Clube
|
0As eleições presidenciais do Flamengo está chegando e os bastidores do clube estão fervendo. Nesta sexta (11), todos os presidentes de Poder do Rubro-Negro notificaram formalmente Rodolfo Landim, atual presidente, por assumir despesas não previstas no orçamento para a próxima temporada.
CONFIRA A NOTIFICAÇÃO FEITA CONTRA LANDIM
“Os Presidentes de Poderes que subscrevem a presente têm tomado conhecimento, pelos mais diversos meios de comunicação, de que Vossa Senhoria, representando o Conselho Diretor, vem realizando despesas ou pretende realizá-las, inclusive nas áreas de patrimônio e do futebol, que podem vir a contrariar regras orçamentárias e de responsabilidade fiscal previstas no artigo 145, em especial as contidas nos incisos VIII, IX e X, do Estatuto Social do Clube, gue vedam ao Presidente do Clube de Regatas do Flamengo:
(i) O aumento com despesa de pessoal (não excluindo o futebol) nos 180 dias anteriores ao final do mandato eletivo, salvo demissões por justa causa;
(ii) A assunção de obrigações pecuniárias (não excluindo o futebol), nos 180 dias que antecedem a eleição dos membros do Conselho Diretor, que não possam ser cumpridas integralmente dentro do exercício, ou que tenham parcelas a serem pagas no seguinte, sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para esse fim;
(iii) A assunção de obrigações pecuniárias superiores a 10% do montante estabelecido no orçamento de caixa, salvo autorização prévia e expressa do Conselho de Administração.
Para além de todo o exposto, considerando que o artigo 69, § 1° do Estatuto Social do
Clube de Regatas do Flamengo exige dos Presidentes e Vice-Presidentes de Poderes atuação com lealdade, moralidade, probidade e responsabilidade, visando à manutenção da higidez financeira do Clube, os Presidentes de Poderes subscritores da presente, no exercício de suas atribuições estatutárias, em regime de colaboração com a Presidência do Clube e em absoluta boa-fé, advertem e exortam Vossa Senhoria a cumprir todas as regras do Estatuto Social, em especial as vedações contidas no já referido artigo 145, eximindo-se de celebrar contratos, inclusive no departamento de futebol, que possam comprometer os princípios de responsabilidade fiscal e a boa gestão financeira do Flamengo no próximo triênio, impedindo, assim, sua eventual e futura responsabilização pessoal por condutas irregulares dolosas.
Por fim, considerando que faltam pouco mais de dois meses para findar o mandato
eletivo de Vossa Senhoria, requer-se, com a finalidade de se verificar a aplicação da regra do artigo 146 do Estatuto Social do Clube (que regula a perda de autonomia do Conselho Diretor para celebrar acordos e contratos), que, no prazo de até 48 horas, Vossa Senhoria informe ao Conselho de Administração, ao Conselho Deliberativo e ao Conselho Fiscal: a) o “orçamento de caixa” e o saldo financeiro em caixa, do Clube de Regatas do Flamengo, na presente data; e b) os valores orçados e executados para despesas com pessoal até a presente data e o projetado, inclusive com o futebol, bem assim até o final do ano de 2024″.
MOTIVOS QUE LEVARAM A NOTIFICAR PRESIDENTE DO FLAMENGO
Além de apontarem os valores que estão sendo colocados no orçamento para a próxima temporada, segundo os presidentes do Poder, Rodolfo Landim também pode estar infringindo uma lei estatuária. Isso porque, de acordo com a nota oficial, o atual mandatário assumiu despesas fora do prazo de 180 dias anteriores ao término do mandato, que se encerra em dezembro.
Além disso, muitos conselheiros do Mais Querido não aprovaram a forma que o clube comprou o terreno do Gasômetro. O outro ponto criticado é o projeto feito pelo clube para construir o estádio, com previsão para a inauguração no fim de 2029.
O novo diretor esportivo do Mais Querido terá uma última reunião com o dirigente da equipe paulista para tentar convencê-lo a trabalhar no Rubro-Negro
|
0O Departamento de Futebol do Flamengo segue em reformulação e José Boto foi o primeiro dirigente a chegar no Ninho do Urubu para dar início aos trabalhos visando a próxima temporada. Líder da reforma, o dirigente português tentará a 'última cartada' para buscar a contratação de João Pedro Sampaio, dirigente do Palmeiras.
De acordo com informações do jornalista Bruno Lemos, José Boto terá uma reunião decisiva com João Pedro Sampaio. Após essa nova conversa, a expectativa ficará para saber se o dirigente irá deixar o Palmeiras e se transferir para o Flamengo.
JP Sampaio chegaria ao Flamengo para assumir as categorias de base. No Palmeiras, o dirigente foi responsável pela revolução da formação de jovens, que revelou recentemente atletas como Endrick, que está no Real Madrid (ESP), e Estêvão, que já pertence ao Chelsea (ING).
BOTO JÁ CONVERSOU COM JP
Lembrando que essa não será a primeira vez que Boto irá conversar com JP Sampaio. Porém, os últimos diálogos aconteceram de forma virtual. Desse vez, com o novo diretor técnico do Flamengo já no Rio de Janeiro, a tendência é de que o bate-papo aconteça presencialmente.
Nas primeiras tratativas de Boto, JP Sampaio chegou a ficar balançado com a proposta de trabalhar no Flamengo. O Mais Querido, inclusive, demonstrou interesse em pagar o valor da multa rescisória junto ao Palmeiras. Porém, o profissional preferiu continuar na equipe paulista.
Spindel ainda tem chances de permanecer no Flamengo e assumir um cargo na gestão Bap
|
0No dia 01 de janeiro o Flamengo já terá sob seu comando Luiz Eduardo Baptista, com uma nova diretoria. Dirigente da gestão Landim, Bruno Spindel ainda não teve seu futuro definido e pode permanecer no Mais Querido. Assim, o dirigente terá uma conversa com José Boto nos próximos dias.
Isso porque, segundo informações do GE, o novo presidente do Flamengo atribuiu a responsabilidade de definir a permanência ou não de Spindel a José Boto, novo diretor técnico do Rubro-Negro. Desse modo, os profissionais terão uma reunião nos próximos dias e o futuro do dirigente será decidido antes da viagem do Mais Querido para a pré-temporada.
BAP COMENTA SOBRE BRUNO SPINDEL
Durante a cerimônia de posse como novo presidente do Flamengo, no dia 18 de dezembro, Luiz Eduardo Baptista enalteceu Bruno Spindel, mas não garantiu a permanência do dirigente para o próximo triênio (2025-2027).
"O Bruno é um excepcional trader, um cara que entende muito disso. Veio de mercado financeiro. Mas eu gostaria que o Boto tivesse contato com as pessoas para verificar se o desenho da estrutura funciona com A, B ou C. Eu não vou me meter nas escolhas do diretor técnico. Claro que a caneta no fim das contas é minha, mas eu vou muito mais na linha de vetar decisões do que de tomar decisões", disse Bap.
FUNÇÃO DE BRUNO SPINDEL
Na gestão Landim, Bruno Spindel atuou como diretor executivo do Flamengo. O dirigente era responsável por questões relacionadas ao futebol do Mais Querido, principalmente com contratações.
Desse modo, José Boto, novo diretor técnico de futebol do Mais Querido, pretende avaliar a permanência de Spindel no cargo. Caso continue no Rubro-Negro na gestão Bap, a ideia é que o executivo trabalhe apenas na pasta de contratações e vendas de jogadores.
O ex-lateral foi quem ajudou Luiz Eduardo Baptista nas negociações com José Boto
|
0Nos últimos meses surgiram rumores de que Leonardo assumiria algum cargo como dirigente do Flamengo. No entanto, o ex-lateral apareceu como apenas mediador para Luiz Eduardo Baptista, novo presidente do Mais Querido, já que ajudou Bap na negociação para trazer José Boto.
Inicialmente cotado como o nome para comandar o futebol do Flamengo, caso Bap vencesse a eleição, Leonardo apenas auxiliou e ajudou o novo presidente do clube nas tratativas com José Boto. Em participação no jogo das estrelas, o ex-dirigente do PSG e Milan falou sobre o desejo de trabalhar no Rubro-Negro.
"Não mudou. Digamos assim, nos últimos 20 anos, desde que eu sou dirigente de futebol e antes também, como ex-jogador, sempre estive muito perto do Flamengo e desse grupo principalmente. Eles começaram em 2013, que eram todos de um grupo só e sempre estive em conversas, encontros e isso sempre aconteceu. Mas não existe nada diferente do que era no passado. Então assim, minha relação sempre foi assim e ela sempre me deu muita alegria", disse Leonardo antes de ser questionado sobre se tem chances de assumir algum cargo no Flamengo:
"Eu estou mudando de posição, eu não vou ser mais dirigente como fui no passado e diretor de futebol não é mais a minha função. Estou mudando um pouquinho, tô ficando mais velho, minha posição está mudando e um dia vocês vão saber", disse o ex-dirigente do PSG.
PASSAGEM PELO FLAMENGO
Vae lembrar que Leonardo fez parte do time campeão da Copa União de 1987 e da equipe que venceu a Copa do Brasil de 1990. O ex-lateral disputou pelo Mais Querido 178 partidas, marcando 10 gols. O ex-jogador também foi campeão mundial em 1994, com a Seleção Brasileira.