
Futebol
|
O Flamengo chegou a um acordo nesta quinta-feira (29) pelo atacante equatoriano Gonzalo Plata. O jogador será o quarto reforço do Mais Querido na janela do meio do ano e, segundo informações do jornalista Mauro Cezar Pereira, também será a última contratação do Flamengo para a temporada 2024.
Na última semana, o rubro-negro informou sobre o retorno do atacante Michael, que sentiu a coxa direita diante do Bahia e pode se tornar mais um desfalque para o Flamengo. Nesta semana, o Mais Querido anunciou as contratações do lateral esquerdo Alex Sandro, que estava sem clube desde que encerrou o contrato que tinha com a Juventus, e Carlos Alcaraz, contratado junto ao Southampton.
Agora, Gonzalo Plata fecha a janela para o rubro-negro. O atacante é canhoto e joga pela ponta direita. Na última edição do Campeonato Catari, o equatoriano atuou em 24 partidas, marcou oito gols e distribuiu seis assistências. O jogador é constantemente convocado para a seleção do Equador e chegou a disputar a Copa do Mundo de 2022.
Na temporada 2024, o Flamengo realizou oito contratações somadas as duas janelas, além dos quatro mais recentes, De La Cruz, Léo Ortiz, Matías Viña e Carlinhos chegaram para reforçar o elenco rubro-negro. Segundo Mauro Cezar, as contratações do Mais Querido nas últimas janelas mostram o poderio do Mengão na América do Sul.
“Flamengo já pegou o goleiro do Boca, o Rossi, o craque do River Plate, De La Cruz, pagando a multa. Agora contratou o Alcaraz que era o destaque do Racing e estava atuando no mercado inglês. Então é um pacote realmente muito pesado e a torcida do tem que ficar com boa expectativa e muito satisfeita com o que foi feito no mercado da bola no meio do ano”, disse o jornalista em seu canal no YouTube.
Joia do Mais Querido marca, dá assistência e comanda goleada sobre o Bayer Leverkusen em amistoso na Gávea; Lorran também se destaca e Matías Viña ganha minutos
|
A equipe sub-20 do Flamengo aplicou uma expressiva goleada por 5 a 1 sobre o Bayer Leverkusen nesta quinta-feira (18), em amistoso disputado na Gávea, e teve em Matheus Gonçalves o principal destaque da partida. O meia de 19 anos anotou um gol, deu uma assistência e participou ativamente das principais jogadas ofensivas do time comandado por Bruno Pivetti.
O jogo fez parte da pré-temporada do clube alemão no Brasil e contou com nomes importantes escalados por Erik ten Hag, como o atacante Victor Boniface. Apesar disso, o time alemão foi dominado no primeiro tempo, quando o Rubro-Negro construiu a maior parte do placar.
Logo no primeiro minuto de jogo, Lorran abriu o placar após iniciar o contra-ataque e receber passe de Matheus Gonçalves. A finalização contou com desvio na defesa, mas o lance demonstrou o entrosamento entre as duas promessas da base. Pouco depois, Matheus quase marcou em chute de canhota que explodiu no travessão.
Aos 9 minutos, o camisa 10 rubro-negro fez jogada individual pela direita e contou com o desvio do zagueiro Arthur, ex-Fluminense, para ampliar o marcador. Antes do intervalo, ainda teve tempo para balançar a rede de cabeça, após cruzamento pela esquerda, fechando um primeiro tempo praticamente perfeito. Pedro Leão marcou o quarto gol após rebote do goleiro em chute de Lorran, enquanto Gustavo completou a goleada no segundo tempo. Montrell Culbreath fez o único gol do Leverkusen.
Além dos destaques da base do Flamengo, o amistoso serviu para reintegrar o lateral Matías Viña, que ficou em campo por aproximadamente 40 minutos. O jogador está em fase final de recuperação após uma séria lesão sofrida na temporada passada e busca ritmo de jogo para voltar a ser opção na equipe principal.
Limite de jogadores sem passaporte brasileiro é de nove atletas e colombiano está próximo de se tornar o próximo reforço do Mengão
|
O meia colombiano Jorge Carrascal é aguardado nos próximos dias no Rio de Janeiro para realizar exames médicos e assinar contrato com o Flamengo. Com a chegada do jogador, surge a dúvida: o Rubro-Negro ainda pode contratar mais estrangeiros?
Desde 2023, a CBF ampliou o limite de atletas estrangeiros relacionados por partida no Campeonato Brasileiro — de sete para nove. Com Carrascal, o clube soma oito jogadores gringos no elenco: Rossi (Argentina), Pulgar (Chile), Plata (Equador), e os uruguaios Viña, Varela, De la Cruz e Arrascaeta.
Uma dúvida recorrente é sobre o volante Jorginho, nascido no Brasil, mas naturalizado italiano e ex-jogador da seleção da Itália. No entanto, segundo o portal 'GE', o meio-campista possui dupla cidadania e, para a CBF, é considerado brasileiro. Portanto, ele não entra na conta dos estrangeiros. Com isso, o Flamengo ainda tem uma vaga aberta para estrangeiro no elenco que pode ser utilizado por partida.
O clube segue de olho em nomes de fora do país e sonha com a contratação do argentino Taty Castellanos, atacante da Lazio (ITA). No entanto, a equipe italiana não tem interesse em negociá-lo neste momento, o que dificulta qualquer avanço.
Vale lembrar que o regulamento não impede que o clube tenha mais de nove estrangeiros no elenco — a restrição se aplica apenas à lista de relacionados para cada jogo. Por exemplo, com Pulgar lesionado por dois a três meses, o Flamengo teria margem para incluir um décimo jogador estrangeiro temporariamente, sem ultrapassar o limite de nove por partida. Ainda assim, a diretoria não pretende extrapolar esse número.
Além de Carrascal, o Flamengo segue no mercado em busca de um centroavante e um ponta-esquerda. Caso se confirme a venda de Wesley nesta janela de transferências, o clube também deve ir atrás de um novo lateral-direito para repor a saída do jovem.
Jogador do Galo foi punido pelo STJD após publicações com teor ofensivo e misógino contra a presidente do Palmeiras; decisão afasta o jogador de decisões
|
O atacante Dudu, atualmente no Atlético-MG, foi suspenso por seis partidas e multado em R$ 90 mil pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A punição foi aplicada nesta sexta-feira (18), após o jogador publicar mensagens consideradas ofensivas e de cunho misógino contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras — clube no qual atuou por quase uma década.
A decisão foi tomada pela 5ª turma do STJD e tem como base o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atitudes discriminatórias e desrespeitosas relacionadas a gênero. As postagens de Dudu aconteceram durante a sua conturbada saída do time paulista no início de 2025, rumo ao Cruzeiro, antes de chegar ao Galo.
Dudu utilizou suas redes sociais para expressar insatisfação com a forma como deixou o clube paulista. Em uma das mensagens, publicada em janeiro, escreveu: “O caminhão estava pesado e mandaram eu sair pelas portas do fundo!!! Minha história foi gigante e sincera diferente da sua sra @leilapereira Me esquece VTNC.”
A sigla “VTNC” foi interpretada como uma ofensa clara. A tentativa do jogador de justificar que se referia a “Vim Trabalhar no Cruzeiro” não foi aceita pelos auditores. Além disso, outra publicação dele chamou a dirigente de “#falsamaisdoquenotade2reais”, o que ajudou a fundamentar a pena.
Durante o julgamento, realizado no Rio de Janeiro, Dudu não compareceu pessoalmente por ter atuado na véspera com o Atlético-MG, mas enviou um vídeo de defesa. Leila Pereira esteve presente na sessão do tribunal.
Com a punição, Dudu desfalcará o Atlético-MG por seis jogos organizados pela CBF, o que inclui o reencontro contra o Palmeiras neste domingo (20), pela 15ª rodada do Brasileirão, e os dois jogos das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Flamengo.