
Futebol
Comentarista mira Pedro na Seleção Brasileira e aponta quarteto para ajudar atacante do Flamengo
Futebol
|
No último domingo (27), o Bahia venceu o Palmeiras, ajudando o Flamengo a permanecer na liderança do Brasileirão. Após a partida, o técnico da equipe baiana, Rogério Ceni, celebrou o feito, mas aproveitou para desabafar. O ex-treinador do Mais Querido lamentou o fato do Rubro-Negro e o Alviverde vivem uma das melhores gerações da história dos dois clubes.
É a melhor geração desses dois times...
"Essa minha geração de treinadores talvez pegou o melhor Flamengo e o melhor Palmeiras que pude enfrentar. Não enfrentei o Flamengo de 80, o grande Flamengo, nem a Academia do Palmeiras. Então, nesses últimos cinco anos, é a melhor geração desses dois times. Se torna muito difícil vencer. Agora, o Bahia consegue um grande triunfo aqui", disse Rogério Ceni, em entrevista coletiva após a vitória sobre o Palmeiras.
Rogério Ceni tem bons números contra o Palmeiras de Abel Ferreira, com cinco vitórias em 14 partidas. No entanto, quando retrospecto é com o Flamengo, as estatísticas do ex-técnico chamam a atenção. Isso porque, em 15 jogos como treinador, o atual comandante do Bahia perdeu todos, somando também seus comandos pelo São Paulo, Fortaleza e Cruzeiro.
Rogério Ceni venceu o Palmeiras no último domingo (27), pelo placar de 1 a 0, no Allianz Parque, em São Paulo. Assim, o Bahia ajudou ao Flamengo a permanecer na liderança do Brasileirão, com 14 pontos, acima da equipe alviverde, que tem 13.
Agora, o Flamengo volta as atenções para a Copa do Brasil. O Mais Querido volta a campo na quinta-feira (1), em confronto válido pela terceira fase da competição, contra o Botafogo-PB, em São Luis, no Maranhão.
Atleta vinha sendo criticado pela torcida, mas desempenhou bem nas últimas partidas e foi elogiado pelo treinador após a vitória sobre o Corinthians
|
Ayrton Lucas voltou a se destacar com a camisa do Flamengo na goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians, no último domingo (27). Titular novamente, o lateral-esquerdo teve boa atuação e recebeu elogios do técnico Filipe Luís, que apontou o que considera o ponto de virada na temporada do camisa 6.
Ele mesmo se cobrava porque pegavam no pé dele...
“A partida do Ayrton mais uma vez foi muito completa, muito sólida. A defesa da área, ele mesmo se cobrava porque pegavam no pé dele. Falei pra ele que tem que ter a ideia na área sobre quem são as prioridades para ele defender, não dá pra defender tudo. O lateral sempre fica sobrecarregado e ele gosta de treinar, perguntar e melhorar. Nesse ponto o mérito é dele”, destacou Filipe Luís.
O treinador também ressaltou a evolução defensiva do jogador nas últimas partidas e relembrou que Ayrton tem currículo de Seleção Brasileira. A defesa do Mengão está a cinco jogos sem sofrer gols e o lateral esteve presente em quatro desses.
“Contra o Vasco foi top, LDU (EQU) muito bom na fase defensiva, fazia muito tempo que não via ele fazer. Recupera a confiança, a hierarquia no grupo, e não podemos esquecer que é um jogador de Seleção. Mais um exemplo que nós, vocês e torcida de que um jogador não desaprende a jogar. Só precisa de tempo e carinho para recuperar a melhor versão”, completou.
Ayrton Lucas, hoje titular, chegou ao clube quando Filipe Luís ainda jogava. Com a aposentadoria do ex-lateral, assumiu o posto, mas nunca foi unanimidade. Com isso, e a lesão de Matías Viña, o Flamengo trouxe Alex Sandro na temporada passada. Porém, com problemas físicos do veterano, Ayrton retomou espaço e tem crescido de produção.
Nos últimos três jogos, foi titular e elogiado por torcida e elenco. Após o confronto contra a LDU, o volante Danilo afirmou que o prêmio de melhor em campo deveria ter ido para o camisa 6.
Com Ayrton Lucas à disposição, o Flamengo enfrenta o Botafogo-PB nesta quinta-feira (01), às 20h, no Castelão, no Maranhão, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. A partida será transmitida com exclusividade pelo Amazon Prime Video.
Troféu vai passar uma temporada na Cidade Maravilhosa, local com o maior número de representantes no torneio e Mengão participará da exposição
|
O novo Mundial de Clubes da FIFA está prestes a começar, e o Rio de Janeiro será o próximo destino da taça da competição. Inspirado no modelo da Copa do Mundo de Seleções, o torneio também leva o troféu oficial aos países participantes. A Cidade Maravilhosa, casa de Flamengo, Fluminense e Botafogo, receberá a peça entre os dias 2 e 8 de maio.
Durante esse período, os três clubes cariocas poderão realizar ativações com o troféu. Depois, a taça segue para São Paulo, onde o Palmeiras também terá a oportunidade de promovê-la junto à torcida.
No Grupo D do Mundial, Flamengo será o último dos três times já definidos a ter contato com o troféu. O Chelsea, da Inglaterra, recebeu a visita em março, em Londres. Já o Espérance, da Tunísia, conheceu a taça em fevereiro.
O quarto integrante do grupo ainda não está confirmado. Inicialmente, o León (MEX) havia sido sorteado, mas foi retirado por ter o mesmo dono do Pachuca, que também está na competição. A FIFA agora avalia alternativas, e América-MEX e Los Angeles FC (EUA) são os favoritos para disputar a vaga.
O novo Mundial contará com 32 clubes, divididos em oito grupos. A competição será realizada nos Estados Unidos, entre os dias 14 de junho e 13 de julho. O Flamengo estreia no dia 16, contra o Espérance. Depois, encara o Chelsea em 20/06 e fecha a fase de grupos no dia 24, diante do adversário ainda indefinido.
Peixe estava sem treinador desde a demissão de Pedro Caixinha e sonhava com ex-Mengão para o cargo, mas acertou membro de sua comissão
|
O Santos chegou a sonhar com a contratação de Tite, mas, após receber uma negativa do treinador, o clube da Vila Belmiro optou por apostar em um nome conhecido: Cléber Xavier, ex-auxiliar do Flamengo em 2024. Ele assume o comando técnico da equipe paulista e leva consigo outros nomes da antiga comissão rubro-negra.
Matheus Bachi, filho e auxiliar de Tite, será o braço direito de Cléber Xavier no Santos. Além dele, o preparador físico Fábio Mahseredjian também integra o grupo. Já César Sampaio, que passou pelo Flamengo e já estava no Peixe, permanece no clube. A comissão técnica trabalhou junta por anos, inclusive na Seleção Brasileira, mas agora inicia uma nova fase sem Tite.
Tite chegou a ter um acerto encaminhado com o Corinthians. No entanto, no dia da assinatura, sofreu uma crise de ansiedade e decidiu recuar para priorizar a saúde. Com isso, o clube paulista contratou Dorival Júnior, enquanto Cléber Xavier deu o primeiro passo rumo à carreira solo como técnico.
Dois fatores influenciaram a decisão do Santos: o conhecimento de Cléber sobre Neymar, com quem trabalhou em duas Copas do Mundo, e sua proximidade com o estilo de trabalho de Tite. A diretoria santista aposta na continuidade dessa metodologia para tentar recolocar o time nos trilhos.
Cléber Xavier, Matheus Bachi, Fábio Mahseredjian e César Sampaio integraram a comissão que comandou o Flamengo até setembro de 2024. No período, conquistaram o Campeonato Carioca, mas foram demitidos após a eliminação nas quartas de final da Libertadores, diante do Peñarol (URU), e pela queda de rendimento no Brasileirão.