Futebol
|
0Na tarde deste sábado (30), o Botafogo entrou para a história ao conquistar sua primeira Copa Libertadores. O título veio com uma vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, em partida disputada no Monumental de Nuñez, na Argentina.
Os gols da conquista alvinegra foram marcados por Luiz Henrique, Alex Telles (de pênalti) e Júnior Santos. Eduardo Vargas descontou para o Galo em jogada de escanteio cobrada por Hulk.
Com o título, o zagueiro Pablo, emprestado ao Botafogo pelo Flamengo, atingiu uma marca notável: bicampeão da Libertadores por clubes diferentes, tendo vencido com o CRF em 2022.
BOTAFOGO SUPERA EXPULSÃO E SE DESTACA NA FINAL
A partida começou de forma dramática para o Botafogo, com a expulsão do volante Gregore logo aos 29 segundos por uma entrada em Fausto Vera. Mesmo com um jogador a menos, a equipe mostrou resiliência, reorganizando sua postura defensiva sob o comando do técnico Artur Jorge.
Luiz Henrique foi o grande nome da final, marcando o primeiro gol e sofrendo o pênalti que resultou no segundo. Sua persistência foi decisiva ao pressionar Arana e forçar o erro do goleiro Everson.
O Atlético-MG, por sua vez, adotou uma postura ofensiva no segundo tempo, promovendo três alterações para intensificar o ataque. Apesar de diminuir o placar com Vargas, o quinteto ofensivo formado por Paulinho, Vargas, Bernard, Hulk e Deyverson não conseguiu superar a defesa botafoguense.
UM PRÉ-JOGO DE EMOÇÕES E ESTRELAS
Antes da bola rolar, o Monumental de Nuñez foi palco de uma celebração especial. O tenista sérvio Novak Djokovic entrou em campo com a taça da Libertadores, enquanto se prepara para um jogo de exibição em Buenos Aires contra Martín Del Potro.
Treinador enalteceu a atuação da equipe rubro-negra que volta ao G4, na terceira posição do Campeonato
|
0Mesmo sem mais objetivos no Campeonato Brasileiro, o Flamengo voltou a vencer na tarde deste domingo no Maracanã e fez 3 a 2 sobre o Inter, que estava há 16 jogos invicto. A vitória devolveu o rubro-negro carioca ao G4, mas precisamente na terceira colocação com 66 pontos, um a mais do que a dupla Fortaleza e o próprio Internacional. Após o apito final, o técnico Filipe Luís, tratou de enaltecer o time.
"Estou muito feliz pela vitória. Foi um grande jogo, um adversário à altura, que estava brigando pelo título, mas existe essa comunhão, essa sinergia com a torcida. Os jogadores comprometidos durante a semana em todos os treinamentos, fizeram um jogo impecável, seguiram o plano de jogo de maneira perfeita e acho que fomos justos... Acho não, tenho certeza que fomos justos vencedores dessa grande partida. Pelo que me falaram, foi a primeira vez que o Inter tomou três gols no Brasileiro. E como você falou, 15 jogos sem perder, não é fácil. Parece fácil porque nós somos o Flamengo, estamos no Maracanã, então muitas vezes é natural uma vitória assim, e não é natural. Eu falo, não é fácil, sempre é difícil e por isso que eu valorizo tanto o esforço dos meus jogadores. Do que eles fizeram durante a semana, da mobilização que eles tiveram para o jogo e se viu perfeitamente o desempenho depois deles no campo", disse o treinador rubro-negro.
Próximo adversário
O Flamengo agora, vai encarar o Criciúma fora de casa, pela penúltima rodada do Brasileirão. Nesse sentido, muitos torcedores nas redes sociais pedem para que o Fla "entregue" o jogo, pois o time de ´Santa Catarina briga ponto a ponto com o Fluminense para fugir do rebaixamento para a série B. O confronto acontece na próxima quarta, às 20h.
Rubro-negro abriu 3 a 0 no primeiro tempo, porém, levou susto na segunda etapa e quase leva o empate
|
0O Flamengo deu show no primeiro tempo, abrindo 3 a 0, com gols de Léo Ortiz e Michael (duas vezes). A goleada histórica que estava pintando virou um susto, já que o Internacional diminuiu, fechando o placar em 3 a 2. Após o duelo deste domingo (01), o zagueiro rubro-negro culpou o cansaço do fim de temporada como ‘responsável’ pela queda na etapa complementar.
— Sabíamos que seria um jogo disputado, a gente começou muito bem, no ritmo muito alto. É difícil manter esse ritmo durante todo o jogo. Tentamos. Começamos o segundo tempo ainda bem, criando algumas oportunidades, perdemos ali e eles acharam um gol — disse Léo Ortiz.
— O Inter começou a entrar no jogo, tiveram o 3 a 2, mas no fim a gente conseguiu sustentar bem ainda, podendo criar mais chances no final. O time sentiu um pouco cansaço de fim de temporada, pelo ritmo que a gente colocou no primeiro tempo, mas o importante é a vitória aqui em casa. Agora tem mais dois jogos para fechar com chave de ouro — acrescentou o zagueiro.
FILIPE LUÍS DEMORA A MEXER
Com o Flamengo aparentando cansaço no segundo tempo, Filipe Luís preferiu manter o time titular por longo período. A primeira mexida aconteceu apenas aos 30’, com a entrada de Alcaraz no lugar de De La Cruz. Posteriormente, já mais para a reta final, Fabrício Bruno, Gabigol e Varela substituíram Léo Pereira, Bruno Henrique e Plata. Com mais ‘perna’, o Internacional quase empatou, perdendo duas boas chances na pequena área.
PRÓXIMO JOGO
O tempo de descanso será curto, afinal, o Flamengo encara o Criciúma já na próxima quarta-feira (04), em Santa Catarina, pela penúltima rodada do Brasileirão.
Jogadores estão suspensos após receberem cartões amarelos no confronto com o Internacional pelo Brasileirão
|
0O Flamengo não poderá contar com os meio-campistas Gerson e Nico de la Cruz no duelo contra o Criciúma, marcado para a próxima quarta-feira (4), no Estádio Heriberto Hülse, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Ambos os jogadores foram advertidos com o terceiro cartão amarelo durante a vitória do Mais Querido sobre o Internacional, no último domingo (1), e estão suspensos para a próxima partida.
Nico de la Cruz recebeu seu cartão aos 42 minutos do primeiro tempo, em um lance que gerou controvérsias. O uruguaio desarmou Alan Patrick com um carrinho que tocou na bola, mas o árbitro Rodrigo de Lima considerou o movimento excessivamente agressivo. A decisão do juiz foi amplamente contestada pelo jogador e pela comissão técnica rubro-negra.
POLÊMICA NA PUNIÇÃO DE GERSON
O caso de Gerson também levantou debates. O camisa 8 do Mengão foi punido por protestar contra um lance envolvendo o árbitro Rodrigo de Lima e o jogador Plata, do Internacional. No lance, Plata colidiu com o árbitro, que optou por não paralisar a partida, resultando em uma jogada de gol para o adversário. Gerson liderou os protestos, mas o árbitro manteve a decisão e ainda aplicou o cartão amarelo ao capitão rubro-negro.
Embora as regras determinem que o jogo só deve ser interrompido caso a bola atinja o árbitro e mude de posse, os jogadores pediram bom senso diante da situação. A decisão, porém, não foi revertida, e o gol do Internacional foi validado.
PRÓXIMOS JOGOS DO FLAMENGO
O CRF, que já garantiu sua vaga direta na próxima Libertadores, ainda tem dois compromissos no calendário do Brasileirão:
04/12 – Criciúma x Flamengo – Estádio Heriberto Hülse – 37ª rodada
08/12 – Flamengo x Vitória – Estádio Maracanã – 38ª rodada