Futebol
Presidente do Flamengo comemora Libertadores, mas detona Intercontinental
30 Nov 2025 | 11:28
Futebol
26 Mar 2025 | 12:52 |
O acordo fechado com a Libra e a Globo pelos direitos de TV do Brasileirão tomou holofotes no início de temporada do Flamengo pelas divergências entre os antigos e os atuais gestores do clube. Saiu a diretoria de Rodolfo Landim, que deixou como legado um contrato criticado por Luiz Eduardo Baptista, o Bap, opositor que venceu a eleição para presidente do clube.
Os motivos são financeiro, político e de visão de negócio. Vão do valor total arrecadado, que pode diminuir em milhões, até articulações na briga de poder nos bastidores e o futuro do mercado de mídia. Às vésperas do início da edição 2025 do Campeonato Brasileiro, que marcará o novo acordo.
Desde a campanha, a nova diretoria de Bap aponta o possível prejuízo financeiro do Flamengo com os direitos de TV do Brasileirão. O atual presidente foi crítico fervoroso do acordo feito pela Libra — apesar de ter aprovado o contrato, quando conselheiro — e tentou rever a papelada com os parceiros da liga.
Flamengo destaca prejuízo financeiro
Em fevereiro, no primeiro encontro de dirigentes da Libra após a nova gestão rubro-negra, o presidente deu esta missão a Marcelo Campos Pinto, executivo que
atuou no mercado de mídia do outro lado do balcão, com anos de Grupo Globo. O representante, no entanto, não conseguiu emplacar a discussão com os dirigentes de outros clubes e passou a atuar com objetivo de aprimorar o acordo atual de forma coletiva. Pessoas presentes da reunião que foram ouvidas pela reportagem garantem que o clima foi cordial.
Mesmo assim, os dirigentes dos demais clubes da Libra estão cientes e preparados para a insatisfação do Flamengo com a divisão dos direitos de TV do Brasileirão. Afinal, o clube carioca "perdeu" quase R$ 70 milhões de um contrato para outro, segundo projeções, devido ao fim do repasse mínimo garantido de pay-per-view. O novo acordo, além da cota fixa, prevê bonificações por desempenho e audiência.
Briga política de duas versões nos bastidores
As pancadas são defendidas pela antiga direção do Flamengo. O presidente Rodolfo Landim e o vice-presidente Gustavo Oliveira eram dois que comandavam a relação com Libra e Globo antes da eleição de dezembro passado. A gestão anterior não vê o acordo como ideal, mas aponta a lei do mandante (que deu direitos comerciais aos clubes apenas sobre jogos com mando de campo) e a necessidade de unidade com os outros clubes como argumentos favoráveis para aceitar os valores e "fazer o bolo crescer" no médio ou longo prazo.
Já a diretoria atual bate no fato de o Flamengo ter sido o "único a perder dinheiro" na negociação. Com experiência no mercado de mídia (foi CEO da Sky), Bap se ressentiu de não ter sido incluído nas negociações. O atual presidente acredita que poderia ter contribuído com um modelo de negócio mais ousado e lucrativo, mas é criticado por opositores por, em tese, querer que o Flamengo "ande sozinho".
Quando conselheiro, em 2024, o atual presidente foi opositor ferrenho do acordo, mas votou a favor quando o contrato foi para a aprovação do Conselho Deliberativo do Flamengo. O voto e a postura moderada no discurso confundiram adversários e até aliados que não são do núcleo íntimo do dirigente. À época, Bap foi enigmático: "É uma estratégia". A discussão voltou à pauta na última semana, na prestação de contas da atual gestão a conselheiros.
Direitos internacionais são laboratório?
Toda essa insatisfação vira argumento para justificar a atitude do Flamengo de ser lobo solitário na venda dos direitos internacionais de TV do Brasileirão. Do outro lado, os outros 39 clubes das séries A e B acertaram para ir ao mercado em grupo. A decisão ainda não foi anunciada, mas está alinhada nos bastidores.
Para tentar tirar o sonho do papel, a nova gestão Bap lançou a Flamengo TV, com o objetivo de ser um canhão midiático. O clube contratou comunicadores renomados e prometeu uma grade de programação para os torcedores. A intenção é apresentar ao mercado um produto que vá além dos 19 jogos que o clube têm à disposição para vender. O presidente falou sobre o assunto publicamente nas últimas semanas.
— O mundo está mudando muito rapidamente. Eu venho do mercado de mídia e entendo que isso é uma coisa natural. Tem contratos que estão vigentes, mas, à medida que esses contratos vão mudando, isso vai ser alterado. A razão da gente querer manter os direitos internacionais e de betting, para vender separadamente, tem tudo a ver com a nova Flamengo TV — explicou Bap.
Meia era o capitão da equipe no começo da competição, mas deixou o clube rumo ao Zenit e fez publicação em referência a conquista
30 Nov 2025 | 16:00 |
Gerson deixou o Flamengo no meio da temporada para defender o Zenit (RUS), mas não deixou passar a chance de parabenizar o clube pela conquista da Libertadores, no sábado (29), sobre o Palmeiras. Neste domingo (30), o meio-campista fez questão de celebrar o triunfo rubro-negro nas redes sociais.
“Parabéns, Flamengo e rapaziada! Vocês merecem muito!”, publicou o jogador em um story no Instagram. Vale lembrar que o camisa 8 participou da atual edição do torneio continental, mas atuou apenas na fase de grupos antes de se transferir para o futebol russo.
O Zenit pagou ao Flamengo o valor integral da multa rescisória de Gerson: 25 milhões de euros, cerca de R$ 160 milhões na cotação atual. A negociação foi feita à vista, já que o clube carioca não aceitou propostas parceladas para liberar o meia.
A despedida de Gerson aconteceu no Mundial de Clubes, quando o jogador marcou um gol contra o Bayern de Munique (ALE), pelas oitavas de final. A partida diante da equipe alemã foi seu último ato vestindo o Manto Sagrado.
Gerson terá nova oportunidade de acompanhar o Flamengo conquistar um título, quando a equipe retorna ao Maracanã nesta quarta-feira (03), para enfrentar o Ceará, às 21h30 (de Brasília). O duelo é válido pela 37ª rodada do Brasileirão e, em caso de vitória, o Mengão confirma o troféu nacional. A partida será transmitida pela Globo, GE TV (YouTube) e SporTV.
Com o título da Libertadores, Mengão está próximo de uma marca expressiva que pode ser conquistada já nesta quarta-feira (3)
30 Nov 2025 | 15:00 |
A Libertadores voltou a ter o Flamengo como campeão neste sábado (29), após a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em Lima. Com o título continental, o Rubro-Negro se aproxima de um feito raro: pode fechar a temporada como detentor dos cinco principais troféus do calendário.
Para isso, falta apenas conquistar o Brasileirão. No momento, o time de Filipe Luís lidera o campeonato com 75 pontos e depende somente de uma vitória sobre o Ceará, nesta quarta-feira (03), para confirmar a taça do campeonato.
O Flamengo é, hoje, o atual campeão de quatro competições relevantes do futebol brasileiro. Em novembro de 2024, o time bateu o Atlético-MG e ergueu a Copa do Brasil. No início de 2025, superou Fluminense e Botafogo para conquistar, respectivamente, o Campeonato Carioca e a Supercopa do Brasil.
Agora, com o triunfo sobre o Palmeiras, recuperou também o título da Libertadores. Assim, o Rubro-Negro chega à reta final da temporada com a chance de fechar o ciclo levantando todos os cinco troféus mais importantes do ano.
Buscando confirmar o título brasileiro, o Flamengo enfrenta o Ceará nesta quarta-feira (03), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 37ª rodada do Brasileirão. A partida terá transmissão de Globo (aberta), GE TV (YouTube) e SporTV (fechada). Uma vitória garante matematicamente o campeonato nacional ao Rubro-Negro.
Chileno correu risco de ser expulso no primeiro tempo diante do Palmeiras, mas volante seguiu em campo a ajudou o Mengão a ser campeão
30 Nov 2025 | 14:00 |
O Flamengo garantiu o tetracampeonato da Libertadores neste sábado (29), ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, em Lima. A conquista, porém, veio acompanhada de reclamações da equipe paulista, especialmente por um lance envolvendo Erick Pulgar ainda no primeiro tempo.
Aos 30 minutos, o volante rubro-negro acertou a canela de Bruno Fuchs e recebeu cartão amarelo do árbitro Darío Herrera. Jogadores e membros da comissão técnica do Palmeiras reclamaram, pedindo expulsão.
Pulgar após título do Flamengo na Libertadores: "se você joga uma final 100%..."
Após a partida, Pulgar comentou o lance e ironizou a reação dos palmeirenses: “Aqui, se você joga uma final 100%, acontece isso. Se você joga 10%, te expulsam. Como eu jogo 100%, fiquei em campo. Estou feliz”, afirmou o chileno, na zona mista.
O Flamengo dominou boa parte do primeiro tempo, embora tenha parado nas defesas de Carlos Miguel. O gol do título saiu apenas na segunda etapa. Aos 22 minutos, Arrascaeta cobrou escanteio na medida para Danilo. O zagueiro subiu entre Bruno Fuchs e Gustavo Gómez e cabeceou firme, garantindo o 1 a 0 que selou a conquista continental do Rubro-Negro.
Com Erick Pulgar novamente à disposição, o Flamengo retorna ao Maracanã nesta quarta-feira (03), quando enfrenta o Ceará pela 37ª rodada do Brasileirão. A bola rola às 21h30 (de Brasília). Em caso de vitória, o time comandado por Filipe Luís confirma o título do campeonato. A partida terá transmissão de Globo (TV aberta), GE TV (YouTube) e SporTV (TV fechada).
Presidente do Flamengo comemora Libertadores, mas detona Intercontinental
30 Nov 2025 | 11:28
Filipe Luís lembra de jogadores que deixaram o Flamengo no meio da Libertadores
30 Nov 2025 | 11:02
Arrascaeta fala sobre futuro de Filipe Luís no Flamengo: “acredito que…”
30 Nov 2025 | 10:37