelo que vale vaga na final da Copa Intercontinental. Caso avance, poderá reencontrar o PSG na decisão do torneio considerado mundial pela Fifa.