
FlaBasquete
|
Flamengo e Corinthians vão se enfrentar nesta terça-feira (13), às 20h15, no Tijuca Tênis Clube, pelo jogo 2 das quartas de final do NBB. Após vencer o primeiro jogo na casa do rival, o Orgulho da Nação vai disputar duas partidas seguidas em casa e pode fechar a série. Tentando evitar esse cenário, o pivô Lucas Cauê cobra melhora defensiva do time paulista.
Temos de diminuir o volume de jogo deles.
“Já tínhamos falado que eles são uma equipe muito forte ofensivamente e o que não pode acontecer é isso, tomamos mais de 20 pontos em três quartos. Temos de diminuir o volume de jogo deles para podermos sobressair com o nosso ataque", disse o atleta após o Jogo 1.
O FlaBasquete venceu o Corinthians por 94 a 88 no primeiro confronto. E Lucas Cauê aponta a diferença de pontos feitos em chutes do perímetro como um fator decisivo para o resultado. Enquanto o time paulista teve aproveitamento de 28% e marcou 30 pontos no quesito (10/36), o Fla foi ligeiramente superior com 34% de acerto e 39 pontos (13/38).
"Ofensivamente não tivemos um bom aproveitamento, não fomos muito bem nas bolas de três, ao contrário deles, que, no segundo tempo, acertaram muito mais do que nós. Lá no Rio, temos de diminuir o volume ofensivo deles, trabalhando na nossa defesa”, concluiu Lucas Cauê.
Assim como nas oitavas de final, a equipe de melhor campanha do confronto começou a série fora de casa. Isso significa que o primeiro FlaBasquete x Corinthians das quartas de final do NBB foi em São Paulo, no ginásio Wlamir Marques.
Em seguida, o Rubro-Negro fará duas partidas seguidas em casa e, caso vença o Jogo 1, terá a oportunidade de fechar o confronto diante da Nação. No quarto jogo, caso seja necessário, vai voltar a jogar em São Paulo e, em uma eventual quinta partida, decide no Rio de Janeiro.
Caso passe pelo Corinthians, o Orgulho da Nação vai encara o vencedor do duelo entre Franca e Pinheiros. O rival do Mais Querido está em vantagem por 1 a 0 na série.
Jogo 1: 10/5 (sábado)– Corinthians 88x94 Flamengo
Jogo 2: 13/5 (terça), 20h15 – Tijuca (ESPN)
Jogo 3: 15/5 (quarta), 18h30 – Tijuca (YouTube NBB)
Jogo 4 (se necessário): 18/5 (domingo), a definir: – Wlamir Marques (a definir)
Jogo 5 (se necessário): 21/5 (quarta), a definir: – Tijuca (a definir)
Ídolo do FlaBasquete divulga novo trabalho e convoca os rubro-negros para darem apoio a sua nova empreitada no ambiente digital
|
Ídolo eterno do basquete do Flamengo, Olivinha continua demonstrando seu carisma e a forte ligação com a torcida rubro-negra — agora também fora das quadras. O ex-ala-pivô lançou seu canal no YouTube e convidou os fãs a se inscreverem para acompanhar uma nova fase da carreira.
“Quem puder se inscrever no canal vai ajudar muito. Hoje já fiz uma live, mas quero começar a fazer com mais frequência. Quero falar sobre esportes, Flamengo, videogames e tudo que quisermos falar. Se inscreve lá, pessoal”, disse Olivinha em publicação nas redes sociais.
No canal, o ex-jogador promete abordar uma variedade de temas, com destaque para o universo do Flamengo, mas também passando por esportes em geral, videogames e assuntos do cotidiano. A proposta é criar um ambiente leve, interativo e com a cara da Nação.
Para quem acompanhou Olivinha nos ginásios, é uma oportunidade de conhecê-lo ainda mais de perto — agora em um novo palco, mas com a mesma paixão que sempre teve ao vestir o Manto Sagrado. Até o momento, o canal do histórico camisa 16 conta com 330 inscritos.
Contratado após se destacar no Uberlândia, Olivinha rapidamente se tornou uma das maiores referências do basquete rubro-negro. Em sua primeira passagem, conquistou a torcida com dedicação, inteligência tática e espírito coletivo. Após uma breve saída, retornou em 2012 e participou ativamente da fase mais vitoriosa da história da modalidade no clube.
Com Olivinha em quadra, o Flamengo levantou troféus importantes, como:
Além das conquistas, foi capitão, exemplo para os mais jovens e ícone de liderança. Fora das quadras, sempre cultivou uma imagem marcada pela humildade, bom humor e forte presença nas redes sociais — virtudes que agora levará ao seu canal no YouTube.
Mengão segue em busca de reforços para o elenco após derrota no NBB e visa o terceiro título a nível global no torneio da FIBA
|
O Flamengo está próximo de fechar o elenco para a temporada 2025/26 no basquete. O clube encaminhou a contratação do jovem argentino Alex Negrete, de 23 anos, um dos principais nomes da última edição da Liga Nacional da Argentina. Destaque do Instituto de Córdoba, o jogador deve acionar a cláusula de saída para se juntar ao Orgulho da Nação.
A informação foi publicada pelo jornal argentino La Voz, que revelou que o empresário do atleta comunicou a saída logo após o fim das finais nacionais. De acordo com a reportagem, o técnico rubro-negro Sergio Hernández participou diretamente das tratativas e entrou em contato com a diretoria do clube argentino.
Negrete encerrou a temporada com médias de 13,1 pontos, 4,5 rebotes e 2 assistências por jogo, com 53,2% de aproveitamento nos arremessos de dois pontos e 33,8% nas bolas de três. Foi o cestinha do Instituto, além de eleito Melhor Jovem e Jogador de Maior Evolução da competição. Com passagens pelas seleções de base da Argentina, o jogador estreou recentemente pela seleção principal e se apresenta nesta semana para um período de treinos em Madri.
Embora atue originalmente como ala-armador, Alex Negrete chega para reforçar a rotação nas alas, agregando versatilidade ao elenco comandado por Sergio Hernández. Com ele, o Flamengo encerra a busca por mais uma peça para o perímetro, agora formado por atletas com múltiplas funções e capacidade de adaptação dentro das formações táticas.
Com a chegada de Negrete, o Flamengo finaliza o processo de reformulação do elenco para a próxima temporada. Além do argentino, o clube garantiu as renovações de peças importantes, confirmou Markeith Cummings e anunciou outras três contratações para disputar o Novo Basquete Brasil (NBB), a Champions League das Américas e o Mundial Interclubes da FIBA. Confira como ficou o elenco rubro-negro para 2025/26 (em negrito, os nomes já confirmados oficialmente):
Esse reconhecimento mostra o peso do Rubro-Negro na formação e manutenção de talentos no basquete brasileiro, vamos conhecer mais detalhes dos convocados
|
O FlaBasquete segue mostrando força no cenário nacional e internacional. A convocação da Seleção Brasileira para a disputa da AmeriCup 2025, divulgada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), reforça esse protagonismo: três jogadores do Flamengo convocados para a Seleção Brasileira de Basquete estão entre os nomes escolhidos pelo técnico Aleksandar Petrovic.
Esse reconhecimento mostra o peso do Rubro-Negro na formação e manutenção de talentos no basquete brasileiro. Vamos conhecer mais detalhes dos convocados e da competição que se aproxima. A Seleção Brasileira de Basquete contará com três atletas do Flamengo na preparação para a AmeriCup 2025:
🔹 Alexey Borges
Posição: Armador
🔹 Ruan Miranda
Posição: Pivô
🔹 Gui Deodato
Posição: Ala
Além dos atuais jogadores do Flamengo, a convocação também trouxe nomes com passagem pelo clube, destacando ainda mais a força da base e do elenco rubro-negro:
A convocação de três jogadores do Flamengo para a Seleção Brasileira de Basquete mostra o papel de protagonismo do clube na modalidade. Alexey Borges, Ruan Miranda e Gui Deodato são nomes que, além de contribuírem com o Rubro-Negro, agora têm a missão de representar o país em uma competição de alto nível.
Caso confirmem presença entre os 12 selecionados, os atletas viajarão para a Nicarágua em agosto e devem desfalcar o Flamengo por alguns jogos no calendário nacional. Essa visibilidade internacional reforça o investimento do clube no basquete e posiciona o FlaBasquete como um celeiro de talentos para o Brasil.