Futebol

RETROSPECTO DO FLAMENGO APÓS SEMANAS LIVRES DE TREINAMENTOS NÃO É DOS MELHORES: CONFIRA!

Até goleada o rubro-negro sofreu

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

20 Jul 2023 | 15:55 |

Icon Comentário0

Por conta do já conhecido e apertado calendário do futebol brasileiro, é praticamente uma raridade um time que disputa três competições ter uma semana livre para trabalhar. Só que o Flamengo, vivo na CONMEBOL Libertadores, Copa do Brasil e disputando o Brasileirão, teve dias a mais na preparação para o jogo seguinte.


Depois do empate em 0 a 0 com o Fluminense, no domingo (16), o time carioca voltará a campo no sábado (22) contra o América-MG. Ou seja, o técnico Jorge Sampaoli vai poder contar com mais dias para trabalhar e fazer ajustes na equipe rubro-negra. No entanto, coincidência ou não, nem sempre ter tempo foi algo bom para o Flamengo.




Segundo apuração feita pela ESPN, que levantou todas as últimas vezes que o Rubro-Negro teve a famosa ‘semana livre, os números pós esse tempo não são lá os melhores. A última delas, por exemplo, não traz boas recordações: o chocolate por 4 a 0 sofrido contra o Red Bull Bragantino neste Brasileirão.

Antes da goleada sofrida para o Red Bull Bragantino, o Flamengo havia vencido o Grêmio por 3 a 0, no dia 11 de junho. Após o respiro, os comandados de Sampaoli voltaram a jogar apenas no dia 22 de junho e perderam em Bragança pela 11ª rodada.


Outro intervalo que não trouxe boas recordações foi em 2021. Na ocasião, o time titular então comandado por Renato Gaúcho venceu o Corinthians por 3 a 1, no dia 1º de agosto. Durante a semana, após ter goleado o ABC na ida da Copa do Brasil por 6 a 0, até mesmo o comandante da equipe foi poupado para pegar o ABC na volta. Mauricio Souza comandou o time na beira do campo para Renato Gaúcho aproveitar a 'semana livre' para treinar o time e venceu por 1 a 0. A volta dos titulares, no entanto, foi bastante amarga: goleada de 4 a 0 sofrida para o Internacional no dia 8 de agosto.

Mas nem sempre ter tempo para trabalhar foi algo ruim. Em 2021, depois de uma goleada por 4 a 0 sobre o Santos, no dia 28 de agosto, o Flamengo voltou a atuar no dia 12 de setembro e castigou o Palmeiras com uma vitória por 3 a 1.

Ao todo, foram 9 ‘respiros’ no calendário desde 2021. Neste período, o Flamengo conseguiu quatro vitórias e sofreu cinco derrotas. O próximo desafio é o América-MG. Será que os cariocas vão conseguir igualar esse retrospecto?

Flamengo quando teve ‘pausa’ em 2023

19 de março - ganhou do Vasco de 3 a 2 // 1º de abril - ganhou do Fluminense por 2 a 0

11 de junho - venceu o Grêmio por 3 a 0 // 22 de junho - perdeu por 4 a 0 para o Bragantino

Flamengo quando teve ‘pausa’ em 2022

27 de fevereiro - empatou com Resende em 2 a 2 em 2022 // 06 de março - venceu o Vasco por 2 a 1

20 de março - venceu o Vasco por 2 a 0 // 30 de março - perdeu para o Fluminense por 2 a 0

29 de maio - venceu o Fluminense por 2 a 1 // 05 de junho - perdeu para o Fortaleza por 2 a 1

18 de setembro - perdeu para o Fluminense por 2 a 1 // 28 de setembro - perdeu para o Fortaleza por 3 a 2

Flamengo quando teve ‘pausa’ em 2021

30 de maio - venceu o Palmeiras por 1 a 0 // 10 de junho - venceu o Coritiba por 1 a 0

1º de agosto, time titular venceu o Corinthians por 3 a 1 (foi poupado para pegar o ABC na Copa do Brasil - Renato Gaúcho, inclusive, nem foi ao jogo, que acabou comandado por Mauricio Souza. O foco era aproveitar a 'semana livre' para treinar o time) // 8 de agosto - perdeu por 4 a 0 para o Inter

28 de agosto - venceu o Santos por 4 a 0 // 12 de setembro - venceu o Palmeiras por 3 a 1

Próximos jogos do Flamengo

América-MG (C) - 22/07, 16h (de Brasília) - Brasileirão

Grêmio (F) - 26/07, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil

Atlético-MG (F) - 29/07, 21h (de Brasília) - Brasileirão


Futebol

Filipe Luís exalta retorno de Paquetá ao Flamengo: "Jogador gigantesco"

Comandante rubro-negro valoriza gestão do clube ao comentar a contratação recorde de R$ 260 milhões e destaca impacto técnico e emocional do meia

Treinador do Flamengo classificou a chegada do meia de 28 anos como um marco na gestão do Flamengo - foto: reprodução
Treinador do Flamengo classificou a chegada do meia de 28 anos como um marco na gestão do Flamengo - foto: reprodução

29 Jan 2026 | 10:15 |

Icon Comentário0

Apesar do resultado adverso na estreia do Campeonato Brasileiro de 2026, onde o Flamengo foi superado pelo São Paulo por 2 a 1 no MorumBis, o técnico Filipe Luís dedicou parte de sua entrevista coletiva para celebrar uma vitória fora das quatro linhas. O treinador comentou com entusiasmo o retorno de Lucas Paquetá, oficializado na última quarta-feira (28), enfatizando o peso simbólico e a qualidade técnica que o meio-campista trará ao elenco.


O comandante aproveitou o momento para elogiar a postura da diretoria e a capacidade financeira da instituição, que viabilizou uma operação de tamanha magnitude no mercado da bola para conseguir a contratação de um atleta da Premier League.


TREINADOR VALORIZA GESTÃO


Para Filipe Luís, a chegada do atleta transcende a questão tática. O técnico vê no movimento de repatriar o atleta um sinal claro de força institucional. Durante a coletiva, ele não poupou elogios ao novo reforço e aos responsáveis pela negociação.

Sem nenhuma dúvida é um jogador gigantesco. Uma contratação incrível do clube. Repatriar um ídolo, um craque, por esse valor, quer dizer que o clube está em um momento interno espetacular, muito bem organizado, muito bem gerido pelas pessoas que cuidam do clube”, analisou o treinador.


INVESTIMENTO RECORDE

A oficialização do negócio colocou o Flamengo em um novo patamar de investimento no cenário nacional. O clube desembolsou 42 milhões de euros (aproximadamente R$ 260 milhões) para tirar o jogador do West Ham, da Inglaterra. O montante estabelece o retorno de Paquetá como a contratação mais cara já realizada por um clube brasileiro em todos os tempos.


Futebol

Arrascaeta cita "preço do sucesso" do Flamengo após detonar arbitragem em derrota

Meia uruguaio fez sua primeira partida em 2026 contra o São Paulo e apontou o calendário apertado como obstáculo, além de reclamar de penalidade ignorada

Arrascaeta voltou ao time na estreia do Brasileirão e não poupou críticas à arbitragem e ao calendário apertado - foto: reprodução
Arrascaeta voltou ao time na estreia do Brasileirão e não poupou críticas à arbitragem e ao calendário apertado - foto: reprodução

29 Jan 2026 | 09:40 |

Icon Comentário0

A estreia de Arrascaeta na temporada de 2026 não ocorreu como o planejado. O meia uruguaio entrou no segundo tempo da derrota do Flamengo por 2 a 1 para o São Paulo, nesta quarta-feira (28), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do revés no Morumbis, as declarações pós-jogo do camisa 10 chamaram atenção tanto pela crítica à arbitragem quanto pelo desabafo sobre o calendário do futebol nacional, que, segundo ele, cobra um preço alto pelo êxito do ano anterior.


O jogador destacou que o Rubro-Negro vive uma situação física atípica em relação aos rivais, fruto da participação na Copa Intercontinental até meados de dezembro de 2025, após a conquista da Libertadores e o Campeonato Brasileiro daquela temporada.


O PREÇO DO SUCESSO


A pré-temporada do elenco principal do Flamengo começou apenas no dia 12 de janeiro, dando ao grupo cerca de duas semanas de trabalho antes da estreia no Brasileirão. Para Arrascaeta, essa discrepância física em comparação aos adversários é uma consequência direta das conquistas recentes, mas que exige cuidados imediatos, especialmente com uma nova decisão no horizonte.

"Feliz por voltar, aos poucos para pegar ritmo. A gente está pagando um pouco do sucesso de 2025, acabamos a temporada mais tarde e estamos voltando aos poucos. Mas sabemos que já são jogos importantes, como esse Brasileirão. Agora temos uma final pela frente e precisamos estar o melhor possível para conquistar mais uma taça", afirmou o meia em entrevista ao canal SporTV, referindo-se à Supercopa do Brasil.


POLÊMICA NO MORUMBIS

Além das questões físicas, o resultado final da partida gerou insatisfação. Arrascaeta foi o protagonista de um lance polêmico nos minutos finais, quando caiu na área após contato com o zagueiro Alan Franco. O uruguaio foi enfático ao afirmar que sofreu a penalidade e criticou a postura da arbitragem e do VAR, que não recomendou a revisão do lance.

Segundo o jogador, o contato do defensor adversário foi determinante para impedir a finalização correta. "O cara, além de encostar no meu pé na hora de chutar, também me tira totalmente de eu bater 100% na bola. A bola muda a direção, a velocidade do chute também dá para ver que não sai do jeito que eu quero. O lance era muito fácil para fazer o gol", protestou.


Futebol

Ao vivo: acompanhe o AeroFla para a chegada de Lucas Paquetá ao Flamengo

Nação Rubro-Negra marca presença no Aeroporto Internacional do Galeão para dar as boas-vindas ao meio-campista que retorna ao Rio de Janeiro após sete anos

Rubro-negros transformam o aeroporto em arquibancada para receber Lucas Paquetá nesta manhã de quinta-feira - foto: reprodução
Rubro-negros transformam o aeroporto em arquibancada para receber Lucas Paquetá nesta manhã de quinta-feira - foto: reprodução

29 Jan 2026 | 09:27 |

Icon Comentário0

O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, amanheceu com as cores vermelho e preto nesta quinta-feira (29). A torcida do Flamengo realiza uma grande mobilização, popularmente conhecida como "AeroFla", para recepcionar Lucas Paquetá. Considerada a maior contratação da história do clube e do futebol brasileiro, o retorno do "Cria do Ninho" gerou uma onda de euforia nas redes sociais que agora toma conta dos arredores do terminal de desembarque.


Os torcedores se aglomeram para oferecer o primeiro apoio ao meio-campista, que volta a pisar em solo carioca para defender o Mais Querido após uma trajetória de sete anos atuando nas principais ligas do futebol europeu e retornando para defender o Manto por 5 temporadas. 


ASSISTA AO VIVO

LOGÍSTICA DE DESEMBARQUE


A operação para trazer o jogador envolveu um planejamento especial. Paquetá viaja em um voo fretado que decolou de Londres, na Inglaterra, às 20h (horário de Brasília) da última quarta-feira. A aeronave realizou uma parada técnica para abastecimento e segue rumo ao Rio de Janeiro.

A previsão atualizada é de que o avião toque a pista do Galeão por volta das 10h40 desta manhã. A expectativa pela aterrissagem aumenta a cada minuto entre os torcedores do Flamengo presentes no local, que monitoram o trajeto do voo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jorginho detona arbitragem e vê pênalti não marcado na derrota do Flamengo
Futebol

Jorginho detona arbitragem e vê pênalti não marcado na derrota do Flamengo

29 Jan 2026 | 00:43

Icon Comentário0
Flamengo encaminha venda de Michael ao Al-Ula por valor milionário - confira
Futebol

Flamengo encaminha venda de Michael ao Al-Ula por valor milionário - confira

28 Jan 2026 | 23:11

Icon Comentário0
Flamengo perde para o São Paulo na estreia do Campeonato Brasileiro
Futebol

Flamengo perde para o São Paulo na estreia do Campeonato Brasileiro

28 Jan 2026 | 23:40

Icon Comentário0