Futebol
Jogador do do PSG exalta nível do Flamengo e revela acompanhar o clube
20 Dez 2025 | 14:43
Futebol
20 Jul 2023 | 15:55 |
Por conta do já conhecido e apertado calendário do futebol brasileiro, é praticamente uma raridade um time que disputa três competições ter uma semana livre para trabalhar. Só que o Flamengo, vivo na CONMEBOL Libertadores, Copa do Brasil e disputando o Brasileirão, teve dias a mais na preparação para o jogo seguinte.
Depois do empate em 0 a 0 com o Fluminense, no domingo (16), o time carioca voltará a campo no sábado (22) contra o América-MG. Ou seja, o técnico Jorge Sampaoli vai poder contar com mais dias para trabalhar e fazer ajustes na equipe rubro-negra. No entanto, coincidência ou não, nem sempre ter tempo foi algo bom para o Flamengo.
Segundo apuração feita pela ESPN, que levantou todas as últimas vezes que o Rubro-Negro teve a famosa ‘semana livre, os números pós esse tempo não são lá os melhores. A última delas, por exemplo, não traz boas recordações: o chocolate por 4 a 0 sofrido contra o Red Bull Bragantino neste Brasileirão.
Antes da goleada sofrida para o Red Bull Bragantino, o Flamengo havia vencido o Grêmio por 3 a 0, no dia 11 de junho. Após o respiro, os comandados de Sampaoli voltaram a jogar apenas no dia 22 de junho e perderam em Bragança pela 11ª rodada.
Outro intervalo que não trouxe boas recordações foi em 2021. Na ocasião, o time titular então comandado por Renato Gaúcho venceu o Corinthians por 3 a 1, no dia 1º de agosto. Durante a semana, após ter goleado o ABC na ida da Copa do Brasil por 6 a 0, até mesmo o comandante da equipe foi poupado para pegar o ABC na volta. Mauricio Souza comandou o time na beira do campo para Renato Gaúcho aproveitar a 'semana livre' para treinar o time e venceu por 1 a 0. A volta dos titulares, no entanto, foi bastante amarga: goleada de 4 a 0 sofrida para o Internacional no dia 8 de agosto.
Mas nem sempre ter tempo para trabalhar foi algo ruim. Em 2021, depois de uma goleada por 4 a 0 sobre o Santos, no dia 28 de agosto, o Flamengo voltou a atuar no dia 12 de setembro e castigou o Palmeiras com uma vitória por 3 a 1.
Ao todo, foram 9 ‘respiros’ no calendário desde 2021. Neste período, o Flamengo conseguiu quatro vitórias e sofreu cinco derrotas. O próximo desafio é o América-MG. Será que os cariocas vão conseguir igualar esse retrospecto?
Flamengo quando teve ‘pausa’ em 2023
19 de março - ganhou do Vasco de 3 a 2 // 1º de abril - ganhou do Fluminense por 2 a 0
11 de junho - venceu o Grêmio por 3 a 0 // 22 de junho - perdeu por 4 a 0 para o Bragantino
Flamengo quando teve ‘pausa’ em 2022
27 de fevereiro - empatou com Resende em 2 a 2 em 2022 // 06 de março - venceu o Vasco por 2 a 1
20 de março - venceu o Vasco por 2 a 0 // 30 de março - perdeu para o Fluminense por 2 a 0
29 de maio - venceu o Fluminense por 2 a 1 // 05 de junho - perdeu para o Fortaleza por 2 a 1
18 de setembro - perdeu para o Fluminense por 2 a 1 // 28 de setembro - perdeu para o Fortaleza por 3 a 2
Flamengo quando teve ‘pausa’ em 2021
30 de maio - venceu o Palmeiras por 1 a 0 // 10 de junho - venceu o Coritiba por 1 a 0
1º de agosto, time titular venceu o Corinthians por 3 a 1 (foi poupado para pegar o ABC na Copa do Brasil - Renato Gaúcho, inclusive, nem foi ao jogo, que acabou comandado por Mauricio Souza. O foco era aproveitar a 'semana livre' para treinar o time) // 8 de agosto - perdeu por 4 a 0 para o Inter
28 de agosto - venceu o Santos por 4 a 0 // 12 de setembro - venceu o Palmeiras por 3 a 1
Próximos jogos do Flamengo
América-MG (C) - 22/07, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Grêmio (F) - 26/07, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Atlético-MG (F) - 29/07, 21h (de Brasília) - Brasileirão
Goleiro russo se lesionou durante a disputa decisiva, defendeu quatro cobranças no sacrifício e foi o herói da conquista inédita do clube francês
20 Dez 2025 | 21:00 |
O Paris Saint-Germain confirmou, nesta sexta-feira (19), após a conquista da Copa Intercontinental sobre o Flamengo, que o goleiro Matvey Safonov sofreu uma fratura na mão esquerda durante a decisão realizada na última quarta-feira. O diagnóstico foi divulgado pelo clube francês após a realização de exames detalhados, que apontaram a lesão óssea no arqueiro de 26 anos.
Mesmo lesionado, Safonov foi o protagonista da final. Após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, o russo permaneceu em campo e defendeu quatro cobranças na disputa de pênaltis, assegurando o troféu mundial para os parisienses. A suspeita do departamento médico e da comissão técnica é que a fratura tenha ocorrido ainda durante a terceira cobrança efetuada pelos jogadores rubro-negros.
O técnico Luis Enrique não poupou elogios à postura de seu goleiro. O comandante espanhol classificou a performance de Safonov como "inacreditável", ressaltando que o nível de adrenalina do momento decisivo provavelmente mascarou a dor, permitindo que o atleta continuasse em campo.
Segundo o treinador, o episódio demonstrou a força mental e o comprometimento extremo do jogador com o grupo, uma vez que ele seguiu fazendo defesas difíceis sem perceber a real gravidade do dano físico naquele instante.
Diante do quadro clínico confirmado, Safonov já é desfalque certo para o compromisso deste sábado, quando o PSG enfrenta o Vendee Fontenay pela Copa da França. O planejamento médico prevê uma nova avaliação em um período de três a quatro semanas. A lesão ocorre em um momento estratégico do calendário, coincidindo com a iminente pausa de inverno do futebol europeu.
Mengão aguarda decisão para saber rival na Supercopa do Brasil 2026; CBF avalia Mané Garrincha, Arena da Amazônia e Fonte Nova como sedes para a final
20 Dez 2025 | 19:00 |
Com o título do Campeonato Brasileiro assegurado, o Flamengo já volta suas atenções para a primeira disputa de taça da temporada de 2026. O clube carioca está confirmado na Supercopa do Brasil e agora vive a expectativa para conhecer seu adversário, que sairá da final da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco da Gama.
O torneio, que retornou ao calendário nacional nos últimos anos, coloca frente a frente os vencedores das duas principais competições do país no ano anterior. A partida única, que marca a abertura da temporada de disputas nacionais, está prevista para acontecer no dia 24 de janeiro.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trabalha nos bastidores para definir o palco do confronto. No momento, três estádios concorrem para sediar o evento: a Arena da Amazônia, em Manaus; a Arena Fonte Nova, em Salvador; e o Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Embora a decisão final caiba exclusivamente à entidade máxima do futebol brasileiro, o cenário atual aponta um favorito. O Mané Garrincha, na capital federal, desponta com maiores chances de ser escolhido como a sede da Supercopa do Brasil 2026, repetindo o que já ocorreu em edições anteriores devido à sua capacidade e logística.
VASCO X CORINTHIANS
A grande final da Copa do Brasil será no próximo domingo (21), às 18h (de Brasília), no Maracanã, grande palco do futebol brasileiro. A primeira partida entre Vasco x Corinthians, em São Paulo, terminou empatado por 0 a 0.
Atacante da Seleção Brasileira e campeão da Libertadores detalha bastidores da negociação em 2024; proposta de empréstimo rubro-negra não agradou aos espanhóis
20 Dez 2025 | 18:15 |
Um dos principais nomes do futebol sul-americano na atualidade, o atacante Luiz Henrique, destaque da Seleção Brasileira e peça chave nas conquistas do Botafogo no Brasileirão e na Libertadores, revelou que sua trajetória poderia ter sido diferente. O jogador, que viveu uma temporada mágica em 2024, esteve muito próximo de vestir a camisa do Flamehttps://www.sofascore.com/pt/football/team/flamengo/5981ngo antes de fechar com o rival alvinegro.
Em entrevista recente ao Charla Podcast, o atleta abriu o jogo sobre os bastidores da janela de transferências daquele ano e explicou o motivo financeiro e contratual que impediu sua ida para a Gávea, permitindo sua transferência para o clube de General Severiano.
Segundo o relato do atacante, o Flamengo demonstrou um interesse contundente em sua contratação quando ele ainda defendia o Real Bétis, da Espanha. No entanto, a divergência entre o modelo de negócio desejado pelos espanhóis e a oferta rubro-negra foi determinante para o desfecho.
A diretoria do Flamengo formalizou uma proposta de empréstimo, formato que não interessava ao clube europeu naquele momento. O Bétis priorizava uma negociação em definitivo para fazer caixa. Foi nesse cenário que John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, entrou na disputa com o aporte financeiro necessário para realizar a compra dos direitos econômicos do jogador.
"Tinham vários clubes brasileiros querendo a minha contratação. O Flamengo veio forte também. O Flamengo queria por empréstimo, só que o Bétis queria vender. Só que nesse momento, John Textor veio forte e me comprou", detalhou Luiz Henrique durante a entrevista.
Enquanto relembra o passado de mercado, o Flamengo já trabalha ativamente visando o futuro. A diretoria rubro-negra intensificou as movimentações para reforçar o plantel do técnico Filipe Luís para a temporada de 2026. O foco está em rejuvenescer o ataque e garantir segurança na meta.