Futebol
Flamengo não recebeu promessa do Estado por Mundial de Clubes; entenda
06 Jan 2026 | 09:11
Futebol
19 Set 2024 | 14:46 |
A vida não está fácil para um dos jogadores do elenco do Flamengo. Nesse sentido, estamos falando do atacante Gabigol, que terá de igualar a média de gols de Erling Haaland, do Manchester City, para não ter em 2024 a sua temporada menos artilheira pelo Flamengo.
O camisa 99 fez até agora apenas quatro gols em 26 jogos. Em seu último ano de contrato, o jogador de 28 anos acumulou atuações ruins, perdeu espaço no time e também se envolveu em polêmicas extracampo. Atualmente, ele é a última opção na posição para a comissão técnica.
Sua pior marca pelo clube até então é de 20 gols marcados, que teve em 2023. Nos anos anteriores, ele balançou as redes 29 vezes (2022), 34 vezes (2021), 27 vezes (2020) e 43 vezes (2019). Sua temporada mais artilheira foi justamente a primeira, quando o jogador estava emprestado ao Fla pela Inter de Milão.
Para superar a quantidade do ano passado, ele precisaria de uma média de mais de um gol por jogo — 15 confrontos pela frente. Neste momento, o Flamengo tem mais 16 jogos confirmados até o fim da temporada, mas Gabigol já está fora do confronto desta quinta (19) contra o Peñarol, pelas quartas da Libertadores. Ele teve um problema na coxa no clássico contra o Vasco, mas não foi relacionado mesmo sem ter uma lesão diagnosticada.
Tal aproveitamento fica perto do registrado pelo fenômeno Haaland. O atacante do City já balançou a rede dez vezes em oito jogos neste início de temporada europeia, com média de 1,25 gol por jogo. Contando todo o ano de 2024, o norueguês tem 33 gols em 35 jogos — média de 0,94, que faria com que Gabigol marcasse mais 19 vezes até o final de dezembro. A média de Haaland em toda a sua carreira é de 0,84.
Contando todas as possíveis partidas que o Rubro-negro pode ter em 2024 (oito a mais), a média para que Gabigol pelo menos iguale sua pior marca no Fla pode "cair" para pelo menos 0,69 — ele precisaria de 16 gols nesta projeção com mais 23 jogos. Caso a equipe comandada por Tite avance até a final da Copa do Brasil e da Libertadores, seriam mais cinco jogos (média de 0,8). Se o Fla conquistar o torneio continental, pode ter mais até três se pegar vaga na final da Copa Intercontinental da Fifa.
Números de Gabigol pelo Flamengo
2019: 43 gols em 59 jogos (média de 0,73)
2020: 27 gols em 43 jogos (média de 0,63)
2021: 34 gols em 45 jogos (média de 0,76)
2022: 29 gols em 63 jogos (média de 0,46)
2023: 20 gols em 58 jogos (média de 0,34)
2024: 4 gols em 26 jogos até então (média de 0,15)
Defensor praticamente não foi utilizado por Filipe Luís no Mengão na temporada de 2025 e teve seu contrato encerrado ao final do ano
06 Jan 2026 | 10:47 |
Após passar a maior parte da última temporada treinando de forma individual, Pablo voltou a ter um novo destino no futebol. Nesta segunda-feira (5), o zagueiro foi anunciado como reforço do São Bernardo, clube paulista recém-promovido à Série B do Campeonato Brasileiro.
Fora dos planos do técnico Filipe Luís, o defensor atuou apenas nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca de 2025, quando a equipe utilizou um elenco alternativo. Depois disso, passou a realizar treinamentos isolados no CT Ninho do Urubu, publicando com frequência registros das atividades acompanhados de mensagens motivacionais nas redes sociais.
Ao longo da temporada, houve tentativas de negociação por parte do Flamengo, mas o alto salário do atleta dificultou qualquer acordo. Diante desse cenário, Pablo optou por cumprir o vínculo até o fim, encerrado no dia 31 de dezembro, antes de acertar a ida ao clube do ABC Paulista.
O São Bernardo utilizou o bom humor para oficializar a contratação. Nas redes sociais, o clube destacou o retorno do zagueiro à camisa amarela, em referência à sua passagem pela Seleção Brasileira. Em vídeo divulgado, foi relembrado um gol marcado pela equipe pentacampeã mundial, em jogada que teve participação direta do defensor, além de Neymar e Gabriel Jesus.
“Fala, torcedor do Bernô. A Amarelinha que eu vou vestir agora é essa. Vamos para cima!”, afirmou Pablo no material divulgado. Na legenda, o clube resumiu: “Bem-vindo, Pablo!”. Ex-companheiro do zagueiro nos tempos de Gávea, Everton Ribeiro foi um dos primeiros a interagir com a publicação.
FERJ confirmou estádio onde o Mengão fará sua primeira partida de 2026 diante da Lusa, apesar de carência de laudo da PM
06 Jan 2026 | 10:18 |
O Flamengo fará a estreia no Campeonato Carioca no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O duelo contra a Portuguesa acontece no domingo, dia 11, às 18h, em partida antecipada da quinta rodada. A Ferj confirmou o local nesta segunda-feira, mas o estádio ainda depende da emissão do laudo de segurança da Polícia Militar.
O Maracanã passa por manutenção no gramado e tem previsão de liberação apenas para a terceira rodada do Estadual, marcada para o dia 21 de janeiro, quando o Mais Querido encara o Vasco. Já o Luso-Brasileiro, estádio da Portuguesa, ainda não está disponível e aguarda um laudo técnico após obras de ampliação. Inicialmente, o confronto estava marcado para 31 de janeiro, mas precisou ser antecipado em razão da Supercopa do Brasil. A decisão entre Flamengo e Corinthians será disputada no dia 1º de fevereiro, em Brasília.
Assim, no próximo domingo (11), Flamengo e Portuguesa se enfrentam às 18h (horário de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, abrindo a campanha rubro-negra no Campeonato Carioca de 2026, mas com uma equipe alternativa devido a uma decisão da diretoria.
Até o momento, apenas Flamengo e Fluminense ainda não iniciaram a pré-temporada com os elencos principais. O clube da Gávea se reapresenta na segunda-feira (12), enquanto a equipe das Laranjeiras retoma os trabalhos nesta quinta-feira (8). Com isso
O Rubro-Negro teve uma das temporadas mais longa entre os clubes brasileiros, encerrando o calendário apenas em 17 de dezembro, quando enfrentou o PSG na final do Mundial de Clubes, fator que impactou diretamente no início da preparação para 2026.
Mengão busca a contratação do atacante da Raposa e teria entrado em contato com os representantes e o próprio antes de negociação entre os clubes
06 Jan 2026 | 09:45 |
Flamengo e Cruzeiro escreveram mais um capítulo de uma relação marcada por negociações conturbadas e, em muitos casos, frustradas. A negativa definitiva pela transferência do atacante Kaio Jorge se soma a outros episódios que envolveram os presidentes Luiz Eduardo Baptista (Bap) e Pedro Lourenço, desde que ambos assumiram o comando de seus respectivos clubes.
Além do desgaste provocado pelas propostas recusadas, o clube mineiro se irritou com a tentativa de convencimento feita diretamente ao atleta. O técnico Filipe Luís entrou no circuito para tentar seduzir Kaio Jorge com um projeto esportivo no Rio de Janeiro.
A diretoria rubro-negra só se preparava para uma nova investida porque recebeu a sinalização de que o jogador via com bons olhos a transferência. Ainda assim, o acordo não avançou. Nos bastidores, dirigentes do Cruzeiro chegaram a cogitar uma ação junto à Fifa, alegando possível assédio. A informação foi publicada primeiramente pelo portal GE.
As tratativas pelo centroavante foram conduzidas diretamente entre os dois mandatários, sem a participação dos departamentos de futebol. O Flamengo aguardava uma reunião da diretoria mineira com o jogador para apresentar uma nova oferta, superior aos 30 milhões de euros (R$ 189,9 milhões) colocados inicialmente na mesa. No entanto, o Cruzeiro optou por encerrar as conversas.
Essa não foi a primeira negociação que terminou com desconforto entre as partes. O primeiro contato entre Bap e Pedrinho aconteceu no início de 2025, envolvendo o zagueiro Fabrício Bruno. O principal entrave, à época, foi a forma de pagamento. O clube mineiro desejava parcelar o valor, enquanto o Flamengo exigia pagamento à vista ou garantias bancárias. A postura não foi bem recebida em Belo Horizonte e deixou marcas na relação.
A forma de pagamento voltou a ser um problema meses depois, nas conversas envolvendo Matheus Gonçalves. Em julho, os dois presidentes chegaram a um acordo para a ida do jovem a Belo Horizonte, mas o clube carioca voltou atrás e desistiu da negociação, surpreendendo inclusive o jogador. Naquele momento, as partes discutiam um acordo de 3,5 milhões de euros — cerca de R$ 22 milhões — por 50% dos direitos econômicos do atleta. Com a desistência, o meia acabou negociado com o Al-Ahli.
Após esse episódio, Pedrinho demonstrou forte insatisfação e passou a adotar uma postura mais rígida, decidindo não facilitar futuras negociações com o Flamengo. Ainda assim, o desgaste continuou crescendo, culminando na recente novela envolvendo Kaio Jorge. A relação entre os clubes, que já era delicada, entra em 2026 com mais um atrito relevante nos bastidores do mercado brasileiro.