Futebol

Para fugir de seu pior ano com a camisa do Flamengo, Gabigol precisa de aproveitamento similar a do atacante Haaland

O camisa 99 fez até agora apenas quatro gols em 26 jogos

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

A vida não está fácil para um dos jogadores do elenco do Flamengo. Nesse sentido, estamos falando do atacante Gabigol, que terá de igualar a média de gols de Erling Haaland, do Manchester City, para não ter em 2024 a sua temporada menos artilheira pelo Flamengo.


O camisa 99 fez até agora apenas quatro gols em 26 jogos. Em seu último ano de contrato, o jogador de 28 anos acumulou atuações ruins, perdeu espaço no time e também se envolveu em polêmicas extracampo. Atualmente, ele é a última opção na posição para a comissão técnica.


Sua pior marca pelo clube até então é de 20 gols marcados, que teve em 2023. Nos anos anteriores, ele balançou as redes 29 vezes (2022), 34 vezes (2021), 27 vezes (2020) e 43 vezes (2019). Sua temporada mais artilheira foi justamente a primeira, quando o jogador estava emprestado ao Fla pela Inter de Milão.


Para superar a quantidade do ano passado, ele precisaria de uma média de mais de um gol por jogo — 15 confrontos pela frente. Neste momento, o Flamengo tem mais 16 jogos confirmados até o fim da temporada, mas Gabigol já está fora do confronto desta quinta (19) contra o Peñarol, pelas quartas da Libertadores. Ele teve um problema na coxa no clássico contra o Vasco, mas não foi relacionado mesmo sem ter uma lesão diagnosticada.

Tal aproveitamento fica perto do registrado pelo fenômeno Haaland. O atacante do City já balançou a rede dez vezes em oito jogos neste início de temporada europeia, com média de 1,25 gol por jogo. Contando todo o ano de 2024, o norueguês tem 33 gols em 35 jogos — média de 0,94, que faria com que Gabigol marcasse mais 19 vezes até o final de dezembro. A média de Haaland em toda a sua carreira é de 0,84.


Contando todas as possíveis partidas que o Rubro-negro pode ter em 2024 (oito a mais), a média para que Gabigol pelo menos iguale sua pior marca no Fla pode "cair" para pelo menos 0,69 — ele precisaria de 16 gols nesta projeção com mais 23 jogos. Caso a equipe comandada por Tite avance até a final da Copa do Brasil e da Libertadores, seriam mais cinco jogos (média de 0,8). Se o Fla conquistar o torneio continental, pode ter mais até três se pegar vaga na final da Copa Intercontinental da Fifa.

Números de Gabigol pelo Flamengo

2019: 43 gols em 59 jogos (média de 0,73)

2020: 27 gols em 43 jogos (média de 0,63)

2021: 34 gols em 45 jogos (média de 0,76)

2022: 29 gols em 63 jogos (média de 0,46)

2023: 20 gols em 58 jogos (média de 0,34)

2024: 4 gols em 26 jogos até então (média de 0,15)


Futebol

Elenco do Flamengo tem longo descanso pós Mundial de Clubes

O elenco principal ganhou quatro dias de folga e volta aos treinos no sábado, dia 4 de fevereiro, no CT George Helal, ainda nessa semana

O elenco do Flamengo retorna ao Rio de Janeiro apos a eliminação no Mundial de Clubes da Fifa (Flamengo )
O elenco do Flamengo retorna ao Rio de Janeiro apos a eliminação no Mundial de Clubes da Fifa (Flamengo )

  |

Icon Comentário0

A delegação do Flamengo embarca para o Rio de Janeiro às 22h desta segunda-feira (30), com previsão de chegada às 6h30 da manhã de terça, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOGaleão). O desembarque será feito pelo saguão internacional, com acesso restrito, sem previsão de atendimento à imprensa.


MOMENTO DE RECUPERAÇÃO


O retorno marca o encerramento de uma etapa importante da pré-temporada rubro-negra, que teve como ponto alto a participação no Mundial de Clubes. Com a eliminação diante do Bayern de Munique, o clube encerra sua passagem pelos Estados Unidos e começa a virar a chave para os compromissos nacionais.


FLAMENGO DESEMBARCA NO RIO DE JANEIRO 

De acordo com a programação divulgada pelo clube, os jogadores só retornam às atividades no próximo sábado (4), às 9h30, no Ninho do Urubu. A comissão técnica optou por conceder quatro dias de folga ao grupo, levando em consideração a sequência intensa de jogos e viagens nos últimos dias.


A pausa também serve como preparação para o próximo compromisso da temporada, ainda sem data definida, o que permite uma recuperação física e mental após semanas desgastantes.

Apesar da eliminação precoce nas oitavas, a atuação do Flamengo no Mundial foi considerada positiva pela comissão técnica e pela torcida. A equipe se classificou como líder do Grupo D ao vencer o Chelsea por 3 a 1 e apresentou bons momentos mesmo na derrota por 4 a 2 para o Bayern de Munique. O desempenho diante de dois gigantes europeus, especialmente a postura coletiva e a competitividade, foi avaliado como um sinal de que o trabalho no início da temporada está no caminho certo.


Futebol

Pulgar tem prazo definido para voltar aos gramados pelo Flamengo após lesão detectada

Volante chileno sofreu nova fratura no pé durante o Mundial de Clubes e desfalca o Mais Querido, diretoria segue dando respaldo e não pensa em reforços

Erick Pulgar deixa o campo lesionado durante o jogo contra o Bayern: nova fratura no pé direito preocupa o Flamengo ( Foto/ CRF )
Erick Pulgar deixa o campo lesionado durante o jogo contra o Bayern: nova fratura no pé direito preocupa o Flamengo ( Foto/ CRF )

  |

Icon Comentário0

A derrota para o Bayern de Munique no Mundial de Clubes trouxe uma consequência ainda mais amarga para o Flamengo. Erick Pulgar, titular absoluto no meio de campo, sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito e preocupa o departamento médico rubro-negro. O chileno será reavaliado no Rio de Janeiro, mas os primeiros indícios indicam um tempo de recuperação superior a dois meses.


A lesão ocorreu aos 42 minutos do primeiro tempo, logo após Pulgar cometer falta em Harry Kane. Ele ficou no chão com dores intensas e teve que ser substituído ainda antes do intervalo. Em 2023, o mesmo jogador já havia passado por um problema semelhante, ficando 69 dias longe dos gramados.


UM PROBLEMA A FRENTE NO ELENCO DE FILIPE LUÍS


A sensação dentro do clube não é das melhores. Uma pessoa ligada ao departamento de futebol do Flamengo, ouvida pelo portal Coluna do Fla, admitiu que a situação atual pode ser ainda mais delicada que a anterior. “Agora parece ser pior (a situação do jogador), vamos saber no Rio”, afirmou a fonte.

UM MOMENTO DE ESCOLHAS RUINS 


O camisa 5 vinha em boa fase e era peça-chave na estrutura montada por Filipe Luís no meio-campo. Sua ausência representa uma lacuna sensível, sobretudo diante de um calendário apertado e com outros desfalques previstos para o elenco principal.

Mesmo com o diagnóstico preocupante, a cúpula do futebol rubro-negro adota cautela e evita qualquer movimentação imediata no mercado. Segundo apuração do Coluna do Fla, o entendimento interno é que o elenco possui alternativas viáveis para suprir a ausência de Pulgar. A ausência de Pulgar coincide com a iminente saída de Gerson, que negocia sua transferência para o futebol russo ou árabe. Isso faz com que o Flamengo, em poucos dias, veja dois nomes importantes do setor deixarem de estar à disposição.


Futebol

Seleção Brasileira: Partida contra o Chile pelas eliminatórias deve ser no Maracanã

Garantida na próxima Copa, o time de Ancelotti fecha competição contra chilenos em casa e diante de bolivianos fora, na temida altitude

Ancelotti fará seu primeiro jogo pela seleção no Maracanã e contra a seleção Chilena de Erik Pulgar. Foto: Reprodução/CBF
Ancelotti fará seu primeiro jogo pela seleção no Maracanã e contra a seleção Chilena de Erik Pulgar. Foto: Reprodução/CBF

  |

Icon Comentário0

O desejo de Carlo Ancelotti está bem perto de se realizar na seleção brasileira. A CBF fez contatos e encaminhou para levar a partida contra o Chile, a penúltima da Seleção nas Eliminatórias para a Copa de 2026, para o Maracanã. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já realizou contatos com Flamengo e Fluminense, administradores do estádio, e encaminhou a realização do jogo previsto para o dia 4 de setembro.




MESMO ADVERSÁRIO


Coincidentemente, o último jogo da Seleção no Maracanã foi contra o Chile, em março de 2022, pelas Eliminatória das Copa do Catar: 4 a 0, com gols de Neymar, Vini Jr, Philippe Coutinho e Richarlison. O momento naquela ocasião era melhor. 

Existia vontade da CBF levar a partida para o Rio Grande do Sul, em homenagem às vítimas de enchente em abril do ano passado. Mas o Beira-Rio vai ter show de Gilberto Gil no dia 6 de setembro. Outra alternativa era o Mineirão, também com agenda de shows próximo à data do confronto.


Depois do Chile, a seleção brasileira enfrenta a Bolívia no dia 9 de setembro, fora de casa – na altitude do país sul-americano.

AGENDA DA SELEÇÃO
  • Setembro de 2025: Últimas duas rodadas das Eliminatórias. O Brasil enfrenta o Chile, em casa, e fecha a participação no torneio contra a Bolívia, na altitude de El Alto;
  • Outubro de 2025: CBF planeja amistosos contra seleções asiáticas. Já há convite do Japão e houve contato com a Coreia do Sul;
  • Novembro de 2025: Intenção é encarar adversários africanos, provavelmente na Europa;
  • Março de 2026: Data Fifa vista como muito importante, por ser a última antes da convocação para a Copa do Mundo; CBF quer marcar amistosos contra adversários europeus de primeiro nível;
  • Junho de 2026: Antes da Copa, Seleção terá tempo para disputar mais um ou dois amistosos e quer voltar a encarar europeus. Desta vez, porém, tendência é enfrentar rivais de segundo escalão, já na América do Norte.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Gerson perto da saída do Flamengo, mas destino ainda indefinido
Futebol

Gerson perto da saída do Flamengo, mas destino ainda indefinido

 

Icon Comentário0
Flamengo bate recorde de audiência televisiva nas oitavas do Mundial
Futebol

Flamengo bate recorde de audiência televisiva nas oitavas do Mundial

 

Icon Comentário0
Alvo definido! Flamengo mira substituto de Gerson no Inter Miami
Futebol

Alvo definido! Flamengo mira substituto de Gerson no Inter Miami

 

Icon Comentário0