
Futebol
|
A vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no Maracanã, não trouxe apenas os três pontos para o Flamengo. A partida válida pela 13ª rodada do Brasileirão expôs um desafio inesperado para o técnico Filipe Luís, que perdeu os dois laterais-esquerdos por lesão e precisou improvisar.
No primeiro tempo, Alex Sandro sentiu um problema físico e deu lugar a Ayrton Lucas, que também deixou o gramado na segunda etapa após sofrer um corte profundo na canela. Com Matías Viña no banco, a expectativa era de que o uruguaio fosse acionado, mas Filipe optou por deslocar Varela — lateral-direito de origem — para o setor esquerdo.
Filipe Luís sobre Viña no Flamengo: "treina com força, intensidade, puxa fila em tudo"
Em entrevista coletiva após a partida, o treinador explicou a escolha e apontou o motivo de Viña não ter sido utilizado: “Primeiro, uma pena o que aconteceu com o Alex e com o Ayrton. Os dois estavam num momento incrível. O Viña também vem de uma lesão muito grave. E eu acredito que ele não esteja ainda no nível dos companheiros para poder competir num jogo do jeito que estava”, declarou.
Apesar de não tê-lo utilizado, Filipe elogiou o comprometimento de Viña nos treinos e afirmou que sua presença no banco foi um reconhecimento pelo esforço: “É um menino que treina com força, intensidade, puxa fila em tudo. Não tenho dúvida de que ele vai voltar ao nível dele quanto antes. Mas, nesse momento, optei pelo Varela porque ele já está mais adaptado e entendendo muito bem o que eu quero”, completou.
A fala do técnico também serviu como uma crítica indireta ao atacante Pedro, que recentemente foi cobrado por rendimento abaixo nos treinamentos. Filipe Luís classificou as ações do centroavante como lamentáveis e afirmou que o jogador precisa colocar a cabeça no lugar para voltar a ter oportunidades.
Cria da base do Mengão vem ganhando cada vez mais espaço com Filipe Luís e está à frente até mesmo do camisa 9 em gols marcados
|
O Flamengo venceu o São Paulo por 2 a 0 neste sábado (12), no Maracanã, com gols de Luiz Araújo e Wallace Yan no segundo tempo. Com o gol marcado diante da equipe paulista, o jovem atacante chegou a sete gols na temporada e assumiu a terceira posição no ranking de artilheiros do clube em 2025.
Wallace já superou Pedro, que tem cinco gols, e igualou Bruno Henrique, que também balançou as redes sete vezes. No topo da lista estão Arrascaeta, com 13 gols (e que lidera o ranking no Brasileirão com nove tentos no campeonato), e Luiz Araújo, com nove.
Cria da base, Wallace Yan tem sido uma peça valiosa no elenco comandado por Filipe Luís. Em 2025, soma 17 jogos, sete gols e três assistências. Os gols estão distribuídos entre o Campeonato Carioca (4), o Mundial de Clubes (2) e o Campeonato Brasileiro (1).
O Flamengo volta a campo na quarta-feira (16), às 20h (de Brasília), contra o Santos, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mengão é o líder do Brasileirão com 27 pontos e, apesar da 13ª jornada ainda estar em disputa, não pode ser ultrapassado até o próximo duelo.
Mengão é o líder do Brasileiro após a 13ª terceira rodada, mas vê adversários diretos vencendo e mantendo uma distância curta
|
O Campeonato Brasileiro retornou neste sábado (12), após a pausa para o Mundial de Clubes, nos Estados Unidos. Quatro partidas abriram a 13ª rodada, com destaque para a vitória do Flamengo, que derrotou o São Paulo por 2 a 0 no Maracanã. Luiz Araújo e Wallace Yan marcaram os gols do triunfo rubro-negro, que manteve o clube na liderança da competição.
Também às 16h30, o Internacional recebeu o Vitória no Beira-Rio e venceu por 1 a 0, com gol de Rafael Borré. Mais tarde, às 18h30, o Mané Garrincha foi palco do clássico carioca entre Vasco e Botafogo. O Alvinegro foi superior e venceu por 2 a 0, com gols de Eduardo e Tiquinho Soares. No encerramento do sábado, o Bahia venceu o Atlético-MG por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, em Salvador.
A rodada continua neste domingo (13) com mais três confrontos. Às 19h (de Brasília), o Corinthians enfrenta o Red Bull Bragantino na Neo Química Arena. Às 20h30, o Clássico-Rei entre Fortaleza e Ceará movimenta o Castelão, enquanto o Cruzeiro recebe o Grêmio no Mineirão. Na segunda-feira (14), Juventude e Sport fecham a rodada às 20h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Após a vitória, o Flamengo acompanha o restante da rodada na liderança isolada do Brasileirão e sabe que não terá como ser ultrapassado nesta rodada. O time volta a campo na quarta-feira (16), às 20h (de Brasília), quando enfrenta o Santos na Vila Belmiro.
Mengão foi impositivo diante do tricolor no Maracanã e ganhou por 2 a 0 pelo Brasileirão com muita pressão, o que deixou Crespo preocupado
|
O Flamengo venceu o São Paulo por 2 a 0 neste sábado (12), no Maracanã, em duelo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com amplo domínio durante os 90 minutos, o Rubro-Negro não deu chances ao adversário e garantiu mais três pontos na liderança da competição.
Técnico do São Paulo sobre o jogo: "Graças a Deus, não é todo dia que vamos jogar contra o Flamengo"
Após o jogo, o técnico Hernán Crespo foi sincero ao analisar a partida e deixou claro o alívio por não ter que encarar o Flamengo com frequência: “A ideia é pensar no Brasileirão, em começar a somar pontos para sair da situação desconfortável […] Neste momento, é foco no que podemos fazer: recuperar a equipe, lutar, disputar cada bola. E graças a Deus, não é todo dia que vamos jogar contra o Flamengo no Maracanã”, afirmou Crespo.
O Flamengo teve o controle do jogo desde o apito inicial, criando chances em ambos os tempos. Apesar das boas defesas de Rafael — foram pelo menos quatro intervenções importantes — o Rubro-Negro furou a marcação são-paulina no segundo tempo.
Aos 16 minutos, Luiz Araújo acertou um belo chute no ângulo e abriu o placar. Já nos minutos finais, Wallace Yan aproveitou um rebote de uma nova tentativa do camisa 7 e completou para o gol, selando a vitória rubro-negra.
Com o triunfo, o Flamengo chegou aos 27 pontos e se isolou ainda mais na liderança do Brasileirão. A equipe volta a campo na próxima quarta-feira (16), quando enfrenta o Santos, às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do campeonato.