Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

FLAMENGO NA "ERA TITE" TEM CAPITÃES NO COMANDO, ENTENDA O QUE ACONTECEU

Com isso, o treinador repete uma estratégia que usou na seleção brasileira, onde teve 16 capitães diferentes ao longo de seis anos no cargo.

 Foto: André Durão
Foto: André Durão

  |

Icon Comentário0

Nos últimos jogos do Flamengo, notamos algo peculiar: a braçadeira de capitão trocando de dono. Contra o Cruzeiro, Everton Ribeiro era o líder em campo. No clássico com o Vasco, a responsabilidade recaiu sobre Bruno Henrique, e diante do Grêmio, Gerson foi o escolhido. Tite, o técnico do time carioca, não tem mexido muito nas peças do time titular, mas uma coisa que tem mudado consideravelmente é o dono da braçadeira de capitão. Essa estratégia lembra o período em que ele comandou a seleção brasileira, onde teve 16 capitães diferentes em seis anos.

Segundo o GE, o critério do rodízio de capitães, que também foi utilizado por Tite nos tempos de Corinthians, tem como objetivo compartilhar a responsabilidade entre todo o grupo. Foi adotado principalmente no início de seu comando na Seleção, quando teve oito capitães nos 10 primeiros jogos. Naquela época, o técnico navegou por mares tranquilos, com resultados favoráveis e um futebol encantador, e o rodízio da braçadeira era apontado como um dos fatores determinantes para o sucesso.


Na Copa do Mundo de 2018, o Brasil teve três capitães diferentes: Marcelo, Miranda e Thiago Silva. Após a eliminação para a Bélgica nas quartas de final, Tite decidiu encerrar o rodízio e deu a braçadeira para Neymar, demonstrando confiança no atacante e atribuindo-lhe mais obrigações. Entregar a faixa a Neymar foi um gesto de confiança, mas também uma aposta em sua maturidade. No entanto, essa decisão durou pouco, apenas sete jogos, já que o técnico mudou depois da agressão do atacante a um torcedor do PSG.


Nos anos seguintes, apenas três jogadores foram escolhidos por Tite para usarem a faixa: o volante Casemiro e os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva. Este último foi o capitão na Copa do Mundo do Catar em 2022, até a eliminação do Brasil nos pênaltis para a Croácia, novamente nas quartas de final. Desde que assumiu o Flamengo há duas semanas, Tite tem priorizado construir relações de respeito e confiança com os atletas, aproveitando a presença de 11 jogadores já convocados por ele nos tempos da Seleção. Nos dois primeiros jogos sob seu comando, o time teve um bom desempenho, vencendo Cruzeiro e Vasco.

Contra o Grêmio, o Flamengo chegou a ter a partida controlada, mas acabou sofrendo uma virada para 3 a 2. Tite explicou na coletiva que isso faz parte do processo de conhecimento: "Eu tenho a consciência e discernimento de saber do trabalho para que essa construção, inclusive de confiança, se prolongue. Inclusive para conhecer os atletas e saber em que momento importante eles podem ser utilizados."


Com o jogo contra o Bragantino adiado pela CBF para 23 de novembro, o Flamengo não entra em campo neste final de semana. A próxima partida será contra o Santos, na quarta-feira, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 50 pontos, o Rubro-Negro é o quarto colocado e busca permanecer no G-4 para garantir uma vaga direta na Conmebol Libertadores de 2024. Tite, com sua estratégia de rodízio na capitania, está buscando o equilíbrio e o sucesso no comando do time carioca.


Futebol

Olho no adversário! Grêmio terá 6 desfalques para confronto contra o Flamengo

A equipe gaúcha não poderá contar com seis atletas para a partida contra o Mais Querido

Foto: Reprodução/Grêmio
Foto: Reprodução/Grêmio

  |

Icon Comentário0

Neste domingo (22), Flamengo e Grêmio se enfrentam pela 27ª rodada do Brasileirão, em Porto Alegre. Visando a partida contra o Mais Querido, a equipe gaúcha não poderá contar com o técnico Renato Gaúcho, Jemerson, Rodrigo Ely, Du Queiroz, Pavón e André Henrique.

Isso porque, Jemerson está suspenso devido ao acúmulo de cartões amarelos. Já Rodrigo Ely sentiu dores após uma lesão muscular. Du Queiroz faz atividades no campo, mas segue em recuperação de uma fratura no pé. Por fim, Pavón e André Henrique estão em transição para o campo após lesão.


Destacando que Renato Gaúcho também ficará de fora do confronto contra o Mais Querido. Isso porque, o técnico foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e cumprirá o segundo jogo longe do banco de reservas. Assim, Marcelo Salles será o comandante da equipe gremista.


PROVÁVEL TIME DO GRÊMIO 

Assim, com cinco desfalques confirmados, Marcelo Salles deve acompanhar o Grêmio da beira do gramado com a seguinte escalação: Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Monsalve, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.


FOCO NO CONFRONTO

O elenco do Flamengo realiza neste sábado (21) a última atividade com foco no confronto contra o Grêmio. A partida será neste domingo (22), às 18h30, para a disputa da 27ª rodada do Brasileirão. O jogo será disputado na Arena da equipe gaúcha.


Futebol

Arrascaeta manda recado após derrota do Flamengo para o Peñarol: "Nada como um dia após o outro. Até o fim”

O Mais Querido precisará marcar dois gols de diferença para se manter vivo na Libertadores

Foto: Reprodução/ Flamengo
Foto: Reprodução/ Flamengo

  |

Icon Comentário0

O Flamengo saiu atrás no placar na partida de ida contra o Peñarol, na última quinta-feira (19), quando perdeu por 1 a 0 no Maracanã. Agora, para poder se classificar sem sustos, o Mais Querido terá que marcar mais de um gol no confronto de volta, no Uruguai. Tentando trazer energia positiva para a Nação, Arrascaeta mandou uma mensagem em tom otimista nas redes sociais.

Em seu Instagram, nesta última sexta-feira (20), o meia do Mais Querido escreveu: “Nada como um dia após o outro. Até o fim”. A frase foi publicada junto a uma foto no vestiário do Ninho do Urubu, onde o Mais Querido treinou.


Por ter perdido de 1 a 0 no Maracanã, o Flamengo terá que fazer dois gols de diferença no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. Caso vença com a diferença mínima, o confronto irá para a disputa de pênaltis. No entanto, o Peñarol entra em campo com a vantagem do empate.


FOCO NA VIRADA

Tite e a diretoria rubro-negra definiram que os titulares do confronto contra o Peñarol mais Léo Ortiz estão fora da partida contra o Grêmio, pelo Brasileirão. O grupo ficará no Rio de Janeiro para treinamentos com foco no jogo de volta da Libertadores.


BRASILEIRÃO

Já o restante do grupo viajará junto com Tite para Porto Alegre, onde visitam o Grêmio neste domingo (22), às 18h30, para a disputa da 27ª rodada do Brasileirão. O jogo será disputado na Arena da equipe gaúcha.


Futebol

DE CONTESTADO A CAPITÃO DO ELENCO: GERSON E SUA EVOLUÇÃO DESDE A SUA CHEGADA AO FLAMENGO

Aos 27 anos, Gerson já tem uma trajetória significativa no Flamengo e no futebol internacional

Internet/Flamengo
Internet/Flamengo

  |

Icon Comentário0

 O jogador, que também teve passagem pela Seleção Brasileira, trabalhou com treinadores experientes e jogou ao lado de atletas com perfil de liderança. Essa bagagem o preparou para assumir o posto de capitão do Flamengo, um papel que ele tem desempenhado com notável atitude positiva. Gerson sempre demonstrou humildade ao perguntar e aprender com aqueles ao seu redor. Essa disposição para se desenvolver é uma das razões pelas quais ele está bem preparado para liderar a equipe. Diego, um dos veteranos do clube, destacou a atitude constante de Gerson, independentemente das circunstâncias. "Ele não se empolga com os momentos muito positivos e não se desespera com os momentos de dificuldade", afirmou Diego. Essa capacidade de manter a calma e a confiança, seja na crise ou na vitória, é o que faz de Gerson um verdadeiro líder.

UM LÍDER DENTRO E FORA DE CAMPO 


A responsabilidade da faixa de capitão parece ter caído bem em Gerson, que vem mostrando evolução constante no desempenho dessa função. Seu equilíbrio emocional e sua atitude positiva são qualidades que inspiram seus colegas de equipe e garantem que ele seja um ponto de apoio seguro para o time.

Gerson começou sua carreira no Fluminense, onde se destacou rapidamente. Sua habilidade e visão de jogo chamaram a atenção de clubes europeus, e ele acabou se transferindo para a Roma, na Itália. Embora sua passagem pelo futebol europeu tenha sido marcada por altos e baixos, Gerson aprendeu lições valiosas que o ajudaram a crescer como jogador e como pessoa.



envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

Presidente de torcida organizada do Flamengo pede demissão de Tite e cobra Marcos Braz

 

Icon Comentário0
Futebol

Mais uma baixa! Flamengo e Tite deixam mais um jogador de fora da viagem para o Rio Grande do Sul

 

Icon Comentário0
Futebol

Flamengo pode ter o retorno antecipado de Michael ao elenco - Entenda

 

Icon Comentário0