
Futebol
|
Mesmo sem ser tratado como principal objetivo da temporada, o Super Mundial de Clubes ganhou importância estratégica dentro da diretoria rubro-negra. A ideia é utilizar o torneio como uma vitrine global, não para negociações de saídas, mas como ferramenta de atração para grandes nomes do futebol internacional, especialmente vindos de fora da América do Sul.
Internamente, a expectativa é de que um bom desempenho diante de equipes como o Chelsea aumente o poder de convencimento junto a jogadores de outros mercados. O objetivo é ampliar a força da marca rubro-negra em nível mundial e mostrar que há estrutura, competitividade e visibilidade suficientes para atrair atletas de elite para o futebol sul-americano.
O clube trabalha na preparação de jogadores como Viña, Plata, Pulgar, Allan e De La Cruz para estrearem no torneio. A comissão técnica estuda um cronograma que permita o retorno de alguns desses atletas apenas na competição.
Além disso, o volante Jorginho, atualmente no Arsenal, deve ser confirmado como novo reforço nas próximas semanas. O clube também busca uma peça que atue como substituto de Arrascaeta, com foco em ter uma nova alternativa para a função de criação.
Integrando o Grupo D, o Flamengo enfrenta o Espérance (Tunísia) no dia 16 de junho. Em seguida, no dia 20, a equipe encara o Chelsea (Inglaterra). O último jogo da fase de grupos seria contra o León (México), mas o time mexicano foi retirado do torneio por conflito de propriedade com o Pachuca. A FIFA ainda vai definir o substituto, que será decidido entre América do México e Los Angeles FC.
Realizado no MetLife Stadium, em Nova Jersey, foi marcado por duas viradas no placar. Jhon Arias, Nonato, Gonzalo Freytes e Keno marcaram para o time brasileiro
|
O Fluminense sofreu, mas venceu na noite deste sábado (21) ao bater o Ulsan HyunDai, da Coreia do Sul, por 4 a 2 de virada, em partida válida pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Realizado no MetLife Stadium, em Nova Jersey, foi marcado por duas viradas no placar. Jhon Arias, Nonato, Gonzalo Freytes e Keno marcaram para o time brasileiro, enquanto Lee Jin-Hyun e Um Won-Sang descontaram para os sul-coreanos.
O Fluminense iniciou a partida de forma agressiva, forçando o goleiro Hyeon-Woo a trabalhar desde o primeiro minuto em chute de Ganso. A pressão inicial surtiu efeito aos 26 minutos, quando Jhon Arias cobrou uma falta com perfeição, da entrada da área, e abriu o placar com um golaço no ângulo.
No entanto, a vantagem não durou. Com o time brasileiro quase inteiramente no campo de ataque, o Ulsan aproveitou um erro na saída de bola aos 36 minutos. Darijan Bojanic roubou a bola e acionou um contra-ataque rápido que terminou com cruzamento de Um Won-Sang para Lee Jin-Hyun empatar a partida.
A virada sul-coreana veio nos acréscimos, aos 47 minutos. Após um corte errado da zaga tricolor, Lee Jin-Hyun cruzou e encontrou Um Won-Sang, que de peixinho, colocou o Ulsan em vantagem antes do intervalo.
Para o segundo tempo, o técnico Renato Gaúcho promoveu a entrada de Everaldo no lugar de Ganso, buscando mais poder ofensivo. A mudança de postura foi nítida e as entradas de Keno e Nonato, aos 13 minutos, foram decisivas. Aos 20, Nonato aproveitou um rebote da zaga após cruzamento de Keno e finalizou para empatar o jogo.
A virada do time das Laranjeiras veio aos 37 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para o zagueiro Gonzalo Freytes, que não desperdiçou a chance e marcou seu primeiro gol pelo clube. Com o placar favorável, o Fluminense selou a vitória nos acréscimos. Aos 46, Jhon Arias cruzou da direita na cabeça de Keno, que subiu mais que a marcação para fazer o 4 a 2 e garantir o resultado.
Técnico do Mais Querido admite escolha estratégica para o duelo no Mundial de Clubes e explica que selecionou Danilo por encaixe tático e momento em campo
|
Na vitória por 3 a 1 sobre o Chelsea, pela segunda rodada do Mundial de Clubes, Filipe Luís surpreendeu ao deixar Léo Ortiz entre os suplentes, optando por Danilo como parceiro de Léo Pereira na defesa. O treinador justificou que a decisão já estava bem alinhada antes da partida.
— Tenho todos à disposição e tento escolher os que acredito que são os melhores, de acordo com o plano de jogo e a leitura do adversário. Às vezes pode surpreender, mas nossa convivência diária dá mais segurança nas opções técnicas e táticas —, afirmou o treinador.
Filipe Luís acrescentou que, apesar de ainda considerar Léo Ortiz, optou por manter Léo Pereira e inserir Danilo, que vinha em boa fase, no time titular: “Queria Danilo jogando, mas precisaria decidir entre os dois Léos. Optei por Pereira, que estava em boa fase. A decisão é minuciosa e pensada no que eu acredito que vai acontecer em campo. Nem sempre acerto, mas preciso seguir as convicções”, explicou o técnico.
O duelo ocorreria no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. Apesar de sair em desvantagem no placar, com gol de Pedro Neto ainda no primeiro tempo, a reação foi intensa: Bruno Henrique empatou, Danilo virou o jogo e Wallace Yan confirmou o triunfo em 3 a 1.
Desse modo, antes de encarar o adversário nas oitavas de final, no dia 29 de junho, o Flamengo cumpre tabela contra o Los Angeles FC na terça-feira (24). O confronto entre as equipes será às 22h (horário de Brasília), em Orlando, na Flórida.
Mesmo sem proposta oficial, nome de Anderson Talisca passa a ser avaliado nos bastidores do clube rubro-negro após sugestões de Alex Sandro e Danilo
|
O Flamengo, que está perto de anunciar a contratação de Jorge Carrascal, também começou a avaliar internamente o nome de Anderson Talisca. O meia-atacante brasileiro de 31 anos, atualmente no Fenerbahce, tem vínculo até 2026 e, portanto, não há qualquer proposta formalizada neste momento.
A sondagem partiu de uma indicação feita por dois experientes jogadores do grupo rubro-negro: Alex Sandro e Danilo. Ambos teriam sugerido o nome de Talisca à diretoria, e o tema começou a ser discutido nos bastidores do clube.
Além da imprensa brasileira, como o portal R7, veículos internacionais também repercutiram o assunto. O site turco Mackolik confirmou o interesse inicial e afirmou que já houve conversas entre Talisca e os dois veteranos. O jogador, que chegou a admitir diálogos com o Bahia para 2026, passou a observar com atenção o ambiente no Mais Querido.
Segundo apurações, Talisca tem se comunicado com jogadores do elenco atual e recebeu informações positivas sobre a estrutura do clube e a pontualidade nos pagamentos. O cenário despertou o interesse do atleta, que ainda vê o futebol brasileiro com bons olhos, embora, por ora, não haja negociação avançada com o Flamengo.
Com a iminente saída de Gerson para o Zenit, o Flamengo já começa a preparar mudanças no elenco para o restante da temporada. Outros nomes como Michael e Everton Cebolinha também aparecem entre os cotados para deixar o clube, o que pode abrir espaço no grupo para reforços ofensivos.
Talisca, embora atualmente focado em seu contrato com o Fenerbahce, é visto como uma peça que poderia agregar qualidade técnica ao setor ofensivo do Mengão. A diretoria, no entanto, só deve tomar decisões concretas após o encerramento da participação no Mundial de Clubes.