Futebol
29 Mai 2025 | 14:29 |
Classificado, mas longe de estar em clima de comemoração, o Flamengo encara a semana com atenção redobrada. A vitória por 1 a 0 sobre os venezuelanos, na noite da última quarta-feira (28), sacramentou a passagem para o mata-mata da Libertadores, mas o calendário não permite respiro dos outros clubes.
Com a chegada dos jogadores em casa já na madrugada, a reapresentação no Ninho do Urubu foi marcada para o período da tarde. A partir das 15h30, a comissão técnica liderada por Filipe Luís deu início à preparação visando o duelo contra o Fortaleza, no domingo, no Maracanã. O compromisso diante do time cearense será o último antes do embarque para os Estados Unidos, onde o Flamengo disputará o Mundial de Clubes. Lá, os primeiros desafios serão contra o Espérance, da Tunísia, e o Chelsea, da Inglaterra.
Até lá, o foco total está em somar pontos no Brasileirão. O Flamengo ocupa atualmente a segunda colocação, com 21 pontos. O líder é o Palmeiras, com 22, seguido de perto por Cruzeiro e Red Bull Bragantino, ambos com 20. O cenário da rodada favorece o Rubro-Negro. Caso vença o Fortaleza e o Palmeiras tropece diante do Cruzeiro no Mineirão, o Flamengo reassume a liderança. A depender do saldo de gols, até um empate pode colocar o time na ponta, desde que o Verdão perca para os mineiros.
A preparação no Ninho do Urubu será curta, mas intensa. Além da atividade desta quinta-feira, Filipe Luís comanda mais dois treinos antes do jogo: sexta e sábado, ambos pela manhã, às 9h30. Do outro lado, o Fortaleza tenta se reerguer no campeonato. O time comandado por Juan Pablo Vojvoda ainda não engrenou no Brasileirão e aparece na 16ª posição, com dez pontos em dez jogos — desempenho de duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
Apesar da má fase, o histórico recente mostra que o confronto é sempre pegado. Nos últimos encontros, o Fortaleza impôs dificuldades ao Flamengo, inclusive somando vitórias marcantes tanto no Castelão quanto no Maracanã. Mas o contexto atual é diferente. Jogando em casa, com o apoio da torcida e empolgado pela classificação na Libertadores, o Flamengo tem todos os elementos para buscar mais três pontos e colocar pressão direta sobre o líder.
Atacante não conseguiu ter o desempenho esperado em sua passagem pelo Mengão e final da Copa Intercontinental pode ter sido sua última vez com o Manto
18 Dez 2025 | 18:00 |
A derrota para o PSG na final da Copa Intercontinental deve ter sido o último capítulo de Juninho com a camisa do Flamengo. Embora não tenha sido acionado por Filipe Luís, o atacante foi participativo à beira do campo durante toda a partida e chegou a receber cartão amarelo por reclamação, ainda no banco de reservas.
Contratado no início da gestão de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, Juninho foi a primeira aposta da nova diretoria no mercado. No entanto, o jogador não conseguiu se firmar no elenco, e a saída passou a ser vista internamente como um caminho natural.
O destino do atacante deve ser o Pumas, do México. As partes já têm praticamente tudo acertado para um contrato de três temporadas, com gatilho de renovação por mais um ano mediante o cumprimento de metas. Para liberar o jogador, o Flamengo deverá recuperar o investimento feito junto ao Qarabag, do Azerbaijão. O clube mexicano concordou em pagar 5 milhões de euros, valor que gira em torno de R$ 31 milhões. As negociações estão em fase final para a conclusão da transferência.
Juninho chegou ao Flamengo no início da temporada após bom desempenho no futebol árabe. A contratação teve como objetivo suprir a saída de Gabigol e a ausência de Pedro, que se recuperava de lesão. Apesar de ter sido um nome solicitado pelo treinador, o atacante teve poucas oportunidades ao longo do ano. Ao todo, disputou 32 partidas e marcou quatro gols, sem conseguir se consolidar como opção frequente no time titular.
Sem espaço e, em alguns momentos, sequer relacionado para as partidas, Juninho chegou a receber sondagens na janela do meio do ano. Na ocasião, após conversas internas, o Flamengo optou por mantê-lo no elenco, sob a promessa de que o atacante teria mais minutos em campo. O cenário, no entanto, não se confirmou.
A última vez que Juninho entrou em campo pelo clube foi na final da Libertadores, quando atuou por cerca de dez minutos diante do Palmeiras. Já na Copa Intercontinental, esteve relacionado nas três partidas, contra Cruz Azul, Pyramids e PSG, mas não foi utilizado em nenhuma delas.
Atacante é um dos grandes nomes do futebol mundial e ligação com o Mengão segue viva mesmo após saída, mas dirigente confia em volta
18 Dez 2025 | 17:00 |
A torcida do Flamengo segue alimentando o sonho de ver Vini Jr novamente com a camisa rubro-negra. Revelado pelas categorias de base do clube, o atacante do Real Madrid é hoje um dos principais nomes do futebol mundial. Para o diretor de futebol José Boto, o retorno do jogador ao Fla é apenas uma questão de tempo.
José Boto sobre volta de Vini Jr ao Flamengo: "Chegará o momento..."
Segundo o dirigente, a ligação criada entre Vini Jr e o clube permanece forte e tende a pesar em algum momento da carreira do atacante: “Quem vive o Flamengo cria um amor e uma paixão para toda a vida. Chegará o momento em que desejará voltar, isso é certo. O clube oferece um projeto para conquistar títulos, com um tipo de emoção e uma forma de vivenciar o futebol muito diferentes, mais puras e difíceis de encontrar na Europa”, afirmou Boto, em entrevista ao jornal Diario AS.
O dirigente ainda ressaltou a estrutura oferecida pelo clube carioca, comparando-a às principais potências do futebol europeu: “Além disso, o Flamengo oferece os mesmos recursos e instalações que você encontra em clubes como Real Madrid, Benfica ou Juventus, especialmente em termos de assistência médica e treinamento”, completou.
Atualmente, o camisa 7 tem contrato com o Real Madrid até junho de 2027. O clube espanhol mantém conversas em andamento para renovar o vínculo, com o objetivo de preservar o valor de mercado do brasileiro, estimado em 150 milhões de euros, cerca de R$ 925 milhões.
Sob o comando do técnico Xabi Alonso, Vini Jr não atravessa sua melhor fase na temporada 2025/26. Até o momento, o atacante disputou 29 partidas, marcou seis gols e contribuiu com nove assistências. O Real Madrid está na segunda colocação de LaLiga e na sétima posição da primeira fase da Champions League.
Com o encerramento da temporada 2025, o Flamengo já definiu algumas prioridades para a próxima janela de transferências. A diretoria busca a contratação de um goleiro, um zagueiro e um atacante. Nesse contexto, nomes como Gabriel Brazão, do Santos, e Vitão, do Internacional, passaram a ser monitorados pelo clube.
Mengão quer seguir com o treinador à frente da equipe profissional, mas indicação por parte do mandatário do clube não caiu bem internamente
18 Dez 2025 | 16:00 |
A renovação de contrato de Filipe Luís ainda não foi concretizada pelo Flamengo. Após a conquista da Libertadores, o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, chegou a afirmar que o acordo estava encaminhado e que faltava apenas a assinatura.
Bruno Andrade sobre renovação de Filipe Luís com o Flamengo: "não é apenas uma questão de canetada..."
Com o passar do tempo, porém, ficou claro que a situação era mais complexa do que uma simples formalidade. A temporada terminou, e o vínculo do treinador segue sem renovação oficial. As conversas entre as partes continuam, mas ainda existem pontos a serem ajustados para que a permanência do técnico seja sacramentada.
Segundo o jornalista Bruno Andrade, da ESPN, a declaração pública de Bap afirmando que “só faltava assinar” não foi bem recebida nos bastidores do clube. De acordo com a apuração, Filipe Luís teria percebido que o cenário real era diferente do que havia sido exposto publicamente.
“Aquela frase do Bap de que só faltava assinar não caiu bem nos bastidores. No dia seguinte, eu trouxe que essa renovação não estava tão encaminhada assim. Hoje, fica claro que não é apenas uma questão de canetada. As conversas seguem, mas ainda há questões a resolver”, afirmou o jornalista.
Mesmo com o impasse contratual, Filipe Luís se tornou unanimidade entre os torcedores, que pedem a renovação de forma imediata. O treinador vive um início de carreira impressionante à frente do Flamengo. Ele assumiu a equipe em 2024, após a demissão de Tite, em um momento delicado da temporada. Ainda assim, conseguiu reorganizar o time, levou o clube à final da Copa do Brasil e conquistou seu primeiro título como técnico profissional.
Em 2025, com uma temporada completa, o sucesso se ampliou. O Flamengo venceu o Campeonato Carioca, a Supercopa, a Libertadores, o Brasileirão, o Dérbi das Américas e a Challenger Cup. Além disso, chegou à final da Copa Intercontinental, demonstrando alto nível de organização tática e levando a decisão para os pênaltis, apesar do vice-campeonato.