Futebol
Flamengo não pretende vender Luiz Araújo apesar de interesse do Atlético-MG
13 Fev 2026 | 15:18
Futebol
10 Jun 2024 | 13:24 |
No dia em que a CBF completou 110 anos de sua fundação, pela primeira vez na história um jogador nascido fora do Brasil marcou um gol pela Seleção. Natural de Duffel, na Bélgica, Andreas Pereira foi o responsável pelo feito, ao abrir o caminho para a vitória por 3 a 2 sobre o México, em amistoso, no último sábado.
Filho de brasileiros, Andreas foi criado na Europa, onde o pai dele, também jogador de futebol, atuou durante a maior parte da carreira. Na juventude, passou por seleções de base da Bélgica, tendo disputado 27 jogos e feito 13 gols entre as categorias sub-15 e sub-17.
O meio-campista, porém, garante que o sonho sempre foi vestir a amarelinha. A possibilidade que parecia remota tornou-se real quando ele tinha 17 anos e recebeu uma visita de Alexandre Gallo, então coordenador das divisões de base do Brasil. Sem hesitar, aceitou o convite para trocar a Bélgica pelo Brasil.
A oportunidade na Seleção principal viria apenas em 2018, com Tite, que o convocou para amistosos. Andreas disputou 23 minutos de partida contra El Salvador e teve de esperar quase seis anos até voltar a ter chance em março de 2024, dessa vez com Dorival Júnior.

"Claro que é muito difícil ficar tanto tempo longe da seleção, mas eu sempre acreditei e as pessoas em volta de mim falaram comigo que eu tinha que trabalhar muito para um dia voltar. Sempre mantive esse sonho vivo e, graças a Deus, depois de muito tempo trabalhando muito forte eu estou agora colhendo os frutos" festejou o meio-campista do Fulham.
O primeiro gol pela seleção principal veio na quarta partida, a primeira como titular. Além de balançar as redes, Andreas teve boa atuação.
"Foi uma sensação incrível, inexplicável, eu estou muito feliz, ainda não caiu a ficha que eu fiz o primeiro gol. Na hora passaram muitas coisas na cabeça, tudo o que eu passei para estar aqui. É um sonho desde criança fazer um gol na Seleção e hoje estou vivendo esse momento. Estou muito feliz", afirmou.
Ao longo de mais de um século de existência, a seleção pentacampeã do mundo contou com alguns poucos atletas nascidos em outros países, mas nenhum deles conseguiu balançar as redes. Foram eles:
Sidney Pullen (Inglês) - três jogos;
Casemiro do Amaral (Portugês) - seis jogos;
Francisco Police (Italiano) - um jogo;
Também há divergências sobre onde teria nascido Adolpho Milman, conhecido como Russo, que disputou um jogo com a amarelinha. Registros apontam Pelotas, no Rio Grande do Sul, como cidade natal dele, mas por muitos anos houve a lenda de que teria nascido em um território do império russo onde hoje é o Afeganistão. Anos depois, a família descobriu que, na verdade, o ex-atacante tinha nascido na Argentina.
Atacante foi apresentado como reforço do Palmeiras nesta sexta-feira (13) e falou sobre a procura do Mengão antes do acerto com o alviverde
13 Fev 2026 | 19:30 |
Apresentado nesta sexta-feira (13) como reforço do Palmeiras, Jhon Arias confirmou que recebeu proposta do Flamengo antes de acertar com o clube paulista. O meia colombiano, porém, afirmou que recusou a investida por respeito ao Fluminense, onde se tornou ídolo da torcida.
Jhon Arias explica recusa ao Flamengo: "Pelo respeito que tenho ao Fluminense..."
“Pelo respeito que tenho ao Fluminense, recusei a proposta do Flamengo, pois é um rival direto. Acho que aqui é um rival diferente para o Fluminense. Estou feliz de estar aqui”, declarou o jogador. Vale ressaltar que o Mengão fez o investimento na contratação de Lucas Paquetá, o que teria o tirado da corrida pelo atacante.
Na sequência, Arias explicou que enxergou no Palmeiras a chance ideal para retomar protagonismo em alto nível. O atleta estava no Wolverhampton, da Inglaterra, equipe que ocupa a lanterna da Premier League e está próxima do rebaixamento matemático.
“O Fluminense é um clube pelo qual tenho grande respeito, pelo qual tenho uma história muito grande e todos sabem disso. O futebol é muito dinâmico. O Palmeiras foi o clube que me abriu essa possibilidade dentro da minha realidade e do que eu preciso neste momento da minha carreira”, completou.
Antes do acerto com o Palmeiras, o Flamengo chegou a formalizar interesse. Segundo o jornal O Globo, o clube carioca sinalizou com uma proposta de 22 milhões de euros (cerca de R$ 136 milhões). A movimentação levou o Palmeiras a elevar a oferta para 25 milhões de euros, aproximadamente R$ 155 milhões. Posteriormente, após investir 42 milhões de euros na contratação de Lucas Paquetá, o Mengão se retirou da disputa por Jhon Arias, encerrando as tratativas pelo meia colombiano.
Duelo na Argentina terá comando de árbitro venezuelano para e o Mengão espera mostrar sua evolução física e tática na competição
13 Fev 2026 | 18:00 |
A decisão da Recopa Sul-Americana se aproxima, e a Conmebol confirmou o quadro de arbitragem para o duelo entre Flamengo e Lanús, na Argentina. O venezuelano Alexis Herrera será o árbitro da partida de ida, marcada para quinta-feira (19).
Herrera será o responsável pelo comando do jogo, enquanto a equipe de arbitragem é majoritariamente venezuelana ao lado de Jorge Urrego e Lubin Torrealba. O VAR ficará sob responsabilidade do equatoriano Carlos Orbe.
Flamengo e Lanús disputam a Recopa após conquistarem, respectivamente, a Libertadores e a Sul-Americana. O confronto de ida acontece às 21h30 (horário de Brasília), na quinta-feira (19), em solo argentino. A partida decisiva será no dia 26 de fevereiro, também às 21h30, no Maracanã.
No jogo de ida da decisão, a comissão técnica de Filipe Luís entende que o momento é de apresentar evolução gradual, especialmente após um calendário que sofreu alterações ainda nas primeiras semanas do ano. A informação é do portal Uol.
Antes da decisão continental, o Flamengo tem compromisso importante pelo Campeonato Carioca. No domingo (15), a equipe enfrenta o Botafogo, pelas quartas de final da competição. A bola rola às 17h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos. A partida terá transmissão da Rede Globo, em TV aberta, e do Premiere, no pay-per-view.
Lateral vem fazendo sequências de boas atuações e treinador diz que Ancelotti tem de observá-lo para levá-lo a Amarelinha
13 Fev 2026 | 17:00 |
O técnico Dorival Júnior, do Corinthians, destacou em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava que Matheuzinho, ex-Flamengo, pode entrar no radar da Seleção Brasileira. Na avaliação do treinador, o lateral vive momento de evolução e deve estar sendo acompanhado pela comissão comandada por Carlo Ancelotti.
Dorival Júnior sobre Matheuzinho, ex-Flamengo: "um dos melhores laterais do país..."
Além de Matheuzinho, Dorival também elogiou Matheus Bidu, reforçando o crescimento dos dois atletas na atual temporada: “Quando cheguei aqui, Bidu era o terceiro da posição e o Matheuzinho não vinha em um bom momento. Hoje são dois jogadores que não tenho dúvidas de que estão sendo observados para a Seleção Brasileira no futuro, pelo crescimento que vêm tendo e pela regularidade que estão mantendo”, afirmou.
Para Dorival, Matheuzinho atualmente figura entre os principais laterais do futebol brasileiro. O jogador tem sido peça importante no Corinthians e participou das conquistas da Copa do Brasil, diante do Vasco da Gama, e da Supercopa do Brasil, justamente contra o Flamengo.
“Matheuzinho, hoje, se apresenta como um dos melhores laterais do país. Bidu vem se destacando em todas as partidas desde o ano passado. Bidon está em um crescimento que impressiona. Isso pontua o trabalho que vem sendo desenvolvido coletivamente, encontrando soluções importantes e fazendo com que o crescimento de alguns jogadores aconteça”, completou o treinador.
Esta é a segunda passagem de Dorival Júnior ao lado de Matheuzinho. Em 2022, ambos trabalharam juntos no Flamengo, temporada em que o clube conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores. Naquele período, o lateral era reserva de Rodinei, enquanto Varela também figurava como opção no elenco. Agora, mais experiente e consolidado, Matheuzinho vive fase de protagonismo e passa a ser citado como possível nome para a Seleção Brasileira.