
Futebol
Renato Gaúcho revela estar em busca de substituto de Arias para clássico contra o Flamengo
Futebol
|
O Flamengo entrou em campo na tarde deste sábado pelo Campeonato Brasileiro. Querendo encostar no líder Botafogo, o time comandado pelo técnico Tite, encarou o Criciúma, em Brasília, no estádio Mané Garrincha. Sendo assim, o rubro-negro carioca, mesmo não jogando seu melhor futebol conseguiu a vitória por 2x1, com gol dele, Gabigol, voltando a marcar pelo rubro-negro.
Resumão
O Criciúma não se intimidou com a diferença na tabela de classificação e jogou melhor do que o Flamengo no primeiro tempo. O time levou muito perigo nas jogadas de bola parada e aproveitou uma delas, com Rodrigo, que abriu o placar aos 34 minutos, finalizando duas vezes dentro da área para fazer o gol. O Flamengo não conseguiu criar boas oportunidades e viu o Criciúma controlar as ações mesmo com menos posse de bola.
No segundo tempo, o rubro-negro voltou melhor, mesmo assim, longe de lembrar outros jogos. Entretanto, foi o suficiente para o time carioca ter uma excelente chance de empatar. Aos 23 min, Arrascaeta sofreu pênalti, mas Pedro acabou batendo mal e Gustavo defendeu. A penalidade fez com que o Criciúma se animasse na partida, mas essa animação não durou muito, isso porque o Fla chegou ao empate. Isso porque aos 30 min, Viña dá ótima passe para Arrascaeta, que toca para Pedro finalizar de primeira e empatar o jogo no Mané Garrincha.
Após o empate, o Flamengo, mesmo com o gramado bem ruim, foi pra cima e aos 39 min, o árbitro marcou mais uma penalidade à favor do Flamengo. A infração foi marcada, porque Barreto chutou a bola que não estava em jogo na bola dominada por Cebolinha dentro da área. Gabigol foi pra bola e com maestria, marcou o gol da virada rubro-negra.
E agora?
Com o resultado, o Flamengo vai ao segundo lugar, chegando aos 34 pontos e fica apenas dois pontos atrás do líder, Botafogo, que ainda joga na rodada. Vale lembrar, que o Palmeiras, com 33 também joga neste sábado e pode ultrapassar o time carioca.
O próximo adversário do Flamengo é o Vitória, também pelo Campeonato Brasileiro. A partida acontece na próxima quarta-feira, às 20h.
Mengão tem de manter-se em condições físicas ideais em meio a sequência pesada de jogos em três competições diferentes no calendário
|
Com uma longa sequência de partidas pela frente após o retorno do calendário nacional, o Flamengo intensificou os cuidados com a saúde física de seus atletas. Além da preparação física e tática, o clube aposta no trabalho diário do departamento médico para manter o elenco em condições ideais. Em vídeo divulgado pela Flamengo TV, os médicos Fernando Sassaki e Luiz Macedo explicaram a rotina de prevenção e tratamento de lesões no Ninho do Urubu.
Médico do Flamengo sobre prevenção de lesões: "grande segredo é esse contato próximo"
“No futebol de alto rendimento, levamos muito em conta a percepção do atleta, o que ele está sentindo e o exame físico. Usamos nosso conhecimento científico aliado a essa avaliação diária. O grande segredo é esse contato próximo e constante com o jogador”, destacou Sassaki, coordenador do departamento médico rubro-negro.
O profissional ainda detalhou a dinâmica interna da equipe médica: “Chegamos cedo ao clube e fazemos uma reunião com a fisioterapia para avaliar o andamento dos tratamentos e as evoluções. Depois, participamos de uma segunda reunião” explicou.
Na sequência, Luiz Macedo completou: “Essa segunda reunião é interdisciplinar, cerca de uma hora antes dos treinos. Discutimos o quadro de cada jogador, definimos protocolos de recuperação e quem está apto ou não para participar das atividades. Quando há casos específicos, tudo é avaliado em conjunto.
O esforço do DM se intensifica em meio a um momento de atenção no elenco. Atualmente, o Flamengo tem quatro jogadores em recuperação:
Segundo os médicos, com o calendário congestionado, a prevenção passa a ser ainda mais relevante do que o próprio tratamento. Evitar o desgaste físico excessivo é fundamental para evitar lesões musculares e articulares. “Mais do que tratar, nosso foco principal é prevenir. Queremos que os atletas possam render em alto nível e evitem problemas físicos”, pontuou Macedo.
Após os confrontos com São Paulo e Santos, o Flamengo enfrenta uma verdadeira maratona. Serão ao menos 13 jogos até 30 de agosto, podendo chegar a 14 partidas em caso de classificação na Copa do Brasil. O trabalho nos bastidores, portanto, será tão importante quanto o que acontece dentro de campo.
A equipe mineira venceu por 2 a 0 o time das Laranjeiras na noite desta última quinta-feira (17) e assumiu a ponta da tabela da competição
|
Na última quarta-feira (16), o Flamengo foi derrotado pelo Santos, em confronto válido pela 14ª rodada do Brasileirão. Assim, nesta quinta (17), o Rubro-Negro viu o Cruzeiro pegar a liderança da competição ao vencer o Fluminense e ir aos 30 pontos na tabela de classificação.
O Cruzeiro conseguiu construir sua vitória ainda na primeira etapa da partida, explorando a eficiência em seus ataques. Aos 29 minutos, após cobrança de escanteio de Matheus Pereira, o zagueiro ex-Flamengo, Fabrício Bruno, subiu livre para cabecear e abrir o placar.
Cinco minutos depois, o time mineiro ampliou o marcador, fazendo 2 a 0, em um contra-ataque fulminante. Fagner roubou a bola e acionou Matheus Pereira, que deu uma assistência precisa para Kaio Jorge apenas empurrar para as redes, marcando seu 12º gol e se isolando na artilharia do Brasileirão.
Classificação fornecida por Sofascore
Assim, com a derrota do Flamengo, o Cruzeiro aproveitou para vencer a sua partida e ir aos 30 pontos, assumindo a ponta da tabela do Brasileirão. O Mais Querido ocupa a segunda colocação, com 27 pontos, empatado com o Bragantino. Agora, a próxima rodada será decisiva para o Rubro-Negro.
Desse modo, o Flamengo volta a campo no próximo domingo (20), em confronto contra o Fluminense, às 19h30, no Maracanã. A partida será válida pela 15ª rodada do Brasileirão e o Rubro-Negro tentará vencer para colar novamente no Cruzeiro e disputar a ponta da tabela do torneio.
Técnico foi a público para cobrar o atacante Pedro após a vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo e comentarista admite desconforto com situação
|
Os bastidores do Flamengo seguem movimentados após a polêmica envolvendo o técnico Filipe Luís e o atacante Pedro. Durante a semana, o ex-jogador Zinho, cria do clube e comentarista da ESPN, criticou publicamente a postura do treinador rubro-negro ao expor o centroavante em entrevista coletiva.
Zinho sobre polêmica de Filipe Luís e Pedro no Flamengo: "trouxe repercussões negativas"
“O problema começou fora de campo, antes do jogo. O resultado acaba sendo consequência disso. Foi desnecessário o Filipe Luís fazer aquele desabafo. Isso trouxe repercussões negativas. Não era ele quem deveria fazer isso... Esse papel é do diretor de futebol. O técnico deve cobrar e disciplinar o atleta internamente, nos treinos”, afirmou Zinho durante programa da ESPN.
O comentarista ainda destacou que o episódio expôs o clube a críticas desnecessárias: “Ele ter ido à coletiva para expor a situação, infelizmente, acaba atingindo o clube como um todo. Ouvi muitas pessoas questionando a postura”, completou.
A crise ganhou força no sábado (12), quando Filipe Luís deixou Pedro fora da lista de relacionados do Flamengo para o duelo contra o São Paulo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Ao ser questionado, o treinador alegou que o atacante teve atitudes "inaceitáveis", sem entrar em detalhes.
Em resposta, Pedro publicou uma nota oficial em que lamentava o episódio e se dizia chateado com a situação no clube. No entanto, mesmo após a repercussão, o centroavante voltou a ser deixado de fora da partida seguinte, contra o Santos, na quarta-feira (16).
Ainda sem garantia de retorno, Pedro segue como dúvida para o clássico contra o Fluminense, marcado para este domingo (20), às 19h30 (de Brasília), no Maracanã. A partida é válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, e o Rubro-Negro entra em campo ainda sob o impacto da tensão nos bastidores.