Futebol

PELOS DIREITOS DOS PROFISSIONAIS DE FUTEBOL! ATLETAS DO FLAMENGO REPUDIAM LEI GERAL DO ESPORTE

Legislação facilita a demissão sem compensação do atleta

Rodrigo Caio, Filipe Luis e Matheuzinho partilharam post na redes sociais.Foto: Flamengo /Alexandre Vidal
Rodrigo Caio, Filipe Luis e Matheuzinho partilharam post na redes sociais.Foto: Flamengo /Alexandre Vidal

  |

Icon Comentário0



Um pouco por todas as ligas profissionais da CBF: A, B, C e D temos vistos reações à "Lei Geral do Esporte", isto porque o sindicato de jogadores não gostou do seu conteúdo.


O que está em causa é a facilidade dos times poderem despedir os jogadores ao mesmo tempo que se facilita o não pagamento de salários em caso de lesão do jogador. Os atletas e o sindicato entendem que esta legislação é um retrocesso no direito dos trabalhadores e lembra que grande parte dos atletas profissionais de futebol só recebe o salário mínimo.


Entre esta onda de protestos os atletas rubro-negro: Filipe Luís, Matheuzinho, Léo Pereira e Rodrigo Caio partilharam a nota de repúdio em suas redes sociais. Relembrar que quando a legislação foi passada equacionou-se fazer uma greve que paralisasse todas as divisões do futebol brasileiro

Leia a nota na integra:


PROTESTOS – LEI GERAL DO ESPORTE

No último mês de maio, foi aprovado pelo Congresso Nacional a Lei Geral do Esporte.

Mesmo reconhecendo os importantes avanços trazidos pela Lei, há dois pontos que representam retrocesso em relação aos nossos direitos trabalhistas, presentes nos §5º e §11 do Artigo 86.

O §5º do Artigo 86 institui um fator de redução da cláusula compensatória, criando um cenário que pode até mesmo representar um estímulo à demissão de atletas sem o pagamento integral da rescisão trabalhista.

Já o §11 do Artigo 86 retira os direitos de estabilidade aos atletas que sofrem acidentes de trabalho.

Seremos a única classe de trabalhadores a não termos direitos quando demitidos ou sofrermos acidentes de trabalho.

Vale lembrar que o último estudo da CBF informa que 83% dos atletas que atuam no Brasil recebem apenas 1 salário mínimo, sendo que os atletas que recebem mais de R$50.000,00 representam menos de 1% dos atletas brasileiros de futebol.

Hoje, somos mais de 20 mil atletas e a Lei valerá para todos, sendo que os mais impactados pela Lei, serão aqueles que possuem as menores condições de trabalho.

Por isso, pedimos que o Presidente Lula VETE os §5º e §11 do Artigo 86 da Lei Geral do Esporte. Pedimos também a intervenção da Ministra dos Esportes, Ana Mozer.


Futebol

Adeus, Brasileirão? Filipe Luís reafirma prioridade do Flamengo na competição - veja

Após empate contra o Fortaleza, jogador destacou a importância do Brasileirão e projetou próximos desafios no torneio nacional

 Filipe Luís destaca a importância do Campeonato Brasileiro  - foto: reprodução
Filipe Luís destaca a importância do Campeonato Brasileiro - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo se despediu das chances de conquistar o título do Campeonato Brasileiro 2024 ao empatar em 0 a 0 com o Fortaleza, nesta terça-feira (26), na Arena Castelão. Apesar disso, o lateral Filipe Luís reafirmou que a liga de pontos corridos é a maior prioridade do Rubro-Negro, destacando a dificuldade e o prestígio da competição.


Enquanto eu estiver aqui, o Brasileiro sempre será prioridade absoluta. É o campeonato mais difícil que existe. Passa por Data FIFA, viagens e exige regularidade. É uma das conquistas mais especiais da minha carreira, e me incluo na responsabilidade por não ter conseguido disputar melhor este ano”, afirmou Filipe Luís.




REGULARIDADE COMO FATOR DECISIVO

Durante a entrevista, Filipe Luís também destacou a importância de jogos considerados "mais acessíveis" para o sucesso na competição. Ele pontuou que, em duelos como contra Fortaleza e Palmeiras, é natural perder pontos, especialmente fora de casa, mas a regularidade nos jogos contra adversários de menor expressão é o que define o campeão.


Como explicar isso para o torcedor? Jogos contra equipes na parte inferior da tabela, especialmente em casa, são os que garantem o título no fim do ano. É onde a regularidade faz a diferença”, disse o jogador.


FOCO NO PRÓXIMO JOGO CONTRA O INTERNACIONAL

Sem chances de título, o Flamengo agora cumpre tabela nas últimas três rodadas do Brasileirão, enfrentando Internacional, Criciúma e Vitória. Filipe Luís deixou claro que o foco do time é garantir um bom desempenho no próximo confronto, contra o Internacional, no domingo (01), no Maracanã.

A única coisa que penso é em ganhar o próximo jogo. Já vencemos dois Brasileiros, 2019 e 2020, mas nos outros anos os adversários também foram competitivos. Às vezes, um início ruim compromete tudo. Ainda assim, repito: para mim, o Campeonato Brasileiro será sempre o mais especial”, concluiu o lateral.


Futebol

Daronco gera críticas de jornalistas em empate entre Flamengo e Fortaleza - confira

Decisões polêmicas do árbitro marcam duelo na arena castelão, válido pela 35ª rodada do brasileirão

 Empate entre Flamengo e Fortaleza marcado por decisões polêmicas de arbitragem e VAR - foto: reprodução
Empate entre Flamengo e Fortaleza marcado por decisões polêmicas de arbitragem e VAR - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

O empate sem gols entre Fortaleza e Flamengo, nesta terça-feira (26), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi marcado por decisões controversas do árbitro Anderson Daronco. Entre os lances mais debatidos, estão a anulação de um pênalti a favor do Flamengo após consulta ao VAR e a expulsão de Erick Pulgar, que recebeu o segundo cartão amarelo.


No primeiro tempo, Daronco inicialmente apontou a marca da cal para o Rubro-Negro, mas, ao rever o lance, voltou atrás e cancelou a decisão. Já no segundo tempo, a expulsão do chileno gerou revolta entre torcedores e jornalistas, que criticaram a atuação do árbitro.


Daronco desistiu da profissão faz um tempo, mas a Comissão de Arbitragem ainda não percebeu. Apita de longe e usa de interpretações com dois pesos e duas medidas”, comentou o jornalista Renan Moura em suas redes sociais. Outro jornalista afirmou: “Padrão Anderson Daronco: inventa um amarelo e depois é obrigado a expulsar o jogador e estragar o jogo.”



ANÁLISE DO JOGO: FLAMENGO LAMENTA DESFALQUE


Mesmo com um início promissor na Arena Castelão, o Flamengo não conseguiu manter a pressão após a expulsão de Pulgar. O zagueiro Léo Pereira, em entrevista ao fim da partida, destacou a entrega do grupo mesmo em desvantagem numérica.

“Desde o início mostramos que viemos para vencer. Infelizmente, as situações de jogo acontecem. Ficamos com um a menos, mas suportamos bem. Tivemos até chances de marcar. Estou satisfeito com a postura da equipe, que mostrou muita dedicação contra um adversário bem organizado”, avaliou o defensor.


PRÓXIMO DESAFIO NO MARACANÃ

Sem chances de conquistar o título, o Mais Querido se prepara para enfrentar o Internacional na próxima rodada, em casa, no Maracanã. O objetivo do CRF é encerrar a competição com boas atuações, como enfatizou Léo Pereira:

“Queremos terminar o campeonato com chave de ouro, conquistando vitórias e retribuindo o apoio da torcida. Contra o Inter, será mais uma grande oportunidade de mostrar nossa força e sair de cabeça erguida.”


Futebol

Léo Pereira analisa empate do Flamengo contra o Fortaleza e projeta reta final do Brasileirão

Zagueiro destaca esforço da equipe com um jogador a menos e mantém otimismo para os jogos restantes do Campeonato Brasileiro

 Léo Pereira destaca dedicação do Flamengo no empate contra o Fortaleza no Brasileirão - foto: reprodução
Léo Pereira destaca dedicação do Flamengo no empate contra o Fortaleza no Brasileirão - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

Após o empate sem gols contra o Fortaleza, Léo Pereira, zagueiro do CRF, lamentou a expulsão de Erick Pulgar durante o segundo tempo. O Flamengo o teve um início promissor na partida, mas a desvantagem numérica afetou a capacidade de pressionar o adversário.


Desde o primeiro minuto, mostramos que viemos aqui para vencer. Infelizmente, ficamos com um jogador a menos, mas suportamos bem. Tivemos até chances de marcar. Estou satisfeito com a atuação da equipe, jogamos bem fora de casa contra um time muito organizado”, comentou Léo.




FLAMENGO CUMPRIRÁ TABELA NAS RODADAS FINAIS

Com a eliminação da disputa pelo título, o Flamengo agora encara os últimos três jogos do Brasileirão como oportunidades de encerrar a temporada com boas apresentações. Os confrontos contra Internacional, Criciúma e Vitória servirão como um fechamento simbólico para o ano.


Precisamos jogar como Flamengo, sempre buscando a vitória. É isso que viemos fazer aqui, mesmo que não tenha dado certo. Vamos manter a mesma seriedade e entrega. Com um jogador a menos, mostramos dedicação e não sofremos gols”, afirmou o defensor.


JOGO CONTRA O INTERNACIONAL SERÁ FOCO DE DESPEDIDA

O próximo compromisso do Mengão será contra o Internacional no Maracanã. Léo Pereira reforçou a importância de encerrar a competição com resultados positivos e exaltou o apoio da torcida.

“Queremos terminar o campeonato com chave de ouro, vencendo. Agradeço à torcida que veio em peso. Agora, é focar no Inter, um adversário forte, e fazer mais uma boa atuação para finalizar o Brasileirão de cabeça erguida”, concluiu.




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Expulsão de Erick Pulgar adia marca histórica pelo Flamengo e revolta torcedores
Futebol

Expulsão de Erick Pulgar adia marca histórica pelo Flamengo e revolta torcedores

 

Icon Comentário0
Em jogo pelo G-4, Flamengo e Fortaleza ficam apenas no empate
Futebol

Em jogo pelo G-4, Flamengo e Fortaleza ficam apenas no empate

 

Icon Comentário0
Saiu! Confira a escalação do Flamengo para encarar o Fortaleza
Futebol

Saiu! Confira a escalação do Flamengo para encarar o Fortaleza

 

Icon Comentário0