Futebol
09 Mai 2025 | 09:52 |
Com a chegada de José Boto para ser diretor de futebol no Flamengo, muitas áreas do clube passaram por grande reformulação, com o departamento de scout sendo uma delas. Assim, o dirigente rubro-negro contratou para ser gerente do setor o ucraniano Andrii Fedchenkov, que detalhou o novo modelo de trabalho na área.
São detalhes muito importantes que tínhamos que fazer...
"Estamos cada dia mais perto de estarmos satisfeitos. Não posso dizer que encontramos algo ruim, mas tínhamos que melhorar muitas coisas, implementar outras. Por exemplo, criamos uma base de dados em uma plataforma, criamos o modelo do relatório do jogador concreto e detalhado. São detalhes muito importantes que tínhamos que fazer. Um dos últimos passos é a contratação dos dois profissionais", disse, em entrevista ao 'ge'.
Ao todo, somente cinco profissionais atuam na área de scout no Flamengo. Assim, Andrii explicou que a escolha pelo grupo reduzido tem como objetivo de acelerar a troca de informações.
"Para nós, é importante o fluxo da informação. Que seja fácil e rápido. No mundo do futebol, você não pode perder muito tempo pela comunicação, então queremos que flua muito rápido. Por isso a equipe mais curta. Podemos nos comunicar com os scouts todos os dias, sem perder tempo", afirmou.
Vale destacar que as contratações feitas pelo Flamengo no início da atual temporada não sairam do novo departamento de scout, já que José Boto assumiu o Rubro-Negro com a janela de transferências já aberta. Assim, Andrii Fedchenkov explicou que todo o estudo dos jogadores é baseado no estilo de jogo de Filipe Luís, ou seja, a procura é por atletas que possuam as características que o técnico pede.
O Filipe é muito claro com o que quer...
"Foi uma das primeiras coisas que alinhamos. É o que a gente chama de perfil do jogador. Ou seja, quais são as características fundamentais da posição e as secundárias. É muito fácil trabalhar com o Filipe. Ele tem o estilo do jogo bem definido, sabe o que quer do jogador de cada posição", disse Andrii Fedchenkov, antes de completar:
"Às vezes, você tem treinadores que estão pedindo um jogador perfeito, que não existe. Que tenha todas as habilidades do mundo. Não funciona assim. O Filipe é muito claro com o que quer. Temos um documento e para cada posição temos as habilidades, as métricas, as características necessárias"
Enquanto o departamento de scout trabalha para achar jogadores que se encaixem no estilo de jogo de Filipe Luís, o técnico rubro-negro se na preparação da equipe para o próximo jogo da temporada. O Flamengo volta a campo neste sábado (10), em confronto contra o Bahia, pelo Brasileirão.
Rubro-Negro inicia sua caminhada no Catar nesta quarta-feira (10) contra o Cruz Azul; treinador exalta preparação física e mental do elenco
09 Dez 2025 | 10:46 |
O Flamengo inicia nesta quarta-feira (10) sua terceira tentativa de reconquistar o topo do planeta. Às 14h (de Brasília), a equipe carioca entra em campo no Catar para enfrentar o Cruz Azul, do México, pela Copa Intercontinental. Assim como na campanha histórica de 2019, o clube chega ao torneio credenciado pelos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, carregando a confiança de uma temporada vitoriosa e minimizando preocupações com o calendário apertado.
Apesar da maratona de 75 jogos na temporada devido às finais alcançadas, o técnico Filipe Luís demonstrou otimismo quanto ao estado atlético do grupo. A antecipação da viagem para Doha, possibilitada pela conquista prévia do título nacional, foi fundamental para a aclimatação e o descanso dos titulares, que foram poupados na última rodada do Brasileirão.
"Tivemos a oportunidade de viajar um dia antes porque antecipamos o título brasileiro. Conseguimos nos adaptar, treinar e descansar. Acredito que o time chega em perfeitas condições físicas para disputar esse jogo", afirmou o treinador.
Filipe Luís destacou ainda o aspecto psicológico favorável: "Os jogadores não me demonstram nenhum cansaço físico e, mentalmente, estão mais leves do que nunca depois dos dois títulos. O momento agora é muito bom. Chegamos nesse Mundial no nosso melhor momento".
A expectativa interna é clara: chegar à grande final contra o Paris Saint-Germain (PSG). No entanto, o Flamengo mantém os pés no chão para não repetir o trauma de 2022, quando foi eliminado precocemente pelo Al-Hilal. O regulamento de 2025 impõe um desafio extra, exigindo a superação de duas etapas antes da decisão.
Cerimônia de gala realizada pela CBF em Copacabana reuniu os destaques da temporada nacional; Rubro-Negro e Raposa lideram a lista dos melhores e meia uruguaio
08 Dez 2025 | 22:40 |
A noite desta segunda-feira (8) foi de celebração para o futebol nacional. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o tradicional Prêmio Brasileirão 2025 no Roxy Dinner Show, localizado em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
O evento marcou o encerramento oficial da temporada doméstica, homenageando os campeões das séries masculinas e femininas, além de eleger a seleção ideal e os destaques individuais que brilharam nos gramados do país ao longo do ano.
A escalação dos melhores do ano refletiu a força das equipes que protagonizaram a competição. O campeão Flamengo e o Cruzeiro foram os grandes soberanos na lista, emplacando quatro jogadores cada um na equipe ideal. O Palmeiras e o Vasco também tiveram representantes, mas a surpresa positiva ficou por conta do Mirassol, que além de ter um jogador na defesa, viu seu comandante ser eleito o melhor treinador da Série A.
O prêmio mais aguardado da noite teve um dono conhecido, mas ausente. Giorgian de Arrascaeta foi eleito o craque do Brasileirão 2025 em votação realizada por jornalistas esportivos. O meia uruguaio, peça-chave na engrenagem do título rubro-negro, não pôde comparecer à cerimônia para receber a honraria, pois já se encontra no Catar com a delegação do Flamengo para a disputa da Copa Intercontinental.
Clube rubro-negro apresentou documento técnico sugerindo a padronização dos campos, citando riscos de lesões e exemplos das principais ligas mundiais
08 Dez 2025 | 22:20 |
Flamengo oficializou nesta segunda-feira (08/12) uma ofensiva institucional visando a transformação da infraestrutura do futebol nacional. O clube protocolou junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma contribuição técnica robusta destinada ao grupo de trabalho que debaterá a padronização dos campos no país.
Intitulado "Programa de Avaliação e Monitoramento da Qualidade de Gramados do Futebol Brasileiro", o documento propõe, entre outras medidas, o fim do uso de grama artificial nas principais divisões nacionais. A base da argumentação rubro-negra sustenta que superfícies artificiais não oferecem as condições ideais para a prática do futebol de alto rendimento.
O dossiê entregue à CBF destaca que as principais ligas do mundo, tanto na Europa quanto na América do Sul, citando Argentina, Uruguai e Colômbia, não utilizam ou até proíbem esse tipo de piso na primeira divisão. O clube ressalta ainda que nenhuma nação campeã mundial aceita gramados de plástico em sua elite.
Além do aspecto técnico, o Flamengo levantou questões de saúde e integridade física. O documento cita estudos que indicam o aumento do risco de lesões e outros problemas decorrentes do contato com o material sintético. A manifestação pública de jogadores contra esses campos também foi utilizada como argumento, alertando para o risco de o Brasil perder atratividade para atletas de ponta devido à qualidade do piso.
Reconhecendo os investimentos feitos por outros clubes e a utilização das arenas para shows, o Flamengo sugeriu um cronograma de adequação para evitar prejuízos imediatos. A proposta estipula um período de transição: a substituição obrigatória dos gramados artificiais na Série A ocorreria até o final de 2027, e na Série B, até o encerramento de 2028.