Futebol
04 Out 2023 | 11:06 |
O Flamengo venceu o Bahia no último sábado (30) por 1 a 0 e o goleiro Augustín Rossi fez sua estreia com o Manto Sagrado no Maracanã. O duelo foi apenas o segundo do argentino no Campeonato Brasileiro. Na atual edição da competição, Santos e Matheus Cunha também entraram em campo pelo Mais Querido.
A última vez que o Flamengo utilizou menos de três goleiros em uma edição do Brasileirão foi em 2016, com Alex Muralha e Paulo Victor. No recorte dos últimos sete anos, as temporadas de 2017 e 2020 bateram recorde, com quatro arqueiros sendo utilizados no Campeonato Brasileiro.
Antes da chegada de Diego Alves, que desembarcou no clube no segundo semestre de 2017, o Flamengo teve dificuldade para firmar um arqueiro titular, com Alex Muralha, Thiago Rodrigues e César Bernardo lutando pela posição. Já em 2020, o dono da posição sofreu com muitas lesões e uma nova disputa ocorreu.
Por pouco, 2018 não repetiu a marca de 2016, com apenas dois goleiros atuando no Campeonato Brasileiro. Ídolo do Flamengo, Júlio Cesar fez uma partida de despedida da carreira, contra o América - MG e entrou em campo no Brasileirão. Os demais 37 duelos foram divididos por Diego Alves (23) e César (14).
Em 2023, o goleiro que mais atuou no Campeonato Brasileiro pelo Flamengo foi Matheus Cunha, com 19 partidas. Na sequência vem Santos, com seis. Já Augustín Rossi estreou no Brasileirão contra o Goiás, na 24ª rodada, e atuou diante do Bahia, no último sábado (30).
Sendo assim, a tendência é de que Rossi continue como titular com Mário Jorge para a partida contra o Corinthians, no próximo sábado (07). Depois, com a chegada de Tite, a disputa estará em aberto. Santos tem a favor já ter trabalhado com o técnico na Seleção Brasileira.
Elenco do Mengão se reapresentou para a temporada há 1 mês e clube entende que competição é a hora de evolução nos treinos se mostrar
13 Fev 2026 | 13:00 |
Mesmo com desempenho abaixo do esperado neste início de temporada, o Flamengo trabalha para chegar à Recopa Sul-Americana com índices técnicos e táticos mais próximos do ideal. O Rubro-Negro enfrenta o Lanús na próxima quinta-feira, em Buenos Aires, pelo jogo de ida, e decide o título no Maracanã, no dia 26. A comissão técnica entende que o momento é de evolução gradual, especialmente após um calendário que sofreu alterações ainda nas primeiras semanas do ano. A informação é do portal Uol.
O elenco principal completou um mês de reapresentação nesta semana, o que evidencia o curto período de trabalho em 2026. Os jogadores voltaram às atividades no dia 12 de janeiro, iniciando a pré-temporada no CT Ninho do Urubu. Inicialmente, a estreia estava prevista para 28 de janeiro, contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, os resultados negativos no Campeonato Carioca, com a equipe sub-20, levaram a diretoria a antecipar a utilização do elenco principal.
A estreia ocorreu sete dias antes do planejado, no clássico contra o Vasco, quando o Flamengo venceu por 1 a 0 pelo Estadual. Após o vice da Supercopa Rei diante do Corinthians, em 1º de fevereiro, o volante Jorginho avaliou que a antecipação pode ter impactado o desempenho coletivo. O meio-campista, atualmente, está em recuperação de lesão.
Apesar das oscilações técnicas e dos resultados abaixo da expectativa, os números físicos indicam avanço em relação ao início da temporada passada. Segundo levantamento divulgado pelo youtuber “Falso 9”, funcionário da Flamengo TV que teve acesso aos dados de GPS da equipe, houve melhora nos principais indicadores.
A comparação considera os cinco primeiros jogos de 2025 e os cinco de 2026, desconsiderando os confrontos recentes contra Sampaio Corrêa e Vitória. O recorte aponta aumento de 9,8% na distância total percorrida, crescimento de 4,8% na média de distância por tempo e elevação de 8,8% na distância em alta intensidade. O desafio agora é transformar os bons números físicos em desempenho consistente dentro de campo, especialmente na decisão continental contra o Lanús.
Jovem apelidado de ‘Pogba brasileiro’ chama a atenção de clubes do futebol europeu e do Mengão, que já entrou em contato com o Coxa para negociar
13 Fev 2026 | 13:00 |
O Flamengo procurou o Coritiba para tentar a contratação do volante Khensane, de 17 anos, uma das principais promessas das categorias de base do clube paranaense. A diretoria rubro-negra apresentou uma primeira investida ao diretor do Coxa, William Thomas, que considerou o valor abaixo do esperado. A informação é da jornalista Nadja Mauad, do GE.
Segundo a jornalista, internamente, o Coritiba trata o meio-campista como ativo estratégico. A ideia é utilizá-lo de forma progressiva no time principal, como já ocorreu no ano passado, ou até mesmo negociá-lo diretamente com o mercado internacional.
Khensane tem contrato com o Coritiba até 2028. Segundo o jornalista Venê Casagrande, a multa rescisória para o mercado brasileiro está estipulada em R$ 30 milhões e o Flamengo já estaria ciente do montante. O valor reflete a confiança do clube no potencial do jogador e também funciona como mecanismo de proteção diante do assédio de outras equipes.
Em 2025, o volante recebeu a primeira convocação para a Seleção Brasileira sub-17. Ele participou de um período de treinamentos na Granja Comary como preparação para o Sul-Americano da categoria, conquistado pelo Brasil em janeiro.
O interesse pelo volante não se restringe ao futebol brasileiro. De acordo com a mesma apuração, Olympique de Marselha (França) e Roma (Itália) solicitaram ao Coritiba a liberação do atleta para um período de treinos nas respectivas estruturas. O clube paranaense, porém, não autorizou a movimentação.
Nascido no Brasil e com raízes moçambicanas, Khensane carrega um nome que significa “guerreiro agradecido”, homenagem do pai à terra natal. O jovem também ganhou notoriedade nas redes sociais, onde lances protagonizados em torneios Sub-15 pelo Coritiba viralizaram e aumentaram a expectativa dos torcedores sobre seu futuro no futebol profissional.
Goleiro é um dos destaques do Mengão e tem a condição de titular com Filipe Luís, atraindo novamente o interesse de clube internacional
13 Fev 2026 | 12:00 |
O goleiro Agustín Rossi se consolidou como uma das peças mais importantes do Flamengo desde que assumiu a meta rubro-negra. Titular absoluto e com postura de liderança, o argentino acumula atuações decisivas que o recolocaram no radar do futebol europeu.
A movimentação mais recente envolve a Udinese, da Itália, que planeja uma investida na próxima janela de transferências, no meio do ano. Segundo o jornalista italiano Marco Mampreso, o clube de Údine já iniciou contatos formais nas últimas semanas para demonstrar interesse na contratação do camisa 1 do Flamengo.
Atualmente na nona colocação da Serie A Italiana e sem grandes ambições na reta final da temporada, a diretoria da Udinese já trabalha com foco no próximo ciclo. Rossi é tratado como um dos principais alvos do técnico Kosta Runjaic, especialmente diante da provável saída de Padelli ao fim do contrato. A reposição da posição é considerada prioridade no planejamento do clube.
Um fator que pode facilitar a negociação é o passaporte italiano de Agustín Rossi. A dupla cidadania elimina entraves burocráticos comuns em transferências internacionais dentro da Europa. De acordo com a apuração, o goleiro de 30 anos não descarta uma ida ao futebol europeu e veria com bons olhos a possibilidade.
Até o momento, porém, nenhuma proposta oficial foi apresentada aos representantes do jogador. Internamente, o Flamengo acompanha o cenário com atenção, ciente de que o desempenho consistente do argentino naturalmente desperta interesse no mercado internacional.