Futebol

Gerente de Scout do Flamengo fala sobre mudanças no departamento após reformulação

O Mais Querido passou por uma grande reformulação após a chegada de José Boto no comando da direção de futebol do clube; Andrii Fedchenkov é o gerente do setor

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

09 Mai 2025 | 09:52 |

Icon Comentário0

Com a chegada de José Boto para ser diretor de futebol no Flamengo, muitas áreas do clube passaram por grande reformulação, com o departamento de scout sendo uma delas. Assim, o dirigente rubro-negro contratou para ser gerente do setor o ucraniano Andrii Fedchenkov, que detalhou o novo modelo de trabalho na área.




São detalhes muito importantes que tínhamos que fazer...


"Estamos cada dia mais perto de estarmos satisfeitos. Não posso dizer que encontramos algo ruim, mas tínhamos que melhorar muitas coisas, implementar outras. Por exemplo, criamos uma base de dados em uma plataforma, criamos o modelo do relatório do jogador concreto e detalhado. São detalhes muito importantes que tínhamos que fazer. Um dos últimos passos é a contratação dos dois profissionais", disse, em entrevista ao 'ge'. 

GRUPO PEQUENO PARA A ÁREA DE SCOUT 


Ao todo, somente cinco profissionais atuam na área de scout no Flamengo. Assim, Andrii explicou que a escolha pelo grupo reduzido tem como objetivo de acelerar a troca de informações.

"Para nós, é importante o fluxo da informação. Que seja fácil e rápido. No mundo do futebol, você não pode perder muito tempo pela comunicação, então queremos que flua muito rápido. Por isso a equipe mais curta. Podemos nos comunicar com os scouts todos os dias, sem perder tempo", afirmou.

ANÁLISE DOS JOGADORES 

Vale destacar que as contratações feitas pelo Flamengo no início da atual temporada não sairam do novo departamento de scout, já que José Boto assumiu o Rubro-Negro com a janela de transferências já aberta. Assim, Andrii Fedchenkov explicou que todo o estudo dos jogadores é baseado no estilo de jogo de Filipe Luís, ou seja, a procura é por atletas que possuam as características que o técnico pede.

O Filipe é muito claro com o que quer...

"Foi uma das primeiras coisas que alinhamos. É o que a gente chama de perfil do jogador. Ou seja, quais são as características fundamentais da posição e as secundárias. É muito fácil trabalhar com o Filipe. Ele tem o estilo do jogo bem definido, sabe o que quer do jogador de cada posição", disse Andrii Fedchenkov, antes de completar:

"Às vezes, você tem treinadores que estão pedindo um jogador perfeito, que não existe. Que tenha todas as habilidades do mundo. Não funciona assim. O Filipe é muito claro com o que quer. Temos um documento e para cada posição temos as habilidades, as métricas, as características necessárias"

ENQUANTO ISSO...

Enquanto o departamento de scout trabalha para achar jogadores que se encaixem no estilo de jogo de Filipe Luís, o técnico rubro-negro se na preparação da equipe para o próximo jogo da temporada. O Flamengo volta a campo neste sábado (10), em confronto contra o Bahia, pelo Brasileirão.


Futebol

Vai renovar? Conversas entre Flamengo e Filipe Luís tem novo desdobramento

Mengão quer seguir com o treinador para a próxima temporada independente dos últimos jogos da temporada e das conquistas de títulos

Flamengo e Filipe Luís tem avanço nas conversas pela renovação de contrato - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Flamengo e Filipe Luís tem avanço nas conversas pela renovação de contrato - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

21 Nov 2025 | 16:15 |

Icon Comentário0

A renovação de contrato de Filipe Luís com o Flamengo caminha para uma definição. Nesta semana, o clube apresentou uma nova contraproposta ao treinador, buscando avançar nas conversas para garantir sua permanência em 2026. Segundo o jornalista Thiago Asmar, o Pilhado, as negociações estão bem encaminhadas e o acordo deve ser oficializado em breve.


NEGOCIAÇÃO GANHOU FORÇA APÓS O MUNDIAL DE CLUBES


Ainda em abril, o Flamengo havia feito uma primeira oferta ao técnico. Filipe, no entanto, preferiu adiar a decisão para entender melhor os planos do clube e refletir sobre seus próprios objetivos. Após a disputa do Mundial de Clubes, o tema voltou ao centro das atenções, e Jorge Mendes — empresário do treinador — passou a atuar diretamente nas tratativas.


Mendes apresentou uma proposta formal ao clube, que foi analisada internamente. Em seguida, o Flamengo respondeu com uma contraproposta considerada equilibrada pela diretoria. A negociação, que se estendeu por meses, teve como principal ponto de divergência a parte financeira. Ainda assim, ambas as partes demonstram o desejo de seguir juntas, e a expectativa é de que haja concessões mútuas para fechar o acordo.

FILIPE LUÍS SOMA TRÊS TÍTULOS NO COMANDO RUBRO-NEGRO


Desde que assumiu o time profissional, Filipe Luís já coleciona títulos relevantes. Conquistou a Copa do Brasil logo ao chegar, conduzindo a equipe a partir da semifinal, além de vencer a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca. No Brasileirão, mantém o time na liderança, e ainda levou o Flamengo à final da Libertadores, marcada para o dia 29 de novembro, contra o Palmeiras, em Lima.

PRÓXIMO COMPROMISSO

Com Filipe Luís ainda à frente do time principal, o Flamengo volta aos gramados neste sábado (22) às 21h30 (horário de Brasília) para encarar o Red Bull Bragantino pela 35ª rodada do Brasileirão. O Mengão precisa da vitória para seguir na liderança do campeonato sem precisar depender do resultado do jogo entre Palmeiras e Fluminense.



Futebol

Jogador do Flamengo abre o jogo: “Falavam mais de mim do que do Cristiano Ronaldo…”

Lateral do Mengão passou pelo futebol italiano e viu seu nome ser mais comentado por lá por suas ações do que o do craque português

Lateral do Flamengo diz que seu nome era mais comentado na Itália do que o de Cristiano Ronaldo - Foto: Reprodução
Lateral do Flamengo diz que seu nome era mais comentado na Itália do que o de Cristiano Ronaldo - Foto: Reprodução

21 Nov 2025 | 16:05 |

Icon Comentário0

Vivendo um momento de retomada no Flamengo, Emerson Royal abriu o jogo sobre sua saída conturbada do futebol europeu. Em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, o lateral afirmou que sua decisão de voltar ao Brasil foi motivada pela busca por felicidade e bem-estar — e admitiu que, sinceramente, “não sente falta da Itália”.


Emerson Royal, do Flamengo: "falavam mais de mim do que do Cristiano Ronaldo"

ROTINA NO RIO ALIVIA PRESSÃO DO PERÍODO NO MILAN


Com um gol e uma assistência desde que chegou ao clube, Emerson descreveu a rotina no Rio de Janeiro como um alívio depois do período de forte desgaste emocional no Milan. Para o jogador, o retorno ao Brasil não representa retrocesso, mas uma estratégia clara para retomar espaço na Seleção Brasileira.


Ao ser questionado se sente nostalgia de sua vida em Milão, o lateral foi categórico. Segundo ele, a perseguição da imprensa local tornou o ambiente insustentável, comparando a atenção negativa que recebia à cobertura destinada a astros mundiais.

“Não, sinceramente não [sinto falta]. É um país lindo, o Milan é um clube top, mas não terei aquela sensação de nostalgia. Sinto falta da Espanha, onde fui muito feliz no Betis, e também da Inglaterra. Da Itália, não”, afirmou.


PRESSÃO MIDIÁTICA E FALTA DE ACEITAÇÃO

Emerson ainda revelou como enfrentou críticas constantes: “Desde a minha chegada, cada vez que eu dizia ou fazia algo, falavam mais de mim do que do Cristiano Ronaldo… mas de forma negativa. Sentia que precisava fazer o dobro para ser aceito e, mesmo assim, não era.”

ESCOLHA PELO FLAMENGO E FOCO NA SELEÇÃO

O retorno ao Brasil também teve relação direta com a visibilidade que o Flamengo proporciona, especialmente para quem busca espaço na Seleção. Segundo o lateral, houve propostas de Inglaterra, Turquia e Espanha, mas o projeto rubro-negro falou mais alto.

“Escolhi o Flamengo também para voltar à Seleção. Quero representar o meu país”, disse. Emerson destacou ainda a confiança de Carlo Ancelotti, lembrando que o técnico conhece seu potencial desde os confrontos na Europa: “Ele vê o que eu faço. Com o tempo, tudo voltará ao normal.”



Futebol

Libertadores: Conmebol define arbitragem para Flamengo x Palmeiras na final

Entidade seleciona argentino para comandar o jogo decisivo da competição entre o Mengão e o Alviverde no próximo sábado (29)

Conmebol define arbitragem para Flamengo x Palmeiras na final da Libertadores - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Conmebol define arbitragem para Flamengo x Palmeiras na final da Libertadores - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

21 Nov 2025 | 15:39 |

Icon Comentário0

A Conmebol confirmou Darío Humberto Herrera como árbitro principal da final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras. A decisão, marcada para 29 de novembro, às 18h, em Lima, no Peru, definirá qual clube se tornará o primeiro tetracampeão brasileiro da história do torneio.


EQUIPE DE ARBITRAGEM TOTALMENTE ARGENTINA


Herrera estará à frente de uma equipe composta quase integralmente por compatriotas. Cristian Gonzalo Navarro e José Miguel Savorani serão os auxiliares de linha, enquanto Maximiliano Nicolás Ramírez atuará como quarto árbitro. No comando do VAR, estará Héctor Alberto Paletta, também da Argentina.


HISTÓRICO DE HERRERA COM FLAMENGO E PALMEIRAS

O árbitro argentino já dirigiu três partidas do Flamengo na carreira, incluindo um duelo nesta própria edição da Libertadores: a vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, na ida das oitavas de final. Também esteve em Millonarios x Flamengo (2024) e Olimpia x Flamengo (2023).


Pelo lado palmeirense, Herrera apitou o triunfo sobre o Sporting Cristal em 2025, além das vitórias diante do Deportivo Táchira em 2023 e do Delfín em 2020. Vale ressaltar que nenhum árbitro brasileiro poderia apitar o confronto de acordo com as regras da Conmebol.

ESCALA COMPLETA DE ARBITRAGEM

  • Árbitro: Darío Humberto Herrera (Argentina)
  • Assistente 1: Cristian Gonzalo Navarro (Argentina)
  • Assistente 2: José Miguel Savorani (Argentina)
  • Quarto árbitro: Maximiliano Nicolás Ramírez (Argentina)
  • VAR: Héctor Alberto Paletta (Argentina)
  • AVAR 1: Santiago Fernández Gandini (Uruguai)
  • AVAR 2: Jorge Ignacio Baliño (Argentina)
  • AVAR 3: Christian Fred Ferreyra Fernández (Uruguai)
  • 5º Árbitro: Martín Sebastián Soppi San Martin (Uruguai)


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Dirigente de clube europeu indica o Flamengo como exemplo de gestão
Futebol

Dirigente de clube europeu indica o Flamengo como exemplo de gestão

21 Nov 2025 | 14:51

Icon Comentário0
Imprensa inglesa indica Flamengo como possível destino de Paquetá
Futebol

Imprensa inglesa indica Flamengo como possível destino de Paquetá

21 Nov 2025 | 14:12

Icon Comentário0
Flamengo tem lista de 8 pendurados diante do Red Bull Bragantino
Futebol

Flamengo tem lista de 8 pendurados diante do Red Bull Bragantino

21 Nov 2025 | 13:45

Icon Comentário0