
Futebol
|
O sorteio do Mundial de Clubes de 2025, realizado nesta quinta-feira (05), colocou o Flamengo no Grupo D, ao lado de Chelsea (ING), León (MEX) e Espérance de Tunisie (TUN). A competição, que acontece nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho, já começou a movimentar torcedores e a imprensa internacional.
Destaque na Inglaterra
Apesar de especulações de que os europeus poderiam não priorizar o torneio, veículos ingleses deram atenção ao sorteio. O tabloide britânico The Sun destacou o Flamengo, a quem chamou de ‘gigante brasileiro’ e apontou a lembrança de um jogador de renome que passou também pelo Chelsea. David Luiz, zagueiro do Flamengo, teve passagem marcante pelo clube inglês, conquistando a Champions League.
“Chelsea encontra gigante brasileiro“, escreveu o diário na manchete. “Os Blues terão como confronto de destaque os gigantes brasileiros, e o conhecido David Luiz estará na defesa“, completou. Além do zagueiro, Filipe Luís, atual técnico do Mengão, também vestiu a camisa dos Blues e venceu a Premier League na temporada 2014/15.
Adversários do Grupo D
O Flamengo enfrentará três times na fase de grupos, com os dois melhores avançando para as oitavas de final:
Chelsea (ING): Um dos clubes mais ricos e tradicionais da Inglaterra.
León (MEX): Atual campeão da Concachampions, representa a força do futebol mexicano.
Espérance (TUN): Potência da Tunísia e do futebol africano, com tradição em competições continentais.
Estreia do Flamengo
O Flamengo fará sua estreia no torneio contra o Espérance, enfrentará o Chelsea na segunda rodada e encerrará a fase de grupos contra o León.
Caminho cruzado com gigantes
Caso avance, o Flamengo poderá enfrentar equipes do Grupo C nas oitavas de final. O grupo tem como favoritos Bayern de Munique (ALE), Benfica (POR) e Boca Juniors (ARG), o que reforça o nível de competitividade da competição.
Dupla segue programação definida pelo departamento e não devem viajar com o grupo do Mengão para a estreia na competição
|
O Flamengo atualizou a situação médica dos jogadores que estão no Departamento Médico da equipe. Após boas notícias sobre o zagueiro Léo Pereira, que sofreu forte pancada diante do Internacional na estreia do Brasileirão e ter avanços na recuperação de Gerson e Arrascaeta, o clube informou que os defensores Danilo e Viña seguem o planejamento de recuperação estabelecido pelo DM do clube.
Situação da dupla
Danilo segue como desfalque no Flamengo e não atua desde a última rodada do Campeonato Carioca diante do Maricá, em 22 de fevereiro. Após sentir desconforto que o fez ser poupado do final do estadual com foco na disputa do Brasileirão, o zagueiro sentiu dores na coxa direita na última terça-feira (25) e o rubro-negro já confirmou que não jogará a primeira partida da Libertadores diante do Deportivo Táchira, da Venezuela.
Já Matías Viña segue se recuperando de graves lesões sofridas em agosto de 2024, durante confronto com o Palmeiras no Brasileirão. O lateral levou uma forte pancada de Fabinho, do alviverde, e sentiu muitas dores no joelho. Após exames, foi constatada uma ruptura dos ligamentos do joelho direito, além de uma fratura na tíbia. A expectativa é de que o uruguaio só retorne no segundo semestre.
Lesões prejudicam o Flamengo
O Flamengo vem sofrendo com inúmeras lesões em 2025. Desde o início da temporada, Arrascaeta, Alex Sandro, Ayrton Lucas, Bruno Henrique, Danilo, Everton Cebolinha, Gerson e Michael já passaram pelo Departamento Médico em algum momento, seja por contusões musculares ou traumáticas. O técnico Filipe Luís entende a situação como normal devido a alta intensidade que seu estilo de jogo requer dos atletas.
“As lesões vão acontecer. É um risco que eu corro pedindo para jogarem assim. Tem jogadores que têm mais predisposição, outros que têm menos. Tem jogadores que conseguem jogar a temporada e apenas têm apenas um problema. Tentamos dosar a carga, mas não temos controle de tudo. Às vezes fazem ações que sentem. A única lesão grande foi do Michael. As outras foram edema, sobrecarga, que tira os jogadores por 10 dias, duas semanas. Infelizmente. Mas estamos trabalhando. Com a sequência de jogos, acredito que melhore isso e que eles se condicionem cada vez melhor”, disse o técnico após o empate com o Internacional.
O defensor do Mais Querido será reavaliado pelo Departamento médico antes da viagem do plantel para a Venezuela, na próxima quarta-feira 2, para a Libertadores
|
Após sair de campo com dores no joelho no empate contra o Internacional no último sábado (29), Léo Pereira passou por exames no CT Ninho do Urubu na manhã desta segunda-feira (31). Assim, foi descartada lesão e o defensor deve viajar com o elenco para a estreia na Libertadores.
"Após pancada e substituição com dores na partida contra o Internacional, jogador se reapresentou normalmente e exame clínico não indicou lesão. Nesta segunda-feira (31), fez trabalho regenerativo juntamente com os titulares do último sábado", destacou o Flamengo em comunicado à imprensa.
EXPECTATIVA PARA ESTREIA NA LIBERTADORES
Assim, o Flamengo torce para que Léo Pereira se recupere das dores antes da próxima reavaliação, já que o clube definirá os relacionados para a estreia na Libertadores nesta quarta-feira (2). Lembrando que o plantel viajará para a Venezuela, onde enfrentará o Deportivo Táchira.
FILIPE LUÍS PODE IMPROVISAS OU UTILIZAR CRIA DA BASE
Caso a nova avaliação médica aponte que Léo Pereira não terá condições de viajar com o grupo para a Venezuela, Filipe Luís terá que fazer uma escolha. Sem um reserva para o defensor, já que Danilo está lesionado, o técnico rubro-negro tem dois caminhos: improvisar Alex Sandro ou utilizar um jovem da base.
Lembrando que Cleiton, Carbone e João Victor já receberam moral com o técnico do Mais Querido na atual temporada, mas as circunstâncias da estreia na Libertadores podem exigir um atleta mais experiente na posição.
FOCO NA ESTREIA PARA A LIBERTADORES
Assim, o plantel rubro-negro inicia no CT Ninho do Urubu nesta segunda-feira (31), a preparação para a estreia na Libertadores. O Mais Querido volta a campo na quinta-feira (3), em confronto contra o Deportivo Táchira, na Venezuela, às 21h30.
Meio-campistas seguem protocolos de recuperação e ainda são dúvidas para o primeiro jogo do torneio continental em busca do tetracampeonato
|
O Flamengo se reapresentou nesta segunda-feira (31), no Ninho do Urubu, iniciando a preparação para a estreia na Conmebol Libertadores de 2025. Com apenas três dias de treinos antes da viagem para a Venezuela, o Rubro-Negro encara o Deportivo Táchira na quinta-feira (2), às 21h30 (horário de Brasília), ainda com incertezas sobre a presença de Gerson e Arrascaeta.
Peça fundamental no esquema de Filipe Luís, Gerson ficou fora da estreia do Brasileirão contra o Internacional devido a um desgaste físico detectado pelo clube. O volante chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, mas sentiu dores na coxa durante o confronto com a Colômbia, aumentando a preocupação da comissão técnica.
Nesta segunda-feira, o jogador realizou exercícios específicos no CT George Helal, seguindo um protocolo de recuperação individualizado. O clube monitora a evolução do atleta para definir sua participação no primeiro jogo da fase de grupos da Libertadores.
ARRASCAETA INICIA TRABALHOS EM CAMPO, MAS PRESENÇA CONTRA O TÁCHIRA É INCERTA
Outro nome que preocupa a equipe carioca é Arrascaeta. O meia uruguaio também sentiu dores musculares durante a última data FIFA e tem seguido tratamento intensivo com a fisioterapia. No último sábado, ele iniciou atividades no campo e deu continuidade ao processo nesta segunda-feira.
Apesar da evolução no quadro clínico, a tendência é que o camisa 14 fique fora do jogo na Venezuela, seguindo um planejamento de recuperação estabelecido pelo Departamento Médico. A expectativa é que ele possa retornar gradualmente nas próximas rodadas.
FOCO TOTAL NA LIBERTADORES: RUBRO-NEGRO BUSCA LARGAR COM VITÓRIA FORA DE CASA
O Flamengo estreia no torneio continental contra o Deportivo Táchira, fora de casa, em um grupo que também conta com LDU, do Equador, e Central Córdoba, da Argentina. A equipe busca começar a competição com um resultado positivo, mesmo lidando com as ausências de peças importantes.