Futebol
|
0Neste domingo (3), o Flamengo fará a primeira partida válida pela final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG. O duelo no Maracanã, às 16h (de Brasília) marca a décima vez que o Rubro-Negro disputa a decisão do torneio nacional. Nas nove oportunidades anteriores, saiu campeão em quatro e perdeu apenas uma vez no jogo de ida.
A primeira vez em que o Flamengo chegou à final da Copa do Brasil foi em 1990, segunda edição do torneio. O Rubro-Negro enfrentou o Goiás na decisão e venceu o jogo de ida por 1 a 0, com gol do zagueiro Fernando. O jogo foi disputado em Juiz de Fora. O Mengão conquistou o primeiro título na competição naquele ano.
A segunda oportunidade foi em 1997, empatando o primeiro jogo contra o Grêmio em 0 a 0, no antigo Estádio Olímpico. Jogo da volta, no Maracanã, novo empate por 2 a 2, com os gaúchos conquistando a taça por conta do critério do gol fora de casa.
Flamengo e Cruzeiro fizeram a final de 2003, com um empate por 1 a 1 no Maracanã. No segundo jogo, vitória do time mineiro por 3 a 1. No ano seguinte, o Rubro-Negro ia para sua quarta final, empatando por 2 a 2 o jogo de ida contra o surpreendente Santo André, em jogo disputado no antigo Palestra Itália. Na volta, uma das derrotas mais vexatórias da história do Fla, perdendo por 2 a 0 em pleno Maracanã.
Segunda conquista com baile sobre rival
Em 2006, o Flamengo chegava a sua quinta final de Copa do Brasil, com apenas um título conquistado. Na decisão, o Vasco, grande rival. No primeiro jogo, 2 a 0 para o Mais Querido, com gols de Obina e Luizão. No jogo de volta, nova vitória por 1 a 0, com gol do lateral-esquerdo Juan, e bicampeonato conquistado. As duas partidas foram no Maracanã.
Tri com golaço inesquecível de Amaral
Em 2013, no início da reconstrução financeira do Flamengo, o time chegou a mais uma decisão de Copa do Brasil. Na primeira partida da final contra o Athletico-PR, um empate por 1 a 1 na Vila Capanema, Curitiba. O jogo ficou marcado pelo golaço do volante Amaral, com um chutaço de fora da área. No Maracanã, Elias e Hernane Brocador garantiram o tricampeonato.
Em 2017, novamente uma final contra o Cruzeiro. No primeiro jogo, um empate por 1 a 1 no Maracanã. Paquetá fez o gol do Mengão e Arrascaeta, ídolo rubro-negro, jogava no time celeste na época e marcou. Na volta, após empate sem gols, derrota nos pênaltis por 5 a 3.
É Tetra!
Em 2022, o Mengão, que vivia uma era vitoriosa nos últimos anos, faltava o título da Copa do Brasil para coroar a geração. Na final contra o Corinthians, um empate sem gols na Neo Química Arena levou para o Maracanã o ato decisivo. Pedro marcou para o Mais Querido, mas o time paulista empatou perto do fim e levou a decisão para os pênaltis. Com Rodinei marcando na última cobrança, vitória por 6 a 5 e tetracampeonato confirmado.
Flamengo x São Paulo: única derrota em jogos de ida em decisões de Copa do Brasil
Em 2023, o atual campeão enfrentou o São Paulo, que nunca tinha vencido a Copa do Brasil. Com linda festa da torcida no Maracanã, o time de Sampaoli decepcionou e perdeu por 1 a 0, única derrota em jogos de ida do Flamengo em finais de Copa do Brasil. Na volta, empate por 1 a 1 e título para o time do Morumbi.
Alfredo chega para ser assistente do novo diretor esportivo e ocupar a coordenação técnica
|
0O coordenador técnico português Alfredo Almeida chegará em janeiro para trabalhar no Flamengo. Com indicação de José Boto, Alfredo chega para ser assistente do novo diretor esportivo e ocupar a coordenação técnica, assim como trabalhava no NK Osijec, da Croácia.
Quem é Alfredo Almeida?
Alfredo Almeida, com vasta experiência no futebol, pode ser o nome que José Boto busca para assumir o cargo de Coordenador Técnico e Assistente do Diretor de Futebol no Flamengo.
Alfredo possui grande experiência no cenário internacional, tendo destaque como Coordenador Técnico na Benfica Ukrainian Football Academy. Lá, ele ajudou a implementar a filosofia do Benfica, desenvolvendo talentos e expandindo o clube globalmente.
Sua passagem pelo Brasil, no SL Benfica/Coimbra Sports, também foi boa. Isso porque desempenhou um papel essencial na adaptação do futebol europeu à realidade brasileira, com foco na formação de jogadores e na estruturação de novas academias de futebol.
Atualmente, Alfredo ocupava o cargo de Assistente Diretor Desportivo e Coordenador Técnico no NK Osijek, na Croácia. O novo coordenador do Flamengo, é reconhecido por sua filosofia focada no desenvolvimento técnico e estratégico das equipes, especialmente na formação de jovens atletas.
Com Licença UEFA A + Elite Jovem, Alfredo possui uma formação internacionalmente reconhecida. Com sua experiência internacional e visão estratégica, Alfredo pode ser o responsável por alavancar a base do Flamengo e otimizar as operações técnicas, ajudando o clube a se manter competitivo em nível mundial.
Atacante foi peça importante e cresceu de rendimento com o técnico Tite, mas sofreu com lesões e ficou fora por mais de 30 partidas
|
0O Flamengo encerrou sua temporada no empate por 2 a 2 contra o Vitória, no dia 8 de dezembro. Para Everton Cebolinha, porém, o ano acabou muito antes. Fora desde agosto, o atacante foi o jogador que mais desfalcou o Rubro-Negro por lesão em 2024.
Cebolinha sofreu uma grave ruptura no tendão de Aquiles, o que o afastou dos gramados por 38 partidas. A lesão exigiu cirurgia e marcou um ano complicado para o camisa 11, que também lidou com outros problemas físicos antes da contusão mais séria.
Matías Viña é o segundo no ranking
Logo atrás de Everton Cebolinha aparece o lateral-esquerdo uruguaio Matías Viña, que desfalcou o Flamengo em 28 jogos. Viña passou por cirurgia após uma lesão multiligamentar no cruzado anterior do joelho direito e enfrenta um longo período de recuperação.
Recuperação e planos para 2025
Everton Cebolinha está focado em retornar aos gramados na pré-temporada de 2025. Quando o elenco do Flamengo se reapresentar no dia 8 de janeiro, o atacante terá completado cerca de cinco meses de recuperação.
O Departamento Médico do clube planeja realizar atividades especiais para ajudar o jogador a recuperar a forma física e passar pelo processo de transição até estar apto a competir.
Pré-temporada nos EUA e início do Carioca
O Flamengo viaja para os Estados Unidos no dia 10 de janeiro, onde realizará a pré-temporada. Durante a estadia em solo norte-americano, o Rubro-Negro enfrentará o São Paulo, no dia 19. Após o amistoso, a delegação retornará ao Brasil, onde o time principal estreará no Campeonato Carioca 2025.
Jogador tem dois caminhos a ser escolhidos por Filipe Luís e José Boto
|
0Campeão do Brasileirão e da Libertadores no Botafogo atuando por apenas 28 minutos na temporada, o zagueiro Pablo está de volta ao Flamengo. O defensor que tem contrato com o Rubro-Negro até final de 2025, jogou por empréstimo na equipe de General Severiano, mas recebeu poucas oportunidades com o técnico Artur Jorge. Sendo assim, volta ao Fla precisando se recuperar na carreira.
De acordo com o portal 'ge', Pablo encontrará dois cenários no Flamengo. A diretoria chefiada por José Boto vai analisar com o técnico Filipe Luís o que fazer com o atleta no início de 2025. O clube estuda se leva Pablo para a pré-temporada nos Estados Unidos, ou se a melhor opção é que o zagueiro permaneça com o elenco que disputará as quatro primeiras rodadas do Campeonato Carioca.
Uma movimentação de Boto dá indícios de que Pablo estará com o grupo que fará o pontapé inicial no Estadual. O português conseguiu a não liberação do zagueiro João Victor, que estava na lista da Seleção Sub-20. O jovem defensor vai para a pré-temporada com o grupo principal nos EUA. A estreia do Fla no Carioca será no dia 11 de janeiro, contra o Boavista.
A passagem de Pablo pelo Flamengo
Pablo não teve passagem memorável pelo Flamengo. O zagueiro chegou em 2022 vindo do Lokomotiv, da Rússia. Com boa passagem pelo Bordeaux e campeão Brasileiro pelo Corinthians, a chegada do defensor era promissora, buscando resolver uma carência do Mais Querido com as instabilidades dos demais companheiros de posição.
Porém, não foi o que acabou acontecendo. No Flamengo, Pablo se tornou uma das últimas opções na zaga, vendo David Luiz, Fabrício Bruno e Léo Pereira alternarem na titularidade em 2022. Mesmo assim, conquistou Copa do Brasil e Libertadores.