
Futebol
01 Set 2025 | 17:30 |
O duelo entre Flamengo e Grêmio, realizado neste domingo (31) no Maracanã, terminou em 1 a 1 e deixou a torcida do Mengão com gosto de frustração. Enquanto o Mais Querido pressionava em busca da vitória, os gaúchos conseguiram se defender com consistência e aproveitar os contra-ataques.
Em coletiva, Mano Menezes detalhou a proposta que desenhou para frear a movimentação de Gonzalo Plata, um dos principais nomes da equipe rubro-negra: "Fizemos uma linha de cinco com atacante por fora do lateral para tentar neutralizar uma movimentação que Plata faz muito bem. Definimos Marlon para perseguir ele quase que até o fim da jogada. Sacrificamos Kike Oliveira porque teve que marcar lá embaixo o tempo inteiro, e às vezes isso custa caro."
Apesar da solidez defensiva, o Grêmio não passou ileso à pressão. Arrascaeta abriu o placar para os donos da casa na etapa final, após erro na saída de bola adversária. O empate veio no fim, com Volpi convertendo cobrança de pênalti.
Mano Menezes reconheceu os riscos assumidos pela equipe ao apostar tanto na marcação: "Do lado de lá tem gente competente, o Flamengo veio um pouco diferente (no segundo tempo). Nós não conseguimos mais segurar essa pressão e erramos duas vezes seguidas a saída de transição. Você não pode errar a saída de transição grosseiramente porque aí você pega o contra-ataque do contra-ataque. Sofremos o gol, depois fomos tentando encontrar outras soluções. Não podia tomar o segundo."
Com Braithwaite já fora de campo, coube ao goleiro Volpi assumir a responsabilidade da penalidade máxima contra o Flamengo. O arqueiro converteu e garantiu o empate no Maracanã, recebendo elogios públicos de Mano Menezes.
"Fez uma defesa espetacular contra o Ceará, fez duas defesas espetaculares hoje. E quando tivemos a penalidade máxima a favor, Braithwaite já não estava mais, que é o nosso batedor oficial. Acho que seria um peso muito grande para Cristaldo nesse momento. Não quis dar a ele. Eu sei que ele ia assumir essa responsabilidade, mas Volpi treina muito bem, cobra bem", concluiu o técnico.
Meia colombiano Jorge Carrascal balança as redes pela primeira vez com a camisa do Mengão em clássico contra o Cruzmaltino pelo Brasileirão
21 Set 2025 | 20:00 |
Jorge Carrascal fez história ao marcar seu primeiro gol com a camisa do Flamengo justamente em um clássico contra o Vasco, no Maracanã. Em sua estreia como titular, o meia colombiano abriu o placar para o Rubro-Negro aos 11 minutos da etapa inicial. O jogador comemorou o feito e reconheceu o equilíbrio do confronto, que foi para o intervalo empatado em 1 a 1.
“Muito feliz pelo primeiro clássico e por marcar com a camisa do Flamengo, é motivo de orgulho e felicidade. A partida está muito difícil, é um clássico equilibrado. Acredito que podemos voltar melhores no segundo tempo”, afirmou Carrascal na saída para o intervalo.
O gol nasceu após uma sequência de oportunidades criadas pelo Flamengo. Cebolinha acertou o travessão em chute de fora da área. Na sobra, Emerson Royal cruzou para Bruno Henrique finalizar de direita. O goleiro Léo Jardim fez a defesa, mas Carrascal apareceu no rebote para mandar para as redes com a perna direita.
A titularidade contra o Vasco foi a primeira de Carrascal desde que chegou ao Flamengo. Contratado por 12 milhões de euros (cerca de R$ 75 milhões), ele substituiu Arrascaeta e completou pela primeira vez 45 minutos em campo, antes disso, seu máximo havia sido 27 minutos contra o Vitória.
O colombiano já havia dado uma assistência para Emerson Royal no duelo contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, e o gol no clássico pode render mais confiança e minutos ao atleta nos próximos compromissos.
Mengão e Cruzmaltino protagonizam um duelo intenso no Maracanã, com gols, jogadas de perigo e pressão até o apito final em partida válida pelo Brasileirão
21 Set 2025 | 19:36 |
Flamengo e Vasco se enfrentam no Maracanã, pela 24ª rodada do Brasileirão em um empate sem gols. O clássico carioca entre entre as equipes começou com alta intensidade. O Vasco adiantou a marcação, forçou erros e criou escanteios perigosos logo nos primeiros minutos.
O Flamengo respondeu em transições rápidas, principalmente com Cebolinha. Carrascal abriu o placar aos 10 minutos, aproveitando rebote após grande defesa de Léo Jardim, em jogada que teve bola no travessão e participação de Bruno Henrique.
O time cruzmaltino não se intimidou com o gol rubro-negro e manteve o ritmo ofensivo. Puma Rodríguez quase empatou em cabeçada defendida por Rossi e que ainda bateu na trave. A insistência deu resultado aos 29 minutos, quando Rayan subiu mais alto que a defesa em cobrança de escanteio de Philippe Coutinho e deixou tudo igual no placar. O primeiro tempo terminou 1 a 1, refletindo a igualdade de forças.
Na etapa final, os dois técnicos mexeram bastante nas equipes. O Flamengo intensificou o ataque com entradas de Pedro e Arrascaeta, enquanto o Vasco ajustou a marcação. Saúl Ñíguez acertou o travessão em chute de fora da área e Pedro obrigou Léo Jardim a fazer grande defesa. Luiz Araújo e Samuel Lino também levaram perigo, mas a zaga vascaína conseguiu evitar a virada. A partida seguiu equilibrada até os minutos finais.
O Flamengo permaneceu em primeiro lugar do Brasileirão com 51 pontos, a frente do Palmeiras com 49. O próximo duelo da equipe será contra o Estudiantes, na próxima quinta-feira (25), pelo jogo de volta da Libertadores onde o Mengão venceu por 2 a 1 na ida.
Reserva na Raposa e com poucas chances sob comando de Leonardo Jardim, camisa 9 pode ser negociado em 2026. Alvinegro não deve ser o destino
21 Set 2025 | 18:40 |
O destino de Gabigol voltou a movimentar os bastidores do futebol brasileiro. Reserva no Cruzeiro e insatisfeito com o tempo reduzido em campo, o atacante de 31 anos pode deixar Belo Horizonte em 2026. A apuração do jornalista Jorge Nicola indica que o clube celeste já avalia uma possível transferência.
Até pouco tempo atrás, o Corinthians surgia como forte candidato para contratar Gabigol. Na gestão de Augusto Melo, o atacante era tratado como reforço de impacto e seu custo-benefício era visto como mais atraente do que nomes internacionais, como Memphis Depay. Além disso, havia expectativa de que o brasileiro pudesse se tornar um ídolo para a torcida alvinegra.
Com a chegada de Osmar Stabile à presidência, o cenário mudou. Pessoas próximas ao novo dirigente revelam que ele não se anima com a ideia de investir pesado em Gabigol, preferindo nomes mais jovens e projetos de médio e longo prazo. Essa postura esfriou o interesse do Corinthians no jogador.
Gabigol chegou ao Cruzeiro sem custos após deixar o Flamengo, mas não conseguiu repetir o protagonismo que tinha no Rio de Janeiro. Mesmo sem ser titular absoluto, soma 35 jogos, 12 gols e quatro assistências pela Raposa. O próprio atleta já demonstrou insatisfação: “Eu busco minutos, ele (Leonardo Jardim) sabe disso”, disse em entrevista após marcar contra o Bahia.
Ex-Flamengo, Gabigol deixou o Rio de Janeiro no fim de 2024, depois de perder espaço, embora tenha sido decisivo em conquistas históricas, como as Libertadores de 2019 e 2022, marcando gols nas duas finais. Ídolo da Nação, o atacante agora tenta reconstruir sua trajetória em Belo Horizonte.