Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

Flamengo x Vasco: O que mudou após o 6 a 1

Rubro-Negro goleou o rival na partida do primeiro turno do Brasileirão

Foto: Alexandre Cassiano
Foto: Alexandre Cassiano

  |

Icon Comentário0

Neste domingo (15), o Maracanã será palco de mais um Clássico dos Milhões, às 18h30, pela 26ª rodada do Brasileirão. O confronto entre Flamengo e Vasco marca o reencontro das equipes após a histórica goleada de 6 a 1 imposta pelo Rubro-Negro no primeiro turno. Desde então, ambos os times passaram por mudanças significativas.

Durante a semana, Flamengo e Vasco garantiram suas vagas nas semifinais da Copa do Brasil. O Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0, com gol de Arrascaeta, enquanto o Vasco, apesar da derrota por 2 a 1 para o Athletico-PR, avançou nas penalidades. Agora, o Flamengo enfrentará o Corinthians, e o Vasco medirá forças contra o Atlético-MG. Caso ambos avancem, a final relembrará o confronto de 2006, quando o Flamengo conquistou seu segundo título da competição.


Escalações de Flamengo e Vasco no 6x1:


Flamengo: Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, David Luiz e Viña; Allan (Pulgar), De la Cruz e Arrascaeta; Gerson (Luiz Araújo), Pedro (Gabigol) e Everton Cebolinha (Bruno Henrique).

Vasco: Léo Jardim; Maicon (João Victor), Léo, Puma Rodríguez (Zé Gabriel); Sforza (Paulo Henrique), Galdames, Payet (Praxedes) (Victor Luis), Lucas Piton, Rossi (Rayan) e Vegetti.


Os gols do Flamengo na goleada foram marcados por Everton Cebolinha, Pedro, David Luiz, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.

Mudanças no Flamengo: Embora a base do time comandado por Tite tenha se mantido até setembro, o ambiente no Flamengo sofreu com turbulências. A goleada de 6 a 1 foi o último jogo antes da Copa América, que impactou diretamente a sequência da temporada e contribuiu para o desgaste do elenco. Com cinco jogadores titulares convocados, o time ficou sem boa parte dos atletas por nove rodadas do Brasileirão.

Apesar disso, o Flamengo manteve um saldo positivo na tabela, impulsionado pela vitória sobre o Vasco. No entanto, o número de lesões musculares aumentou significativamente, e o desgaste afetou a equipe. Entre os titulares do jogo da sétima rodada, três sofreram lesões graves: Everton Cebolinha, Viña e Pedro passaram por cirurgias e só devem voltar em 2025.

Léo Ortiz, contratado para reforçar a zaga, acabou se destacando em outra função devido aos desfalques. O ex-jogador do Bragantino se firmou como volante e se tornou peça-chave na equipe. Léo Pereira, que não jogou no 6 a 1 por lesão, retomou sua vaga ao lado de Fabrício Bruno após a recuperação.

Durante a janela de transferências do segundo semestre, o Flamengo foi ao mercado para suprir as perdas por lesão, anunciando as contratações de Michael, Charly Alcaraz, Alex Sandro e Gonzalo Plata. No entanto, para o jogo de domingo, Michael e Alcaraz não estarão disponíveis, já que ambos estão fora devido a lesão e suspensão, respectivamente.

Mudanças no Vasco: Na goleada sofrida para o Flamengo, o Vasco estreava o técnico português Álvaro Pacheco, cuja passagem foi curta, durando apenas quatro partidas, incluindo o 6 a 1. Após três derrotas e um empate, ele foi demitido. Rafael Paiva, então técnico do sub-20, assumiu o comando e trouxe melhorias para o time.

Sob nova direção, o Vasco saiu da zona de rebaixamento e atualmente ocupa a nona posição no Brasileirão, além de estar classificado para as semifinais da Copa do Brasil.

O Vasco também se movimentou na janela de transferências, com destaque para a chegada de Philippe Coutinho. Ele disputou apenas quatro partidas antes de sofrer uma lesão e contrair Covid-19, tornando-se dúvida para o jogo de domingo. Alex Teixeira, Souza, Emerson Rodríguez, Jean David e Maxime Dominguez também foram contratados. Por outro lado, Medel, Zé Gabriel e Praxedes não fazem mais parte do elenco.



Futebol

Azar ou incompetência? Flamengo fica sem ataque titular no momento decisivo da temporada

Rubro-Negro não perdeu em 2024 ao iniciar uma partida com o ataque formado por Everton Cebolinha, Pedro e Luiz Araújo

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

Com a lesão confirmada de Luiz Araújo, nesta segunda-feira (16), o Flamengo jogará as próximas partidas do Brasileirão, as quartas da Libertadores e a semifinal da Copa do Brasil sem seu ataque titular. Everton Cebolinha, Pedro e Luiz Araújo formavam o trio de ataque da equipe de Tite. No entanto, as lesões dos Camisas 11, 9 e 7 desmontaram o ataque do Rubro-Negro.

É bem verdade que o elenco do Flamengo é recheado de boas opções. No entanto, até as peças de reposição estão sofrendo com lesões. Michael se contundiu em sua segunda partida após retornar ao Mengão. Previsão de retorno é em outubro. Bruno Henrique sofreu algumas lesões durante a temporada, mas está tendo sequência como substituto de Pedro.


Gabigol se recuperou recentemente de lesão e ainda parece estar sem ritmo de partida, atuando poucos minutos contra Bahia e Vasco. Carlinhos parece sentir a pressão de atuar num clube da magnitude do Flamengo e não tem tido um bom desempenho. E Gonzalo Plata acabou de estrear. Embora tenha feito bom jogo no último domingo, ainda precisa de mais tempo para ser avaliado.


Flamengo não perdeu quando Everton Cebolinha, Pedro e Luiz Araújo começaram jogando

O aproveitamento do Flamengo, quando Tite escalou o trio formado por Everton Cebolinha, Pedro e Luiz Araújo, para começar a partida, é de quase 100%. Foram 12 partidas com os três iniciando como titulares no ataque rubro-negro. Venceu 11 e empatou uma, por 0 a 0 contra o Fluminense, na semifinal do Carioca.


A última partida em que o trio começou entre os 11 titulares foi na vitória por 2 a 0 contra o Atlético-GO, em 28 de julho.


Futebol

Cria do Flamengo vive situação inusitada em Portugal

Jogador teve “montanha russa” de emoções no clube da cidade do Porto

Reprodução/Boavista
Reprodução/Boavista

  |

Icon Comentário0

Com 12 títulos conquistados pelo Flamengo, o goleiro César Bernardo enfrentou uma situação inusitada em sua carreira aos 32 anos. Após não ter seu contrato renovado pelo Boavista (POR) em junho, o arqueiro foi recontratado pela mesma equipe em setembro devido a lesões graves sofridas pelos dois principais goleiros do time.

Na última terça-feira (10), os goleiros João Gonçalves, titular, e Luis Pires, reserva, romperam o ligamento cruzado anterior do joelho durante um treinamento e estão fora de ação até o final de 2024. Além disso, o Boavista está proibido pela FIFA de contratar novos jogadores devido a dívidas, o que abriu a possibilidade para César, que estava sem contrato, retornar ao clube.


Agora, o ex-jogador do Flamengo se junta aos jovens Tomás Maçães e Cristiano Bacci, ambos com 17 anos. Na sua primeira passagem pelo clube português, que durou dois anos, César participou de apenas seis partidas.


César como reserva

Apesar da situação crítica do Boavista em relação ao gol, César permaneceu no banco de reservas nesta segunda-feira (16). Na quinta rodada da Série A do Campeonato Português, o ex-goleiro do Flamengo foi opção, enquanto Tomás Maçães iniciou a partida. O Boavista empatou em 2 a 2 fora de casa contra o Estrela Amadora (POR).


Doze títulos pelo Flamengo

César está entre os maiores vencedores da história do Flamengo, atrás apenas de Zico e Junior, que têm 13 títulos cada. O goleiro fez parte das seguintes conquistas do clube: Libertadores (2019), Recopa (2020), Brasileirões (2019 e 2020), Copa do Brasil (2013), Supercopa (2020) e Cariocas (2011, 2014, 2017, 2019, 2020 e 2021).



Futebol

Gabigol provoca torcida do Vasco lembrando do 6 a 1 do Flamengo no primeiro turno

Atacante não perdeu oportunidade de agitar fanáticos do rival

Foto: Lucas Bayer
Foto: Lucas Bayer

  |

Icon Comentário0

O Flamengo empatou em 1 a 1 com o Vasco no último domingo (15), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gabigol, que começou a partida no banco de reservas, entrou em campo apenas nos últimos sete minutos. No entanto, antes de começar o aquecimento, o atacante provocou os torcedores rivais. Gabigol fez o sinal de número seis com as mãos em direção à torcida do Vasco, relembrando a goleada de 6 a 1 aplicada pelo Flamengo no dia 2 de junho. Naquela ocasião, o Mengão venceu o rival carioca em jogo válido pela sétima rodada do Brasileirão.

O camisa 99 havia sido autor de um dos seis gols na vitória sobre o Vasco no primeiro turno. No returno, apesar da ausência de Pedro no ataque rubro-negro, Gabigol teve pouco tempo de jogo.


Situação no Brasileirão

Apesar da provocação de Gabigol, o Flamengo se manteve na quarta posição da tabela do Brasileirão, com 45 pontos. O Vasco ocupa a oitava colocação, com 35 pontos.


Virada de chave

Com Gabigol disponível, o Flamengo volta suas atenções para as quartas de final da Libertadores. Na quinta-feira (19), o Mais Querido enfrenta o Peñarol (URU) no Maracanã, a partir das 19h (horário de Brasília).


envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

MGM escolhe ex-Benfica para assumir scout do Flamengo caso vença a eleição

 

Icon Comentário0
Futebol

Flamengo pode alcançar meta diante do Peñarol

 

Icon Comentário0
Futebol

Flamengo tem retrospecto recente ruim contra o Peñarol - confira

 

Icon Comentário0