Futebol

José Boto fala da dificuldade de achar jogadores com estilos diferentes no Brasil

Com uma vasta experiência no futebol, Boto compartilha detalhes sobre sua trajetória no esporte e como foi sua chegada no Flamengo

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

04 Abr 2025 | 16:46 |

Icon Comentário0

A primeira contratação desde que Bap assumiu a presidência do Flamengo foi a do diretor de futebol José Boto. O português chegou ao Rio de Janeiro em 28 de dezembro de 2024, quando assinou o contrato com o rubro-negro. Desde então, tem feito um trabalho elogiado pela direção e pelos torcedores.


Em entrevista ao "Mengocast" da FlamengoTv, o diretor de futebol rubro-negro falou sobre a dificuldade de encontrar jogadores "diferentes" no futebol brasileiro, em comparação com o futebol internacional, que segundo Boto, tem tido mais opções.



"Isso é preocupante"


"Hoje em dia, encontrar jogadores com um estilo diferente do que se vê na Europa tem se tornado cada vez mais raro aqui no Brasil. E, sinceramente? Isso é preocupante. A diversidade e criatividade que sempre marcaram o nosso futebol estão se perdendo, e isso afeta diretamente a identidade do jogo brasileiro", disse o português.


BOTO FOI AO PASSADO PARA CONFIRMAR SUA FALA


Afim de complementar sua fala, Boto acrescentou, fazendo um paralelo com os times campeões do próprio Flamengo. Para o diretor de futebol rubro-negro, é necessário resgatar esse estilo nos jogadores, principalmente do país.

"Se a gente olhar para trás, para aquele Flamengo campeão do mundo, era um time técnico, dominante, protagonista. E é justamente esse espírito que a gente está tentando resgatar: um futebol competitivo, vibrante, que represente a paixão do torcedor dentro e fora dos estádios. E quer saber? A Série A do Brasileirão não fica devendo nada à Premier League quando o assunto é emoção e atmosfera nos jogos", finalizou.


PRÓXIMO COMPROMISSO DO FLAMENGO


Enquanto José Boto segue cuidando dos bastidores e contratações do Flamengo, o time comandado por Filipe Luís se prepara para o próximo compromisso da temporada. Isso porque, o rubro-negro enfrenta o Vitória, no domingo (06), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes medem forças no Barradão, em Salvador, na Bahia, às 18h30 (horário de Brasília).



Futebol

Sem folga, Flamengo tem treino após derrota na Supercopa para o Corinthians

Programação do clube não conferiu descanso aos jogadores do Mengão após o vice da competição diante do Alvinegro no domingo (1)

Flamengo treina nesta segunda-feira (2)/ após derrota diante do Corinthians na Supercopa - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Flamengo treina nesta segunda-feira (2)/ após derrota diante do Corinthians na Supercopa - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

02 Fev 2026 | 16:00 |

Icon Comentário0

O Flamengo amargou o primeiro vice-campeonato da temporada 2026 neste domingo (1º), ao ser derrotado pelo Corinthians por 2 a 0 na decisão da Supercopa do Brasil. Após o revés, o elenco rubro-negro não recebeu folga e já iniciou a preparação para o próximo compromisso no Campeonato Brasileiro.


De acordo com a programação divulgada pelo clube, os jogadores se reapresentam no Ninho do Urubu na tarde desta segunda-feira (2). A atividade será comandada por Filipe Luís a partir das 16h30 (horário de Brasília).


O QUE ACONTECEU NA SUPERCOPA


Apesar de criar algumas oportunidades ao longo da partida, o Flamengo foi superado pelo Corinthians, que construiu a vitória com gols de Gabriel Paulista e Yuri Alberto. O cenário ficou ainda mais adverso com a expulsão de Jorge Carrascal no intervalo, obrigando o time a atuar todo o segundo tempo com um jogador a menos.

FOCO NO BRASILEIRÃO


Após a derrota na Supercopa, o Flamengo volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira (4), o time enfrenta o Internacional, no Maracanã, em confronto válido pela segunda rodada da competição. A bola rola às 19h (horário de Brasília).

MOMENTO DELICADO NA TEMPORADA

O Rubro-Negro atravessa um início de temporada instável. Além da terceira derrota consecutiva em 2026, a equipe ainda luta para evitar o quadrangular do rebaixamento no Campeonato Carioca e segue em busca da primeira vitória no Brasileirão.



Futebol

Maestro Júnior indica maior problema do Flamengo 2026: “quando a parte…”

Ídolo do clube, comentarista cita que momento do Mengão requer urgência, mas revela uma solução para a fase abaixo da equipe de Filipe Luís

Maestro Júnior diz que parte física do Flamengo é o que coloca o clube abaixo no início de 2026 - Foto: Reprodução/SporTV
Maestro Júnior diz que parte física do Flamengo é o que coloca o clube abaixo no início de 2026 - Foto: Reprodução/SporTV

02 Fev 2026 | 15:00 |

Icon Comentário0

Ídolo do Flamengo, o ex-lateral e comentarista Júnior analisou o momento conturbado vivido pelo clube neste início de temporada. Em publicação nas redes sociais, o “Maestro” atribuiu a sequência negativa de resultados a um fator principal: a condição física da equipe comandada por Filipe Luís.


Júnior sobre momento do Flamengo: "Quando a parte física entrar no eixo..."


Após a terceira derrota consecutiva, Júnior afirmou que o desempenho abaixo do esperado passa menos pela parte técnica e mais pela intensidade apresentada em campo: “Depois da terceira derrota seguida, muita gente pergunta onde está o Flamengo de 2025. A resposta, para mim, passa menos pela parte técnica e mais pela física. Fluminense, São Paulo e Corinthians foram mais competitivos, correram mais, fecharam espaços, exploraram erros individuais e venceram com justiça”, escreveu.


COBRANÇA POR MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Na sequência, o ex-jogador destacou a necessidade de uma mudança urgente de postura para que a temporada não seja comprometida. Segundo Júnior, o Flamengo até mantém a posse de bola, mas tem sido pouco agressivo ofensivamente.


“Com a bola, o Flamengo teve posse, mas pouco agrediu. Futebol hoje exige intensidade, entrega e humildade para competir com qualquer adversário. Só com qualidade técnica fica mais difícil. Quando a parte física entrar no eixo, esse time vai render muito mais, mas a mudança de atitude e comportamento precisa ser urgente para não comprometer a temporada”, completou.

SEQUÊNCIA NEGATIVA NO INÍCIO DE 2026

Desde o retorno do elenco principal aos gramados, o Flamengo ainda não conseguiu engrenar em 2026. Até aqui, o Rubro-Negro soma apenas uma vitória, sobre o Vasco, por 1 a 0, no Maracanã. Na sequência, a equipe de Filipe Luís foi derrotada por Fluminense, São Paulo e Corinthians, este último na final da Supercopa do Brasil, ampliando o momento de instabilidade.



Futebol

Carrascal pode ser multado pelo Flamengo por expulsão na Supercopa

Meia recebeu cartão vermelho direto após análise de Rafael Klein no VAR e clube pode aplicar uma penalização financeira no jogador

Carrascal foi expulso pelo árbitro Rafael Klein na Supercopa e Flamengo deve multá-lo - Foto: Reprodução
Carrascal foi expulso pelo árbitro Rafael Klein na Supercopa e Flamengo deve multá-lo - Foto: Reprodução

02 Fev 2026 | 14:00 |

Icon Comentário0

O departamento de futebol do Flamengo deve adotar uma postura rigorosa após a derrota para o Corinthians na Supercopa Rei. A expulsão de Jorge Carrascal, ainda no primeiro tempo da decisão disputada no Mané Garrincha, não deve passar sem consequências internas.


Segundo o jornalista Mauro Cezar Pereira, do UOL, a diretoria rubro-negra avalia aplicar uma multa ao meia colombiano, entendendo que a atitude foi irresponsável e prejudicou diretamente a equipe em um jogo decisivo.


DEPARTAMENTO JURÍDICO ESTUDA SANÇÃO


De acordo com a apuração, o Departamento Jurídico do Flamengo já analisa a aplicação da penalidade financeira, com base no regulamento interno, que prevê punições para atos de indisciplina em campo. A expectativa é de que haja uma conversa direta com Carrascal nos próximos dias. Nesse encontro, o jogador deve ser informado sobre a insatisfação da diretoria, enquanto o Departamento Jurídico comunicaria formalmente ao Departamento de Futebol a aplicação da multa no salário.

ENTENDIMENTO INTERNO SOBRE O LANCE


Ainda segundo Mauro Cezar, o entendimento nos bastidores é de que a expulsão foi resultado de um erro injustificável. Para a cúpula do Flamengo, Carrascal agrediu o adversário longe da disputa de bola, ainda que sem uso excessivo de força, o que tornou a punição inevitável.

COMPARAÇÃO COM EXPULSÃO DE PLATA

A possível multa gerou debate sobre critérios internos, sobretudo em comparação com a expulsão de Gonzalo Plata contra o São Paulo, no Campeonato Brasileiro do ano passado. Mauro Cezar explicou que, na visão da diretoria, os lances são distintos.

“O entendimento deles é que a expulsão do Plata, aquela contra o São Paulo, quando ele pisa no Arboleda, foi em uma disputa de bola. Já a do Carrascal não. Foi um braço largado na cara do Bidon, dando chance ao VAR. Ele deu essa chance, não poderia fazer isso jamais. Então, se for possível multar, que se multe de acordo com o que está no contrato”, afirmou o jornalista.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ex-Flamengo, Jorge Jesus pode deixar o Al-Nassr e ficar livre no mercado
Futebol

Ex-Flamengo, Jorge Jesus pode deixar o Al-Nassr e ficar livre no mercado

02 Fev 2026 | 12:37

Icon Comentário0
Wallace Yan faz promessa no Flamengo em meio a permanência
Futebol

Wallace Yan faz promessa no Flamengo em meio a permanência

02 Fev 2026 | 11:55

Icon Comentário0
José Boto diz que o Flamengo segue no mercado, mas avisa: “não esperem…”
Futebol

José Boto diz que o Flamengo segue no mercado, mas avisa: “não esperem…”

02 Fev 2026 | 10:45

Icon Comentário0