
Futebol
Técnico de Lucas Paquetá, ex-Flamengo, revela como o atleta está sofrendo com investigações
Futebol
|
Rebeca Andrade receberá a primeira homenagem do Flamengo pela campanha história nas Olimpíadas de Paris. Neste domingo (11), a ginasta rubro-negra e maior medalhista olímpica brasileira da história vai estampar o copo de jogo contra o Palmeiras, no Maracanã, às 16h, pela 22ª rodada do Brasileirão.
No copo, que será na cor dourada, uma ilustração de Rebeca com bandeira do Brasil nos ombros e tem uma do Flamengo ao fundo. Ela segura duas medalhas de ouro, uma conquistada em Tóquio e outra em Paris, e há duas frases exaltando a maior ginasta brasileira da história: “Orgulho da Nação” e “Maior medalhista olímpica do Brasil”.
O item já faz sucesso antes mesmo de ser comercializado, aliás. Além de comemorar a homenagem à atleta, torcedores se manifestam afirmando o desejo de comprar o copo. Tendência, portanto, é que muitos rubro-negros o adquiram na chegada ao estádio. Lembrando que os copos são vendidos em lojas no interior do estádio e nas rampas de acesso à arquibancada.
Homenageada pelo Flamengo, Rebeca Andrade fez história nas Olimpíadas
A trajetória de Rebeca para se tornar a maior medalhista brasileira da história é digna de filme. Atleta do Flamengo desde 2011, quando tinha apenas 12 anos de idade e já com talento de chamar atenção, ela passou por três cirurgias de ligamento cruzado anterior do joelho, uma das mais complicadas para um atleta.
Mas a superação, trabalho e talento da atleta se sobressaíram às dificuldades e ela deixou as Olimpíadas Paris com resultados históricos para sua carreira, a ginástica artística, todo o esporte brasileiro e o Flamengo. Foram quatro medalhas: ouro no solo, pratas no salto e no individual geral e bronze por equipes.
Bronze por esquipes esse, aliás, foi inédito para o Brasil e conquistado ao lado de trio do Flamengo: Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira. Somando com o ouro no salto e a prata no individual geral que conquistou em Tóquio 2020, ela chegou em seis medalhas e se isolou no ranking nacional.
Não à toa Rebeca Andrade homenageada pelo clube, o que certamente não vai para no copo de Flamengo x Palmeiras. Há expectativa de eventos com a atleta, ou ao menos presença no Maracanã. Isso além da organização de torcedores para realizarem também sua homenagem para Rebeca e todas as ginastas rubro-negras que subiram no pódio em Paris.
Desempenho que faz ser a melhor edição para atletas do Flamengo. São nove medalhas totais, superando as quatro de Seul 88 e Atlanta 96. Além disso, Rebeca e os rubro-negros foram fundamentais para segunda Olimpíada com mais medalhas para o Brasil: 20.
Promessa da base, o meia é relacionado novamente pelo técnico Filipe Luís no time profissional do Mais Querido após destaque no Sub-20.
|
Depois de um bom período atuando e se destacando no Sub-20, Lorran volta a figurar entre os relacionados do elenco principal do Flamengo. O meia de 17 anos está na lista de Filipe Luís para o próximo compromisso do time, marcando seu retorno ao grupo principal após quase quatro meses afastado das convocações.
A última vez que Lorran havia sido chamado para o profissional foi no dia 30 de janeiro. Desde então, o meia viveu uma série de movimentações nos bastidores. Chegou a ter conversas avançadas para uma possível transferência ao CSKA, da Rússia, mas a negociação acabou não avançando.
Com a saída da janela de transferências sem acordo, Lorran desceu para o time Sub-20. Lá, se tornou uma das principais peças da equipe, com atuações consistentes e participação direta em gols e jogadas ofensivas. A performance foi suficiente para recolocar seu nome no radar da comissão técnica rubro-negra.
O retorno à lista de relacionados indica que a comissão técnica liderada por Filipe Luís acompanha de perto o desempenho das promessas da base, mesmo em meio à forte concorrência no elenco principal. Lorran tem sido tratado internamente como um ativo importante do clube. A movimentação também pode ter relação com a necessidade do Flamengo de gerir o elenco neste período da temporada, com jogos em sequência e desgaste físico de alguns atletas. A presença de Lorran dá mais uma opção para o setor de criação.
Apesar da pouca idade, Lorran já soma experiências relevantes no time de cima. Em 2023, foi integrado ao elenco profissional e participou de partidas sob o comando de Jorge Sampaoli. Sua técnica refinada e leitura de jogo sempre chamaram a atenção nos treinos e nos jogos da base. O clube enxerga o jovem com muito potencial, mas também com cautela. Desde sua renovação de contrato, o Flamengo tem adotado uma estratégia de desenvolvimento gradual para o meia, evitando exposição excessiva.
Rubro-negro recebe o Alvinegro neste domingo pela 9ª rodada do Brasileirão com ausências no elenco, mas pode voltar ao topo da tabela
|
Neste domingo (18), o Flamengo entra em campo no Maracanã às 18h30 (horário de Brasília) para o clássico carioca contra o Botafogo, válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido, que vem de vitória por 2 a 0 sobre a LDU pela Copa Libertadores, busca mais três pontos no Brasileirão mesmo diante de uma série de desfalques.
Com a base da equipe que venceu os equatorianos no meio da semana, a provável escalação conta com Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (ou Danilo) e Alex Sandro; Evertton Araújo, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Michael e Bruno Henrique (ou Pedro). A formação reforça a confiança da comissão técnica no elenco disponível, apesar das ausências importantes.
O elenco do Mengão não poderá contar com Erick Pulgar e Allan, que ainda se recuperam de lesões musculares na coxa direita. Ambos já haviam desfalcado a equipe no jogo anterior. Gerson, por sua vez, está suspenso após a expulsão na partida contra o Bahia, pela rodada passada. Essas baixas exigem ajustes táticos e maior atenção na composição do meio-campo.
Além dos problemas no setor central, o Flamengo também não poderá escalar Gonzalo Plata, em tratamento por um edema ósseo no joelho direito, e o lateral Matías Viña, que ainda finaliza a recuperação da lesão sofrida no final da temporada passada. Mesmo com essas ausências, a tendência é de que o rodízio de jogadores ocorra somente na partida da Copa do Brasil, preservando a força máxima no clássico.
Flamengo e Botafogo se enfrentam com objetivos distintos, mas ambos pressionados por resultados. Para o Mengão, a vitória no Maracanã representa a chance de reassumir a liderança da Série A, em caso de tropeço do Palmeiras.
Presidente eleito na Federação Roraimense de Futebol recebe apoio de 25 federações e 10 clubes para substituir Ednaldo Rodrigues
|
Samir Xaud é oficialmente o primeiro e será o único candidato para substituir Ednaldo Rodrigues na CBF. O presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol está no Rio de Janeiro e registrou a chapa na manhã deste domingo para a eleição marcada para o dia 25 na sede da entidade.
Com 25 federações apenas São Paulo e Mato Grosso não assinaram e 10 clubes, a candidatura inviabiliza o concorrente Reinaldo Carneiro Bastos, que tinha apoio de cerca de 30 clubes, mas apenas duas federações. É necessário o apoio de pelo menos oito federações para inscrição de chapa.
Vale ressaltar que, uma vez registrada a chapa, federações e clubes não podem mudar de lado e registrar apoio a eventuais concorrentes no processo. Salvo alguma tentativa judicial, o médico de 41 anos será candidato único.
O edital de convocação da eleição permite que chapas sejam inscritas até a próxima terça-feira e o início da semana promete ser de movimentos políticos. Na segunda-feira, há reunião do Conselho Nacional de Clubes na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Samir Xaud tem 41 anos e é nascido em Boa Vista, capital de Roraima. O dirigente é médico infectologista com especialização em "saúde, bem-estar e esportes", segundo sua biografia em rede social. Filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol desde a década de 70, foi eleito recentemente para substituir o pai no cargo.