Futebol
10 Jun 2024 | 13:24 |
No dia em que a CBF completou 110 anos de sua fundação, pela primeira vez na história um jogador nascido fora do Brasil marcou um gol pela Seleção. Natural de Duffel, na Bélgica, Andreas Pereira foi o responsável pelo feito, ao abrir o caminho para a vitória por 3 a 2 sobre o México, em amistoso, no último sábado.
Filho de brasileiros, Andreas foi criado na Europa, onde o pai dele, também jogador de futebol, atuou durante a maior parte da carreira. Na juventude, passou por seleções de base da Bélgica, tendo disputado 27 jogos e feito 13 gols entre as categorias sub-15 e sub-17.
O meio-campista, porém, garante que o sonho sempre foi vestir a amarelinha. A possibilidade que parecia remota tornou-se real quando ele tinha 17 anos e recebeu uma visita de Alexandre Gallo, então coordenador das divisões de base do Brasil. Sem hesitar, aceitou o convite para trocar a Bélgica pelo Brasil.
A oportunidade na Seleção principal viria apenas em 2018, com Tite, que o convocou para amistosos. Andreas disputou 23 minutos de partida contra El Salvador e teve de esperar quase seis anos até voltar a ter chance em março de 2024, dessa vez com Dorival Júnior.

"Claro que é muito difícil ficar tanto tempo longe da seleção, mas eu sempre acreditei e as pessoas em volta de mim falaram comigo que eu tinha que trabalhar muito para um dia voltar. Sempre mantive esse sonho vivo e, graças a Deus, depois de muito tempo trabalhando muito forte eu estou agora colhendo os frutos" festejou o meio-campista do Fulham.
O primeiro gol pela seleção principal veio na quarta partida, a primeira como titular. Além de balançar as redes, Andreas teve boa atuação.
"Foi uma sensação incrível, inexplicável, eu estou muito feliz, ainda não caiu a ficha que eu fiz o primeiro gol. Na hora passaram muitas coisas na cabeça, tudo o que eu passei para estar aqui. É um sonho desde criança fazer um gol na Seleção e hoje estou vivendo esse momento. Estou muito feliz", afirmou.
Ao longo de mais de um século de existência, a seleção pentacampeã do mundo contou com alguns poucos atletas nascidos em outros países, mas nenhum deles conseguiu balançar as redes. Foram eles:
Sidney Pullen (Inglês) - três jogos;
Casemiro do Amaral (Portugês) - seis jogos;
Francisco Police (Italiano) - um jogo;
Também há divergências sobre onde teria nascido Adolpho Milman, conhecido como Russo, que disputou um jogo com a amarelinha. Registros apontam Pelotas, no Rio Grande do Sul, como cidade natal dele, mas por muitos anos houve a lenda de que teria nascido em um território do império russo onde hoje é o Afeganistão. Anos depois, a família descobriu que, na verdade, o ex-atacante tinha nascido na Argentina.
Treinador volta ao comando de uma equipe da Premier League poucos meses após demissão do Wolverhampton e terá difícil missão nos ‘Foresters’
15 Fev 2026 | 20:00 |
O Nottingham Forest, da Inglaterra, anunciou oficialmente neste domingo (15) a contratação do técnico português Vítor Pereira. Ex-Flamengo, o treinador chega para recuperar a equipe que briga contra o rebaixamento na Premier League após passagem de altos e baixos pelo Wolverhampton, onde conseguiu salvar a equipe em 2024/25, mas não resistiu aos maus resultados na atual temporada.
O Nottingham Forest acertou a contratação de Vítor Pereira na última sexta-feira (13). Ex-comandante do Flamengo, ele será o quarto treinador do clube na atual edição da Premier League e chega com a missão de evitar o rebaixamento. A informação foi divulgada pelo jornalista Fabrizio Romano.
Vítor Pereira assume o posto deixado por Sean Dyche, demitido após empate contra o Wolverhampton, atual lanterna e virtual rebaixado. Antes dele, o Forest já havia sido comandado por Nuno Espírito Santo e Ange Postecoglou na temporada.
O Flamengo anunciou Vítor Pereira em janeiro de 2023, após o treinador realizar bom trabalho no Corinthians. No entanto, a passagem pelo clube carioca foi curta. O português foi demitido em abril do mesmo ano, após somar dez vitórias em 20 partidas e não conquistar títulos no período em que esteve à frente da equipe.
Atualmente sob o comando de Filipe Luis, o Flamengo segue focado na sequência da temporada. O próximo compromisso será o clássico contra o Botafogo, neste domingo (15), às 17h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pelas quartas de final do Campeonato Carioca.
Equipe venceu no Nilton Santos e está classificada para a semifinal do Campeonato Carioca; Cria do Ninho volta a marcar vestindo a camisa do Mengão
15 Fev 2026 | 19:40 |
O Flamengo venceu o Botafogo pelo placar de 2 a 1 dentro do Nilton Santos e está classificado para a semifinal do Campeonato Carioca. Os gols foram de Lucas Paquetá e Erick Pulgar para o rubro-negro. Alexander Barboza descontou para o alvinegro do Rio de Janeiro.
Aos 18 minutos, Barboza lança nas costas de Matheus Martins que perde a disputa com Vitão. O Flamengo consegue recuperar a bola e Bruno Henrique aciona Lucas Paquetá que balança as redes pela primeira vez em sua segunda passagem pelo Mengão.
O Flamengo quase ampliou em finalização de Samuel Lino, mas a melhor chance após o gol de Paquetá, viria com o Botafogo. Neto consegue quebrar a marcação e em transição rápida, Matheus Martins ganha de Vitão e quase empata o clássico no Engenhão. A equipe de Filipe Luís mostrava um sistema defensivo frágil e sem confiança, o que gerou preocupação na torcida.
A volta do intervalo evidenciou ainda mais a fragilidade do Flamengo. Alex Telles cobra escanteio e Alexander Barboza nas costas de Erick Pulgar, faz o gol de cabeça para empatar aos oito minutos do segundo tempo. O alvinegro carioca jogava melhor em relação ao Mengão.
Após o gol, Filipe Luís começou a fazer mudanças. Sob vaias, Samuel Lino deixa o campo para Everton Cebolinha e Bruno Henrique é substituído por Arrascaeta. O resultado faz com que a decisão de qual equipe irá fazer a semifinal seja decidida nos pênaltis.
O time da Gávea mostrava sinais de cansaço assim como o seu adversário, mas em uma cobrança de escanteio do camisa 10 rubro-negro, Erick Pulgar cabeceia. Neto defende e a bola encontra de novo o chileno que marca de cabeça, 2x1 aos 40 minutos. A vitória classificou o Flamengo para a semifinal contra o Madureira. Data e horário do confronto ainda não foram definidos.
Atacante tem salário estratosférico e portas neste momento no Mengão parecem fechada, mas situação no Al-Hilal pode mudar história
15 Fev 2026 | 18:00 |
O Flamengo segue atento ao mercado e busca reforçar o setor ofensivo para a sequência da temporada. Um dos nomes analisados pela diretoria é o atacante uruguaio Darwin Núñez, visto como peça capaz de elevar o nível do elenco comandado por Filipe Luís.
Segundo o jornalista Pablo Raphael, o centroavante teria pedido salário na casa de R$ 8,2 milhões, valor considerado fora da realidade financeira do clube carioca neste momento. De acordo com Guilherme Pinheiro, conhecido como Flazoeiro, o jogador também teria sido cobrado pelo técnico da seleção uruguaia, Marcelo Bielsa, para atuar com maior regularidade visando a disputa da Copa do Mundo.
Esse cenário pode pesar na decisão do atleta. Internamente, o Flamengo entende que o negócio é inviável nos moldes atuais. No entanto, caso haja redução significativa na pedida salarial, a negociação poderia ganhar força.
A possibilidade de disputar a Copa do Mundo surge como fator estratégico. Há a chance de o atacante aceitar uma redução drástica nos vencimentos para manter ritmo competitivo, ou até mesmo de o Al-Hilal arcar com parte considerável dos salários em um eventual empréstimo.
Em vídeo publicado no YouTube, o 'Flazoeiro' afirmou ter conversado com uma fonte ligada ao Flamengo, que garantiu que o clube está atento e pronto para realizar novo movimento caso surja sinalização positiva do atleta.
Tudo depende, portanto, da posição de Darwin Núñez. No Al-Hilal, o atacante pode ter número reduzido de partidas até junho, período que antecede o Mundial sediado por Estados Unidos, México e Canadá, o que pode influenciar diretamente sua decisão sobre o futuro.