Futebol

Histórico mostra que Flamengo só perdeu uma vez na primeira partida em finais da Copa do Brasil

Em todas as decisões em que o Flamengo venceu o jogo de ida, o Rubro-Negro conquistou o título

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Neste domingo (3), o Flamengo fará a primeira partida válida pela final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG. O duelo no Maracanã, às 16h (de Brasília) marca a décima vez que o Rubro-Negro disputa a decisão do torneio nacional. Nas nove oportunidades anteriores, saiu campeão em quatro e perdeu apenas uma vez no jogo de ida.


A primeira vez em que o Flamengo chegou à final da Copa do Brasil foi em 1990, segunda edição do torneio. O Rubro-Negro enfrentou o Goiás na decisão e venceu o jogo de ida por 1 a 0, com gol do zagueiro Fernando. O jogo foi disputado em Juiz de Fora. O Mengão conquistou o primeiro título na competição naquele ano.



A segunda oportunidade foi em 1997, empatando o primeiro jogo contra o Grêmio em 0 a 0, no antigo Estádio Olímpico. Jogo da volta, no Maracanã, novo empate por 2 a 2, com os gaúchos conquistando a taça por conta do critério do gol fora de casa.


Flamengo e Cruzeiro fizeram a final de 2003, com um empate por 1 a 1 no Maracanã. No segundo jogo, vitória do time mineiro por 3 a 1. No ano seguinte, o Rubro-Negro ia para sua quarta final, empatando por 2 a 2 o jogo de ida contra o surpreendente Santo André, em jogo disputado no antigo Palestra Itália. Na volta, uma das derrotas mais vexatórias da história do Fla, perdendo por 2 a 0 em pleno Maracanã.

Segunda conquista com baile sobre rival

Em 2006, o Flamengo chegava a sua quinta final de Copa do Brasil, com apenas um título conquistado. Na decisão, o Vasco, grande rival. No primeiro jogo, 2 a 0 para o Mais Querido, com gols de Obina e Luizão. No jogo de volta, nova vitória por 1 a 0, com gol do lateral-esquerdo Juan, e bicampeonato conquistado. As duas partidas foram no Maracanã.

Tri com golaço inesquecível de Amaral

Em 2013, no início da reconstrução financeira do Flamengo, o time chegou a mais uma decisão de Copa do Brasil. Na primeira partida da final contra o Athletico-PR, um empate por 1 a 1 na Vila Capanema, Curitiba. O jogo ficou marcado pelo golaço do volante Amaral, com um chutaço de fora da área. No Maracanã, Elias e Hernane Brocador garantiram o tricampeonato.

Em 2017, novamente uma final contra o Cruzeiro. No primeiro jogo, um empate por 1 a 1 no Maracanã. Paquetá fez o gol do Mengão e Arrascaeta, ídolo rubro-negro, jogava no time celeste na época e marcou. Na volta, após empate sem gols, derrota nos pênaltis por 5 a 3.

É Tetra!

Em 2022, o Mengão, que vivia uma era vitoriosa nos últimos anos, faltava o título da Copa do Brasil para coroar a geração. Na final contra o Corinthians, um empate sem gols na Neo Química Arena levou para o Maracanã o ato decisivo. Pedro marcou para o Mais Querido, mas o time paulista empatou perto do fim e levou a decisão para os pênaltis. Com Rodinei marcando na última cobrança, vitória por 6 a 5 e tetracampeonato confirmado.

Flamengo x São Paulo: única derrota em jogos de ida em decisões de Copa do Brasil

Em 2023, o atual campeão enfrentou o São Paulo, que nunca tinha vencido a Copa do Brasil. Com linda festa da torcida no Maracanã, o time de Sampaoli decepcionou e perdeu por 1 a 0, única derrota em jogos de ida do Flamengo em finais de Copa do Brasil. Na volta, empate por 1 a 1 e título para o time do Morumbi.


Futebol

"Tem que ser nesse perfil", Filipe Luís abre o jogo sobre novo atacante do Flamengo

Após o rubro-negro iguala placar com o Vitória, técnico do Mengão tem data para planejar a próxima temporada

Flamengo encerra 2024 no Maracanã e Filipe Luís projeta reforços - foto: reprodução
Flamengo encerra 2024 no Maracanã e Filipe Luís projeta reforços - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo fechou a temporada de 2024 com um empate por 2 a 2 contra o Vitória, neste domingo (8), no Maracanã. A partida foi válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro e marcou o adeus de Gabigol ao Mengão. O jogo também abriu espaço para reflexões e anúncios sobre os preparativos para o próximo ano.


Após a partida, Filipe Luís revelou que o planejamento para 2025 começará oficialmente na próxima semana. O treinador explicou que o clube ainda não iniciou discussões detalhadas sobre contratações, mas ressaltou a importância de buscar jogadores alinhados ao modelo de jogo estabelecido.


Teremos conversas diárias com o departamento de scout, mas começaremos a tratar sobre saídas e entradas na próxima semana. O objetivo é trazer atletas que se encaixem nas características do treinador e do clube, com ambição e fome de marcar seus nomes na história do Flamengo”, declarou.


"Ou seja, o atacante tem que ser nesse perfil. A partir daí, outros jogadores virão fazer suas histórias, deixarão seus nomes marcados de outras formas, outros títulos, outros anos, e o clube vai ficar sempre. Falar que jogador virá, virá um com muita ambição, com muita fome, querendo escrever o nome na história do Flamengo e que a torcida cante o nome dele. É o que todo jogador que vem para o Flamengo sonha", concluiu o treinador.



BUSCA POR UM NOVO CENTROAVANTE

Com a despedida de Gabigol, o Flamengo precisará reforçar o ataque para 2025. No elenco atual, o Mais Querido conta com Pedro e Carlinhos, mas ambos não estarão disponíveis no início do ano. Pedro se recupera de uma grave lesão no joelho sofrida em um treino com a Seleção Brasileira, enquanto Carlinhos foi liberado para férias antecipadas e retornará para o Campeonato Carioca.


Futebol

Finalmente! CBF decide adotar impedimento semiautomático para Brasileirão 2025

A entidade brasileira fará modificações em alguns estádios para poder alocar os equipamentos corretamente

CBF adota impedimento semiautomático para Brasileirão 2025 (Reprodução/ CBF)
CBF adota impedimento semiautomático para Brasileirão 2025 (Reprodução/ CBF)

  |

Icon Comentário0

A temporada 2024 se encerrou neste último domingo (8) e, agora, todos os clubes se preparam para iniciar o planejamento para 2025. Assim, as equipes terão uma novidade no Brasileirão do próximo ano. Isso porque, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu adotar o impedimento semiautomático na competição.


Vale destacar que a nova tecnologia foi utilizada pela primeira vez na Copa do Mundo de 2022 e, desde então, várias outras ligas ao redor do mundo também adotaram. De acordo com informações da TV Globo, por conta dos equipamentos, a CBF terá que alterar a estrutura de alguns estádios para instalas as câmeras de forma correta.


TECNOLOGIA NEGADA NA FINAL DA COPA DO BRASIL


Antes das finais da Copa do Brasil, o Atlético-MG entrou com um pedido na CBF para a implementação do impedimento semiautomático nas duas partidas da decisão. No entanto, a entidade não conseguiu atender ao pedido, devido ao pouco tempo disponível entre os confrontos para a instalação dos equipamentos.

Agora, a CBF decidiu implementar a tecnologia no Brasileirão 2025 por conta das diversas reclamações acerca do VAR ao longo dos últimos anos. De acordo com um levantamento feito pelo GE, o Flamengo foi o time mais prejudicado pelo árbitro de vídeo na competição em 2024, com 11 decisões favoráveis.


ELENCO DE FÉRIAS

Assim, enquanto a CBF trabalha para implementar o impedimento semiautomático no Brasileirão 2025, o elenco do Flamengo curte as férias. A reapresentação dos jogadores está marcada para o dia 08 de janeiro.


Futebol

Erick Pulgar recebe homenagem do Flamengo e é destaque em último jogo da temporada

Erick Pulgar celebra 100 jogos pelo Flamengo, recebe homenagem no Maracanã e agradece à torcida

 Erick Pulgar celebra 100 jogos pelo Flamengo em cerimônia no Maracanã - foto: reprodução
Erick Pulgar celebra 100 jogos pelo Flamengo em cerimônia no Maracanã - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

Desde que chegou ao Flamengo em 2022, Erick Pulgar coleciona conquistas como a Libertadores, o Campeonato Carioca e dois títulos da Copa do Brasil. Contudo, 2024 marcou um momento especial na trajetória do chileno: seu 100º jogo pelo Mais Querido. Antes do empate por 2 a 2 com o Vitória no Maracanã, Pulgar foi homenageado pelo presidente Rodolfo Landim, pelo vice de futebol Marcos Braz e pelo diretor-executivo Bruno Spindel.


Após a partida, Pulgar usou suas redes sociais para agradecer à torcida e reforçar seu compromisso com o CRF. "Alcançar 100 jogos representando o Flamengo, um clube cheio de história, paixão e grandeza, é muito significativo para mim. Esta conquista não seria possível sem o apoio incondicional de vocês, torcedores", destacou o volante.


Pulgar também ressaltou os desafios e aprendizados ao longo de sua trajetória no Mengão, além de prometer dedicação para buscar novos títulos. "Cada grito e cada cântico foram uma motivação imensa para continuar crescendo. Vestir esse manto sagrado é um orgulho que carrego com o coração cheio de gratidão."



RENOVAÇÃO CONTRATUAL EM DISCUSSÃO


Com contrato vigente até dezembro de 2025, Erick Pulgar já está em negociação para renovar seu vínculo com o Flamengo. A diretoria busca garantir a permanência de um dos pilares do elenco rubro-negro, visando a continuidade do sucesso nas competições futuras.


DESTAQUE EM FLAMENGO X VITÓRIA

O volante foi um dos destaques do duelo rubro-negro do último domingo (08). Pulgar foi responsável direto nos dois gols do Mais Queido, dando duas assistências no confronto, para Ayrton Lucas e Gabigol. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Flamengo tem as 5 melhores médias de público do Brasileirão nos pontos corridos
Futebol

Flamengo tem as 5 melhores médias de público do Brasileirão nos pontos corridos

 

Icon Comentário0
Estilo midiático pesa e Cruzeiro corre para fechar contratação de Gabigol, afirma jornalista
Futebol

Estilo midiático pesa e Cruzeiro corre para fechar contratação de Gabigol, afirma jornalista

 

Icon Comentário0
Empresário de Matheus Cunha nega propostas de outros clubes: "não chegou nada"
Futebol

Empresário de Matheus Cunha nega propostas de outros clubes: "não chegou nada"

 

Icon Comentário0