
FlaBasquete
|
O Flamengo venceu o Pinheiros nesta segunda (08), por 73 a 59, no Maracanazinho. A partida fechou a participação rubro-negra na temporada regular do Novo Basquete Brasil (NBB). O time do técnico Gustavo de Conti terminou em primeiro lugar e espera definição do seu adversário nas quartas de final. No geral, foram 36 jogos, com 31 vitórias e apenas cinco derrotas. O Rubro-Negro somou 67 pontos.
O Flamengo iniciou o primeiro quarto com mais intensidade. Gui Deodato, com cinco pontos, e Didi, com quatro pontos lideraram o time rubro-negro na pontuação. No final, parcial de 17 a 12 para o Fla, que conseguiu fazer a defesa funcionar contra o Pinheiros.
Já no segundo quarto, o Pinheiros aumentou o rítmo e conseguiu desfazer a vantagem do Flamengo. Scott Machado fez seis pontos, mas não conseguiu evitar a vitória parcial do Pinheiros por 18 a 15. Os dois times foram para o intervalo com o placar apertado de 32 a 30 para o Flamengo
O Flamengo deslanchou no terceiro quarto. A parcial de 26 a 12 foi constuída com uma defesa bem forte e bom aproveitamento dos ataques. Scott Machado coman dou os cestinhas rubro-negros mais uma vez, com cinco pontos. Maique também fez cinco pontos. Gabriel Jaú e Olivinha ajudaram bastante com quatro pontos cada.
O Flamengo administrou a vantagem no último quarto. O Pinheiros veio para cima e conseguiu comandar o placar nos minutos finais. A parcial foi de 17 a 15 para o Pinheiros, mas o Rubro-Negro ainda assim venceu por 73 a 59. Agora, o Fla espera o seu adversário nas quartas de final da NBB para seguir na busca do 9º título nacional no basquete.
Após o jogo, Gui Deodato, eleito craque da partida, comentou a temporada do Flamengo: “O primeiro lugar é muito importante para a gente. Os cinco últimos jogos foram muito importantes, pois não queríamos perder o mando de quadra”.
Com vitória fora de casa no primeiro confronto, Rubro-Negro tenta abrir 2 a 0 na série melhor de cinco contra o time paulista no Novo Basquete Brasil
|
O Flamengo retorna às quadras nesta terça-feira (13) para enfrentar o Corinthians, no jogo 2 das quartas de final do NBB (Novo Basquete Brasil). A partida será realizada no tradicional ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, a partir das 20h15 (horário de Brasília). Com um histórico sólido de 30 vitórias e nove derrotas na temporada, o Rubro-Negro busca ampliar a vantagem na série melhor de cinco.
No jogo 1, realizado fora de casa, o time carioca superou o adversário paulista por 94 a 88. A equipe inicial do Mais Querido foi formada por Alexey, Jordan, Shaq, Kayo e Siewert. O atleta Ruan Miranda ficou de fora da partida por conta de um desconforto físico detectado durante os treinos preparatórios.
A vitória na estreia deixou o Flamengo em posição favorável na série. Caso conquiste mais dois triunfos nos próximos jogos, o time garante de forma antecipada a vaga nas semifinais da competição. A disputa segue o formato “melhor de cinco”, o que exige três vitórias para a classificação direta.
O grande destaque da partida de ida foi o armador Alexey, que encerrou o confronto com 25 pontos, 12 assistências e 40 de eficiência. A atuação foi considerada uma das melhores individuais desta fase do campeonato até agora. O desempenho coletivo da equipe também foi elogiado por analistas e torcedores.
Os torcedores poderão acompanhar a segunda partida da série por três plataformas. A transmissão ao vivo estará disponível nos canais ESPN e SporTV, ambos fechados e acessíveis mediante assinatura. Já os interessados na alternativa via streaming podem assistir pela plataforma NBB Basquet Pass.
Com expectativa de casa cheia no Tijuca, a torcida rubro-negra promete apoiar o time em busca de mais uma vitória importante. O confronto é decisivo para as pretensões do Flamengo na atual temporada do basquete nacional.
Unicaja Málaga vence Galatasaray na final e garante vaga na Copa Intercontinental FIBA, onde poderá reencontrar o Mais Querido na decisão em Singapura
|
O Unicaja Málaga, da Espanha, confirmou neste domingo (12) sua vaga no Mundial de Clubes de Basquete após conquistar o título da Liga dos Campeões da FIBA. Em partida realizada no Sinan Erdem Dome, em Istambul, a equipe derrotou o Galatasaray por 83 a 67, em uma atuação dominante do início ao fim. O Flamengo, campeão da Champions League das Américas, será o representante sul-americano no torneio internacional.
Com uma trajetória marcada por consistência e força coletiva, o Unicaja encerrou a fase de grupos com seis vitórias em seis jogos, superando adversários como Aliaga Petkimspor (Turquia), Filou Oostende (Bélgica) e King Szczecin (Polônia). Nas fases seguintes, manteve o bom desempenho: foi líder em um grupo que incluía Galatasaray, Rytas Vilnius (Lituânia) e Manisa Basket (Turquia), com cinco triunfos em seis partidas.
Na final contra o Galatasaray, o Unicaja demonstrou superioridade técnica e tática. Abriu vantagem já no primeiro quarto (19 a 13), manteve o equilíbrio no segundo (18 a 18) e consolidou o controle no último período, com parcial de 27 a 18. A vitória garantiu não só o título europeu como também o direito de disputar o Mundial da FIBA, a ser realizado em setembro, em Singapura.
A Copa Intercontinental FIBA de 2025 terá um formato de grupos, ainda sem chaveamento divulgado pela organização. Por critério de regulamento, Unicaja e o Mengão estarão em chaves distintas e só poderão se enfrentar em eventual final. O clube espanhol é o atual campeão mundial, tendo vencido o NBA G League United na edição anterior.
O Flabasquete já levantou o troféu mundial duas vezes — em 2014 e 2022 — e também foi vice-campeão em 2019. A expectativa para o torneio deste ano cresce com a possibilidade de uma grande final contra o Unicaja, que atualmente ocupa a quarta colocação na Liga Espanhola, atrás de Real Madrid, Tenerife e Valencia. O Flamengo mira o terceiro título internacional, desta vez em solo asiático.
Flamengo consegue a vitória fora de casa e terá duas partidas no Rio de Janeiro para fechar a série contra o Alvinegro na competição
|
O FlaBasquete começou com o pé direito as quartas de final do NBB 2025. Neste sábado (10), o time rubro-negro visitou o Corinthians, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, e conquistou uma vitória suada por 94 a 88, abrindo 1 a 0 na série melhor de três.
A equipe comandada pelo argentino Sergio Hernández, o Oveja, iniciou a partida com Alexey, Jordan, Shaq, Kayo e Siewert, e teve o desfalque de Ruan Miranda, que ficou fora após sentir um desconforto físico.
O duelo foi bastante equilibrado do início ao fim. O Flamengo começou bem e venceu o primeiro quarto por 25 a 21, mas viu o Corinthians crescer no segundo período. Os donos da casa ajustaram a defesa, viraram o placar e foram para o intervalo vencendo por 50 a 43.
Na volta dos vestiários, o Rubro-Negro retomou o controle. Com destaque para Shaq, que acertou bola de três e ajudou na reação, o Flamengo virou e encerrou o terceiro quarto à frente: 71 a 67.
No último período, brilhou a estrela de Alexey Borges. O armador vive sua melhor temporada e foi decisivo com 25 pontos, 12 assistências, 40 de eficiência e nenhum turnover. A atuação impecável garantiu a vitória flamenguista por 94 a 88, mesmo fora de casa.
Após a partida, Alexey exaltou a entrega da equipe, que não se deu por vencido após terminar o primeiro tempo atrás do placar e conseguir a virada mesmo sem o apoio de seus torcedores.
Agora temos a chance de fechar em casa..."
“A gente se superou hoje. Viemos com uma energia a mais, guerra por rebotes, guerra na defesa. Conseguimos compensar isso com volume, correndo bastante a quadra. É muito importante nesse formato de série. Agora temos a chance de fechar em casa. Mas é playoff, nada decidido.”
Do lado adversário, o armador Elinho Corazza reconheceu o impacto do camisa 9 e admitiu a dificuldade de encarar o Mais Querido fora de casa. “Ele desequilibrou hoje. Fez uma partidaça. Vamos precisar segurar ele nos próximos jogos. Playoff é isso. Eles tiveram mais qualidade”, declarou o jogador do Corinthians.
Com a vitória fora de casa, o FlaBasquete pode encerrar a série em casa. O próximo confronto será no Maracanãzinho, com data e horário a serem confirmados pela Liga Nacional de Basquete.