Futebol
18 Jul 2023 | 17:26 |
Entre os dias 6 e 8 de julho, o Educativo do Museu Flamengo, setor da Vice-Presidência de Patrimônio Histórico do clube, participou do I Encontro de Educação Museal, em Cachoeira, na Bahia. O evento foi realizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
O Flamengo marcou presença no evento com os educadores Guilherme Andrade e Monalysa Sarmento, que compartilharam as experiências que vem sendo realizado desde 2019 com visitantes escolares, atletas, projetos, entre outros. A presença da equipe fortalece o trabalho pedagógico realizado na Gávea, como aponta Guilherme Andrade:
"A participação do Educativo Museu Flamengo no EMUSE é fundamental para enxergar a direção que o trabalho vem sendo conduzido. Hoje podemos dizer que o Flamengo contribui para o campo da Educação Museal e sua sede é um aparelho cultural da cidade do Rio de Janeiro", afirma.
O programa de visitas Trilha do Urubu já recebeu mais de 10 mil pessoas até 2022 e tem como missão principal comunicar a história do clube, sempre contextualizando com as transformações do país e da cidade e usando o esporte como ferramenta pedagógica. O objetivo é ampliar o diálogo com a sociedade, vlorizar a prática esportiva e o uso de aparelhos culturais.
O encontro contou com diversas referências do campo, como a presidenta do IBRAM, Fernanda Castro. A dirigente definiu como "muito interessante" o trabalho realizado pela equipe do Educativo e a preservação da memória de um Clube de esportes. Segundo Fernanda, isso estimula outros a seguirem no mesmo caminho, vista a imersão que o esporte tem na sociedade de forma orgânica.
Em destaque, ela diz:
“O I Emuse marcou a retomada do diálogo do IBRAM com a sociedade em um fórum presencial que promoveu encontros, trocas e importantes reflexões sobre as políticas públicas de educação museal e museologia social. Saímos com encaminhamentos importantes para o fortalecimento do setor, com o compromisso de uma gestão compartilhada, visando ao incremento do fomento e manutenção dos museus e Pontos de Memória, assim como das ações de formação e a valorização dos profissionais", afirma.
Além da presidenta, o evento também contou com a participação da secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (Minc), Roberta Martins, o chefe do Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), João Gustavo, entre outras representações da esfera pública.
O I EMUSE recebeu museus e instituições de memória de todo o Brasil e articulou mesas, cursos, apresentações de trabalhos e debates sobre a PNEM (Política Nacional de Educação Museal). Segundo Monalysa Sarmento, “a nossa presença nesse evento nos possibilitou permanecer atualizados sobre os debates acerca da educação museal, como a formação e a profissionalização na área. Além disso, pudemos conhecer profissionais de Educativos de outros museus pelo país, divulgamos o nosso trabalho e compreendemos que estamos no caminho certo".
Atacante e treinador estavam em rota de colisão, mas conseguiram acertar as diferenças e avançam por títulos pelo clube merengue
07 Dez 2025 | 16:00 |
Os dias de tensão entre Vini Jr e Xabi Alonso parecem ter chegado ao fim. De acordo com o jornal As, o treinador promoveu uma alteração tática que agradou profundamente o atacante brasileiro, encerrando o mal-estar que vinha marcando a relação entre eles.
Segundo a publicação espanhola, o ponto central da reaproximação foi a mudança de posição de Vini Jr. O camisa 7 deixou de atuar preso ao lado esquerdo como ponta tradicional e passou a desempenhar o papel de segundo atacante. Na nova função, tem mais liberdade para circular, participa mais das jogadas ofensivas e fica menos sobrecarregado defensivamente.
Foi assim que entrou em campo na vitória por 3 a 0 sobre o Athletic Bilbao, na última quarta-feira (3). A atuação agradou ao brasileiro, que se sente mais eficiente próximo ao gol, posição em que brilhou na conquista das últimas duas Champions League e que também o levou ao prêmio The Best da Fifa.
O ajuste tático também influenciou diretamente nas conversas de renovação. A expectativa dentro do clube merengue é de que Vinicius, agora mais confortável e satisfeito com sua função, aceite prolongar seu vínculo, que termina em junho de 2027.
O camisa 7 é alvo constante de grandes clubes, inclusive de equipes da Arábia Saudita, que acenam com propostas bilionárias. No entanto, a melhora no ambiente interno torna a permanência no Real Madrid mais provável.
Com Vinicius Júnior motivado e Mbappé vivendo grande fase, o Real Madrid volta a campo neste domingo (7), no Santiago Bernabéu, para enfrentar o Celta, em jogo válido pela 15ª rodada de LaLiga. Vice-líder com 36 pontos, o time de Xabi Alonso busca a vitória para tentar ultrapassar o Barcelona, que lidera a competição com apenas um ponto de vantagem.
Treinador foi comandante do jogador durante sua passagem pelo Mengão e quer reunião no Galo para melhorar o desempenho ofensivo
07 Dez 2025 | 15:00 |
O Atlético-MG encerrou a temporada de 2025 sob críticas, após acumular frustrações em decisões e terminar o ano sem títulos, apesar do elenco de alto investimento. Diante do cenário, Jorge Sampaoli já entregou à diretoria uma lista de reforços desejados, entre eles, está um atacante que foi seu jogador no Flamengo.
Segundo o jornalista Marco Geves, outro alvo é Everton Cebolinha, atualmente no Flamengo, mas que pode mudar de ambiente na próxima temporada. “Confirmamos o interesse do Galo em Everton Cebolinha. O nome já era debatido desde a chegada de Sampaoli ao clube”, afirmou o comunicador.
Geves destacou ainda que qualquer tentativa do Atlético será acompanhada de forte concorrência: “Caso o Atlético formalize uma proposta, que ainda não existe, terá vários concorrentes no futebol brasileiro e também no mundo árabe”, completou.
Contratado junto ao Benfica, Cebolinha nunca atingiu o nível esperado quando chegou, mas tornou-se uma alternativa frequente e confiável no banco de reservas. Entre 2022 e 2025, o atacante disputou 165 partidas, marcou 18 gols e deu 24 assistências, totalizando 42 participações diretas em gols com a camisa rubro-negra.
Com Everton Cebolinha entre os relacionados, o Flamengo se prepara para a disputa da Copa Intercontinental. A estreia acontece na próxima quarta-feira (10), às 14h (de Brasília), diante do Cruz Azul, em Doha, no chamado Dérbi das Américas, válido pelas quartas de final.
Quem avançar encara o Pyramids (EGI) no dia 13. Caso alcance a decisão, o Flamengo enfrentará o Paris Saint-Germain, campeão da Champions e já classificado para a final, marcada para 17 de dezembro. Assim, restam três passos para o tão sonhado bicampeonato mundial.
Lateral não foi relacionado para a disputa da Copa Intercontinental e também ficou de fora do confronto contra o Mirassol pelo Brasileirão
07 Dez 2025 | 14:00 |
Matías Viña voltou a ser tema entre torcedores nas últimas semanas. O lateral uruguaio, que perdeu espaço no elenco, novamente não recebeu minutos na partida em que o Flamengo empatou por 3 a 3 com o Mirassol, neste sábado (06). Após o jogo, o técnico Bruno Pivetti foi questionado sobre a ausência do jogador.
Bruno Pivetti sobre ausência de Viña em Flamengo x Mirassol: "Nós não tivemos..."
“Em relação a ele, todos os jogadores do profissional que estavam conosco hoje foram definidos pelo departamento de futebol profissional. Nós não tivemos ingerência alguma na escolha dos jogadores, só recebemos a lista daqueles que estavam à nossa disposição”, explicou o treinador, em coletiva no Maião.
Em seguida, Pivetti reforçou o esforço dos atletas que vieram do elenco principal: “Eles vieram treinar conosco ontem de manhã e conseguiram fazer um grande trabalho. Representaram muito bem o clube. A gente sabe que não é fácil porque são jogadores que não vinham recebendo tantos minutos, estavam sem ritmo de jogo”.
Viña vive um momento de busca por espaço. Atualmente, Alex Sandro é o titular absoluto da lateral esquerda, enquanto Ayrton Lucas ocupa a condição de reserva imediato. Assim, o uruguaio tem ficado fora da lista de relacionados em algumas partidas.
Na temporada passada, o lateral chegou a ter sequência, mas sofreu uma grave lesão que o afastou dos gramados por longo período. A recuperação atrasou sua reintegração ao time, e a concorrência aumentou sob o comando de Filipe Luís.
A tendência de ausência se confirmou neste sábado (06), quando o Flamengo divulgou a lista de inscritos para a Copa Intercontinental de Clubes. Viña não foi convocado e, portanto, não viajará com o grupo para o Catar.
Sem Viña, o Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira (10), às 14h (de Brasília), contra o Cruz Azul (MEX), no Catar, pela estreia na Copa Intercontinental de Clubes. A partida terá transmissão da Globo, GE TV (YouTube) e Cazé TV (YouTube).