Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

MORRE APOLINHO, ETERNO RADIALISTA E EX-TÉCNICO DO FLAMENGO

Nascido em 1º de setembro de 1936, no Rio de Janeiro, Apolinho sempre foi apaixonado por futebol

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Nesta quarta-feira (15), o Brasil perdeu um de seus maiores nomes da radiodifusão: Washington Rodrigues, conhecido carinhosamente como Apolinho. Aos 87 anos, o renomado comunicador, comentarista e apresentador da Super Rádio Tupi, faleceu no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde recebia tratamento para um câncer.

Nascido em 1º de setembro de 1936, no Rio de Janeiro, Apolinho sempre foi apaixonado por futebol. Desde jovem, revelou seu amor pelo esporte, organizando saídas da escola para assistir aos jogos no recém-inaugurado Maracanã.


Enquanto trabalhava como bancário, encontrava tempo para praticar futebol de salão e, de forma amadora, enviava boletins sobre a modalidade para a Rádio Guanabara, que o contrataria mais tarde.


O apelido Apolinho foi dado por Celso Garcia, em referência aos equipamentos utilizados pelos astronautas da missão Apollo 11, e logo foi adotado por todos. 



DA RÁDIO AO FLAMENGO

No ano de seu centenário, em 1995, em meio a um momento de crise, o Flamengo, com o então presidente Kleber Leite, convidou Apolinho para assumir o comando técnico e domar o ataque formado por Sávio Romário e Edmundo.

Na ocasião, foi vice-campeão da Supercopa da Libertadores. Três anos depois, voltou ao clube no cargo de diretor técnico. Washington costumava se referir ao episódio como uma “convocação”. Meses depois voltaria de forma definitiva aos microfones na Super Rádio Tupi.

Washington Rodrigues deixa um legado admirável, além de três filhos, sete netos e uma legião de fãs e colegas de trabalho que o consideravam uma verdadeira lenda da comunicação esportiva.


Futebol

FLAMENGO ENCARA UM ATLÉTICO-GO QUE VIVE SUA PIOR CRISE NA TEMPORADA

Partida acontece neste domingo, às 16h

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Atlético-GO ficou apenas no empate por 1 a 1 com o Bahia na última quarta-feira (24), atuando diante de torcedores. Agora, o time de Goiás enfrenta o Flamengo no Maracanã. A equipe goiana acumula dez jogos sem vitória, com seis resultados negativos e quatro igualdades.

Depois do empate amargo contra o Bahia, sofrendo o gol aos 54 minutos, o Atlético-GO caiu para a lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas 12 pontos. Isso ocorreu porque o Fluminense superou o Palmeiras no Rio de Janeiro e deixou a última posição para a equipe de Goiás. 


No recorte maior, nos últimos 13 jogos do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO tem apenas uma vitória, contra o Fluminense, no Maracanã. Nesse período, perdeu sete vezes e empatou outras cinco. Assim, o histórico levou os goianos a demitirem Jair Ventura e a se afundarem na maior crise de 2024.

DESFALQUES CONTRA O FLAMENGO

Para dificultar ainda mais a situação do Atlético-GO, o técnico Vagner Mancini não poderá contar com cinco jogadores na partida contra o Flamengo. Isso porque, Alejo Cruz, Max, Emíliano Rodriguez, Guilherme Romão e Alix Vinicius estão suspensos.

O JOGO

O Flamengo recebe o Atlético-GO neste domingo (28), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Como de costume,



Futebol

BORA RELEMBRAR? VEJA AS 10 VEZES QUE GABIGOL SAIU DO BANCO PARA SER DECISIVO NO FLAMENGO

O que aconteceu nas duas últimas rodadas do brasileirão, não é novidade para o atacante

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

O ano não tem sido fácil para Gabigol. Desde a chegada de Tite, no fim da temporada passada, o atacante amarga o banco de reservas. Além disso, uma suspensão por supostamente "burlar o exame antidoping", pegou o atacante de surpresa, já que joga atualmente graças a um efeito suspensivo.

Sendo assim, Gabigol iniciou como reserva na partida entre Flamengo e Vitória, mas entrou e deu a assistência que garantiu o triunfo por 2 a 1, pela 19ª rodada do Brasileirão. Acostumado ao time titular, essa não foi a primeira vez que o jogador foi decisivo após sair do banco.


 Veja quando o camisa 99 resolveu a partida, saindo do banco

-Flamengo x Cabofriense. Pelo Campeonato Carioca 2019, entrou aos 24' do segundo tempo e deu o passe para o gol de Bruno Henrique na vitória por 4 a 0.

-Flamengo x Fluminense. Também pelo Carioca de 2019, Gabriel Barbosa entrou no intervalo para marcar o gol que deu o empate por 1 a 1 ao time.


-Flamengo x Fortaleza. Pelo Brasileirão 2020, a equipe rubro-negra venceu o Leão do Pici por 2 a 1 após Gabigol sair do banco no intervalo da partida, marcar no fim e dar vitória ao Fla.

-Flamengo x Boavista. Novamente no Campeonato Carioca, em 2022, Gabriel Barbosa entrou no intervalo e, aos 37', marcou o terceiro gol do jogo.

-Flamengo x Santos. Também em 2022, mas já pelo Brasileirão, o atacante entrou aos 23' da segunda etapa e marcou o gol que garantiu a vitória por 2 x 1.

-Flamengo x São Paulo. O Flamengo sagrou-se vencedor por 2 a 0 na partida pela 21ª rodada do Brasileirão, em 2022, mais uma vez com Gabigol, entrando aos 21' e anotando o segundo da partida.

-Flamengo x Nova Iguaçú. A vitória por 5 a 0 teve dois gols anotados pelo atacante, que entrou em campo apenas no segundo tempo.

-Flamengo x Vasco. Na 7ª rodada do Brasileirão 2024, Gabigol entrou aos 36' e marcou o último gol da vitória por 6 x 1 contra o rival.

-Flamengo x Criciúma. Pela 18ª também do Brasileirão, entrou aos 32' e marcou no último minuto da partida que garantiu a vitória por 2 a 1. -Flamengo x Vitória. Na última rodada do primeiro turno, Gabriel não marcou, mas saiu do banco no intervalo e deu o passe para gol de Carlinhos, no último minuto. Próximos compromissos

O próximo compromisso do Flamengo é contra o Atlético-GO, no domingo (28). O Fla é o 2º colocado na tabela, com 37 pontos.


Futebol

"MORREU FELIZ COM O FLAMENGO": FILHA DE APOLINHO CONTA QUE PAI ASSISTIA GOLEADA QUANDO FALECEU

'Ele assistiu ao primeiro tempo, ouviu o terceiro gol e deu o último suspiro tranquilo e sereno', disse Patrícia durante o velório do jornalista

Torcida Rubro-negra / Divulgação
Torcida Rubro-negra / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Velado na sede do Flamengo, o jornalista Washington Rodrigues morreu justamente enquanto torcia pelo clube. Rubro-negro assumido, o comentarista esportivo de 87 anos lutava contra um câncer no fígado. Na noite da última quarta, ele assistia ao jogo entre o time e o Bolívar-BOL, pela Copa Libertadores. O time carioca venceu por 4 a 0.

Segundo sua filha, Patrícia, Apolinho acompanhou a partida até o terceiro gol do time, marcado por Everton Cebolinha. Morreu em seguida. - Ele assistiu ao primeiro tempo, ouviu o terceiro gol e deu o último suspiro tranquilo e sereno - contou Patrícia durante o velório do pai.


A morte de Apolinho chegou ao conhecimento dos presentes no Maracanã durante o segundo tempo da partida. A goleada por 4 a 0 fez a noite terminar em grande festa na arquibancada. O Flamengo aproveitou para lembrar, em suas redes sociais, que o termo "chocolate" para se referir a goleadas foi criado justamente pelo jornalista.


- Foi uma festa linda no Maracanã, com todas as luzes acessas. Acho que fez ele chegar mais feliz no céu. Ele morreu feliz com o Flamengo - completou Patrícia.




envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

FLAMENGO SE JUNTA A OUTROS 5 CLUBES DA SÉRIE A QUE NÃO ANUNCIARAM REFORÇOS NA ATUAL JANELA DE TRANSFERÊNCIAS

 

Icon Comentário0
Futebol

FLAMENGO DE TITE ALCANÇA 2ª MELHOR CAMPANHA DA HISTÓRIA DO CLUBE NO PRIMEIRO TURNO DO BRASILEIRÃO

 

Icon Comentário0
Futebol

COPA DO BRASIL: SAIBA COMO ADQUIRIR E PREÇOS DOS INGRESSOS PARA FLAMENGO X PALMEIRAS

 

Icon Comentário0