
Futebol
07 Fev 2025 | 11:09 |
O técnico Vanderlei Luxemburgo usou suas redes sociais para criticar uma declaração do zagueiro Danilo, do Flamengo, sobre a valorização de treinadores jovens no futebol brasileiro.
Após a vitória sobre a Portuguesa-RJ, na última quarta-feira (5), Danilo afirmou ao SporTV que o futebol nacional terá uma evolução quando der mais espaço para técnicos jovens e estudiosos, como Filipe Luís.
"Acho que o futebol brasileiro vai sempre seguir essa crescente a partir do momento que tiver espaço para treinadores jovens e estudiosos. (Filipe Luís) é um treinador que sabe que tem que evoluir, mas que trabalha e estuda diariamente."
Luxemburgo, no entanto, discordou da opinião do jogador e destacou que oportunidades devem ser conquistadas por competência, não apenas pela idade. O ex-técnico do Flamengo também lembrou a importância de respeitar a história do futebol brasileiro e seus grandes treinadores.
Veja o desabafo de Luxemburgo:
"Agora eu vou falar para o Danilo, que não tive o prazer de conhecer pessoalmente. Ele tem 33 anos e eu tenho uma longa história no futebol: 11 anos como jogador e muitos anos como treinador. Tenho 72 anos, sendo 58 dedicados ao futebol.
"Parabéns pela conquista no Flamengo, mas tem uma coisa na sua fala que não gostei. Filipe Luís está começando muito bem a carreira, assim como eu comecei. Mas ninguém tem que 'dar oportunidade' para o jovem. Ele precisa buscar sua chance demonstrando competência. Quantos treinadores jovens tiveram oportunidades e não conseguiram se firmar?"
"Quando você diz que o Brasil precisa lançar treinadores jovens para o futebol evoluir, parece que esquece a história do futebol brasileiro. Grandes treinadores como Telê Santana, Zagallo, Rubens Minelli, Ênio Andrade marcaram época."
"Sou formado em educação física, estudo futebol até hoje e aprendo a cada dia. Parece que, para alguns, o futebol começou há 30 anos. Mas ele é longevo e tem uma história rica. O Flamengo sempre apostou em ex-jogadores como treinadores, como Carpegiani, Jayme, Andrade e eu mesmo. A competência pertence a eles."
Crítica à presença de técnicos estrangeiros
Luxemburgo também mencionou o grande número de treinadores estrangeiros no Brasil e afirmou que isso tem dificultado a ascensão de técnicos brasileiros.
"O futebol brasileiro está infestado de treinadores estrangeiros, cerceando o direito dos jovens."
Por fim, Luxemburgo deixou um recado para Danilo:
"Queria mandar um abraço para você e parabéns pela conquista do campeonato."
Cria do Mengão é um dos destaques das categorias de base e despontou no ano passado como uma promessa, mas está próximo de deixar o clube
26 Ago 2025 | 10:32 |
O título do Mundial de Clubes Sub-20, conquistado no último sábado (23) diante do Barcelona (ESP), colocou os jovens do Flamengo em evidência no cenário internacional. Um dos protagonistas foi Lorran, camisa 11 da equipe, que marcou gol na decisão e, logo depois, teve seu futuro definido: o atacante foi emprestado ao Pisa (ITA).
De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, o acordo prevê pagamento de 500 mil euros (pouco mais de R$ 3 milhões) ao Flamengo pelo empréstimo, além de cláusula de compra fixada em 4 milhões de euros (cerca de R$ 25,2 milhões). O Rubro-Negro, no entanto, manteve 50% dos direitos econômicos do jogador, visando retorno em caso de valorização futura.
Recém-promovido à primeira divisão italiana após 34 anos, o Pisa busca reforços para evitar o rebaixamento imediato. O clube já havia tentado contratar Lorran em julho, propondo empréstimo com obrigação de compra. As tratativas, porém, não avançaram naquela ocasião.
Na temporada de 2025, Lorran vem alternando entre o time sub-20 e o elenco principal. Sem espaço com Filipe Luís, o atacante disputou a final do Mundial de juniores e abriu o placar na decisão contra o Barcelona. Após o empate por 2 a 2 no tempo normal, o Flamengo venceu nos pênaltis e garantiu o título.
O jovem quase deixou o clube em outras duas oportunidades neste ano: primeiro, houve negociações avançadas com o CSKA Moscou (RUS), que acabaram não se concretizando. Depois, o Fortaleza tentou seu empréstimo, mas o Rubro-Negro preferiu segurá-lo.
Cria do Mengão e craque francês brilharam na partida entre os merengues e o Real Oviedo, mas a torcida local atacou os jogadores
26 Ago 2025 | 09:50 |
Durante a vitória do Real Madrid por 3 a 0 sobre o Real Oviedo, neste domingo (24), no Estádio Carlos Tartiere, o cria do Flamengo, Vini Jr, e Kylian Mbappé foram alvos de ataques racistas vindos das arquibancadas. As imagens, exibidas pelo programa espanhol El Día Después, da Movistar, registraram gritos com sons de macaco em dois momentos distintos da partida.
O primeiro episódio ocorreu logo após o gol de Mbappé, quando o francês comemorava ajoelhado no gramado. Apesar de não ser um coro coletivo, os insultos foram captados claramente pelas câmeras de transmissão da partida.
No segundo tempo, ao entrar em campo no lugar de Rodrygo, Vini Jr também foi alvo de sons racistas e de insultos vindos de um setor expressivo da torcida local. A hostilidade aumentou durante a partida, a ponto de o brasileiro discutir com alguns torcedores.
Dentro de campo, o Real Madrid não teve dificuldades e venceu o Oviedo com autoridade. Mbappé abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, brilhou a estrela de Vini Jr, revelado pelo Flamengo, que participou dos dois gols seguintes.
O camisa 7 fez grande jogada e deu assistência para o francês ampliar. Já nos acréscimos, aos 48 minutos do segundo tempo, Brahim Díaz puxou contra-ataque pela direita, inverteu o lance e encontrou Vini Jr. O atacante partiu para cima da defesa, invadiu a área e finalizou com categoria, marcando um golaço que fechou o placar em 3 a 0.
Mengão não concordou com a decisão da entidade em alterar as datas do Brasileirão onde perdeu semanas livres de treinamento
26 Ago 2025 | 08:44 |
O Flamengo divulgou nota oficial nesta segunda-feira (25) criticando a decisão da CBF de antecipar o fim do Campeonato Brasileiro para 7 de dezembro e empurrar as datas da Copa do Brasil. Segundo a diretoria rubro-negra, a alteração prejudica o planejamento da temporada e coloca em risco a saúde dos atletas.
O clube informou que já havia sido consultado anteriormente e se posicionado contra a mudança. Mesmo assim, a entidade confirmou a alteração de forma unilateral, o que gerou forte insatisfação entre os dirigentes. Para o Flamengo, a decisão fere a isonomia da competição, já que favorece equipes que não disputam a Libertadores.
Flamengo sobre mudança no calendário da CBF: "Tal cenário compromete o planejamento esportivo da temporada e, sobretudo, a saúde dos atletas"
Na nota, o clube destacou:
“A decisão, que antecipa rodadas e encurta o período de disputa, impõe ao Flamengo uma carga maior de jogos e longas viagens em intervalo reduzido, em alguns casos desrespeitando inclusive o prazo mínimo de 66 horas entre partidas — especialmente após datas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Tal cenário compromete o planejamento esportivo da temporada e, sobretudo, a saúde dos atletas.”
Com a mudança no calendário, o Flamengo perde semanas livres que teria durante a disputa simultânea da Libertadores e do Brasileirão. Fora da Copa do Brasil, o time poderia usar o período para treinar, recuperar jogadores e ajustar a equipe. Agora, terá novamente uma sequência intensa de jogos, o que pode impactar diretamente na briga por títulos.
Após a impressionante goleada por 8 a 0 em cima do Vitória, o Flamengo agora se prepara para o jogo de domingo (31), quando recebe o Grêmio no Maracanã pela 22ª rodada do Brasileirão. O Mengão é o líder isolado do campeonato com 46 pontos, quatro à frente do Palmeiras, segundo colocado na tabela.