
Futebol
|
Marcelinho Carioca, ex-jogador do Flamengo, causou uma turbulência na Nação após declarar que o clube usa "forças ocultas" para se favorecer relativamente ao São Paulo na Copa do Brasil. A declaração do apresentador em seu programa "Rádio Marcelinho Carioca" revoltou a torcida e os dirigentes do Mais Querido, pois fere a integridade do clube. Com isto, a diretoria do Rubro-Negro declarou que pretende processar Marcelinho Carioca, que se pronunciou sobre o ocorrido. Arrependido, o ex-jogador pede desculpas ao clube e aos torcedores.
“Eu quero falar do meu coração. Fiz uma declaração na qual fui muito mal interpretado, mas eu nunca tive vergonha de pedir desculpas porque a humildade precede a honra e a soberba precede a queda. Eu queria dizer, em especial, para todos os torcedores rubro-negros e direcionando também para todos os dirigentes, presidência e o departamento jurídico", iniciou.
"Se eu fui mal interpretado, estou aqui para pedir desculpas do fundo do meu coração. Eu jamais seria ingrato ao clube que me deu plano odontológico, plano médico, assistente social, cesta básica e ajuda de custo, chegando ao Flamengo com 14 anos, onde meu sonho era conhecer o Zico, tive a oportunidade de jogar ao lado dele e treinar faltas com ele. Gratidão não tem preço, eu jamais vou cuspir o prato que me alimentou por sete anos. Eu sou grato ao Flamengo porque ele me ascendeu ao futebol brasileiro e mundial. Aleatoriamente, escutando de outros boleiros, eu fui mal interpretado", reforçou.
"Eu jamais falei mal do Flamengo, que eu tenho um carinho enorme e gratidão eterna. Nunca falei da torcida. No último jogo de Flamengo x Corinthians, eu estava com o Petkovic, todo mundo cumprimentando e elogiando e falando do sucesso no Corinthians e que estava fazendo sucesso aqui e poderia ter seguido… infelizmente, gestores, na época, não me deixaram fazer esse trabalho. Não só eu, mas o Júnior Baiano, Marquinhos, Djalminha, Paulo Nunes… mas eu estou aqui para falar disso, estou aqui para pedir desculpas à direção e à presidência", afirma.
"Se entristeceu o torcedor, eu peço desculpas do fundo do meu coração. Minha intenção não foi magoar ou diminuir o clube que é gigante, e cuidou desse cidadão aqui quando ele era pequenininho. Tem até um slogan: craque o Flamengo faz em casa, e o Flamengo fez esse craque aqui, eu sou muito grato e peço desculpas”, concluiu o ex-jogador do Flamengo.
Durante o seu período no Mais Querido, Marcelinho fez sucesso pelo seu bom desempenho ao bater faltas. Além disso, o ex-jogador conquistou títulos como o Campeonato Brasileiro de 1992 e a Copa do Brasil de 1990. O apresentador vestiu o Manto Sagrado entre 1988 e 1993, período no qual marcou 49 gols pelo Mengão. Após esta passagem, o jogador se aventurou em outros clubes, como o Corinthians.
Após a polêmica de Marcelinho Carioca, o Rubro-Negro segue com os preparativos para os seus próximos compromissos. Flamengo e Athletico-PR se enfrentam na próxima quarta-feira (13) pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A disputa acontece às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Kleber Andrade. Atualmente, o Mais Querido ocupa a quarta posição no Campeonato Brasileiro. O objetivo do clube é superar a diferença de 12 pontos entre o Rubro-Negro e o Botafogo, atual líder da competição.
Lesão do meio-campista uruguaio não exige cirurgia, e departamento médico do Mais Querido mantém otimismo para o Mundial nos EUA
|
De La Cruz sofreu uma entorse no joelho esquerdo durante a partida contra o Botafogo, disputada no último domingo (18), pelo Campeonato Brasileiro. A situação do atleta levantou dúvidas entre torcedores sobre a possibilidade de ausência no Mundial de Clubes. A lesão preocupa, mas, segundo informações apuradas pelo Gazeta do Urubu, a lesão deve demorar por volta de 3 semanas.
Apesar da gravidade da entorse, a previsão inicial mantém otimismo. O meio-campista ainda tem chances de atuar na competição internacional, marcada para o mês de junho, nos Estados Unidos. O clube rubro-negro seguirá trabalhando em tempo integral com o objetivo de garantir a presença do uruguaio no elenco que disputará o torneio.
Enquanto monitora a evolução clínica do jogador, o foco imediato está na Copa do Brasil. O Mais Querido enfrenta o Botafogo-PB nesta quarta-feira (21), às 21h30, no Maracanã, pela partida de volta da terceira fase do torneio nacional. No confronto de ida, a equipe venceu por 1 a 0 e precisa apenas de um empate para avançar.
A tendência é que o técnico mantenha a formação alternativa utilizada na primeira partida, poupando nomes importantes visando o duelo contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. Jogadores como Matheus Cunha, Evertton Araújo e Ayrton Lucas devem receber mais minutos em campo, seguindo a estratégia adotada anteriormente.
O Flamengo segue confiante no avanço à próxima fase da Copa do Brasil mesmo sem peças fundamentais no meio-campo. A ausência de De La Cruz é sentida, mas o elenco busca mostrar força coletiva. Paralelamente, a comissão técnica e o departamento médico intensificam os cuidados para recuperar o camisa 18 a tempo do Mundial de Clubes, considerado um dos principais objetivos do clube na temporada.
De la Cruz tem entorse no joelho e vira desfalque em meio à crescente preocupação da comissão técnica com o calendário apertado às vésperas do Mundial
|
A comissão técnica comandada e liderada por Filipe Luís na área física terá mais um desafio: administrar um elenco encurtado por lesões em meio a uma sequência dura de jogos. De la Cruz se junta a Gonzalo Plata, Allan e Erick Pulgar no departamento médico. Matías Viña, por sua vez, segue em recondicionamento físico e não deve atuar antes do torneio nos Estados Unidos.
Na coletiva após o clássico com o Botafogo, Filipe Luís já havia criticado de forma direta o calendário do futebol brasileiro. E a situação do uruguaio reforça a tese do preparador físico: é difícil manter o alto rendimento técnico e físico com partidas a cada 72 horas, como será a realidade do Flamengo neste mês de maio.
O desgaste também impactou em outras decisões. Arrascaeta, por exemplo, foi poupado do clássico, e Filipe admitiu que há outros atletas "no limite". Mesmo assim, não há tempo para descanso. A equipe já se reapresentou na manhã desta segunda-feira (19) no Ninho do Urubu e terá apenas dois dias de preparação até a partida contra o Botafogo-PB, que vale vaga nas oitavas da Copa do Brasil.
Confira a maratona de jogos do Flamengo antes do Mundial de Clubes:
21/05 (quarta): Flamengo x Botafogo-PB — Copa do Brasil
25/05 (domingo): Palmeiras x Flamengo — Brasileirão
28/05 (quarta): Flamengo x Deportivo Táchira — Libertadores
01/06 (domingo): Flamengo x Fortaleza — Brasileirão
É um cenário que exige decisões cirúrgicas da comissão técnica. O Flamengo deve escalar força máxima nas partidas contra Palmeiras e Deportivo Táchira, considerados compromissos-chave tanto na briga pelo topo do Brasileirão quanto para garantir a classificação direta às oitavas da Libertadores. Nos demais jogos, a tendência é que o time seja mais mesclado.
A fala é reforçada por um dado prático: serão quatro jogos em 12 dias. Média de um jogo a cada três dias — e com deslocamentos, como a viagem a São Paulo para enfrentar o Palmeiras. Tudo isso às vésperas de um Mundial que virou prioridade interna. Em meio a essa pressão, a CBF atendeu a um pedido da diretoria rubro-negra e adiou a 12ª rodada do Brasileirão para os clubes que participarão do Mundial de Clubes. Com isso, o Flamengo terá cerca de 15 dias livres para se preparar, entre o fim da maratona e a estreia nos Estados Unidos.
Com desfalques no meio-campo e foco no confronto contra o Palmeiras, Mais Querido deve repetir escalação alternativa no duelo de quarta-feira
|
O Flamengo retomou os treinos nesta segunda-feira (19) com total atenção voltada ao jogo decisivo diante do Botafogo-PB, válido pela terceira fase da Copa do Brasil. O duelo acontece nesta quarta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio do Maracanã.
A comissão técnica rubro-negra estuda repetir a estratégia utilizada na partida de ida, escalando novamente uma equipe alternativa, priorizando a preservação de atletas importantes antes do confronto com o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro.
Conforme apuração feita pela equipe do Coluna do Fla, o planejamento envolve a utilização de jogadores que já atuaram na vitória por 1 a 0 no jogo de ida, como Matheus Cunha, Danilo, Evertton Araújo, Ayrton Lucas e Juninho. Na ocasião, a equipe alternativa garantiu vantagem no placar com gol do jovem atacante Joshua. Agora, um empate basta para assegurar a classificação à próxima fase da competição.
A principal novidade entre os relacionados pode ser o retorno de Arrascaeta. O meia uruguaio tem chances de ser incluído na lista de convocados, embora a tendência seja começar no banco de reservas. Outro nome com boa possibilidade de ser mantido na formação inicial é o lateral Wesley, que estará suspenso para o próximo compromisso do Brasileirão e, por isso, deve seguir entre os titulares nesta quarta.
O setor de meio-campo será o mais afetado por lesões. De La Cruz foi diagnosticado com uma entorse no joelho e não poderá atuar. Além dele, Allan, Erick Pulgar e Viña permanecem sob cuidados médicos, sendo desfalques confirmados para o confronto. As ausências forçam o técnico a buscar alternativas na base e entre reservas com mais ritmo recente de jogo do Flamengo.