
FlaBasquete
|
Com uma atuação decisiva de Alexey, o FlaBasquete carimbou sua vaga na semifinal do NBB 2025 ao eliminar o Corinthians com autoridade. Agora, o time comandado por Sergio "Oveja" Hernández, aguarda o vencedor do confronto entre Franca e Pinheiros, que decidem nesta quarta-feira (21), às 19h, quem será o adversário do Rubro-Negro na próxima fase.
Na outra chave, Minas e Bauru já estão classificados para a semifinal. Ou seja, caso o Flamengo avance à grande decisão, enfrentará um desses dois times na final.
Mas, antes disso, o Rubro-Negro precisa passar pela próxima etapa. Franca e Pinheiros disputam o quinto e decisivo jogo das quartas de final com a série empatada em 2 a 2. Quem vencer, encara o Flamengo no próximo sábado (24), fora de casa. Como tem a melhor campanha entre os três, o Mengão terá o mando das partidas 2 e 3 e uma possível 5, que acontecerão no Rio de Janeiro.
Se o adversário for o Franca, o duelo promete ser duro. As duas equipes protagonizaram embates equilibrados nos últimos anos, incluindo decisões nacionais e continentais. Um reencontro marcante seria o de Alexey, hoje destaque do Flamengo, contra sua ex-equipe, que ainda conta com Didi, cria da base rubro-negra.
Desde a criação do NBB, em 2008, foram 59 confrontos entre Flamengo e Franca: 32 vitórias rubro-negras e 27 dos paulistas. Nos playoffs, Franca leva ligeira vantagem, com seis vitórias em 11 séries disputadas. No entanto, no último embate, melhor para o Mengão, que eliminou o rival na semifinal da Champions League Américas, antes de conquistar o título contra o Boca Juniors.
Já contra o Pinheiros, o histórico é mais favorável ao Flamengo. Em 43 partidas, o Rubro-Negro venceu 28 vezes, incluindo o último confronto do NBB 2025: um sonoro 86 a 65, fora de casa.
Vice-líder da fase classificatória, o FlaBasquete somou 26 vitórias e apenas oito derrotas — atrás apenas do Minas, com 29 triunfos. A equipe cresceu na reta final da temporada, conquistando a Champions League Américas e eliminando Caxias do Sul e Corinthians nos playoffs do NBB.
Agora, o foco total é na reta decisiva. O próximo desafio acontece no sábado (24), contra Franca ou Pinheiros, fora de casa. Depois disso, o Flamengo decide a série semifinal diante da Nação, no Rio. Com moral elevada, entrosamento em alta e elenco experiente, o FlaBasquete segue firme na briga por mais um título e busca coroar uma temporada histórica com a conquista do NBB 2025.
Mengão segue em busca de reforços para o elenco após derrota no NBB e visa o terceiro título a nível global no torneio da FIBA
|
O Flamengo está próximo de fechar o elenco para a temporada 2025/26 no basquete. O clube encaminhou a contratação do jovem argentino Alex Negrete, de 23 anos, um dos principais nomes da última edição da Liga Nacional da Argentina. Destaque do Instituto de Córdoba, o jogador deve acionar a cláusula de saída para se juntar ao Orgulho da Nação.
A informação foi publicada pelo jornal argentino La Voz, que revelou que o empresário do atleta comunicou a saída logo após o fim das finais nacionais. De acordo com a reportagem, o técnico rubro-negro Sergio Hernández participou diretamente das tratativas e entrou em contato com a diretoria do clube argentino.
Negrete encerrou a temporada com médias de 13,1 pontos, 4,5 rebotes e 2 assistências por jogo, com 53,2% de aproveitamento nos arremessos de dois pontos e 33,8% nas bolas de três. Foi o cestinha do Instituto, além de eleito Melhor Jovem e Jogador de Maior Evolução da competição. Com passagens pelas seleções de base da Argentina, o jogador estreou recentemente pela seleção principal e se apresenta nesta semana para um período de treinos em Madri.
Embora atue originalmente como ala-armador, Alex Negrete chega para reforçar a rotação nas alas, agregando versatilidade ao elenco comandado por Sergio Hernández. Com ele, o Flamengo encerra a busca por mais uma peça para o perímetro, agora formado por atletas com múltiplas funções e capacidade de adaptação dentro das formações táticas.
Com a chegada de Negrete, o Flamengo finaliza o processo de reformulação do elenco para a próxima temporada. Além do argentino, o clube garantiu as renovações de peças importantes, confirmou Markeith Cummings e anunciou outras três contratações para disputar o Novo Basquete Brasil (NBB), a Champions League das Américas e o Mundial Interclubes da FIBA. Confira como ficou o elenco rubro-negro para 2025/26 (em negrito, os nomes já confirmados oficialmente):
Esse reconhecimento mostra o peso do Rubro-Negro na formação e manutenção de talentos no basquete brasileiro, vamos conhecer mais detalhes dos convocados
|
O FlaBasquete segue mostrando força no cenário nacional e internacional. A convocação da Seleção Brasileira para a disputa da AmeriCup 2025, divulgada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), reforça esse protagonismo: três jogadores do Flamengo convocados para a Seleção Brasileira de Basquete estão entre os nomes escolhidos pelo técnico Aleksandar Petrovic.
Esse reconhecimento mostra o peso do Rubro-Negro na formação e manutenção de talentos no basquete brasileiro. Vamos conhecer mais detalhes dos convocados e da competição que se aproxima. A Seleção Brasileira de Basquete contará com três atletas do Flamengo na preparação para a AmeriCup 2025:
🔹 Alexey Borges
Posição: Armador
🔹 Ruan Miranda
Posição: Pivô
🔹 Gui Deodato
Posição: Ala
Além dos atuais jogadores do Flamengo, a convocação também trouxe nomes com passagem pelo clube, destacando ainda mais a força da base e do elenco rubro-negro:
A convocação de três jogadores do Flamengo para a Seleção Brasileira de Basquete mostra o papel de protagonismo do clube na modalidade. Alexey Borges, Ruan Miranda e Gui Deodato são nomes que, além de contribuírem com o Rubro-Negro, agora têm a missão de representar o país em uma competição de alto nível.
Caso confirmem presença entre os 12 selecionados, os atletas viajarão para a Nicarágua em agosto e devem desfalcar o Flamengo por alguns jogos no calendário nacional. Essa visibilidade internacional reforça o investimento do clube no basquete e posiciona o FlaBasquete como um celeiro de talentos para o Brasil.
Mengão é o atual campeão da BCLA e vai tentar a conquista do tricampeonato do mundo em Singapura; torneio começa em setembro
|
O Flamengo está pronto para mais um desafio global no basquete. Representando o Brasil, o Rubro-Negro conheceu seus adversários na competição internacional que será disputada em setembro, em Singapura. O torneio reúne seis equipes divididas em dois grupos de três, e o FlaBasquete integra o Grupo B.
Ao lado do Flamengo estão o Illawarra Hawks, da Austrália — campeão da NBL e representante da Oceania —, e a equipe NBA G-League United, uma seleção formada por atletas em destaque na liga de desenvolvimento da NBA, nos Estados Unidos.
No Grupo A, a disputa será entre Al Ahli SC (Líbia), Utsunomiya Brex (Japão) e Unicaja (Espanha). Os espanhóis, campeões da Liga ACB, surgem como os principais favoritos da chave — e um dos candidatos ao título.
A FIBA divulgou a tabela da fase de grupos, e o Flamengo estreia no dia 18 de setembro contra o NBA G-League United. No dia seguinte, enfrenta o Illawarra Hawks, encerrando sua participação na primeira fase. Os jogos acontecem às 17h no horário local de Singapura, o que significa 6h da manhã no horário de Brasília — um desafio extra para os torcedores brasileiros acompanharem ao vivo.
Confira os jogos da fase de grupos:
A FIBA também confirmou as datas das partidas finais. No dia 21 de setembro, o torneio será encerrado com três jogos: a disputa pelo quinto lugar, a decisão do terceiro e, por fim, a grande final. O Flamengo busca seu terceiro título mundial no basquete e, para isso, precisa avançar como um dos líderes do grupo. A expectativa da torcida é alta, e o time comandado por Sergio ‘Oveja’ Hernández já inicia a preparação de olho na glória internacional.