
Futebol
|
Flamengo e Fluminense disputam a final do Campeonato Carioca nesta semana, e a grande dúvida é sobre a postura do time de Mano Menezes. O Tricolor, que tem sido um adversário complicado para o Flamengo de Filipe Luís, melhorou nos últimos jogos e adotou uma postura mais ofensiva. No entanto, o jornalista Mauro Cezar Pereira levantou um questionamento importante: o Fluminense manterá esse estilo ou voltará a jogar de forma retrancada, como no empate sem gols na fase de grupos?
“Eu acho que a grande questão para esse jogo que me chama a atenção é que o Fluminense foi um time agressivo na Copa do Brasil, agora contra o Águia de Marabá, fez 8. Contra o Volta Redonda, fez 4. Venceu o Caxias lá no interior gaúcho, na Serra Gaúcha, por 2 a 1. Também na Copa do Brasil. Mas como vai ser contra o Flamengo?”, questionou Mauro Cezar.
Canobbio: peça ofensiva ou mais um defensor?
Outro ponto levantado pelo jornalista foi o papel de Canobbio, que tem sido um dos destaques do Fluminense, contribuindo com gols e assistências. No entanto, no último confronto contra o Flamengo, ele atuou praticamente como um segundo lateral, ajudando na marcação.
“O Canobbio vai ser um jogador fazendo gols, dando assistências, ou vai ser aquele jogador do último 0 a 0, que trabalhou mais defensivamente do que ofensivamente? E muito bem, por sinal”, analisou Mauro.
Flamengo manterá seu estilo ofensivo
Se a postura do Fluminense ainda é uma incógnita, Mauro Cezar acredita que o Flamengo não deve mudar sua forma de jogar. Para ele, o time de Filipe Luís entrará em campo pressionando o adversário e buscando a vitória.
“Flamengo a gente sabe como vai jogar, vai jogar como sempre. Não tem a menor dúvida disso. Vai jogar pressionando o Fluminense. Mas e o Fluminense do Mano Menezes? Não é o Fluminense do Fernando Diniz, é do Mano Menezes. Vai jogar de que forma? Como foi no 0 a 0 recente, se defendendo basicamente, não chutou a bola no gol?”, ponderou.
Postura do Fluminense pode definir o rumo da final
Na visão de Mauro Cezar, o jogo de ida pode influenciar toda a decisão. O Fluminense pode optar por segurar o resultado e decidir no jogo de volta, no sábado (15), ou tentar surpreender já nesta quarta-feira (12).
“Acho que a postura do Fluminense é que pode pautar essa partida de outra forma. O jogo não decide amanhã. Decide no final de semana, que é o jogo decisivo. Ele pode simplesmente jogar para o empate e tentar resolver no outro jogo. Então acho que a estratégia do técnico do Fluminense é que vai definir mais ou menos o que pode ser esse jogo. Vai encaminhar aí essa partida”, concluiu o jornalista.
Com diferentes abordagens em jogo, a primeira partida da final do Campeonato Carioca promete ser decisiva para o desfecho do torneio. Flamengo e Fluminense se enfrentam nesta quarta-feira (12), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.
Mengão tem conversas com vários jogadores do elenco para prolongar o vínculo, mas diretor afirma que já definiu com Filipe Luís o caso prioritário
|
O Flamengo segue atuando nos bastidores para manter a base do elenco e garantir estabilidade para a sequência da temporada. Entre as prioridades, o diretor de futebol José Boto destacou a necessidade urgente de renovação com Guillermo Varela, além da valorização contratual de Gerson.
Segundo Boto, as negociações estão em andamento, mas o clube adota um tom de cautela para resolver todas as questões de forma equilibrada.
"(A renovação do) Varela é urgente, no sentido de dar tranquilidade a ele, ao Filipe Luís, e ao elenco, saber que teremos o jogador por mais tempo. O Gerson tem mais a ver com uma valorização daquilo que ele representa para o elenco e para o Flamengo. Já começamos a conversar, sem pressa, sem pressões. Tenho certeza que as coisas vão ter um desenrolar bom para todos", disse Boto, em entrevista ao jornalista Venê Casagrande.
O dirigente ainda revelou que ambos os jogadores demonstraram interesse em permanecer no clube, mas as tratativas foram impactadas pela sequência de jogos do Flamengo.
"Houve uma abordagem para saber se o jogador quer continuar aqui, e ele disse que sim. Já falei com o agente dele, mas com essa sequência de jogos, não tivemos o tempo que desejávamos. Agora vamos conversar mais seriamente sobre as condições da renovação. Com o Gerson foi exatamente a mesma coisa, ele sabe a intenção que temos de valorizá-lo", definiu o dirigente.
Situação contratual de Varela
O lateral uruguaio tem contrato com o Flamengo até o fim de 2025, o que significa que, a partir de junho deste ano, poderá assinar um pré-acordo com qualquer outro clube. Para evitar essa situação, o técnico Filipe Luís solicitou a prorrogação do vínculo do jogador, considerado peça importante para a temporada.
Diante disso, José Boto colocou a renovação de Varela como prioridade, reforçando o compromisso do Flamengo em manter um elenco competitivo.
Gerson também pode ter contrato valorizado
Após acertar a renovação de Erick Pulgar, o Flamengo continua ativo no mercado para assegurar a permanência de peças-chave. Gerson, que tem grande importância no meio de campo rubro-negro, está em processo de valorização salarial e já recebeu uma proposta formal do clube.
O plantel do Mais Querido inicia a preparação para a estreia no Brasileirão nesta terça-feira (18); o Rubro-Negro encara o Internacional no dia 29 de março
|
Campeão Carioca no último final de semana, o elenco do Flamengo recebeu a segunda-feira (17) de folga, mas já retoma os trabalhos no CT Ninho do Urubu na tarde desta terça (18). Assim, o plantel rubro-negro já inicia a preparação para a estreia do Brasileirão.
Segundo a programação divulgada pelo Flamengo, o elenco rubro-negro terá três treinos na semana e uma folga tripla entre sexta e domingo, último final de semana antes de estrearem no Brasileirão.
Assim, nesta terça-feira (18) o elenco do Flamengo se reapresenta no CT Ninho do Urubu, a partir das 15h30, para darem início na preparação para o jogo do Brasileirão, que será disputado no dia 29 de março.
Já na quarta (19), o plantel vai ao Ninho do Urubu às 09h30, com treino liberado para a imprensa e na quinta-feira (20), os atletas também se apresentam na parte da manhã.
ESTREIA NO BRASILEIRÃO
O Flamengo terá duas semanas livres para treinos antes de estrear no Brasileirão. Isso porque, a primeira rodada da competição acontece apenas no dia 29 de março (sábado), onde o Rubro-Negro encarará o Internacional, às 21h, no Maracanã.
Time feminino do Mengão, as Meninas da Gávea, treinam em nova casa e se prepara para enfrentar o São Paulo na estreia do Campeonato Brasileiro
|
O Flamengo Feminino iniciou a semana com novidades. Na última segunda-feira (17), a equipe se reapresentou no Centro de Futebol Zico (CFZ), localizado no Recreio, Rio de Janeiro. O local, que já vinha sendo utilizado pelo time desde outubro de 2024, tornou-se oficialmente a nova casa das Meninas da Gávea após uma parceria anunciada em fevereiro deste ano. Agora, além da equipe principal, as categorias de base também passarão a utilizar a estrutura para treinamentos e preparação.
A lenda rubro-negra, Zico, comentou sobre a nova fase do futebol feminino do clube. O ex-jogador e ídolo do Mengão ressaltou o empenho em garantir uma adaptação tranquila para as atletas no novo ambiente:
“É uma alegria muito grande não só minha, mas de todos aqui no CFZ. No período inicial, ainda em outubro do ano passado, a gente deu toda atenção e fez questão que todas elas e o staff se sentissem em casa, tanto dentro de campo, como fora. Eu acho que essa continuidade foi muito em função dessa receptividade e desse carinho. Estamos muito felizes por colocar nossa estrutura à disposição do Flamengo e agradecemos pela confiança”, afirmou o eterno camisa 10.
ENCERRAMENTO DA PARCERIA COM A MARINHA
Antes da mudança para o CFZ, o futebol feminino do Mais Querido mantinha uma parceria com a Marinha do Brasil desde julho de 2015. Durante quase uma década, o time treinava e disputava jogos no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, na Avenida Brasil. A estrutura oferecia departamento médico, alojamento e suporte para atletas da base e do profissional que vinham de fora do estado.
No entanto, em fevereiro de 2025, o clube anunciou oficialmente o fim da parceria nas redes sociais. Com isso, a transição para o CFZ tornou-se definitiva, representando uma nova fase de autonomia e crescimento para o futebol feminino do Mengão.