Futebol
01 Mar 2025 | 08:09 |
A escolha do estádio Nilton Santos pelo Vasco como palco da partida de ida da semifinal do Campeonato Carioca gerou polêmica ao longo da semana. O Flamengo se posicionou contra a decisão, defendendo que os dois jogos fossem realizados no Maracanã. Entre os principais questionamentos do clube estavam o gramado sintético e a capacidade reduzida de público. No entanto, atuar no local está longe de ser um problema para o time comandado por Filipe Luís.
De acordo com levantamento do Gato Mestre, do ge, o Flamengo possui um aproveitamento de 65,6% no Nilton Santos. Em 108 partidas disputadas no estádio, a equipe soma 57 vitórias, 35 empates e apenas 16 derrotas.
No histórico do confronto entre Flamengo e Vasco no Nilton Santos, o Rubro-Negro leva vantagem. Foram 13 clássicos no local, com seis vitórias do Mengão, duas do Cruzmaltino e cinco empates. O aproveitamento do Fla nesses jogos é de 58,9%.
O duelo deste sábado marcará a primeira partida do Flamengo no Nilton Santos em 2025. Até o momento, o time enfrentou o Botafogo duas vezes no ano, mas sem jogar na casa do rival. Os encontros ocorreram no Mangueirão, em Belém-PA, na final da Supercopa do Brasil, e no Maracanã, pela fase inicial do Campeonato Carioca – o Rubro-Negro venceu ambos.
A decisão sobre o local do jogo foi um dos temas abordados na coletiva de imprensa do lateral-direito Varela. O jogador do Flamengo relembrou o recente movimento de atletas a favor do gramado natural, que contou até mesmo com o apoio de Philippe Coutinho, do Vasco.
“Chama um pouco atenção porque, na semana passada, todo mundo se juntou para jogar em campo natural. Aquele gramado muda tudo: a velocidade da bola, os toques... Nem Flamengo nem Vasco estarão totalmente à vontade. O Vasco não joga lá, se fosse o Botafogo talvez tivesse vantagem. Não sei por que decidiram jogar ali, para eles era melhor no Maracanã. Mas a decisão já foi tomada e agora temos de enfrentar”, declarou Varela.
Durante reunião com os clubes na última terça-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) chegou a sugerir que o Vasco mandasse o jogo no Maracanã, mas o clube optou por manter a partida no Nilton Santos. O confronto de volta está marcado para o dia 8 de março, no Maracanã, ambos os jogos com início às 17h45.
Por ter feito a melhor campanha na Taça Guanabara, o Flamengo tem a vantagem de se classificar para a final em caso de empate no placar agregado da semifinal.
Zagueiro é o principal jogador na mira do Mengão para reforçar o setor, mas gigante de Portugal pode dificultar caminho rubro-negro
11 Dez 2025 | 17:00 |
Na mira do Flamengo, a situação de Vitão no Internacional entrou em zona de indefinição. Destaque na vitória que confirmou a permanência do Colorado na Série A, o zagueiro pode ter feito sua despedida no último domingo, diante do Bragantino, no Beira-Rio. O defensor, de 25 anos, não tem intenção de renovar o contrato, válido até dezembro de 2026 e agora, um gigante português entrou na disputa pelo jogador.
A boa fase de Vitão volta a movimentar o mercado. Flamengo e Benfica monitoram a situação do zagueiro, embora nenhuma proposta oficial tenha sido apresentada até agora. No Rio, José Boto, diretor de futebol do Mais Querido e ex-Shakhtar Donetsk, conhece bem o atleta e vê com bons olhos uma possível contratação. A ideia do clube carioca seria utilizar o perdão da dívida referente a Thiago Maia como parte da negociação, adicionando ainda uma quantia financeira. A informação é do portal GE.
O Internacional detém 80% dos direitos econômicos do defensor e deseja receber 10 milhões de euros para liberá-lo. O valor, porém, não agrada ao Flamengo, que não pretende pagar cifras tão altas por um atleta com contrato relativamente curto.
Nos bastidores, o Colorado admite que o timing ideal de venda pode ter passado, mas aguarda movimentações do mercado para definir o destino do jogador. Recentemente, o zagueiro afirmou estar apenas pensando nas férias e evitou falar sobre negociações.
Enquanto segue ativo na busca por contratações, o Flamengo enfrenta o Pyramids neste sábado (13), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Ahmed bin Ali, em Doha. A Rede Globo transmite a partida em TV aberta, enquanto SporTV, GETV (YouTube) e CazéTV também exibem o confronto.
Entidade analisa a possibilidade de reduzir limite que hoje possibilita maior margem para contratações dos clubes brasileiros e Fla teria de se readequar
11 Dez 2025 | 16:00 |
A CBF indicou a intenção de reduzir o número máximo de estrangeiros por elenco no Campeonato Brasileiro a partir de 2026. A sinalização foi feita aos clubes durante o Conselho Técnico da Série A, embora a medida ainda dependa de debate ao longo da próxima temporada.
Atualmente, cada equipe pode inscrever até nove jogadores nascidos fora do país. O limite foi ampliado gradualmente nos últimos anos, mas a entidade vê necessidade de revisão. Segundo o UOL, o tema voltará à pauta em março, quando CBF e clubes discutirão um novo número, ainda não definido. Se aprovada, a mudança será aplicada de forma gradual, conforme dirigentes presentes.
A possível alteração reforça a estratégia já adotada pelo Flamengo para 2026. Como apurado pelo Gazeta do Urubu, a diretoria rubro-negra tem priorizado reforços brasileiros para preencher carências do elenco, principalmente porque o limite atual de estrangeiros já está completamente ocupado.
A avaliação interna é de que o grupo precisa de três a quatro contratações pontuais. Jogadores de fora não estão descartados, mas apenas se não implicarem ocupação de vaga de estrangeiro. Dentro desse contexto, o nome do zagueiro Vitão, do Internacional, ganha força nos bastidores.
O Flamengo já utiliza todas as nove vagas permitidas pela CBF. Atualmente, fazem parte da lista: Rossi, Guillermo Varela, Matías Viña, Erick Pulgar, Nico De La Cruz, Arrascaeta, Carrascal, Saúl e Gonzalo Plata. Com o elenco no limite, qualquer reforço internacional exigiria a saída de um estrangeiro, mais um motivo para que o clube direcione o radar para o mercado nacional.
Entidade quer expandir uma das premiações da competição e finalistas teriam garantia importante para a temporada seguinte; Mengão de olho
11 Dez 2025 | 15:00 |
A Confederação Brasileira de Futebol prepara um pacote de alterações para a temporada de 2026, e uma das principais mudanças envolve diretamente a Copa do Brasil. De acordo com o Estadão, o torneio passará a oferecer duas vagas para a Libertadores, contemplando campeão e vice.
A entidade ainda definirá se o segundo colocado vai direto para a fase de grupos ou se disputará a fase preliminar. A reconfiguração também impactará o Campeonato Brasileiro, já que a segunda vaga distribuída via mata-mata deixará de ser oferecida ao torneio por pontos corridos.
Enquanto a CBF projeta o futuro, a edição 2025 da Copa do Brasil caminha para sua reta final. Nesta quarta-feira (10), o Corinthians abriu vantagem ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Memphis Depay, no jogo de ida da semifinal. Pelo outro lado do chaveamento, Vasco e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira (11), às 20h, no Maracanã, também pela ida. Os duelos de volta estão marcados para domingo (14).
Atual campeão, o Flamengo deixou precocemente a competição em 2025. O time foi eliminado pelo Atlético-MG nas oitavas de final, após empate por 1 a 1 no agregado (1 a 0 para o Galo no Maracanã e 1 a 0 Mengão na Arena MRV) e derrota por 4 a 3 nos pênaltis.
Agora, o rubro-negro concentra todas as atenções no Intercontinental de Clubes. Neste sábado (13), a equipe de Filipe Luís encara o Pyramids (EGI), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Al Rayyan, no Catar, valendo vaga na decisão. Globo (TV aberta), GE TV e CazéTV transmitem o duelo.