
Futebol
|
Flamengo e Chelsea se enfrentam nesta sexta-feira (20), às 15h (horário de Brasília), pela segunda rodada do Grupo D do Mundial de Clubes da FIFA. O duelo será realizado no Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA), e terá transmissão ao vivo pela Globo (TV aberta), Sportv (TV por assinatura), Disney+, CazéTV (YouTube) e DAZN (streaming).
As duas equipes venceram na estreia e dividem a liderança do grupo com três pontos. No entanto, o Rubro-Negro ocupa a primeira colocação por ter recebido menos cartões amarelos, critério de desempate definido pela organização.
O Flamengo chega embalado após triunfo por 2 a 0 sobre o Espérance de Túnis (TUN), com gols de Arrascaeta e Luiz Araújo. Com o resultado, o time comandado por Filipe Luís ampliou para nove jogos a sequência invicta na temporada. Nos últimos sete confrontos com sua formação principal, o time não foi vazado.
Para o compromisso diante dos ingleses, o Flamengo terá o retorno do lateral Alex Sandro, recuperado de desgaste físico, e do meio-campista De la Cruz, que se recuperou de uma lesão no joelho esquerdo. As mudanças devem refletir na escalação, com Ayrton Lucas e Pedro saindo para as entradas de Alex Sandro e Bruno Henrique. O atacante Plata corre por fora na disputa por uma vaga entre os titulares.
O Chelsea, por sua vez, também estreou com vitória ao bater o Los Angeles FC (EUA) pelo mesmo placar de 2 a 0. O técnico Enzo Maresca deve realizar alterações na equipe para o confronto com o Mengão, pensando em preservar atletas para a última rodada, devido ao desgaste físico causado pelo forte calor norte-americano.
Enzo Fernández, que saiu do banco e marcou na partida anterior, tem boas chances de iniciar entre os titulares, substituindo Lavia. No comando de ataque, a definição entre Jackson e Delap segue em aberto. A expectativa é de um jogo equilibrado entre as duas equipes, ambas buscando encaminhar a classificação para as oitavas de final do torneio.
Data: Sexta-feira, 20 de junho de 2025
Horário: 15h (de Brasília)
Local: Lincoln Financial Field, Filadélfia (EUA)
Transmissão ao vivo: Globo (TV aberta), Sportv (TV fechada), Disney+, DAZN e CazéTV (YouTube)
Arbitragem: Árbitro principal: Ivan Barton (El Salvador). Assistentes: David Moran (El Salvador) e Antonio Pupiro (Nicarágua). Quarto árbitro: Ning Ma (China)
Flamengo (Técnico: Filipe Luís):
Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Gerson, Bruno Henrique (Pedro) e Luiz Araújo.
Chelsea (Técnico: Enzo Maresca):
Sanchez; Reece James, Tosin, Colwill e Cucurella; Caicedo, Enzo Fernández (Lavia), Cole Palmer e Pedro Neto; Madueke e Jackson (Delap).
O treinador do Mais Querido também explicou o motivo de ter optado por Wallace Yan na partida desta quarta-feira (16), contra o Santos
|
Após a recusa do Flamengo em vender Matheus Gonçalves ao Cruzeiro, o jovem meia foi relacionado para a partida contra o Santos, mas acabou não entrando no confronto que terminou em 1 a 0 para a equipe paulista. Após o jogo, o técnico Filipe Luís falou a não utilização do jogador.
Filipe Luís também foi questionado do porquê Wallace Yan recebeu minutos em campo, enquanto Matheus Gonçalves, mesmo relacionado, não foi acionado. Assim, segundo o treinador, a entrada do atacante não foi "pré-calculada", mas uma resposta ao que o jogo pedia no momento.
Filipe Luís fala sobre escolha por Wallace Yan: "É um jogador que tem entrado muito bem".
Ele continuou: "tem correspondido sempre que a gente precisou, em inúmeras e diversas posições", afirmou o comandante, destacando a polivalência e a contribuição do atleta com gols e assistências.
Logo em seguida, Filipe Luís fez questão de elogiar a postura de Matheus Gonçalves. O técnico do Flamengo classificou como "muito nobre" a atitude do jovem de querer atuar e buscar espaço na equipe.
"É um menino que sempre treinou bem, sempre, sempre treina bem. Agora com essa sequência de jogos, com certeza ele vai ter oportunidades para poder demonstrar e falar no campo", disse o treinador.
Desse modo, com Matheus Gonçalves à disposição, o técnico Filipe Luís foca as atenções no confronto contra o Fluminense. O Mais Querido encara a equipe das Laranjeiras no domingo (20), às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
Com ausências importantes e pouca criatividade ofensiva, o Mais Querido perdeu para o Santos por 1 a 0 em jogo marcado pela reestreia decisiva de Neymar
|
O Flamengo sofreu um revés por 1 a 0 diante do Santos na noite desta quarta-feira (16), na Vila Belmiro, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado por Neymar, que, em sua reestreia como titular no estádio santista, balançou as redes nos minutos finais e garantiu os três pontos para o time da casa.
Apesar do resultado, o Rubro-Negro segue na liderança do campeonato com 27 pontos, mas agora vê o Cruzeiro encostar, apenas um ponto atrás. A equipe carioca, que lidou com desfalques importantes no elenco, volta a campo no domingo (20), às 19h30 (de Brasília), no clássico contra o Fluminense, no Maracanã.
Léo também foi autocrítico ao comentar o erro defensivo que permitiu o gol de Neymar: "Sabíamos que eles iriam jogar por uma bola e tiveram essa bola ali no final do jogo. Foi um descuido nosso defensivo e que não pode acontecer para quem quer ser campeão brasileiro", disse o zagueiro antes de elogiar o camisa 10 do Santos.
"É o Neymar. Sempre tem que ter uma marcação diferenciada em cima dele. Mas a gente fez o nosso jogo sem pensar muito no Neymar. Sabíamos que ele podia definir o jogo em alguma jogada. Foi descuido nosso. Um cara que é diferente como ele não pode ter tanta liberdade assim. No momento que erramos no gol, estávamos muito expostos e abertos. Infelizmente, ele teve a sorte e os méritos de fazer o gol. Agora temos de trabalhar e pensar no clássico", completou.
Após o apito final, o zagueiro Léo Pereira analisou o desempenho do Mengão e lamentou a baixa produtividade ofensiva da equipe. Para o defensor, o time teve controle da posse de bola durante boa parte do jogo, mas não conseguiu ser efetivo no ataque:
— Tivemos o controle de boa parte do jogo, isso é verdade. Acho que faltou o último passe. Criamos pouco. O time que está liderando o campeonato e sempre marca gols, criamos pouco para concluir e sair com o resultado positivo — comentou o zagueiro, ainda no gramado.
O zagueiro do Mais Querido também minimizou a atuação de Neymar e pediu foco ao restante do elenco para o compromisso contra o Fluminense
|
Na noite desta quarta-feira (16), o Flamengo foi derrotado pelo placar de 1 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro. Após o jogo, o zagueiro Léo Pereira mandou um recado sobre o descuido defensivo do Mais Querido que ocasionou no gol de Neymar.
Léo Pereira avalia jogo do Flamengo: "Acho que a gente teve controle boa parte do jogo. Acho que faltou o último passe".
Ele continuou: "Criamos pouco, time que está liderando o campeonato e marca gols, criamos pouco para sair com o resultado positivo. Eles tiveram uma bola no final do jogo, um descuido defensivo e que não pode acontecer se a gente quiser ganhar o brasileiro", disse, antes de finalizar:
"É o Neymar, né. Sempre tem que ter uma marcação individual. Mas a gente fez o nosso jogo sem pensar no Neymar. A gente sabia que podia defender nas jogadas. Um cara que é diferente como ele não pode dar tanta liberdade assim. Infelizmente ele teve os méritos dele de fazer o gol. Agora é trabalhar e pensar no clássico", finalizou.
O gol que deu a vitória ao Santos saiu dos pés de Neymar. Na ocasião, o Flamengo perdeu a posse da bola para Guilherme. O atacante carregou e tocou para camisa 10 da equipe paulista, que estava dentro da pequena área. O jogador dominou, driblou dois marcadores e chutou para o fundo das redes.
Com a derrota para o Santos, o Flamengo permanece com os 27 pontos e ainda é líder do Brasileirão. No entanto, o Cruzeiro, vice-líder, encara o Fluminense nesta quinta-feira (17) e em caso de vitória pode assumir a ponta da tabela, jogando o Mais Querido para a segunda colocação.