Futebol
20 Fev 2025 | 13:50 |
Vivendo grande fase no Flamengo, Léo Ortiz abordou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (20), as mudanças táticas que enfrentou com a saída de Tite e a chegada de Filipe Luís ao comando da equipe. Utilizado como volante pelo ex-treinador, o zagueiro retomou sua posição natural com o novo comandante e explicou as diferenças nas orientações de cada um.
Ortiz destacou que atuar como volante sob o comando de Tite ajudou a aprimorar sua construção de jogo, característica que já possuía. Segundo ele, uma das diretrizes do ex-técnico era fazer com que os volantes recuassem mais para buscar a bola.
“A chegada do Filipe me ajudou muito, mas com o Tite eu também tinha um papel de criação como zagueiro. Acho que isso nunca vai mudar, independentemente do treinador, porque faz parte do meu estilo de jogo. Com ele (Tite), acabei me adaptando ao seu modelo, já que ele priorizava a construção a partir dos volantes, que desciam para buscar a bola e sair em condução”, explicou Ortiz.
Diferença de estilos
Com Filipe Luís, no entanto, a abordagem mudou. O treinador prefere que os jogadores permaneçam mais posicionados em suas respectivas funções, em vez de buscarem a bola em outras áreas do campo. O zagueiro ressaltou, porém, que isso pode variar conforme o adversário.
“E isso muda um pouco em relação ao que o Filipe quer, né? Ele gosta muito que os jogadores fiquem posicionados nas suas funções, e o zagueiro que acha o volante, o meia. Os volantes não voltam tanto para jogar, ele não gosta muito disso. É lógico que há situações e contextos de jogo que vão pedir isso: uma entrada de volante ou a volta do lateral para a saída de três, são situações diferentes”, detalhou o zagueiro.
De volta à sua posição original, Ortiz acredita que essa mudança facilitou seu desempenho e contribuiu para suas boas atuações.
“O Filipe prefere que os zagueiros iniciem a construção e que os volantes participem de forma mais posicional. Para mim, isso tem sido positivo, porque me permite construir o jogo da maneira como sempre fiz na minha carreira”, concluiu Léo Ortiz.
Mengão vai a campo neste sábado (15) pelo nacional e entre lesionados e Data FIFA, clube pode ficar sem quase um time inteiro contra o Leão
12 Nov 2025 | 15:35 |
O Flamengo se prepara para enfrentar o Sport, neste sábado (15), em jogo adiado da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Pernambuco. Para o duelo, o técnico Filipe Luís terá de lidar com dez desfalques confirmados entre convocações e problemas físicos.
A Data FIFA de novembro tirou sete jogadores do elenco rubro-negro, a grande maioria titulares da equipe. Atletas foram chamados por Brasil, Uruguai, Colômbia e Equador, o que reduz significativamente as opções do treinador.
Convocados:
Além dos convocados, o Flamengo também lida com baixas por lesão e recuperação física: Pedro segue tratando uma fratura no antebraço. Léo Ortiz ainda sente dores no tornozelo. Jorginho se recupera de lesão muscular na coxa direita. Com isso, o clube atinge o total de dez desfalques para o confronto em Recife.
O duelo entre Sport x Flamengo acontece neste sábado (15), às 18h30 (de Brasília), na Arena Pernambuco. O jogo é válido pela 12ª rodada e foi remarcado devido à falta de datas no calendário. A transmissão será exclusiva do Amazon Prime Video, via streaming.
Na classificação, o Flamengo aparece empatado em pontos com o líder Palmeiras, ambos somam 68 pontos. No entanto, o time paulista leva vantagem no critério de número de vitórias, o primeiro desempate do Brasileirão. Dessa forma, o Flamengo ocupa a segunda posição, enquanto o Palmeiras segue na ponta, mesmo após derrota por 2 a 1 para o Mirassol na última rodada.
Ídolo rubro-negro das décadas de 1990 e 2000 retorna ao clube como comentarista oficial; ex-lateral promete levar sua experiência e paixão pelo Manto à equipe
12 Nov 2025 | 15:29 |
A Flamengo TV ganhou um reforço de peso para o seu elenco de comentaristas. O ex-lateral Athirson, ídolo rubro-negro e um dos grandes nomes da posição nas décadas de 1990 e 2000, foi anunciado como o mais novo integrante do canal oficial do clube.
Com uma carreira marcada por títulos e atuações emblemáticas vestindo o Manto Sagrado, o ex-jogador volta à casa onde construiu seu legado, agora em uma nova função, nos microfones da equipe de transmissão do Mais Querido.
“Estou voltando pra minha casa, onde firmei minhas raízes. O Flamengo sempre foi minha história de vida. Estar de volta ao clube, perto dessa torcida, é algo que mexe muito comigo. Agora como comentarista, quero compartilhar com a Nação o que vivi dentro de campo, levando minha visão técnica, experiência e alegria. É um privilégio e um orgulho imenso voltar nesse momento tão positivo da história do clube”, declarou Athirson em entrevista ao canal.
Athirson se junta à equipe de comentaristas formada por Diego Pose e Victor Falso Nove, reforçando o time de especialistas da FlamengoTV. A estreia do ex-jogador está marcada para o próximo sábado, 15 de novembro, na transmissão da partida entre Mengão e Sport, válida pelo Campeonato Brasileiro.
O retorno do ídolo promete aproximar ainda mais o torcedor das transmissões oficiais, com análises técnicas e a visão de quem conhece profundamente os bastidores e a cultura rubro-negra. Além da estreia no Brasileirão, Athirson participará da cobertura especial da final da CONMEBOL Libertadores, diretamente de Lima (PER). O ex-jogador integrará a equipe da FlamengoTV durante todo o evento.
Craque do Mengão revelou como se chamará o primeiro bebê junto de sua esposa Camila Bastiani e equipe da Europa desejou felicidades
12 Nov 2025 | 15:22 |
A vitória do Flamengo por 3 a 2 sobre o Santos, no último domingo (9), teve um significado especial para Giorgian De Arrascaeta. Antes da bola rolar no Maracanã, o uruguaio foi homenageado pela renovação de contrato até 2028 e aproveitou o momento para revelar o nome do primeiro filho.
Durante a cerimônia, Arrascaeta esteve acompanhado da esposa, Camila Bastiani, que está grávida. O meia vestiu um ‘body’ infantil com o nome “Milano”, confirmando o nome escolhido para o bebê. A revelação chamou atenção até na Europa — e o Milan, da Itália, mandou um recado carinhoso ao jogador.
Por meio das redes sociais, o clube italiano parabenizou o casal e brincou com a coincidência do nome: “Adoramos o nome (e as cores), Arrasca! Parabéns ao casal”, publicou o Milan, fazendo referência às cores rubro-negras que também fazem parte da identidade do time europeu.
Antes da renovação, Arrascaeta tinha vínculo com o Flamengo até o fim de 2026. Agora, o camisa 10 estendeu o contrato até dezembro de 2028, consolidando sua permanência por mais três temporadas. O novo acordo mantém a multa rescisória em 35 milhões de euros — cerca de R$ 215 milhões na cotação atual. O uruguaio, portanto, segue como uma das principais referências técnicas do elenco rubro-negro.
Apesar do bom momento, o meia não estará à disposição de Filipe Luís no próximo compromisso do Brasileirão. Convocado pela seleção uruguaia para a Data FIFA de novembro, Arrascaeta se juntou à Celeste para dois amistosos internacionais.
Sem seu principal articulador, o Flamengo volta a campo neste sábado (15), às 18h30 (de Brasília), contra o Sport, na Arena de Pernambuco, em duelo adiado da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão exclusiva pelo Prime Video (streaming).