
Futebol
|
O Flamengo segue em sua preparação para o Campeonato Brasileiro de 2025, competição que foi definida como a prioridade do rubro-negro na temporada. Na estreia, o Mais Querido encara o Internacional no sábado (29) às 21h (horário de Brasília), no Maracanã. Contra o Colorado, o Mengão volta a iniciar a campanha no Brasileirão diante de um clube gaúcho após 21 anos. O Gazeta do Urubu traz todos os detalhes.
No século XXI, o Flamengo estreou no Brasileirão contra um clube do Rio Grande do Sul apenas em duas oportunidades. A primeira foi em 2002, justamente contra o Internacional, quando o Mengão, comandado pelo técnico Lula Pereira venceu no Beira Rio por 3 a 1, com gols de Felipe Melo e Liedson (2), Fabiano descontou para o Colorado.
A segunda e última estreia do Flamengo contra Gaúchos no século foi dois anos depois, em 2004, quando o Mengão novamente foi a Porto Alegre para desta vez encarar o Grêmio, no Estádio Olímpico. O placar não se movimentou naquela partida e o Mais Querido, à época comandado por Abel Braga, retornou ao Rio de Janeiro apenas com um ponto.
Estreias na década
Diante do Internacional, o Flamengo quer manter o bom retrospecto da década em estreias pelo Brasileirão. Nos últimos cinco campeonatos, o Mengão saiu vencedor em 3 oportunidades, vindo de duas seguidas em 2023 e 2024, foi derrotado em uma e ficou também com um empate.
Últimas 5 estreias no Brasileirão
2020 - Flamengo 0 x 0 Atlético-MG (Maracanã)
2021 - Flamengo 1 x 0 Palmeiras (Maracanã)
2022 - Atlético-GO 0 x 0 Flamengo (Antônio Accioly)
2023 - Flamengo 3 x 0 Coritiba (Maracanã)
2024 - Atlético-GO 1 x 2 Flamengo (Antônio Accioly)
Flamengo x Internacional
A estreia do Flamengo diante do Internacional também será a primeira vez que o Rubro-Negro recebe um clube do Rio Grande do Sul na primeira partida do Brasileirão no século XXI. O duelo acontece neste sábado (29) às 21h (horário de Brasília), com transmissão do Premiere, no Pay-Per-View, para todo o Brasil.
Diretoria estuda liberar atacantes com rendimento abaixo do esperado para viabilizar reforços na próxima janela de transferências
|
Com foco na próxima janela de transferências do meio do ano, o Flamengo já projeta mudanças no grupo de jogadores. A intenção da diretoria é reforçar o setor ofensivo com atletas de velocidade, mas para isso, será necessário abrir espaço. Nesse cenário, os nomes de Michael e Everton Cebolinha estão entre os que podem ser negociados.
O atacante Michael, que demonstrou vontade de deixar o clube no início da temporada, continua sendo uma opção viável de saída. A cúpula rubro-negra avalia que, caso surja uma proposta considerada vantajosa, não haverá resistência em liberá-lo. A prioridade é equilibrar o elenco com qualidade e agilidade nas extremidades do campo. A informação é do site UOL.
Everton Cebolinha, embora ainda não tenha recebido ofertas concretas, também aparece na relação de jogadores negociáveis. O histórico de contusões e o desempenho abaixo do esperado desde a sua chegada são pontos que influenciam a decisão. No entanto, qualquer movimentação em torno do atleta só deve ocorrer após a disputa do Super Mundial de Clubes.
O planejamento da comissão técnica e da diretoria prevê contratações pontuais, com o objetivo de elevar o nível técnico do grupo sem comprometer a estabilidade interna. O foco está na chegada de pontas rápidos, capazes de dar novas alternativas ofensivas ao Flamengo.
Enquanto isso, o Flamengo segue atento às oportunidades de mercado e conduz as tratativas com cautela. A intenção é garantir um elenco competitivo e ajustado às exigências da temporada, priorizando rendimento e disponibilidade física dos atletas.
O ex-jogador do Mais Querido está prestes a retornar com o Sheffield United à Premier League e revelou o sonho de um dia poder defender a Amarelinha
|
Maior destaque do Sheffield United (ING), o cria do Flamengo , Vinícius Souza disputará com a equipe inglesa os playoffs da Championship, segunda divisão inglesa, para tentar retornar à Premier League. O mata-mata consiste em dois jogos, com o time do volante já tendo saído na frente por 3 a 0 contra o Bristol City.
Assim, tentando retornar à Premier League, Vinicius Souza comparou a diferença de atuar na primeira divisão inglesa e na Championship, classificando a segunda como a mais cansativa.
Você fica mais fadigado após os jogos...
"Particularmente, eu acho [mais difícil]. Na Premier League, a gente pega um time a cada semana, na Championship são três. Você fica mais fadigado após os jogos", analisou Vinição em entrevista à ESPN, antes de completar:
"No campo, é mais pegado. Mas, em relação ao futebol, é bem similar. É mais físico, só que você ainda consegue ter um pouco mais de tempo para pensar. Um milésimo a mais que na Premier League", brincou.
Vini Souza destacou que para ele a única desvantagem da segunda divisão inglesa em relação à primeira é a intensidade, que é um pouco mais baixa na Championship. No entanto, o ex-Flamengo disse que o nível é bem parecido.
"É um jogo mais posicional. Na Premier League é bem mais rápido, os caras quebram a linha mais rápido e já engatam na última linha. Na Championship, você ainda consegue recuperar esses milésimos. Não parece muito, mas no futebol, é bastante", disse.
Vinícius Souza foi perguntado se o retorno à Premier League poderá ser um grande impulso para a sua convocação para a seleção brasileira, e ele garantiu que quer estar na Canarinho, mas que não prefere pensar muito sobre o assunto.
Acho que tudo vem no tempo perfeito...
"Todo brasileiro quer estar na Seleção, é o pico do atleta. Mas, como falei em outras entrevistas, acho que tudo vem no tempo perfeito. Vou trabalhar da minha forma e, se tiver que vir, vou estar de braços abertos para essa oportunidade", destacou.
O ex-atacante do Mais Querido foi o autor do tento da virada da equipe mineira sobre o Rubro-Negro, no último domingo (4), em jogo válido pelo Brasileirão
|
No último domingo (4), o Flamengo visitou o Cruzeiro e foi superado pelo placar de 2 a 1, em jogo válido pelo Brasileirão. Autor do tento da virada, Gabigol revelou uma "provocação" que fez a Léo Ortiz durante o confronto.
Eu brinquei com o Léo Ortiz: ‘Eu vou fazer o gol...
"Do jeito que foi, não (imaginei). Mas a esperança sempre está comigo. Sempre tenho muita fé que as coisas vão acontecer. Na primeira bola do jogo peguei, virei e chutei para o gol. Depois teve um lateral, e eu brinquei com o Léo Ortiz: ‘Eu vou fazer o gol’. Ele: ‘Sai daqui, sai daqui’", disse, antes de finalizar:
"Depois aconteceu o pênalti e as coisas deram certo. Imaginava entrar antes no jogo, o tempo foi passando. Mas, quando tem que acontecer, quando Deus coloca a mão, as coisas vão acontecer", concluiu Gabigol, durante entrevista ao ‘CruzeiroCast’.
Com a derrota para o Cruzeiro, o Flamengo caiu para a terceira colocação na tabela de classificação do Brasileirão. Isso porque, o Palmeiras venceu o Vasco e foi aos 16 pontos, ultrapassado o Mais Querido, que tem 14. Além disso, o Bragantino assumiu a segunda colocação, já que venceu sua partida.
Agora, o elenco do Flamengo foca no próximo compromisso da temporada. O Rubro-Negro volta a campo neste sábado (10), às 21h, contra o Bahia, em jogo válido pela oitava rodada do Brasileirão, no Maracanã.