
FlaBasquete
|
Flamengo e Corinthians vão se enfrentar nesta terça-feira (13), às 20h15, no Tijuca Tênis Clube, pelo jogo 2 das quartas de final do NBB. Após vencer o primeiro jogo na casa do rival, o Orgulho da Nação vai disputar duas partidas seguidas em casa e pode fechar a série. Tentando evitar esse cenário, o pivô Lucas Cauê cobra melhora defensiva do time paulista.
Temos de diminuir o volume de jogo deles.
“Já tínhamos falado que eles são uma equipe muito forte ofensivamente e o que não pode acontecer é isso, tomamos mais de 20 pontos em três quartos. Temos de diminuir o volume de jogo deles para podermos sobressair com o nosso ataque", disse o atleta após o Jogo 1.
O FlaBasquete venceu o Corinthians por 94 a 88 no primeiro confronto. E Lucas Cauê aponta a diferença de pontos feitos em chutes do perímetro como um fator decisivo para o resultado. Enquanto o time paulista teve aproveitamento de 28% e marcou 30 pontos no quesito (10/36), o Fla foi ligeiramente superior com 34% de acerto e 39 pontos (13/38).
"Ofensivamente não tivemos um bom aproveitamento, não fomos muito bem nas bolas de três, ao contrário deles, que, no segundo tempo, acertaram muito mais do que nós. Lá no Rio, temos de diminuir o volume ofensivo deles, trabalhando na nossa defesa”, concluiu Lucas Cauê.
Assim como nas oitavas de final, a equipe de melhor campanha do confronto começou a série fora de casa. Isso significa que o primeiro FlaBasquete x Corinthians das quartas de final do NBB foi em São Paulo, no ginásio Wlamir Marques.
Em seguida, o Rubro-Negro fará duas partidas seguidas em casa e, caso vença o Jogo 1, terá a oportunidade de fechar o confronto diante da Nação. No quarto jogo, caso seja necessário, vai voltar a jogar em São Paulo e, em uma eventual quinta partida, decide no Rio de Janeiro.
Caso passe pelo Corinthians, o Orgulho da Nação vai encara o vencedor do duelo entre Franca e Pinheiros. O rival do Mais Querido está em vantagem por 1 a 0 na série.
Jogo 1: 10/5 (sábado)– Corinthians 88x94 Flamengo
Jogo 2: 13/5 (terça), 20h15 – Tijuca (ESPN)
Jogo 3: 15/5 (quarta), 18h30 – Tijuca (YouTube NBB)
Jogo 4 (se necessário): 18/5 (domingo), a definir: – Wlamir Marques (a definir)
Jogo 5 (se necessário): 21/5 (quarta), a definir: – Tijuca (a definir)
Mengã promove mudanças após conquista da Champions das Américas e confirma as saídas de estrelas do elenco antes do Mundial
|
Mesmo após conquistar mais um título continental, o Flamengo anunciou a saída de três atletas importantes do seu elenco de basquete: Franco Balbi, Lucas Siewert e Luan Rodrigues. A informação foi divulgada oficialmente pelo clube nas redes sociais, em tom de agradecimento aos serviços prestados pelos jogadores com o Manto Sagrado.
A movimentação ocorre após a eliminação na semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB) para o Franca, que acabou campeão da competição. O desempenho abaixo do esperado acendeu o alerta dentro do departamento de basquete, motivando uma série de mudanças para a próxima temporada.
Um dos nomes que mais chamam atenção nessa lista de saídas é o de Franco Balbi. O armador argentino, em sua segunda passagem pelo clube, teve papel fundamental como líder e estrategista em quadra. Ele foi peça-chave na conquista da Champions League das Américas em duas oportunidades (2020/21 e 2024/25).
Balbi também soma títulos relevantes como dois NBBs (2018/19 e 2020/21), duas Copas Super 8 (2018 e 2021) e três Estaduais (2018, 2019 e 2020), consolidando sua trajetória vitoriosa com o Flamengo. Sua saída marca o fim de um ciclo bem-sucedido e abre espaço para novos nomes no elenco.
Além de Balbi, o clube também optou por não renovar os vínculos com Luan Rodrigues e Lucas Siewert. Apesar de menos tempo de casa, os dois atletas contribuíram em momentos importantes da temporada e são reconhecidos pela dedicação e disciplina tática.
Outro nome que deixa o time é o pivô argentino Tayavek Gallizzi. Com passagens de destaque na Champions League e na Super 8, Gallizzi foi peça complementar no garrafão rubro-negro, garantindo força física e solidez na defesa, mesmo sem ser titular absoluto.
O ex-pivô se declarou ao Mais Querido e falou sobre o motivo de ter escolhido o Rubro-Negro para defender após passar por grandes franquias
|
Anderson Varejão, ex-pivô e aposentado desde 2021, se declarou ao Flamengo. Após fazer a carreira quase toda no exterior, o jogador retornou ao Brasil já badalado, em 2017. A primeira escolha do atleta foi o Mais Querido, mesmo com pouco tempo no clube, ele conquistou o Campeonato Carioca, NBB e Copa Super 8.
Ao falar sobre seu retorno ao Flamengo, Varejão tratou a passagem pelo Mais Querido como uma realização pessoal, justamente por ser seu time de coração. Ele ainda ressalta que não é sempre que atletas profissionais costumam receber essa oportunidade, ainda mais jogando por tanto tempo fora do país.
Anderson Varejão fala sobre retorno ao Flamengo: "Jogar no Flamengo foi muito diferente para mim".
Ele continuou: "É uma camisa de massa, a maior torcida do Brasil. É o meu time de coração. Foi uma realização pessoal defender meu time. Nem todo mundo pode falar isso", disse Varejão ao "ge".
Mesmo tendo passado por grandes franquias como o Cleveland Cavaliers (EUA) e Golden State Warriors, Varejão garantiu que a melhor opção era realizar o sonho de jogar pelo Flamengo. Para coroar, ele conquistou títulos e se tornou ídolo da Nação.
"Vários jogadores não conseguiram, eu realizei no fim da minha carreira. Tive propostas da Europa, de outros times da NBA, conversas próximas, mas achei melhor jogar no Brasil. Fui campeão carioca e brasileiro. Foi uma passagem vitoriosa", completou Varejão.
Após eliminação no NBB, o Mais Querido reformula seu elenco e negocia saídas; jogador americano deve reforçar o Sesi Franca
|
A reformulação do elenco do time de basquete do Flamengo segue em ritmo acelerado após o fim da temporada 2024/25. Mesmo com as conquistas da Champions League Américas e da Copa Super 8, a equipe foi eliminada nas semifinais do NBB pelo Sesi Franca, que posteriormente levantou o troféu. E agora, o rival paulista pode reforçar ainda mais seu elenco com um nome importante do Mengão: Shaq Johnson.
Segundo informações divulgadas pela página Repórter NBB, as tratativas entre o ala-armador norte-americano e o Franca estão em estágio avançado. Com isso, o jogador deverá seguir atuando no Brasil, mas vestindo a camisa de um concorrente direto do Orgulho da Nação.
Shaq Johnson, que atua como ala-armador, teve papel importante na campanha do time carioca na última temporada. No NBB, ele encerrou sua participação com médias de 11,2 pontos, 3,1 rebotes e 2 assistências por partida. A consistência em quadra e a contribuição nos títulos continentais e nacionais elevaram sua visibilidade.
Com a provável ida para o Sesi Franca, Shaq poderá ser a quarta baixa do elenco rubro-negro em processo de transição. Até o momento, apenas a saída de Jordan Williams foi oficializada pela diretoria.
Entre os nomes com saídas encaminhadas estão também o armador argentino Franco Balbi, multicampeão pelo clube, e o pivô Tayavek Gallizzi. Balbi se despede ao final de sua segunda passagem pelo time, enquanto Gallizzi encerra um ciclo de curta duração.
Na tentativa de manter a competitividade, a diretoria já iniciou os movimentos para repor as perdas. O armador Franco Baralle, destaque do Minas, é o principal alvo e deve ser confirmado nos próximos dias. A imprensa argentina já dá sua transferência para o Rubro-Negro como praticamente certa.