Futebol

Joel Santana compara o trabalho de Filipe Luís no Flamengo com o seu próprio

‘Papai Joel’ comentou o bom início do treinador no Mengão, elogiou a coragem do técnico e ressaltou a utilização de jogadores da base

Joel Santana compara trabalho de Filipe Luís com o seu - Foto: Reprodução/Flamengo
Joel Santana compara trabalho de Filipe Luís com o seu - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Em seu canal no YouTube, o ex-técnico do Flamengo, Joel Santana, compartilhou sua opinião sobre o trabalho de Filipe Luís à frente do clube. Conhecido como ‘Papai Joel’, ele demonstrou estar satisfeito com o desempenho do novo técnico e destacou um fator essencial para o sucesso: conhecer a cultura e a base do Flamengo, algo que ele mesmo teve que fazer em seu tempo no comando do clube.


“Flamengo está em céu de brigadeiro. O que o Flamengo faz, está tudo certo. Eu estou me lembrando, o treinador do Flamengo, quando eu comecei a trabalhar. Eu conheci a base, ele conhece a base. Isso é uma grande vantagem do time. Conhece a base, conhece a casa. Conhece o Urubu Guerreiro, conhece a torcida. E aí as coisas se decolam e vão embora”, diz.


Joel ressaltou a importância do uso da base, algo que Filipe Luís tem priorizado em suas escalações. Ele mencionou a atuação decisiva de Matheus Gonçalves e Guilherme na vitória contra o Cuiabá e relembrou jogadores históricos que ajudou a promover ao time profissional, traçando um paralelo com a atual situação.


“Quando eu fui para o Flamengo, foi a mesma coisa. Nós subimos o Júlio César, nós subimos o Juan, nós subimos o Athirson. E subimos mais um. Com esses jogadores, depois, nós fomos campeões lá na frente. O Flamengo jogou o que tinha que jogar. Pode ser Cuiabá, pode ser Palmeiras. O Flamengo é aquilo. O time está certinho, está bonitinho, está direitinho. O treinador não está inventando,”, continua.

Crítica a técnicos que evitam usar jovens


Joel Santana criticou treinadores que hesitam em utilizar jogadores da base e elogiou Filipe Luís por sua coragem. Para ele, jovens talentos em grandes clubes não devem ter medo de atuar.

“Flamengo venceu, a garotada revolucionou, os meninos do Ninho foram para cima. É isso que eu falo, cara. Jogador de Rio de Janeiro, de Flamengo, de Fluminense, não pode tremer. Palmeiras, Corinthians. Os garotos já são homens, rapaz. Bota os caras para jogar, deixa eles jogarem. Um dia eles vão ter que jogar. Ah, é muito garotinho? Não tem nada disso, não”, afirmou.

Joel enfatizou que, se o jogador tem talento, a idade não deve ser um empecilho.

“Se é bom, bota para jogar, que o jogador vai render, ele quer render. O garoto está cheio de vontade, cheio de fome. A mãe está rezando, o pai está rezando, o cachorro está rezando, o gato, o papagaio, está todo mundo rezando por ele. Ele não vai ser feliz? Vestindo o Manto Sagrado? É bom? Então bota para jogar”, completou.



Futebol

Novo Mister? Filipe Luís tem números superiores ao de Jorge Jesus em seu início no Flamengo

Técnico do Mengão chegou a marca de 13 jogos com aproveitamento de 71%, superior ao histórico treinador do ano mágico de 2019

Filipe Luís tem aproveitamento melhor do que Jorge Jesus em seu início pelo Flamengo - Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Filipe Luís tem aproveitamento melhor do que Jorge Jesus em seu início pelo Flamengo - Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Embora a temporada de 2024 não tenha atendido às expectativas do Flamengo, os torcedores têm motivos para se animar com o futuro. Sob o comando de Filipe Luís, o Rubro-Negro apresentou uma clara evolução em seu desempenho. Mesmo em início de trabalho, o jovem treinador já ostenta números superiores aos de Jorge Jesus, ícone histórico do clube.


Até o momento, Filipe Luís comandou o Flamengo em 13 partidas, conquistando oito vitórias, quatro empates e sofrendo apenas uma derrota, o que equivale a um aproveitamento de 71,8%. Para efeito de comparação, no mesmo recorte de jogos, Jorge Jesus alcançou 64,1%. Filipe Luís também supera Renato Gaúcho, que teve índice de 69,2%.


COMPARATIVO: PRIMEIRAS 13 PARTIDAS


Filipe Luís (2024)

8 vitórias


4 empates

1 derrota

Aproveitamento: 71,8%

Gols marcados: 18

Gols sofridos: 9

Renato Gaúcho (2021)

9 vitórias

4 derrotas

Aproveitamento: 69,2%

Gols marcados: 27

Gols sofridos: 11

Jorge Jesus (2019)

7 vitórias

4 empates

2 derrotas

Aproveitamento: 64,1%

Gols marcados: 27

Gols sofridos: 14

DESTAQUE DEFENSIVO

Além do segundo melhor aproveitamento, o Flamengo de Filipe Luís possui a defesa mais eficiente desde a passagem de Jorge Jesus, tendo sido vazado apenas nove vezes nas 13 partidas iniciais. Esse desempenho iguala a marca obtida por Tite.

TÍTULO JÁ CONQUISTADO

Mesmo com pouco tempo à frente da equipe, Filipe Luís já entrou para a história ao conquistar a Copa do Brasil. O título foi assegurado com uma vitória contundente sobre o Atlético-MG por 4 a 1 no placar agregado. Tal desempenho faz parte da torcida acreditar que, caso o treinador tivesse assumido o comando mais cedo, o Flamengo poderia ter lutado pelo Brasileirão e pela Libertadores.

PRÓXIMO DESAFIO

Agora, em busca de terminar o ano de forma positiva, Filipe Luís prepara o Flamengo para o penúltimo compromisso da temporada. O Rubro-Negro enfrentará o Criciúma nesta quarta-feira (04), às 20h (horário de Brasília), no Estádio Heriberto Hülse, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.



Futebol

Léo Ortiz fala sobre promessa por título da Copa do Brasil e destaca: "Gostei desse estilo novo"

O defensor do Mais Querido foi um dos destaques do time na competição e conquistou seu primeiro título com o Manto Sagrado

Léo Ortiz fala sobre promessa na Copa do Brasil (Reprodução/ Instagram)
Léo Ortiz fala sobre promessa na Copa do Brasil (Reprodução/ Instagram)

  |

Icon Comentário0

Léo Ortiz 'nevou' após a conquista do título da Copa do Brasil, despertando a curiosidade dos torcedores do Flamengo. Desse modo, nesta segunda-feira (2), o defensor do Mais Querido explicou que a mudança foi uma promessa pelo título e que quis ficar "super saiyajin", fazendo referência ao desenho 'Dragon Ball Z'.


"Tinha colocado como promessa: se ganhasse a Copa do Brasil, ficaria ‘super saiyajin’ (referência ao anime Dragon Ball Z). Então, tive que fazer essa loucura aí, mas acho que ficou legal. Gostei desse estilo novo, e ela (minha namorada) também gostou. Agora saiu o gol com o cabelo platinado, está tudo dando certo. Estou muito feliz pelo momento", disse Léo Ortiz, em entrevista à ‘FlaTV’.


DESTAQUE NA FINAL DA COPA DO BRASIL


Léo Ortiz foi um dos destaques do Flamengo na final da Copa do Brasil, apesar de ter falhado no gol do Atlético-MG no Maracanã, o que manteve a equipe mineira viva na decisão. No entanto, o defensor comentou como conseguiu superar o momento.

"São fatos que acontecem com quem disputa o futebol de alto nível. O maior mérito que eu tive foi não ter me abalado durante o jogo. Quando sai do jogo eu fiquei pensando que poderia ter feito diferente. Refletindo, com a cabeça fria, eu entendi que não anulava a boa partida que eu fiz e que eu tinha que me preparar para sair campeão na próxima partida. Deu muito certo. Fiz uma grande partida no segundo jogo", comentou o zagueiro.


PENTACAMPEONATO

Mesmo com o erro de Ortiz, o Flamengo atropelou o Atlético-MG. No primeiro jogo, o Mais Querido aplicou 3 a 1, com gols de Gabigol (2x) e Arrascaeta. Já na segunda partida, em Belo Horizonte, o Rubro-Negro derrotou a equipe mineira por 1 a 0, com gol de Gonzalo Plata, conquistando o pentacampeonato da Copa do Brasil.


Futebol

Matheus Cunha, do Flamengo, ganha prêmio de melhor destaque da Copa do Brasil

O arqueiro do Mais Querido atuou em seis jogos do mata-mata, mas perdeu a vaga para Rossi após a saída de Tite

Matheus Cunha ganha prêmio de melhor goleiro da Copa do Brasil ( Reprodução/ Flamengo)
Matheus Cunha ganha prêmio de melhor goleiro da Copa do Brasil ( Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Matheus Cunha foi eleito o melhor goleiro da Copa do Brasil 2024. Apesar de ser reserva , o arqueiro foi um dos destaques do torneio, mesmo não participando das semifinais contra o Corinthians e da decisão com o Atlético-MG.


Na época de Tite, Matheus Cunha era escalado nos jogos da Copa do Brasil, e Rossi jogava Brasileirão e Libertadores. Desse modo, o jovem arqueiro atuou nos embates com Amazonas, Palmeiras e Bahia. Em seis jogos, o goleiro sofreu apenas um gol, contra os paulistas, no Allianz Parque.


“Defesas, saídas pelo alto, reposições de bola e muito compromisso com o manto. Foram mais de 540 minutos em campo com muita dedicação, raça e grande contribuição na campanha pelo penta. Nas seis partidas como titular, em cinco não sofreu gol. Sempre passando confiança para os companheiros e para a nação”, escreveu a empresa ‘Continental’, que entregou um troféu em formato de luva para Matheus Cunha.


ROSSI TITULAR ABSOLUTO

Com a saída de Tite e a chegada de Filipe Luís no comando técnico do Flamengo, o rodízio de goleiros acabou. Assim, Rossi virou titular absoluto no mata-mata e participou das semifinais e final. Com o arqueiro argentino, o Mais Querido também sofreu um gol, no duelo de ida da final contra o Atlético-MG.


RENOVAÇÃO DE CONTRATO?

Mesmo com o destaque na Copa do Brasil, o Mais Querido ainda não resolveu a situação contratual com o jovem, que tem vínculo até dezembro de 2025. No entanto, segundo informações da jornalista Raisa Simplicio, há conversas em andamento para a renovação com Matheus Cunha.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ataque de Seleção! Ronaldo Fenômeno confirma dupla com Adriano Imperador em despedida no Maracanã
Futebol

Ataque de Seleção! Ronaldo Fenômeno confirma dupla com Adriano Imperador em despedida no Maracanã

 

Icon Comentário0
Como assim? Torcedores do Flamengo picham muro do Ninho com pedido inusitado
Futebol

Como assim? Torcedores do Flamengo picham muro do Ninho com pedido inusitado

 

Icon Comentário0
Em tom de despedida, Gabigol publica vídeo com declarações de famosos e torcedores
Futebol

Em tom de despedida, Gabigol publica vídeo com declarações de famosos e torcedores

 

Icon Comentário0