Futebol
|
0O futebol brasileiro não é exclusivo para jogadores nascidos no único país pentacampeão mundial. Muito pelo contrário, eles cada vez mais dividem gramados com atletas oriundos de Argentina, Uruguai, Colômbia e do restante da América do Sul.
Mas o que acontece com esses estrangeiros que passaram algum tempo por aqui, mas especificamente no Flamengo, e depois vão embora para longe dos olhos dos torcedores que se acostumaram a vibrar com seus acertos e reclamar dos seus erros.
Veja os estrangeiros que passaram recentemente pelo Flamengo:
PABLO MARÍ
Zagueiro, 29 anos, espanhol
Jogou no Flamengo em 2019
Titular do histórico time de Jorge Jesus, usou o Flamengo como trampolim para chegar ao Arsenal. Com poucas oportunidades na Inglaterra, foi despachado para a Itália. Nesta janela, teve os direitos econômicos comprados pelo Monza.
MAURICIO ISLA
Lateral direito, 35 anos, chileno
Jogou no Flamengo entre 2020 e 2022
O polivalente defensor até teve um bom início no Flamengo, mas logo caiu de rendimento. No meio do ano passado, acabou se transferindo para a Universidad Católica, clube onde iniciou a carreira, mas que jamais havia defendido profissionalmente.
ROBERT PIRIS DA MOTTA
Volante, 28 anos, paraguaio
Jogou no Flamengo entre 2018 e 2021
No Flamengo, jamais foi muito mais que uma opção de banco. Sem espaço, acabou primeiro emprestado para o futebol turco e, na sequência, assinou com o Cerro Porteño, onde tem se alternado entre sua posição original (volante) e o miolo de zaga.
ORLANDO BERRÍO
Meia-atacante, 32 anos, colombiano
Jogou no Flamengo entre 2017 e 2020
Nos tempos em que vestiu a camisa rubro-negra, chegou até a quebrar o galho como lateral direito. Berrío viu sua carreira despencar nos últimos tempos. Em abril, se transferiu para a China para jogar a segunda divisão pelo Qingdao West Coast. Mesmo em um campeonato de nível técnico bem questionável, é reserva e quase nunca joga.
GUSTAVO CUÉLLAR
Volante, 30 anos, colombiano
Jogou no Flamengo entre 2016 e 2019
Destaque flamenguista antes do início da "era Jorge Jesus", deixou boa impressão no Brasil e teve um namoro com o Corinthians na atual janela de transferências. Mas Cuéllar preferiu continuar na Arábia Saudita e assinou com o Al-Shabab.
MIGUEL TRAUCO
Lateral esquerdo, 30 anos, peruano
Jogou no Flamengo entre 2017 e 2019
Depois da passagem pela Gávea, aventurou-se na Europa e fez parte do elenco que mandou o tradicional Saint-Étienne para a segunda divisão da França. No ano passado, mudou-se para os Estados Unidos e foi jogar no San Jose Earthquakes.
MARLOS MORENO
Meia-atacante, 26 anos, colombiano
Jogou no Flamengo em 2018
Atacante do clube espanhol, Vini sofreu lesão na cervical e desfalca o Brasil nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
|
0O brasileiro Vinicius Jr, atualmente jogador do Real Madrid e ex-Flamengo, foi diagnosticado com uma lesão na cervical após exames realizados no domingo (6). A lesão ocorreu durante a vitória do time merengue contra o Villarreal, no último sábado (5), em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Espanhol. O atacante foi substituído aos 79 minutos da partida, pouco depois de marcar o segundo gol, que garantiu o triunfo do Real por 2 a 0.
Após a lesão, o jogador foi visto com o ombro imobilizado, gerando preocupações entre os torcedores e o clube. O Real Madrid, no entanto, não estabeleceu um prazo específico para o retorno de Vini Jr, afirmando que a situação do atleta está "pendente de evolução".
RETORNO AOS GRAMADOS AINDA INCERTO
Embora o clube espanhol tenha se mostrado otimista quanto à recuperação de Vinicius Jr, ainda não há uma data confirmada para seu retorno aos gramados. O Real Madrid espera que o atacante esteja disponível para o confronto contra o Celta de Vigo, marcado para o dia 19 de outubro.
Devido à lesão, Vinicius Jr foi cortado da convocação da Seleção Brasileira para os jogos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A Seleção enfrentará o Chile no dia 10 de outubro e o Peru no dia 15. Para ocupar a vaga deixada pelo atacante, o técnico Dorival Junior convocou Andreas Pereira, jogador do Fulham, da Inglaterra.
SITUAÇÃO DO BRASIL NAS ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO 2026
Com a ausência de Vinicius Jr, o Brasil terá dois compromissos importantes pelas eliminatórias. Atualmente, a Seleção ocupa a quinta colocação, com 10 pontos. Na América do Sul, as seis primeiras seleções garantem vaga direta para o Mundial, enquanto a sétima colocada disputará a repescagem.
A tabela das eliminatórias, após a oitava rodada, mostra a Argentina na liderança, com 18 pontos, seguida por Colômbia e Uruguai. O Brasil precisa de bons resultados para manter-se na zona de classificação direta.
Brasil x Chile acontece na próxima quinta-feira, em Santiago
|
0O técnico Dorival Júnior prepara mudanças para tentar reabilitar a Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Diante do Chile, nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), em Santiago, o treinador pode levar a campo um esquema tático novo, além de caras novas na equipe.
No treino desta terça-feira, no CT do Palmeiras, Dorival montou o meio de campo sem Bruno Guimarães, que foi titular em nove dos dez jogos desde a chegada do técnico - ele só não iniciou o amistoso contra o México, quando os principais jogadores foram poupados.
O setor teve André e Lucas Paquetá na iniciação das jogadas. À frente deles atuaram Savinho, Raphinha, Rodrygo e Igor Jesus.
Convocado pela primeira vez, o atacante do Botafogo pode ser a grande novidade na escalação. Outro novato que trabalhou entre os titulares foi o lateral-esquerdo Abner, que teve bastante liberdade para apoiar. Em outra parte do treino, Alex Telles foi escalado entre os 11. Ao longo do treino, o técnico promoveu uma série de mudanças para observar atletas.
Nesta quarta, Dorival comanda o último treino antes de viajar a Santiago, no qual definirá a escalação. A provável formação do Brasil para enfrentar o Chile é: Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Alex Telles); André e Lucas Paquetá; Savinho, Raphinha, Rodrygo e Igor Jesus.
O treinador se encontra com ídolo do Flamengo após polêmicas envolvendo ambos
|
0Neste domingo, a Neo Química Arena será palco de um encontro especial e inusitado entre Zico e Tite, que estarão frente a frente no comando de duas equipes no evento beneficente intitulado “Futebol da Esperança”. A iniciativa reúne grandes nomes do esporte e do entretenimento e promete atrair um público diverso para acompanhar uma partida cheia de significado e, ao mesmo tempo, de muita descontração. A expectativa é de um grande espetáculo, com os dois técnicos trazendo seus conhecidos estilos para as quatro linhas.
A partida contará com a participação de ex-atletas, profissionais em atividade e várias celebridades, tanto do mundo esportivo quanto do entretenimento. Entre os jogadores já confirmados estão Diego Ribas, Denilson, Formiga e Rafaela Silva, que integram um seleto grupo de convidados prontos para proporcionar um show dentro de campo. A presença de Beatriz Souza e Lucas Lima também já está garantida, tornando o evento ainda mais atrativo para os fãs.
UM CONFRONTO DIRETO
O encontro entre Zico e Tite no comando das equipes dá um tom especial ao evento. Zico, ídolo eterno do Flamengo e um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, enfrentará Tite, técnico com passagens vitoriosas pelo Corinthians e pela Seleção Brasileira. Apesar de estarem em posições de liderança, essa será a primeira vez que eles se enfrentarão diretamente como técnicos adversários em um jogo, mesmo que seja em um contexto de caridade e descontração.
Enquanto Zico é lembrado por sua habilidade em criar jogadas ofensivas e por seu estilo refinado dentro de campo, Tite é reconhecido por sua organização tática e capacidade de extrair o máximo de seus times. O encontro promete uma mistura curiosa desses dois estilos, com a vantagem de ser um jogo sem a pressão habitual das competições profissionais, o que pode resultar em momentos de pura diversão e algumas surpresas.
PARTICIPAÇÃO DE ESTRELAS
O “Futebol da Esperança” será mais do que um jogo entre duas equipes. É um evento que visa unir o mundo esportivo e o entretenimento em prol de uma causa nobre. Além de Diego Ribas, que recentemente se aposentou dos gramados e agora se dedica a ações sociais, outros nomes conhecidos também marcarão presença. Denilson, que brilhou nos campos e hoje é um comentarista carismático, estará em campo para mostrar que ainda sabe driblar e fazer graça.
Entre as atletas convidadas, Formiga e Rafaela Silva são destaques. Formiga, um dos maiores nomes do futebol feminino, e Rafaela, judoca campeã olímpica, representam a força do esporte feminino brasileiro. Beatriz Souza, também judoca de destaque, estará no evento para agregar ainda mais qualidade e presença feminina dentro das quatro linhas.