
Futebol
Flamengo se prepara para semifinal contra Vasco com possíveis retornos de jogadores lesionados
Futebol
|
José Boto deve fechar contrato com o Flamengo nos próximos dias e se tornará diretor técnico do Mais Querido. Atual dirigente do NK Osijek (CRO), o futuro diretor do Rubro-Negro teve passagem pelo Benfica (POR), mesmo clube em que Júlio César atuou. Desse modo, o ex-goleiro do Mengo demonstrou confiança no profissional.
" Já tive contato com ele, porque hoje trabalho como empresário de jogador. Então assim, conheci o José Boto, trocamos algumas ideias, é um cara muito respeitado no meio. Ele trabalhava muito na Ucrânia e o Shaktar Donetsk investe muito em jogador brasileiro. Talvez essa conexão com o mercado brasileiro fez com que o Flamengo optasse por ele. Me parece ser um cara sério", disse, antes de finalizar:
"Eu acho que o Boto com certeza sabe o tamanho da responsabilidade que ele está assumindo, que é estar à frente do futebol do Flamengo. É um cara experiente, que já conhece um pouco da nossa cultura futebolística e eu tenho certeza que é um cara inteligente, que vai se adaptar rápido", concluiu Julio Cesar, em entrevista ao ‘Charla Podcast’.
REFORMULAÇÃO TOTAL
José Boto deve ser anunciado nos próximos dias. Além de assumir o cargo de diretor técnico do Flamengo, o português chega ao clube para ser responsável por reformular o departamento de futebol. Para isso, o dirigente está definindo os profissionais que vão compor a equipe de trabalho do Rubro-Negro.
POSSÍVEL CHEGADA DE JOGADORES
Apesar de ainda estar na Croácia, José Boto já estuda o elenco do Flamengo para definir as prioridades na hora das contratações. Lembrando que, devido aos altos gastos em 2024, o Mais Querido fará apenas reforços pontuais. Assim, o dirigente deseja trazer um ponta e um volante "box to box" para completar o elenco.
Dekko Roismann foi o representante do Mengão na reunião que ocorreu na FERJ e disse que o cruzmaltino foi ‘irredutível’ quanto ao local da ida da semifinal
|
A escolha do Vasco em levar o primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca contra o Flamengo para o Estádio Nilton Santos não foi bem recebida pela diretoria rubro-negra. O gerente de relações institucionais do clube, Dekko Roisman, se manifestou sobre a decisão, afirmando que o Flamengo preferia atuar no Maracanã nas duas partidas.
"A gente preferia os dois jogos no Maracanã, até para tornar o campeonato um pouco mais atraente. Até para ter a possibilidade de bater recorde de público, como foi em 2024, mas o Vasco foi irredutível, mesmo com as ponderações do próprio GEPE (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), da televisão e da própria FERJ e quis marcar o jogo no Engenhão", declarou Roisman.
Polêmica com grama sintética
O dirigente também lembrou que Philippe Coutinho, um dos principais jogadores do Vasco para a temporada, participou recentemente de um movimento contra a grama sintética. Ainda assim, o clube cruzmaltino optou por atuar no Nilton Santos.
"Até a semana passada, até o Philippe Coutinho, uma das estrelas do Vasco, participou da campanha liderada pelo Neymar e todos os outros jogadores contra a grama sintética. Mas agora, o Vasco toma a decisão de jogar na grama sintética", questionou.
Datas e horários das semifinais do Carioca
JOGOS DE IDA:
Vasco x Flamengo – Sábado (1/3), 18h – Nilton Santos
Fluminense x Volta Redonda – Domingo (2/3), 18h – Maracanã
JOGOS DE VOLTA:
Flamengo x Vasco – Sábado (8/3), 18h – Maracanã
Volta Redonda x Fluminense – Domingo (9/3), 18h – Local indefinido
Após a chegada de José Luiz Runco, departamento como um todo passou por uma reformulação e clube tem sofrido com lesões no início da temporada
|
O Flamengo enfrenta um início de temporada marcado por problemas físicos em seu elenco. Antes mesmo de março, o clube já soma cinco jogadores entregues ao departamento médico, levantando questionamentos entre torcedores e membros da diretoria. Um dos mais críticos é Diogo Lemos, membro do Conselho Deliberativo e ex-integrante do "Conselhinho" da gestão Landim, que classificou a atual situação do DM rubro-negro como "um crime".
Lesões preocupam e geram críticas
Em pouco mais de um mês com o time titular em ação, os seguintes jogadores já sofreram problemas físicos:
Alex Sandro
Ayrton Lucas
Juninho
Michael
Everton Cebolinha (lesionado contra o Maricá, será desfalque no clássico contra o Vasco)
Diogo Lemos criticou a administração do clube e apontou que o Flamengo, antes referência no Brasil na área médica, perdeu esse status com a gestão atual.
"Um crime o que fizeram com o DM do clube, que era referência para todos os times do país. Mesmo com o Filipe [Luís] rodando todo o elenco, Flamengo tem recorde de lesões dos últimos anos. Quem poderia imaginar? 'Profissionalismo'. Será difícil sustentar essa narrativa por muito tempo", disparou.
Flamengo vem batendo recordes de lesões
Os números mostram que o problema não é novidade no clube. Nos últimos anos, o Flamengo viu a quantidade de lesões crescer de forma significativa:
2022: 16 lesões até maio, recorde nos últimos cinco anos.
2023: 42 lesões ao longo da temporada, um aumento de 62% em relação ao ano anterior.
2024: 30 lesões registradas, a maioria em momentos decisivos da temporada.
A crescente quantidade de lesões vem sendo atribuída a uma série de fatores, incluindo o alto número de jogos disputados. Em 2023, por exemplo, o Flamengo bateu seu recorde de partidas em uma temporada (76), devido às disputas de Mundial, Supercopa e Recopa.
Filipe Luís minimiza preocupação
Após a lesão de Juninho contra o Botafogo, o técnico Filipe Luís comentou o tema em entrevista coletiva. Segundo ele, o nível de intensidade dos treinamentos pode gerar alguns incômodos iniciais, mas é essencial para a preparação ao longo do ano.
"Esse esforço que eles estão fazendo nesses jogos é o que vai condicionar eles para o futuro. Por isso que eu estou tentando separar bem as cargas. Olha, lesões acontecem no futebol, a gente não controla. O Juninho já vinha de uma metade de temporada, e agora está se adaptando. Hoje teve um pequeno incômodo, nada grave", afirmou.
O treinador também citou o termo "overtraining" (excesso de treino, em inglês), indicando que os jogadores podem estar sentindo os efeitos da carga intensa de treinos. Ainda assim, Filipe Luís garantiu que a equipe tem mostrado evolução dentro de campo.
"Porque os jogadores estão treinados. E é normal que, quando acontece esse 'overtraining', eles possam sentir alguns incômodos às vezes. Mas o importante é que no outro dia, contra o Fluminense, revi o jogo — como sempre faço — e gostei. O Fluminense não chutou no gol, e o futebol não é só sobre chances criadas. O time foi muito sólido, hoje as chances que demos foram quase todas de erros nossos. Time muito sólido", concluiu.
Equipes duelam no Estádio Anoeta nesta quarta-feira (26), às 17h30, em busca de uma vaga na decisão do torneio espanhol com Vini Jr em campo
|
A Real Sociedad recebe o Real Madrid nesta quarta-feira (26) pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Rei. A partida será realizada no Estádio Anoeta, em San Sebastián, às 17h30 (horário de Brasília), e promete ser um duelo equilibrado. Os torcedores poderão acompanhar os principais lances em tempo real pelo ge, além da transmissão ao vivo no Disney+.
A equipe comandada por Imanol Alguacil chega à semifinal após vencer o Osasuna por 2 a 0 nas quartas de final. O clube basco tem dois títulos da Copa do Rei em sua história, sendo o mais recente conquistado na temporada 2019/20. Agora, a Real Sociedad tenta superar um dos favoritos ao título para chegar à grande decisão.
REAL MADRID VIVE BOM MOMENTO E BUSCA O 21º TÍTULO DA COMPETIÇÃO
O time madrilenho também chega motivado para a partida. O Real Madrid avançou para as semifinais ao eliminar o Leganés com uma vitória por 3 a 2. A equipe de Carlo Ancelotti soma 20 títulos da Copa do Rei, sendo o mais recente conquistado na edição 2022/23. Além disso, os Merengues estão invictos há seis jogos, com quatro vitórias e dois empates, e seguem na liderança do Campeonato Espanhol ao lado do Barcelona.
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS PARA O CONFRONTO
Real Sociedad: Remiro; Aramburu, Zubeldia, Aguerd e Aihen Muñoz; Zubimendi, Brais Méndez e Marín; Kubo, Oyarzabal e Barrenetxea. Técnico: Imanol Alguacil.
Real Madrid: Lunin (Courtois); Lucas Vázquez (Valverde), Asencio, Alaba e Mendy; Tchouaméni, Modric e Bellingham; Rodrygo, Mbappé e Vinícius Junior. Técnico: Carlo Ancelotti.