
Futebol
|
Campeão ‘de tudo’ no vôlei, o técnico Bernardinho busca fazer história na modalidade vestindo a camisa do Flamengo. Enquanto as taças na Gávea não chegam, o treinador afirmou que consegue ajudar o futebol do clube. O comandante garantiu que não tem capacidade para ser técnico, mas se colocou à disposição para atuar como ‘head coach’.
"Eu não tenho a pretensão, eu sou apenas um dos 200 milhões de brasileiros que acham que entende de futebol. Porque todo mundo acha que entende de futebol, voleibol um pouquinho, futebol muito. E eu sou treinador de outro esporte, eu sei o quão difícil é estar ali. Então, eu não tenho a pretensão de ser treinador de futebol. Nunca serei. É diferente de você ser um head coach. Se você me chama para coordenar um staff, para dirigir uma equipe de futebol, eu tenho condições", disse Bernardinho, em entrevista à ‘FlaTV’.
"Quem é o melhor treinador para dar treinamento? Quem é o melhor estrategista que tem? Como é o futebol americano? Head coach tem um conhecimento geral, e coordena seus treinadores. Com uma visão clara. Fazer parte eu não seria incapaz. Pela minha experiência de esportes. Qualquer bom treinador de futebol sabe centenas de vezes mais do que eu, conhece muito mais do que eu. E a própria dinâmica de vestiário é muito diferente", acrescentou Bernardinho.
Técnico do Sesc-Flamengo desde 2020, Bernardinho tem título carioca no currículo. Na principal competição nacional da modalidade, o Rubro-Negro foi semifinalista da última Superliga. Na temporada 2022/2023, o Mengão foi eliminado para o Praia Clube, de Minas Gerais, que terminou com a taça.
Já que Bernardinho não quer assumir o cargo de técnico do futebol do Flamengo, a diretoria do clube terá de procurar um nome no mercado. Isso porque, Jorge Sampaoli não seguirá na função para 2024, independentemente do resultado da Copa do Brasil. No domingo (24), o Fla precisará bater o São Paulo por dois gols de diferença para ficar com a taça. Se triunfar por um no Morumbi, o duelo vai para os pênaltis.
Apesar da recente renovação de contrato até 2030, o camisa 8 pode trocar o Mengão pelo futebol russo caso clubes cheguem a um acordo
|
O Flamengo, comandado por Filipe Luís, pode ter uma baixa importante ainda nesta temporada. O meio-campista Gerson, um dos principais nomes do elenco, está na mira do Zenit, da Rússia, que pretende apresentar uma proposta formal avaliada em 25 milhões de euros para tentar a contratação do atleta.
Na atual temporada, Gerson participou de 15 partidas, com um gol e duas assistências. Apesar de ter estendido o vínculo com o Mais Querido até 2030, o interesse russo permanece forte. Segundo o jornalista Fabrício Lopes, o meia avalia positivamente a possibilidade de transferência, motivado pelos altos salários oferecidos, três vezes superiores aos vencimentos atuais.
O Zenit já havia manifestado interesse no início do ano, apresentando valores atrativos ao jogador. Agora, com a nova investida, o clube russo reforça a proposta salarial que supera em larga escala a remuneração atual, o que pode ser determinante para a decisão do camisa 8.
Mesmo diante da possibilidade de ganho financeiro para o jogador, o Flamengo não demonstra interesse em liberar Gerson. Internamente, a direção trabalha para manter a base do elenco e, por isso, considera o meia peça chave para a sequência dos objetivos no futebol brasileiro e continental.
Enquanto o futuro de Gerson permanece indefinido, o Flamengo já prepara a saída de outro destaque do plantel. O jovem Wesley deve ser negociado com o futebol europeu, o que garantiria receita para o clube sem a necessidade de abrir mão do meio-campista.
Meia argentino não atua na derrota do Everton para o Chelsea e diminui chances de compra obrigatória pelo clube inglês na Premier League
|
Na manhã deste sábado (26), Carlos Alcaraz não entrou em campo como titular na partida entre Chelsea e Everton, válida pela 34ª rodada da Premier League. A ausência do meia argentino entre os titulares não foi bem recebida internamente no Flamengo, uma vez que impacta diretamente nas metas estipuladas no contrato de empréstimo com o clube inglês.
Segundo o acordo entre os clubes, o Everton precisaria utilizar Alcaraz como titular em pelo menos duas das quatro partidas restantes da competição para que a cláusula de compra obrigatória fosse acionada. Com o jogador no banco nas últimas quatro rodadas, a possibilidade de cumprimento dessa condição torna-se remota.
FLAMENGO ESTUDA PROPOSTA
De acordo com informações do jornalista Mauro Cezar Pereira, a diretoria do Flamengo já trabalha com a possibilidade de receber uma proposta inferior ao valor inicialmente acordado no empréstimo. Além disso, há forte atenção às movimentações do mercado europeu após o encerramento da temporada, previsto para o mês de junho.
O Flamengo estava esperando vender o armador por cerca de 120 milhões de reais, no entanto, com a falta de oportunidade e propostas no mercado, a diretoria rubro-negra já espera um valor inferior, por pelo menos 100 milhões de reais.
A partida foi disputada no Stamford Bridge e terminou com vitória do Chelsea por 1 a 0. Mesmo com o resultado negativo, o Everton manteve a 14ª posição no campeonato, somando 38 pontos. O desempenho da equipe e o não aproveitamento do meio-campista deixam o cenário ainda mais desfavorável para uma possível permanência do atleta no futebol inglês.
Atacante estará na lista dos jogadores do Mengão à disposição do técnico Filipe Luís para o confronto com o Timão pelo Brasileirão
|
O Flamengo encerrou na manhã deste sábado (26), no Ninho do Urubu, a preparação para o confronto contra o Corinthians, marcado para este domingo (27), às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela sexta rodada do Brasileirão. De acordo com o jornalista Venê Casagrande, o Rubro-Negro terá o reforço de Gonzalo Plata para o jogo.
Após ser diagnosticado com um leve edema ósseo no joelho direito que o deixou de fora do duelo contra a LDU pela Libertadores, o atacante equatoriano treinou normalmente e estará à disposição de Filipe Luís. A presença de Plata é vista como um reforço importante, especialmente na busca do Flamengo para reassumir a liderança do Campeonato Brasileiro.
Em contrapartida, o lateral Alex Sandro segue fora, ainda em recuperação de uma lesão na coxa esquerda. Ayrton Lucas, portanto, deve permanecer entre os titulares na lateral. Matías Viña, que já realiza atividades com bola, também não foi liberado para os treinos coletivos e continua como desfalque.
Além da volta de Gonzalo Plata, De La Cruz e Léo Pereira também são boas notícias. Ambos foram poupados no empate com a LDU (EQU) pela Libertadores e treinaram normalmente, estando cotados para iniciar a partida.
A principal dúvida está no ataque: Pedro, recuperado de lesão, pode ganhar a primeira oportunidade como titular desde o retorno aos gramados, enquanto Michael também disputa uma vaga entre os 11.
A provável escalação do Flamengo é: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta; Gerson, Michael (Pedro) e Bruno Henrique. A expectativa é que o Maracanã registre o maior público do futebol brasileiro em 2025. A bola rola às 16h, com transmissão da Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view).