
FlaBasquete
Ex-Flamengo, Anderson Varejão abre o jogo sobre ida ao time: "Foi realização pessoal..."
FlaBasquete
|
Ruan Miranda vai voltar a vestir o Manto Sagrado, Nação! O pivô de 23 anos, natural de São Luís, no Maranhão, é Cria da Gávea, tendo jogado no Mais Querido entre 2017 e 2021.
Vestindo vermelho e preto, Ruan fez parte dos elencos que conquistaram dois NBBs, duas Super 8 e uma Champions League Americas na virada da última década. Em busca de mais oportunidades, o jovem saiu do Flamengo aos 20 anos, no final da temporada de 2021. Nos anos seguintes, Ruan teve passagens por Cerrado e Paulistano, sendo eleito o MVP da Liga de Desenvolvimento e Destaque Jovem do NBB - além de participações no Jogo das Estrelas e ter sido campeão do Global Jam com a Seleção Brasileira.
Destaque esse que rendeu ao pivô uma vaga na G-League da NBA, no Capitanes, do México e - após o fim da competição preparatória da maior liga do mundo - no Venados de Mazatlan, da Liga Mexicana.
De volta ao Mais Querido, Ruan se mostrou muito motivado.
“A sensação de retornar ao Flamengo é de muita euforia, estou muito contente de estar de volta ao ninho, por ser o lugar onde eu cresci como pessoa e como profissional. Fiz grandes laços de amizade, construí uma segunda família e isso é muito especial pra mim. Agora, com meu retorno, volto mais experiente, com muita vontade de agregar ao time em busca de títulos, quero somar e dar orgulho a essa Nação! A torcida pode ter certeza que não faltará energia, raça, comprometimento, pra mim isso é ser Flamengo!” disse o pivô.
Ruan Miranda se junta a Franco Balbi, Alexey Borges, Shaq Johnson, Gui Deodato, Jordan Williams, Jhonatan Luz, Kayo Gonçalves, Lucas Siewert, Taya Gallizzi e Ítalo Honorato, além dos garotos Matheus Gueiros, Isaque Duarte e Yan Marun, como os nomes confirmados para o elenco do FlaBasquete em 24/25.
Com saídas de veteranos como Jordan Williams, Balbi e Shaq Johnson, Flamengo aposta em nomes mais jovens e experientes internacionalmente
|
O Flamengo começa a traçar novos rumos para seu elenco de basquete. Em meio à reformulação, o clube iniciou um processo de rejuvenescimento, abrindo espaço para jogadores com mais fôlego e vivência internacional. Até o momento, saídas importantes como a do norte-americano Jordan Williams e do trio formado por Franco Balbi, Tayavek Gallizzi e Shaquille Johnson já foram confirmadas ou estão em fase final de definição.
De acordo com informações do portal Garrafão Rubro-Negro, especializado na cobertura do Mais Querido nas quadras, o substituto de Shaq Johnson já está na mira da diretoria: trata-se de Daniel Onwenu, ala-armador com passagem pelo Corinthians e com experiência recente fora do Brasil. As tratativas estariam em estágio avançado.
Daniel Onwenu, de 22 anos, surgiu no cenário nacional durante a temporada 2020/21 atuando pelo Paulistano. Após duas temporadas no clube paulistano, o jogador se transferiu para o Corinthians, onde disputou 33 partidas em seu primeiro ano com médias de 5,4 pontos, uma assistência e 1,9 rebotes por jogo. No ano seguinte, seus números evoluíram: 7,6 pontos, 0,9 assistências e quatro rebotes por jogo, em 38 confrontos.
Na temporada mais recente, o atleta teve sua primeira experiência internacional ao defender o Mexico City Capitanes. Com essa bagagem, a expectativa é de que Onwenu possa retornar ao Brasil mais maduro, pronto para encarar os desafios do Mengão, especialmente pela familiaridade com a pressão de torcidas grandes, adquirida em sua passagem pelo Corinthians — ainda que a Nação Rubro-Negra seja considerada única em sua intensidade.
Outro nome que surgiu como alvo da diretoria do Flamengo é o argentino Franco Baralle, atualmente no Minas. Com a iminente saída de Balbi, Baralle deve assumir o revezamento na armação junto a Alexey, outro destaque do atual elenco. A chegada dos dois jogadores se encaixa no projeto do técnico Sergio Hernández, o Oveja, que busca dar uma nova cara ao time sem abrir mão da competitividade.
O Mais Querido está passando por uma grande reformulação para a nova temporada e já tem encaminhado acordos com outros atletas
|
Após anuncia a saída de três atletas, o Flamengo segue de olho no mercado para o Basquete e está próximo de acertar a contratação de Wesley Castro, pivô do Franca. Assim, o jogador deve ser anunciado em breve pelo Mais Querido.
Segundo informações do perfil "Garrafão Rubro-Negro", especializado nas notícias do basquete do Flamengo, a negociação com Wesley está "99% encaminhada".
Wesley Castro foi um dos destaques do Franca na última temporada, O atleta terminou como campeão do NBB pelo clube paulista, e foi importante para que o time conquistasse o troféu. Wesley teve média de 10,1 pontos durante a última edição do Novo Basquete Brasil, além de somar 4,3 rebotes.
Wesley tem experiência internacional, o que pode ser um fator para ajudar o Mais Querido. Antes de chegar ao Franca em 2024, o pivô atuou pelo Panteras de Aguascalientes, do México. Na liga mexicana, seu desempenho foi satisfatório: 10,9 pontos por jogo, 5,2 rebotes e 59,2% de acertos em arremessos de dois pontos.
Desse modo, a chegada de Wesley pode não ser a única para a temporada. Isso porque, o Flamengo está próximo também de anunciar as contratações de Daniel Onwenu, ex-Corinthians, e Franco Baralle, com passagem pela seleção argentina.
Mengã promove mudanças após conquista da Champions das Américas e confirma as saídas de estrelas do elenco antes do Mundial
|
Mesmo após conquistar mais um título continental, o Flamengo anunciou a saída de três atletas importantes do seu elenco de basquete: Franco Balbi, Lucas Siewert e Luan Rodrigues. A informação foi divulgada oficialmente pelo clube nas redes sociais, em tom de agradecimento aos serviços prestados pelos jogadores com o Manto Sagrado.
A movimentação ocorre após a eliminação na semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB) para o Franca, que acabou campeão da competição. O desempenho abaixo do esperado acendeu o alerta dentro do departamento de basquete, motivando uma série de mudanças para a próxima temporada.
Um dos nomes que mais chamam atenção nessa lista de saídas é o de Franco Balbi. O armador argentino, em sua segunda passagem pelo clube, teve papel fundamental como líder e estrategista em quadra. Ele foi peça-chave na conquista da Champions League das Américas em duas oportunidades (2020/21 e 2024/25).
Balbi também soma títulos relevantes como dois NBBs (2018/19 e 2020/21), duas Copas Super 8 (2018 e 2021) e três Estaduais (2018, 2019 e 2020), consolidando sua trajetória vitoriosa com o Flamengo. Sua saída marca o fim de um ciclo bem-sucedido e abre espaço para novos nomes no elenco.
Além de Balbi, o clube também optou por não renovar os vínculos com Luan Rodrigues e Lucas Siewert. Apesar de menos tempo de casa, os dois atletas contribuíram em momentos importantes da temporada e são reconhecidos pela dedicação e disciplina tática.
Outro nome que deixa o time é o pivô argentino Tayavek Gallizzi. Com passagens de destaque na Champions League e na Super 8, Gallizzi foi peça complementar no garrafão rubro-negro, garantindo força física e solidez na defesa, mesmo sem ser titular absoluto.