![Filipe Luís fará improvisação na lateral esquerda para o clássico diante do Botafogo](/storage/media-items/images/2025/02/filipe-luis-leo-pereira-alex-sandro_20250212111142.webp)
Futebol
|
Nesta quarta-feira (15), o Brasil perdeu um de seus maiores nomes da radiodifusão: Washington Rodrigues, conhecido carinhosamente como Apolinho. Aos 87 anos, o renomado comunicador, comentarista e apresentador da Super Rádio Tupi, faleceu no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde recebia tratamento para um câncer.
Nascido em 1º de setembro de 1936, no Rio de Janeiro, Apolinho sempre foi apaixonado por futebol. Desde jovem, revelou seu amor pelo esporte, organizando saídas da escola para assistir aos jogos no recém-inaugurado Maracanã.
Enquanto trabalhava como bancário, encontrava tempo para praticar futebol de salão e, de forma amadora, enviava boletins sobre a modalidade para a Rádio Guanabara, que o contrataria mais tarde.
O apelido Apolinho foi dado por Celso Garcia, em referência aos equipamentos utilizados pelos astronautas da missão Apollo 11, e logo foi adotado por todos.
DA RÁDIO AO FLAMENGO
No ano de seu centenário, em 1995, em meio a um momento de crise, o Flamengo, com o então presidente Kleber Leite, convidou Apolinho para assumir o comando técnico e domar o ataque formado por Sávio Romário e Edmundo.
Na ocasião, foi vice-campeão da Supercopa da Libertadores. Três anos depois, voltou ao clube no cargo de diretor técnico. Washington costumava se referir ao episódio como uma “convocação”. Meses depois voltaria de forma definitiva aos microfones na Super Rádio Tupi.
Washington Rodrigues deixa um legado admirável, além de três filhos, sete netos e uma legião de fãs e colegas de trabalho que o consideravam uma verdadeira lenda da comunicação esportiva.
Mengão enfrenta o Alvinegro com baixas importantes; confira a provável escalação e os detalhes do clássico no Maracanã pelo Cariocão 2025
|
O Flamengo enfrenta o Botafogo nesta quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, às 21h30, no Maracanã, em partida atrasada da sétima rodada do Campeonato Carioca. O técnico Filipe Luís terá que lidar com desfalques significativos para este confronto.
Entre os jogadores indisponíveis, destacam-se Viña, que se recupera de lesão no joelho e tíbia; Pedro, que passou por cirurgia no joelho; e Alex Sandro, com problema na coxa. Além disso, atletas como Gerson, Pulgar e Ayrton Lucas podem ser poupados para evitar desgaste físico, iniciando a partida no banco de reservas.
ESCALAÇÃO PROVÁVEL DO FLAMENGO
Diante das ausências, a provável escalação do Mais Querido no comando de Filipe Luís, inclui: Rossi, Danilo, Léo Pereira, Léo Ortiz, Varela, Pulgar, De La Cruz, Arrascaeta, Cebolinha, Luiz Araújo e Juninho.
FLAMENGO BUSCA MANTER SEQUÊNCIA DE VITÓRIAS
O Flamengo chega para o clássico embalado por quatro vitórias consecutivas na competição estadual, ocupando a vice-liderança com 14 pontos em oito jogos. O objetivo é manter a boa fase e seguir na disputa pelo topo da tabela. O confronto promete ser equilibrado, com ambas as equipes buscando a vitória para consolidar suas posições no torneio.
O Flamengo enfrenta o Botafogo pela partida adiada da sétima rodada do Campeonato Carioca e, aqui, você assiste à transmissão ao vivo
|
Flamengo e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira em jogo atrasado da 7ª rodada do Campeonato Carioca. A bola rola às 21h30 (de Brasília). O Flamengo vem de um empate com o Fluminense e agora engata a sequência de clássicos: Botafogo nesta quarta e Vasco no sábado. Filipe Luís vai definir o time na apresentação nesta quarta no CT e pode poupar algumas peças. A equipe tem 14 pontos na segunda colocação - três a menos que o líder Volta Redonda - e se vencer pode deixar bem encaminhada a classificação para a semifinal.
Acompanhe aqui a partida:
O trabalho de revisão do plano está sendo feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) juntamente com a empresa de projeto arquitetônico Arena
|
A diretoria do Flamengo, liderada pelo novo presidente, BAP, trabalha com a data de 25 de março para conclusão do novo plano para construção do estádio do Gasômetro. Está em curso, no momento, uma revisão de custos e prazos do orçamento original feito na gestão anterior.
Vale lembrar, que durante a campanha, a administração de Rodolfo Landim entregou um plano para o estádio que previa um gasto de R$ 1,9 bilhão. Além disso, indicava as fontes de receita que iriam bancar esse valor para viabilizar a arena sem investimento do clube.
A corrente liderada pelo novo presidente Luiz Eduardo Baptista, no entanto, tem um entendimento de que esse plano foi feito de forma apressada. E pediu uma revisão de todas as suas premissas.
Entre outros pontos, está em análise a descontaminação do terreno e as obras viárias necessárias. Aliás, há uma estimativa que essas obras, compromisso com a prefeitura do Rio, serão bem mais caras do que o valor de R$ 80 milhões incluído no orçamento.
O trabalho de revisão do plano está sendo feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) juntamente com a empresa de projeto arquitetônico Arena. Essa consultoria já era responsável pelo projeto inicial. O plano final deve ter impacto na revisão da data de entrega do estádio, que virou uma disputa política entre as correntes do clube.
No Fla-Flu, o ex-presidente Ladim foi com uma camisa do Flamengo com a inscrição Estádio e o número 29, ano em que previa sua inauguração. Era uma provocação já que ele tem se mostrado descrente na condução do projeto. Assim, abordado por torcedores, ele disse: "Vocês têm que cobrar dos outros caras para fazer o estádio, não é de mim, não. Eu consegui o terreno", disse ele, em vídeo postado na rede social.
Do lado da atual diretoria, há o entendimento de que as premissas do projeto inicial precisavam ser revistas porque não estavam corretas. E não há pressa na conclusão do projeto em 2029 se não houver condições financeiras.