![Jorge Jesus expressa desejo de retornar ao Brasil e garante: "treinaria apenas o Flamengo”](/storage/media-items/images/2025/02/jorge-jesus_20250210091113.webp)
Futebol
Jorge Jesus expressa desejo de retornar ao Brasil e garante: "treinaria apenas o Flamengo”
Futebol
|
O atacante Juninho chegou ao Flamengo nesta janela de transferências ao lado de Danilo e, apesar do início discreto, pode se tornar peça-chave no esquema de Filipe Luís. Essa é a análise de Victor Nicolau, do canal Falso Nove, que destacou a inteligência tática do jogador e sua capacidade de adaptação ao time.
"Juninho tem tudo para se adaptar ao Flamengo. Para isso, vai precisar de mais sequência. É uma aposta, mas os primeiros indicativos são positivos. Porque no embate físico, ele não está perdendo. No embate técnico, ele não está destoando. O resto é entrosamento e confiança, porque taticamente, ele tem muita inteligência. Também ser colocado no melhor contexto para ele, desde o início, e nas ideias que o Filipe tem para ele", avaliou Victor.
Entre os pontos destacados pelo analista estão a capacidade de apoio, a imposição física e a habilidade para jogar de costas para o gol.
Juninho supera Gabigol em duelos físicos
Uma das estatísticas que mais impressionam no início de Juninho no Flamengo é sua capacidade de sustentar a pressão adversária. Comparado a Gabigol, que deixou o clube rumo ao Cruzeiro, o novo atacante já demonstra superioridade nesse aspecto.
Nos primeiros jogos com Filipe Luís, Gabigol registrava quatro duelos sob pressão a cada 90 minutos. Já Juninho, no mesmo período, atinge uma média de 10,4 duelos por partida, um aumento de 250%.
"Sustenta essa pressão de costas ao zagueiro. Normalmente, vai vencer, e vai sempre duelar. Se olharmos os duelos dele em comparação ao do Gabriel com Filipe Luís, Gabigol entrava em quatro duelos a cada 90 minutos. O Juninho, nos cinco jogos pelo Flamengo, a cada 90 minutos, entra em 10,4 duelos em média. É 250% a mais do que o seu antecessor", explicou Victor.
Facão, pressão alta e presença aérea surpreendente
Além da imposição física, Juninho tem se destacado em três outros aspectos fundamentais:
Movimentação inteligente: Ele sabe fazer o facão e atacar os espaços com precisão.
Pressão alta: Seguindo as orientações de Filipe Luís, o atacante inicia a marcação no momento certo e pressiona adversários que tentam recuar a bola.
Jogo aéreo: Apesar de não ser sua principal característica, Juninho tem mostrado boa impulsão e cabeceio promissor, o que pode resultar em gols pelo alto.
Com bons números e desempenho crescente, o atacante deve ganhar mais minutos e, segundo o analista, pode se firmar entre os titulares em breve.
"Tem uma boa impulsão, é uma grata surpresa no cabeceio. A gente vai começar a ver gols dele de cabeça, não tenho dúvidas disso. Ele precisa de uma sequência de dois ou três jogos no time titular", finalizou o analista.
Apesar da péssima qualidade da partida, o clássico entre o Mengão e o Tricolor gerou grande interesse do público geral no Rio de Janeiro
|
Se dentro das quatro linhas o clássico entre Fluminense e Flamengo foi morno, fora delas, o duelo garantiu um grande retorno para a Globo. De acordo com o jornal O Globo, a partida registrou 19 pontos de audiência no Rio de Janeiro, tornando-se o jogo mais assistido do Campeonato Carioca 2025 na emissora.
Além disso, o confronto também atingiu a maior audiência da faixa aos sábados desde a final da Copa Libertadores de 2024, quando o Botafogo venceu o Atlético-MG e conquistou o título inédito.
Jogo sem emoções no Maracanã
Enquanto a Globo comemorava os números, torcedores de Flamengo e Fluminense não tiveram muitos motivos para sorrir. Em um clássico de poucas emoções no Maracanã, as equipes empataram sem gols.
A melhor oportunidade do Flamengo veio aos 44 minutos do segundo tempo, quando Everton Cebolinha cabeceou com perigo, mas o goleiro Fábio fez grande defesa. Do outro lado, o Fluminense não finalizou nenhuma vez no alvo, e o argentino Agustín Rossi praticamente não foi testado ao longo dos 90 minutos.
Próximos desafios do Flamengo
O primeiro compromisso será contra o Botafogo, na quarta-feira (12), em jogo adiado da sexta rodada do Carioca devido à disputa da Supercopa do Brasil. A partida será realizada no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília).
Já no domingo (16), o Flamengo enfrentará o Vasco pela décima rodada do Estadual. O duelo, também no Maracanã, acontece às 21h45. Com uma sequência de confrontos diretos, a equipe de Filipe Luís busca consolidar sua posição na tabela.
O ex-volante do Mais Querido recebeu uma proposta ousada da equipe das Laranjeiras, mas desistiu das negociações por um motivo curioso
|
O Fluminense desejava a contratação do volante Gustavo Cuéllar, ex-Flamengo. Porém, as negociações não avançaram, e a equipe das Laranjeiras desistiu do acordo por um motivo inusitado: o jogador tem uma tatuagem do Rubro-Negro. Assim, as tratativas perderam força.
Segundo informações do jornalista Paulo Brito, o Fluminense ofereceu um contrato ousado para Cuéllar nesta janela de transferências. No entanto, por o volante ter uma tatuagem do Flamengo, as tratativas ficaram difíceis.
TATUGEM DO FLUMINENSE
Além do contrato ousado, o Fluminense também propôs a Gustavo Cuéllar uma oferta final. A diretoria do clube tricolor enviou uma proposta para que o volante fizesse uma tatuagem do clube tricolor e a exibisse durante a apresentação oficial. Porém, o jogador descartou a ideia.
TATUAGENS DOS ESCUDOS DE CLUBES
Gustavo Cuéllar possui quatro tatuagens no braço direito. O volante tatuou os escudos dos clubes pelo qual atual como Deportivo Cali, Junior de Barranquilla (COL), Flamengo e Al-Hilal (SAU). O jogador também atuou pelo Al-Shabab, mas ficou por pouco tempo e, por isso, não tatuou o escudo da equipe.
PASSAGEM PELO FLAMENGO
Cuéllar chegou ao Flamengo em 2016, quando foi comprado junto ao Deportivo Cali (COL). Durante sua passagem pelo Mais Querido, o volante disputou 200 jogos, fazendo história com o Manto. Isso porque, o colombiano conquistou dois Cariocas, uma Libertadores e um Brasileirão.
O técnico do Mais Querido pôde contar com os retornos de dois atletas à equipe principal e deve escalá-los para o confronto do Carioca
|
O elenco do Flamengo retomou aos trabalhos no CT Ninho do Urubu na manhã desta segunda-feira (10), com foco no clássico contra o Botafogo, na quarta (12). Na primeira atividade, o técnico Filipe Luís pôde contar com os retornos de Arrascaeta e Nico De La Cruz.
Os meias uruguaios não estiveram presentes com a delegação rubro-negra diante do Fluminense, no último sábado (8), pelo Campeonato Carioca. Na ocasião, Arrascaeta e Nico De La Cruz foram poupados pela comissão técnica, mas devem retornar diante do Botafogo.
DESFALQUES DO FLAMENGO
Apesar do retorno de Arrascaeta e De La Cruz, o Flamengo não deve contar com outros dois atletas. Isso porque, Gerson e Erick Pulgar devem seguir a cartilha de 'rodízio' da equipe no Carioca e serem preservados por Filipe Luís.
SITUAÇÃO DAS EQUIPES NO CARIOCA
O Flamengo vem de um empate em 0 a 0 no Carioca, mas não teve sua posição na tabela tomada e poderá garantir a classificação para a próxima fase do estadual se vencer o Botafogo. Já o time de General Severiano precisa vencer o Rubro-Negro para tentar entrar no G-4 e conseguir uma classificação para as semifinais do Estadual.
FOCO NO CONFRONTO
Assim, Filipe Luís comandará mais um treino à equipe rubro-negra nesta terça-feira (11) em preparação para o clássico contra o Botafogo. O jogo será às 21h30, no Maracanã, na próxima quarta-feira (12).