
Futebol
|
Depois da vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, no último domingo (21), o Flamengo se prepara para dar a volta por cima e focar na disputa da Copa Libertadores da América. Na quarta-feira (24), o Rubro-Negro enfrenta o Ñublense (CHI), pela quarta mão da fase de grupos do torneio continental. Antes da partida, no entanto, a lista de ausentes do Mais Querido pode ser maior.
Atualmente, o Flamengo tem 5 ausências contra o Ñublense, sendo elas: Bruno Henrique (controle de carga e plano de retorno gradual), Everton Ribeiro (lesão na coxa esquerda), Marinho (dor muscular), Matheuzinho (recupera de fratura na tíbia) e Wesley (suspenso após expulsão).
No entanto, a lista de ausentes rubro-negros pode chegar a nove. Isso porque, quatro atletas ainda serão reavaliados em ação nesta terça-feira (23), que são eles: Léo Pereira (dor na coxa), Erick Pulgar (cansaço), Arrascaeta (dor na coxa) e Everton Cebolinha (dor no tornozelo após entorse). Os jogadores acompanharam a delegação rubro-negra ao Chile, mas a participação na partida ainda é incerta.
Flamengo e Ñublense medem forças a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (24), no Estádio Municipal de Concepción, no Chile. No momento, o Mais Querido ocupa a 2ª colocação do Grupo A, com quatro pontos conquistados. O líder, Racing (ARG), possui sete. Já o adversário da próxima rodada, Ñublense (CHI), está na 4ª posição e soma 3 pontos.
Treinador jamais conseguiu outro resultado senão derrota diante do Mengão desde que iniciou sua carreira de técnico e demonstra frustração
|
Se do outro lado está Rogério Ceni, o torcedor rubro-negro já conhece o roteiro: mais uma vitória do Flamengo. No último sábado (10), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o time carioca venceu o Bahia por 1 a 0, no Maracanã, e manteve um tabu impressionante: são 16 derrotas em 16 jogos para Ceni como técnico adversário.
Atualmente no comando do Bahia, o ex-goleiro não escondeu a frustração ao ser questionado sobre o retrospecto negativo diante do Flamengo.
Incomoda bastante, sim..."
“(Incomoda) muito. Incomoda bastante, sim. É extremamente desagradável. Mostra a força que o Flamengo tem. Incomoda qualquer profissional não vencer. Vamos trabalhar para no jogo de volta (do Campeonato Brasileiro) colocar fim nessa estatística”, disse Ceni, em coletiva no Maracanã.
Como técnico, Rogério Ceni enfrentou o Flamengo por Cruzeiro, Fortaleza, São Paulo e agora Bahia. O saldo é inteiramente rubro-negro: 16 derrotas, 31 gols sofridos e apenas seis marcados. Foram 12 jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro e outros quatro pela Copa do Brasil.
O técnico projeta encerrar o incômodo jejum no returno do Brasileirão. A partida entre Bahia e Flamengo na Arena Fonte Nova está prevista para a segunda quinzena de outubro. No entanto, há chance de novos encontros em outras competições, como na Copa do Brasil ou até mesmo na Libertadores, caso os caminhos se cruzem.
Na Copa do Brasil, os dois clubes disputam a terceira fase e levam vantagem nos jogos de ida: o Flamengo venceu o Botafogo-PB por 1 a 0, enquanto o Bahia superou o Paysandu pelo mesmo placar.
No cenário continental, os dois times voltam a campo no meio da semana. O Flamengo recebe a LDU (EQU) no Maracanã, na quinta-feira (15), precisando vencer para seguir vivo na competição. Já o Bahia encara o Atlético Nacional (COL) fora de casa, na quarta-feira (14), e uma derrota pode custar a segunda posição no grupo.
Diretor de futebol admite que novo vínculo do uruguaio com o Mengão não é sua prioridade no momento e vê outros jogadores à frente em negociações
|
Em meio às incertezas sobre a renovação de contrato, Giorgian De Arrascaeta foi decisivo para o Flamengo neste sábado (10). O uruguaio marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, no Maracanã, pela oitava rodada do Brasileirão. Após a partida, o diretor de futebol do clube, José Boto, falou sobre a situação contratual do camisa 10 — e esclareceu que a renovação não é prioridade no momento.
A única prioridade que temos é o..."
“Vocês fizeram uma pergunta ao Filipe Luís sobre as coisas que se passam aqui. A única coisa que vocês veem da imprensa, não corresponde minimamente a verdade. Nunca se passou, vocês não vem perguntar, mas se viessem eu também não responderia (risos). Em relação ao Arrascaeta, ele está assim como o Pedro e o Rossi, são jogadores que tem contrato até 2026”, afirmou Boto, em entrevista.
O dirigente reforçou que a postura do clube em relação a renovações é baseada na urgência contratual e definiu que a situação prioritária é de um companheiro de Arrascaeta na seleção uruguaia.
“Ou seja, não quer dizer que não queremos renovar, mas também não são prioridade. Ontem nós deixamos isso bem claro, a única prioridade que temos é o Varela, porque ele pode assinar com qualquer clube, sem dar satisfação ao Flamengo, e no final de ano mudar de clube. Então a única prioridade que tem, e em qualquer lugar do mundo, a prioridade de renovação de contrato são dos jogadores que tem o seu término de contrato na época vigente”, finalizou o diretor.
O empresário de Arrascaeta, Daniel Fonseca, apresentou uma proposta para estender o vínculo do jogador até dezembro de 2028, com valorização salarial. A proposta foi recebida, mas o Flamengo optou por não avançar na negociação neste momento, concentrando esforços nas renovações mais urgentes, como a do lateral Guillermo Varela.
Com o gol diante do Bahia, Arrascaeta chegou a dez gols na temporada e se firmou como artilheiro do Flamengo no Campeonato Brasileiro, com sete gols. O desempenho reforça a importância do uruguaio no elenco, especialmente num momento em que a continuidade do meia ainda é incerta.
Agora, o Flamengo volta as atenções para a Copa Libertadores. O próximo compromisso será na quinta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, contra a LDU (EQU), pela quinta rodada da fase de grupos.
Desde que se tornou treinador, o ex-goleiro jamais conseguiu outro resultado senão uma derrota diante do Mengão em 16 confrontos
|
O Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0 neste sábado (10), no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Além de somar três pontos e alcançar a liderança provisória da competição, o Rubro-Negro ampliou a impressionante invencibilidade contra equipes comandadas por Rogério Ceni.
Desde que iniciou sua carreira como técnico, em 2017, Ceni enfrentou o Flamengo em 16 oportunidades e perdeu todas elas. São seis derrotas no comando do São Paulo, três no Fortaleza, uma no Cruzeiro e seis à frente do Bahia.
2017 – Flamengo 2x0 São Paulo (Brasileirão)
2019 – Flamengo 2x0 Fortaleza (Brasileirão)
2019 – Fortaleza 1x2 Flamengo (Brasileirão)
2019 – Cruzeiro 1x2 Flamengo (Brasileirão)
2020 – Flamengo 2x1 Fortaleza (Brasileirão)
2021 – São Paulo 0x4 Flamengo (Brasileirão)
2022 – Flamengo 3x1 São Paulo (Brasileirão)
2022 – São Paulo 0x2 Flamengo (Brasileirão)
2022 – São Paulo 1x3 Flamengo (Copa do Brasil)
2022 – Flamengo 1x0 São Paulo (Copa do Brasil)
2023 – Flamengo 1x0 Bahia (Brasileirão)
2024 – Flamengo 2x1 Bahia (Brasileirão)
2024 – Bahia 0x1 Flamengo (Copa do Brasil)
2024 – Flamengo 1x0 Bahia (Copa do Brasil)
2024 – Bahia 0x2 Flamengo (Brasileirão)
2025 – Flamengo 1x0 Bahia (Brasileirão)
Apesar do retrospecto negativo como adversário, Rogério Ceni tem história no Flamengo. Em sua passagem como técnico do clube, entre novembro de 2020 e junho de 2021, conquistou o Campeonato Brasileiro (2020), a Supercopa do Brasil (2021) e o Campeonato Carioca (2021).
Com a vitória sobre o Bahia, o Flamengo chegou aos 17 pontos e assumiu a liderança provisória do Brasileirão. A equipe comandada por Filipe Luís soma cinco vitórias, dois empates e uma derrota, com 17 gols marcados e apenas quatro sofridos.
A permanência na ponta depende do resultado de Palmeiras x São Paulo, que acontece neste domingo (11). Caso o tricolor paulista vença o clássico, ou a partida termine empatada, o Rubro-Negro termina a rodada na liderança.
O Flamengo agora vira a chave para a Libertadores. O próximo compromisso é na quinta-feira (15), contra a LDU (EQU), pela quinta rodada do Grupo C. A partida será disputada às 21h30, no Maracanã.