
Futebol
|
Giorgian De Arrascaeta mostrou, mais uma vez, por que é considerado um dos nomes mais decisivos do elenco do Flamengo. No último domingo (25), o uruguaio balançou as redes na vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras e atingiu uma marca simbólica: o time paulista se tornou o maior "freguês" do meia com a camisa rubro-negra.
Com o gol marcado no Maracanã, Arrascaeta chegou ao oitavo gol contra o Palmeiras desde que chegou ao Flamengo, em 2019. O número supera os seis tentos anotados contra o Vasco, que vinha dividindo o posto de maior vítima. O uruguaio ainda coleciona seis assistências diante do Verdão. O primeiro gol da carreira de Arrascaeta sobre o Palmeiras, no entanto, veio antes mesmo da chegada ao Rio. Em 2015, vestindo a camisa do Cruzeiro, ele já deixava sua marca no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Desde então, o camisa 14 construiu um retrospecto consistente contra os paulistas: marcou duas vezes no Brasileirão de 2019, outras duas em 2023, mais um em 2024, outro em 2025 e também balançou as redes na Supercopa do Brasil de 2021. Ao todo, são oito gols e atuações constantes como protagonista.
Os números impressionam ainda mais quando se observa o histórico de confrontos. Em 28 jogos contra o Palmeiras — somando Brasileirão, Supercopa, Copa do Brasil e Libertadores —, Arrascaeta tem 11 vitórias, 11 empates e apenas seis derrotas. Um desempenho equilibrado, mas com números que reforçam sua importância nos duelos.
O uruguaio também é, neste momento, o artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro Betano. O gol contra o Palmeiras foi o oitavo dele na competição, ultrapassando Vegetti, do Vasco, que havia igualado a marca na rodada anterior. A liderança na artilharia reforça a fase goleadora do meia, que tradicionalmente é mais conhecido pelas assistências do que pelos gols.
Time de Filipe Luís depende apenas de si para avançar e pode terminar na ponta do Grupo C caso o Central Córdoba tropece em sua partida
|
O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (28), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, com uma missão clara: vencer o Deportivo Táchira e carimbar de vez sua classificação para as oitavas de final da Libertadores. A equipe comandada por Filipe Luís não quer depender de ninguém e busca terminar a fase de grupos na liderança, caso o Central Córdoba tropece na altitude de Quito diante da LDU.
O cenário é favorável. Com 81,1% de chances de avançar às oitavas, segundo projeção do Departamento de Matemática da UFMG, o Rubro-Negro precisa fazer o que se espera dele diante do lanterna da chave — o Táchira chega ao Rio sem somar pontos na competição e já eliminado. Além da classificação, o Fla também mira o primeiro lugar do Grupo C. Para isso, precisa fazer sua parte e torcer por um resultado paralelo. Uma vitória simples pode ser suficiente, dependendo do saldo de gols, para ultrapassar o Central Córdoba, que lidera com vantagem mínima.
Mesmo sem a mesma consistência de temporadas anteriores, o time carioca chega à rodada final embalado pela força do elenco e o apoio da torcida. O fator Maracanã pesa — e a expectativa é de casa cheia para empurrar o grupo em mais um momento decisivo. A confiança no desempenho rubro-negro não é gratuita. Segundo a Bola de Cristal da UFMG, o time brasileiro tem 60,1% de chances de vencer os venezuelanos. O empate aparece com 21,4%, e uma improvável vitória do Táchira aparece com apenas 18,5%.
Na última rodada, o Fla arrancou empate fora de casa contra a LDU e manteve-se vivo na briga pela classificação. Agora, atuando diante do seu torcedor, a expectativa é de imposição desde os primeiros minutos.Para o duelo, Filipe Luís contará com força máxima, salvo eventuais desfalques de última hora. A ideia da comissão técnica é manter a estrutura da equipe titular, respeitar o adversário, mas também imprimir intensidade desde o início para resolver a partida o quanto antes.
Se a vaga for confirmada, será mais um passo importante para um elenco que passou por reformulação recente e tenta mostrar evolução sob o comando do novo treinador. A Libertadores é tratada como prioridade no calendário da temporada. Nos bastidores, o clube tem monitorado os possíveis adversários para o mata-mata e entende que garantir a liderança pode fazer diferença no chaveamento. O pensamento, porém, é de foco total no jogo desta quarta.
Manto Sagrado terá visual mais limpo no torneio internacional, com patrocínio master reduzido e apenas duas marcas visíveis na peça oficial
|
A camisa do Flamengo para o Super Mundial de Clubes da FIFA passou por mudanças em relação à versão inicialmente divulgada. A principal alteração envolve o patrocínio master da plataforma de apostas FlaBet, que agora aparece com tamanho reduzido, menor do que a faixa horizontal preta do uniforme. A informação foi publicada pelo jornalista Gabriel Reis, do canal Paparazzo Rubro-Negro.
Além do novo tamanho do patrocínio central, outro destaque fica por conta da inclusão da marca Shopee, que será aplicada lateralmente na manga esquerda da camisa, logo após o patch do Super Mundial da Fifa. A manga direita será mantida sem patrocinadores, contando apenas com o emblema oficial da competição.
Mesmo com a presença da Shopee, o visual da camisa permanece mais limpo do que o habitual, conforme destacado pelo jornalista. A exclusão de outros patrocinadores contribui para um design mais sóbrio, o que tem agradado torcedores nas redes sociais. A estreia do Mengão no Mundial está agendada para o dia 16 de junho.
A equipe que o Flamengo irá inaugurar o torneio, será contra o Espérance, da Tunísia. Na sequência, o clube enfrentará o Chelsea, da Inglaterra, em 20 de junho, e encerrará a fase de grupos contra o León, do México, no dia 24 de junho.
Antes do Super Mundial, o Flamengo segue focado nos próximos compromissos da temporada. Isso porque, o time rubro-negro entra em campo nesta quarta-feira (28), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Deportivo Táchira (VEN), pela Copa Libertadores.
Lateral-esquerdo é destaque em gols marcados nas últimas temporadas e pode ganhar espaço no setor ofensivo com o retorno de Viña ao Mais Querido
|
Com 15 gols em 180 partidas desde que chegou ao time da Gávea em 2022, Ayrton Lucas tem se notabilizado pela frieza nas finalizações e constante presença no campo de ataque — uma característica que nem sempre acompanha laterais de origem. Contra o Palmeiras, no último domingo (26), ele marcou o segundo do Flamengo na vitória por 2 a 1, e viu sua performance gerar repercussão nas redes.
Nos bastidores do clube, a possibilidade de utilizá-lo como ponta esquerda ganha corpo com o retorno de Matías Viña, que pode ser relacionado já contra o Deportivo Táchira, nesta quarta-feira (28), pela Libertadores. Com isso, o técnico Filipe Luís passa a ter três opções de ofício para a lateral-esquerda, incluindo o recém-chegado Alex Sandro.
Na prática, isso abre caminho para que Ayrton seja utilizado em um setor que já conhece, ainda que de forma eventual. Em 2023, por exemplo, foi lançado mais avançado em algumas partidas e correspondeu ofensivamente, como mostram os números e os lances memoráveis que os torcedores do Flamengo relembram: " O Ayrton está melhor que os nosso pontas finalizando, bizarro hahahah.." - disse o torcedor na rede social "X".
Na semifinal do Carioca de 2023, Ayrton marcou contra o Vasco com uma cavadinha sobre Léo Jardim, garantindo a classificação do Flamengo. Em outro duelo com o rival, pelo Brasileiro, venceu na corrida, driblou o goleiro e finalizou com a perna direita — sua menos dominante. Nas finais do Carioca contra o Fluminense, balançou a rede nas duas partidas. Primeiro, com chute seco de primeira. Depois, mesmo na goleada sofrida no jogo de volta, marcou mais um após invadir a área pelo lado esquerdo.
Filipe Luís conhece bem Ayrton Lucas e já deu dicas públicas para a evolução do jogador, especialmente na leitura defensiva. No entanto, o atual treinador do Flamengo pode ser também a chave para desbloquear a versão mais ofensiva do camisa 6. Ainda em processo de adaptação à nova função como técnico principal, Filipe tem buscado extrair o melhor dos jogadores e não seria surpresa ver Ayrton reposicionado de forma definitiva — algo que ele já experimentou em treinos e partidas pontuais.