
Futebol
|
Flamengo e Fluminense disputam a final do Campeonato Carioca nesta semana, e a grande dúvida é sobre a postura do time de Mano Menezes. O Tricolor, que tem sido um adversário complicado para o Flamengo de Filipe Luís, melhorou nos últimos jogos e adotou uma postura mais ofensiva. No entanto, o jornalista Mauro Cezar Pereira levantou um questionamento importante: o Fluminense manterá esse estilo ou voltará a jogar de forma retrancada, como no empate sem gols na fase de grupos?
“Eu acho que a grande questão para esse jogo que me chama a atenção é que o Fluminense foi um time agressivo na Copa do Brasil, agora contra o Águia de Marabá, fez 8. Contra o Volta Redonda, fez 4. Venceu o Caxias lá no interior gaúcho, na Serra Gaúcha, por 2 a 1. Também na Copa do Brasil. Mas como vai ser contra o Flamengo?”, questionou Mauro Cezar.
Canobbio: peça ofensiva ou mais um defensor?
Outro ponto levantado pelo jornalista foi o papel de Canobbio, que tem sido um dos destaques do Fluminense, contribuindo com gols e assistências. No entanto, no último confronto contra o Flamengo, ele atuou praticamente como um segundo lateral, ajudando na marcação.
“O Canobbio vai ser um jogador fazendo gols, dando assistências, ou vai ser aquele jogador do último 0 a 0, que trabalhou mais defensivamente do que ofensivamente? E muito bem, por sinal”, analisou Mauro.
Flamengo manterá seu estilo ofensivo
Se a postura do Fluminense ainda é uma incógnita, Mauro Cezar acredita que o Flamengo não deve mudar sua forma de jogar. Para ele, o time de Filipe Luís entrará em campo pressionando o adversário e buscando a vitória.
“Flamengo a gente sabe como vai jogar, vai jogar como sempre. Não tem a menor dúvida disso. Vai jogar pressionando o Fluminense. Mas e o Fluminense do Mano Menezes? Não é o Fluminense do Fernando Diniz, é do Mano Menezes. Vai jogar de que forma? Como foi no 0 a 0 recente, se defendendo basicamente, não chutou a bola no gol?”, ponderou.
Postura do Fluminense pode definir o rumo da final
Na visão de Mauro Cezar, o jogo de ida pode influenciar toda a decisão. O Fluminense pode optar por segurar o resultado e decidir no jogo de volta, no sábado (15), ou tentar surpreender já nesta quarta-feira (12).
“Acho que a postura do Fluminense é que pode pautar essa partida de outra forma. O jogo não decide amanhã. Decide no final de semana, que é o jogo decisivo. Ele pode simplesmente jogar para o empate e tentar resolver no outro jogo. Então acho que a estratégia do técnico do Fluminense é que vai definir mais ou menos o que pode ser esse jogo. Vai encaminhar aí essa partida”, concluiu o jornalista.
Com diferentes abordagens em jogo, a primeira partida da final do Campeonato Carioca promete ser decisiva para o desfecho do torneio. Flamengo e Fluminense se enfrentam nesta quarta-feira (12), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.
Pedro tende a continuar no banco de reservas nesta quinta-feira, no jogo válido pela Libertadores; veja o provável time para encarar a LDU
|
O Flamengo fez seu último treino nesta quarta-feira visando à partida contra a LDU, na quinta, às 21h30, no Maracanã. O jogo é decisivo, já que, se perder, o Rubro-Negro estará eliminado da Libertadores. O técnico Filipe Luís teve que lidar com desfalques importantes para montar o time.
Com edema ósseo no joelho direito, Plata continua fora e só deverá voltar a jogar na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. No entanteo, a principal baixa é Pulgar, que se machucou contra o Bahia. Allan poderia ser opção, mas também se lesionou no jogo de sábado. Assim, a tendência é que Evertton Araújo seja o titular no meio.
No ataque, também há dúvidas. Reserva no último fim de semana, Pedro tende a continuar no banco. O centroavante ainda busca sua melhor forma física após voltar de grave lesão no joelho esquerdo. Juninho briga por vaga com Michael e Bruno Henrique.
Com tudo isso dito acima, o Flamengo deve ir a campo com: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (Danilo), Alex Sandro; Evertton Araújo, De La Cruz, Gerson, Arrascaeta; Michael (Juninho) e Bruno Henrique (Pedro).
Com cinco pontos na terceira colocação do Grupo C, o Flamengo ainda depende só de si para avançar às oitavas de final. Para isso, precisa vencer os dois jogos restantes e fazer saldo de gols. Depois da LDU, o time enfrentará o Deportivo Táchira, também no Maracanã.
O próximo compromisso do Flamengo pelo Brasileirão da categoria será na próxima quarta-feira (21), fora de casa, contra o Cruzeiro
|
Na tarde desta quarta-feira, no Estádio José Bastos Padilha, na Gávea, o Flamengo iniciou a sua caminhada no Campeonato Brasileiro Sub-17 com uma derrota para o Grêmio pelo placar de 3x2. João Vitor e Levy Dias marcaram os gols dos Garotos do Ninho, que no entanto, não foram suficientes para que o time rubro-negro saísse com a vitória na primeira partida da competição.
O jogo começou sem grandes chances criadas no início, com os times se analisando, iniciando algumas jogadas, mas nenhuma delas de grande perigo. Aos 15 minutos, o Grêmio marcou o seu primeiro gol. Em uma jogada coletiva bem trabalhada, o camisa 10 Izaac Lobato marcou o primeiro do time gaúcho.
O Flamengo seguia atacando e aos 20, uma boa jogada iniciada por Heitor encontrou Jhefinho, que deixou Mateus Tiago livre pra chutar, mas a bola foi pra fora. No entanto, na jogada seguinte, o Grêmio ampliava sua vantagem: Benjamin aproveitou a chance e aos 21, marcou o segundo gol do adversário.
Já no finzinho do primeiro tempo, o princípio de uma reação rubro-negra: aos 45, João Vitor marcou o primeiro do Flamengo, após completar o cruzamento de Luiz Guilherme. A bola bateu no travessão e caiu dentro do gol, gerando um lance de dúvidas, mas a arbitragem validou o gol. No minuto seguinte, aos 47, de pênalti, Iago Valeije marcou o terceiro do tricolor gaúcho.
Após o intervalo e as orientações do técnico Daniel Franklin, o Flamengo voltou buscando ainda mais o jogo e atacando, pois agora precisava sair para reverter o resultado. Aos 6 minutos do segundo tempo, o goleiro do Grêmio defendeu belo chute de João Vitor e logo após, aos 8 minutos, Levy Dias estava no lugar certo pra marcar o segundo do Mengão, após cruzamento de Ryan Roberto.
Os Garotos do Ninho seguiam atacando enquanto o Grêmio jogava esperando o Flamengo para sair em contra-ataque, no entanto, a defesa adversária prevaleceu até o final do jogo.
O próximo compromisso do Flamengo pelo Brasileirão da categoria será na próxima quarta-feira (21), fora de casa, contra o Cruzeiro.
Campeonato Brasileiro Sub-17 - 1ª Rodada
Flamengo 2x3 Grêmio
Estádio José Bastos Padilha, Gávea - RJ
Gols: João Vitor (45'/1T) e Levy Dias (8'/2T)
Escalação: Werneck; Heitor, Daniel Carvalho, Levy Dias e Gabriel Amâncio; Luiz Felipe, Matheus Tiago (Kaio Garcia), João Vitor, Jhefinho (João), Diego (Ryan Roberto); Luiz Guilherme (Victor)
Técnico: Daniel Franklin
Na terceira posição do Grupo C, equipe carioca precisa vencer o rival no Maracanã para seguir com chances de avançar às oitavas de final
|
Nesta quinta-feira (15), às 21h30 (horário de Brasília), o Maracanã será palco de um dos jogos mais relevantes da 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2025. O Flamengo encara a LDU, do Equador, em um confronto direto por vaga nas oitavas de final da competição continental. Com cinco pontos e ocupando a terceira posição do Grupo C, a equipe brasileira precisa da vitória para continuar viva na disputa.
A situação do grupo exige um resultado positivo da equipe comandada por Filipe Luís. Com oito pontos, a LDU aparece na vice-liderança da chave, enquanto o Central Córdoba lidera com 11. Em caso de derrota, o clube carioca será eliminado. Já um empate mantém chances matemáticas, desde que o time vença o Táchira na última rodada e torça por uma combinação de resultados, incluindo uma derrota da LDU diante dos argentinos.
Para a equipe equatoriana, o cenário é favorável. Uma vitória no Rio de Janeiro confirma a classificação antecipada às oitavas de final. Líderes até a última rodada, os equatorianos vêm embalados e buscam aproveitar a pressão sobre o adversário para alcançar o objetivo com antecedência. A estratégia do técnico Pablo Sánchez é explorar os espaços deixados por um time carioca que precisará buscar o ataque desde os primeiros minutos.
O Flamengo deve entrar em campo com: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, De La Cruz e Arrascaeta; Gerson, Michael (ou Bruno Henrique) e Pedro. Já o time visitante deve alinhar: Gonzalo Valle; Daniel De La Cruz, Darío Aimar, Gian Franco Allala e Leonel Quiñónez; Carlos Gruezo, Kevin Minda e Melvin Diaz; Fernando Cornejo, Lisandro Alzugaray e Alex Arce.
Com casa cheia prevista, o Flamengo conta com o apoio da torcida para seguir na briga por uma vaga na próxima fase da Libertadores. A missão é clara: vencer a LDU e evitar uma eliminação precoce. Com clima de decisão, o duelo promete fortes emoções para os torcedores e pode selar o destino do time carioca na temporada continental.