Futebol
|
0O futebol brasileiro não é exclusivo para jogadores nascidos no único país pentacampeão mundial. Muito pelo contrário, eles cada vez mais dividem gramados com atletas oriundos de Argentina, Uruguai, Colômbia e do restante da América do Sul.
Mas o que acontece com esses estrangeiros que passaram algum tempo por aqui, mas especificamente no Flamengo, e depois vão embora para longe dos olhos dos torcedores que se acostumaram a vibrar com seus acertos e reclamar dos seus erros.
Veja os estrangeiros que passaram recentemente pelo Flamengo:
PABLO MARÍ
Zagueiro, 29 anos, espanhol
Jogou no Flamengo em 2019
Titular do histórico time de Jorge Jesus, usou o Flamengo como trampolim para chegar ao Arsenal. Com poucas oportunidades na Inglaterra, foi despachado para a Itália. Nesta janela, teve os direitos econômicos comprados pelo Monza.
MAURICIO ISLA
Lateral direito, 35 anos, chileno
Jogou no Flamengo entre 2020 e 2022
O polivalente defensor até teve um bom início no Flamengo, mas logo caiu de rendimento. No meio do ano passado, acabou se transferindo para a Universidad Católica, clube onde iniciou a carreira, mas que jamais havia defendido profissionalmente.
ROBERT PIRIS DA MOTTA
Volante, 28 anos, paraguaio
Jogou no Flamengo entre 2018 e 2021
No Flamengo, jamais foi muito mais que uma opção de banco. Sem espaço, acabou primeiro emprestado para o futebol turco e, na sequência, assinou com o Cerro Porteño, onde tem se alternado entre sua posição original (volante) e o miolo de zaga.
ORLANDO BERRÍO
Meia-atacante, 32 anos, colombiano
Jogou no Flamengo entre 2017 e 2020
Nos tempos em que vestiu a camisa rubro-negra, chegou até a quebrar o galho como lateral direito. Berrío viu sua carreira despencar nos últimos tempos. Em abril, se transferiu para a China para jogar a segunda divisão pelo Qingdao West Coast. Mesmo em um campeonato de nível técnico bem questionável, é reserva e quase nunca joga.
GUSTAVO CUÉLLAR
Volante, 30 anos, colombiano
Jogou no Flamengo entre 2016 e 2019
Destaque flamenguista antes do início da "era Jorge Jesus", deixou boa impressão no Brasil e teve um namoro com o Corinthians na atual janela de transferências. Mas Cuéllar preferiu continuar na Arábia Saudita e assinou com o Al-Shabab.
MIGUEL TRAUCO
Lateral esquerdo, 30 anos, peruano
Jogou no Flamengo entre 2017 e 2019
Depois da passagem pela Gávea, aventurou-se na Europa e fez parte do elenco que mandou o tradicional Saint-Étienne para a segunda divisão da França. No ano passado, mudou-se para os Estados Unidos e foi jogar no San Jose Earthquakes.
MARLOS MORENO
Meia-atacante, 26 anos, colombiano
Jogou no Flamengo em 2018
Diretoria carioca ainda avalia opções, mas Acre deve ser um dos locais escolhidos
|
0O Flamengo pretende repetir a experiência que deu certo em 2024 e disputar algumas partidas do Campeonato Carioca em outros estados. O planejamento deve levar ao menos dois jogos para a região Norte ou Nordeste, com potencial para encher estádios mesmo em jogos de menor apelo contra clubes pequenos.
Dirigentes rubro-negros visitaram no mês de outubro a Arena da Floresta, em Rio Branco, no Acre, e disseram haver um compromisso para uma partida no local. Outra possibilidade é Belém, do Pará. A cidade será palco da Supercopa do Rei, entre Flamengo, que levou o título da Copa do Brasil, e o campeão do Brasileirão.
Como estará na cidade para o confronto no dia 2 de fevereiro, no Mangueirão, há a possibilidade da delegação chegar antes e fazer um jogo do Carioca, que tem a 6ª rodada programada para 29 ou 30 de janeiro. O clube será o mandante contra o Sampaio Corrêa.
Há também a questão da viagem de volta da pré-temporada, nos Estados Unidos. O Rubro-Negro retorna ao Brasil no dia 24 de janeiro. Assim, poderia entrar em um acordo com o Volta Redonda, mandante na 5ª rodada, em 25 ou 26, para levar o jogo para a região Norte.
Pela programação, os jogadores se apresentam para a pré-temporada em 9 de janeiro e embarcam aos Estados Unidos dois dias depois. O time fará um amistoso contra o São Paulo, dia 19.
Por isso, os quatro primeiros jogos do Estadual serão com um time de jovens da base. O atacante Carlinhos, do meia Lorran, do zagueiro Cleiton e do goleiro Dyogo Alves tiveram férias antecipadas para se juntarem a esse grupo.
Atacante paraguaio foi o destaque do Dourado no Brasileirão de 2024 e pode ser negociado após a queda do clube para a Série B
|
0Com bom desempenho no Brasileirão 2024, o atacante Isidro Pitta, do rebaixado Cuiabá, está no radar de grandes clubes do Brasil, incluindo Flamengo, Vasco, Fluminense, Internacional e Grêmio. O paraguaio, que marcou sete gols e deu uma assistência no campeonato, pode ser negociado na próxima temporada.
De acordo com o portal NetVasco, o Cuiabá definiu o valor de 8 milhões de euros (aproximadamente R$ 48,8 milhões) para liberar o jogador, que possui contrato até dezembro de 2026.
Situação de Isidro Pitta
Com o rebaixamento para a Série B, o Cuiabá busca equilibrar as finanças e está aberto a ouvir propostas. Pitta, que tem salário estimado em R$ 150 mil, quer continuar em evidência, já que é convocado regularmente para a Seleção Paraguaia e tem como objetivo disputar a Copa do Mundo de 2026.
Quem pagar a pedida do clube mato-grossense terá direito a 100% dos direitos econômicos do centroavante. O valor do salário do jogador está bem abaixo do praticado em clubes como o Flamengo, o que torna Pitta uma alternativa viável caso o Rubro-Negro enfrente dificuldades em suas principais negociações.
Flamengo de olho em reforços para o ataque
A busca por um novo centroavante é uma prioridade no Flamengo, especialmente após a lesão de Pedro e a iminente saída de Gabigol. Com as eleições do clube marcadas para 9 de dezembro, a diretoria rubro-negra planeja avançar em negociações por nomes já identificados pelo setor de análise de mercado.
Apesar do interesse de várias equipes no Brasil, Pitta surge como uma opção interessante para reforçar o elenco do Flamengo em 2025, oferecendo bom custo-benefício e potencial para crescer no cenário nacional.
Zagueiro que fez história no Fla, Rodrigo Caio falou sobre agonia do Grêmio para não ser rebaixado. Gaúchos empataram com o Cruzeiro
|
0O Grêmio segue na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Logo após o empate em 1 a 1 com o Cruzeiro no Mineirão, o zagueiro Rodrigo Caio, ex-Flamengo, pediu o apoio da torcida gremista para a partida de domingo (1º), diante do São Paulo, na Arena. O time de Renato Gaúcho é o 14º colocado com 41 pontos e está três pontos na frente do Criciúma, clube que abre o Z-4, com 38.
“Sabemos que uma vitória praticamente nos livra. Então a gente vai em busca dessa vitória dentro da nossa casa, diante da nossa torcida. Pedimos o apoio deles, precisamos muito deles. Sabemos que o momento não é o melhor, eles estão chateados, nós estamos chateados por estar neste momento. Não queríamos”, analisou Rodrigo sobre o desempenho em Belo Horizonte.
Por fim, o ex-zagueiro do Flamengo voltou a reforçar a importância que terá o Grêmio vencer o São Paulo no final de semana: “O futebol tem dessas coisas. A gente conta muito com eles (torcida), para que a gente consiga uma vitória que para nós será importantíssima no domingo”, finalizou.
A passagem de Rodrigo Caio pelo Flamengo
Rodrigo Caio chegou ao Flamengo em um momento de restruturação do clube. O atleta fez parte de um núcleo que recolocou o Mengão no ciclo das vitórias a partir de 2019. Foram três Cariocas (2019, 2020 e 2021), uma Recopa (2020), duas Supercopas (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2022), duas Libertadores (2019 e 2022) e dois Brasileiros (2019 e 2020). Entretanto, sempre sofreu com lesões.