Futebol
|
0A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou, na última quinta-feira (9), que o troféu do Campeonato Carioca 2025 será batizado em homenagem a Arthur Antunes Coimbra, o Zico, maior ídolo da história do Flamengo.
Zico celebra a homenagem
O ex-jogador demonstrou gratidão ao saber que seu nome estará associado à taça da competição.
“Foi o próprio presidente (da FERJ, Rubens Lopes) que me ligou. A gente sempre tem contatos, tenho amizade com ele há algum tempo, antes mesmo dele ser presidente. Lógico que a gente se sente honrado de ter seu nome na taça do campeão. Procurei sempre honrar o Campeonato Carioca, foram muitos anos disputando, procurei sempre fazer o melhor para que o Rio de Janeiro continuasse firme. É o campeonato mais charmoso, um dos mais difíceis”, afirmou o Galinho.
Zico também destacou a importância da valorização do torneio e do fortalecimento do futebol carioca.
“O presidente tem feito um esforço grande para que isso continue a acontecer. O futebol do Rio vive um grande momento. Tomara que o Vasco consiga crescer, pois ter os quatro grandes no Rio é importante para o futebol brasileiro. Os últimos campeões da Libertadores são do Rio. O Campeonato Carioca merece uma competição desse nível.”
Abertura oficial do Carioca 2025
A cerimônia de abertura do torneio aconteceu no Museu de Arte Moderna, no Parque do Flamengo, e contou com a presença de Zico e do novo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), entre outras autoridades.
Estreia do Flamengo no Carioca
O Flamengo inicia sua campanha no Campeonato Carioca neste domingo (12), enfrentando o Boavista na Arena Bapistão, em Aracaju-SE. A partida está marcada para as 16h (horário de Brasília).
Presidente do clube reconhece que 80% da torcida do Mengão está fora do Rio de Janeiro e considera as partidas no norte/nordeste como sérias
|
0Os primeiros quatro jogos do Flamengo no Campeonato Carioca 2025 serão realizados no Nordeste, marcando um momento especial para a torcida rubro-negra fora do Rio de Janeiro. Apesar de algumas pessoas se referirem à sequência de partidas como um "tour", o presidente Luiz Eduardo Baptista (Bap) enfatizou que a equipe encara os compromissos de forma séria.
“Não é tour, é jogo sério”, afirma Bap
Durante o evento de abertura do Estadual organizado pela FERJ na quinta-feira (9), Bap explicou a iniciativa de jogar no Nordeste. Ele destacou a importância de aproximar o Flamengo de seus torcedores espalhados pelo Brasil, que representam mais de 80% da torcida do clube.
“Não é tour, não. É um jogo a vera, jogo sério. Temos muitos torcedores pelo Brasil inteiro, mais de 80% da torcida do Flamengo é de fora do Rio. Esse é um projeto que começou há algum tempo e foi idealizado com o tempo. Jogar para os torcedores da gente pelo Brasil inteiro é muito prazeroso. É bacana. Está tudo muito bem planejado para gerar conforto aos atletas e dar alegria ao torcedor”, afirmou.
Jogos no Nordeste
O Flamengo terá a seguinte sequência de partidas no Nordeste com sua equipe alternativa, comandada pelo técnico Cleber dos Santos:
1- Boavista - Aracaju-SE (12/01)
2- Madureira - Campina Grande-PB (19/01)
3- Nova Iguaçu - São Luís-MA (19/01)
4- Bangu - São Luís-MA (22/01)
Enquanto isso, o elenco principal, comandado por Filipe Luís, viaja para os Estados Unidos, onde realizará a pré-temporada.
Taça do Carioca homenageará Zico
Durante o evento, o maior ídolo da história do Flamengo, Zico, foi homenageado com o anúncio de que a taça do Campeonato Carioca 2025 levará seu nome. A homenagem celebra a relevância do craque na história do futebol e do clube.
Mandatário do Mengão afirma que zagueiro já não queria mais seguir no clube e viu a proposta do Cruzeiro como boa para fluxo de caixa
|
0O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), participou do lançamento do Campeonato Carioca de 2025 e aproveitou para esclarecer a decisão do clube de aceitar a proposta do Cruzeiro pelo zagueiro Fabrício Bruno. Segundo Bap, a venda foi motivada pela vontade do atleta e pela necessidade de reforçar o caixa do clube em meio a um cenário financeiro desafiador.
Razões para a saída de Fabrício Bruno
“O Fabrício é uma combinação de fatores. O atleta não queria permanecer, tinha vontade, e é legítimo, de ir ao Cruzeiro. E também é legítimo o valor que o Flamengo vai receber. Chegamos a um bom termo para receber à vista. Em um ano difícil com taxas de juros altíssimas, começar com o caixa recomposto é fundamental. No final, acabou sendo bom para o Flamengo, Cruzeiro, Fabrício e todo mundo”, explicou o dirigente.
Reforços para 2025
Quando questionado sobre as negociações por novos reforços, como o atacante Juninho, do Qarabag (Azerbaijão), Bap foi reservado. Ele destacou o papel do diretor técnico José Boto no comando das tratativas e reforçou seu desejo, como torcedor e presidente, de fortalecer o elenco.
“O presidente do Flamengo acima de tudo é torcedor e também quer reforços. É o que eu posso dizer”, comentou de forma breve.
Situação financeira do Flamengo
Bap revelou que o fluxo de caixa do clube estava em situação delicada quando assumiu a presidência, mas que esforços importantes já foram feitos para reverter o cenário.
“O fluxo de caixa realmente estava delicado. Fizemos esforços importantes entre a posse e o início do ano. Alguns parceiros que tinham atrasos foram razoáveis e conseguiram, de alguma maneira, ajudar o clube”, detalhou o mandatário.
A venda de Fabrício Bruno, concretizada por 7 milhões de euros à vista, faz parte da estratégia de Bap para recompor as finanças do clube e abrir caminho para os desafios da temporada 2025.
Jogador assinou por dois anos com o Flu, que busca equilibrar experiência e juventude nas alas
|
0O Fluminense anunciou a contratação do lateral-esquerdo Renê, de 32 anos, ex-jogador do Flamengo que estava no Internacional. Atualmente livre no mercado após não renovar com o Colorado, ele assinou um vínculo de dois anos com o time das Laranjeiras.
Renê chega para substituir Diogo Barbosa, que não renovou com o Fluminense e acertou com o Fortaleza. Ele recebeu propostas de outros clubes da Série A do Brasileirão, mas a do Tricolor se mostrou mais vantajosa financeiramente e esportivamente — devido à disputa do Mundial de Clubes.
- Estou muito feliz e motivado. O Fluminense é um grande clube, que tem pela frente um ano com campeonatos muito difíceis, mas com objetivos muito grandes. Já estou me ambientando, fui muito bem recebido. Agradeço a todos e espero ser muito feliz aqui com essa camisa tão pesada - disse o ala ao site do Flu.
Na última temporada, apesar de muito criticado, Renê foi titular em boa parte, perdendo a vaga para o argentino Bernabei, que tomou conta da posição e terminou 2024 como um dos melhores da posição no país.
Pelo Flamengo, Renê atuou por cinco temporadas, chegando em 2017, do Sport e saindo em 2022 rumo ao Internacional. Com o Manto, foram 204 jogos, seis gols marcados e os títulos da Libertadores, Brasileirão (2x), Recopa, Supercopa do Brasil (2x) e quatro Cariocas.